Claraboia

Resenhas - Claraboia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leo Leu 27/10/2022

Novelão
Livro com uma escrita ?diferente? do normal quando o assunto é Saramago. A história e leve e envolvente, um delicioso passatempo

Wemerson 14/10/2022

Juntos e misturados.
Esse é o primeiro contato que tenho com uma obra de José saramago, e já sinto o impacto de sua genialidade. Foi o seu primeiro livro escrito, mas só foi publicado postumamente. O romance se passa em um prédio em Lisboa, onde se encontram famílias com culturas e personalidades distintas. Alí nos deparamos com os mais diversos problemas sociais... invejas, intrigas, fofocas, divórcios, abusos de poder. Um sapateiro meio filósofo, um andarilho que procura se encontrar na vida. É uma leitura que nos faz refletir, a maioria dos relatos, são fatos do cotidiano. Creio que todos nós já no deparamos com algumas das situações citadas.

Jujuts 06/10/2022

A história da vida
Numa linguagem tranquila e sem muita pretensão, José Saramago leva a gente pra vida de uma habitação de pessoas e famílias diferentes, onde cada família tem suas peculiaridades e suas batalhas internas e externas a travar. Tô apaixonada por Saramago e com certeza lerei mais dele

Marcia 28/09/2022

Minhas impressões sobre o livro
Esse livro foi uma surpresa para mim. Primeiro porque o desconhecia e ganhei de uma grande amiga. Depois quando comecei a lê-lo logo percebi que não tem o estilo saramaguiano. Isso se deve por ter sido o segundo livro dele, concluído quando tinha 30 e poucos anos. Mas esse livro foi publicado só depois de sua morte.
Bom amigos, comecei a leitura e logo fiquei interessada na história. O cenário é um prédio onde moram pessoas simples, de classe média baixa, que lutam para pagar as contas diariamente. Alguns tem empregos e outros não. Temos personagens trabalhadores,mãe de família, criança, safados, espertinhos, jovens e idosos. Personagens diferentes entre si e que apresentam diálogos dinâmicos,muito interessante. As histórias começam separadas e no decorrer da leitura vão se interligando. O personagem que mais gostei foi o sr Silvestre, o sapateiro. Ele tem ótimas conversas com Abel que é um rapaz que aluga um quarto dele. Muito reflexivo sr Silvestre, gostei dele. Ha outros personagens: personagens que nos incomodam, personagens que nos conquistam e outros nos emociona.
O livro também menciona outros livros como A religiosa de Diderot,poemas de Fernando Pessoa e músicas clássicas como Lucia de Donizetti, Honegger, Choppin e outros.
Livro tranquilo de ler que gostei muito.
Sinopse: "Ambientado em um prédio de apartamentos de classe média baixa, na Lisboa de 1952, Claraboia apresenta diversos dramas pessoais e familiares."

Alê | @alexandrejjr 23/09/2022minha estante
Gláucia, realmente é uma ótima associação o filme "Janela indiscreta". O romance não te fez lembrar de "O cortiço" também?

Mayara945 08/07/2022

Uma outra face de Saramago
A origem desse livro publicado postumamente é muito interessante: Saramago enviou o escrito a uma editora antes de ser um escritor famoso, mas não recebeu resposta; depois da fama, a editora entrou em contato para publicar o livro, mas magoado pela recusa anterior Saramago deixou para seus herdeiros a decisão de publicá-lo ou não após sua morte.

Dessa forma, vemos uma escrita bem diferente da que estão habituados os leitores do autor: texto com parágrafos curtos, diálogos indicados com uso de travessão? rsrs

O enredo gira em torno de vários moradores de um mesmo prédio. Cada capítulo, apresenta uma cena dentro de um dos apartamentos.

Conhecemos o sapateiro Silvestre e sua esposa Mariana, que para lidar com a escassez diária, decidem alugar um dos quartos para conseguir uma renda extra. Assim, abrem as portas de sua casa para o desprendido Abel, alguém que decidiu viver uma vida sem criar laços, mas aos poucos vai sendo envolto pelos tentáculos da vida.

Em outro apartamento, conhecemos Anselmo e Rosália, e a filha deles Maria Cláudia. Uma família também pobre que vê na filha moça a oportunidade de ascensão social por meio de um emprego que pague melhor.

Também somos apresentados a Lídia, uma jovem que sofre os julgamentos velados da vizinhança por ser sustentada por seu amante, o velho Paulino Moraes.

Adriana e Isaura são duas irmãs solteironas que vivem com a mãe viúva, Cândida e a tia Amélia. As quatro mulheres vivem entre as costuras e o amor pela música. Isaura também nutre um amor solitário pela leitura.

Temos o caixeiro viajante Emílio, sua esposa espanhola Carmen e o pequeno filho Henriquino, de 6 anos. O casal vive um relacionamento conturbado, enevoado pelo de desejo de separarem mas sem a coragem de fazê-lo.

Por fim, Caetano e sua mulher Justina, envoltos pelo luto de uma filha pequena e o desprezo mútuo e o desejo de castigar um ao outro.

É uma leitura agradável, sem grandes reviravoltas, mas centrado no cotidiano dos morados desse velho edifício. Apesar disso, não é um texto pobre ou simplista. Do dia a dia comum, Saramago consegue tecer apontamentos filosóficos e profundos, que revelam os sentimentos humanos de forma tocante.

Pablo Marcelo 07/03/2022

Saramago, um mago!
Saramago em mais uma obra genial e rica em detalhes, típicos da sua escrita, cativa e prende a atenção, neste livro cheio de personagens tão reais e bem descritos.
Vale muito a pena.

Fecho com uma frase marcante do livro:
?Tudo o que não for construído sobre o amor gerará o ódio?!

~Coppi~ 09/01/2022

À guisa da Claraboia
Fui presenteada com esse livro no final de 2020 é só pude lê-lo agora, no início de 2022. E acho que foi uma boa escolha.
Ao ler a sinopse, não se sabe nem se espera muito da trama. E ao iniciar a leitura, somos surpreendidos com? o cotidiano.
Saramago consegue trazer a vida cotidiana em níveis de introspecção extremamente profundos, com diálogos muito reflexivos e atitudes de personagens que acabam surpreendendo.
É um pouco estranho ler uma ?história que não tem história?, mas estamos tão próximos da vida privada dos núcleos familiares que continuamos, e a leitura segue fluida e instigante.
Queria apenas saber mais sobre os ?desfechos? de cada família. Mas talvez não seja esse o intuito da Claraboia, que nos oculta o que nos deve ocultar.

Quel 02/01/2022

Clarabóia
O primeiro livro póstumo de Saramago escritos em meados dos anos 50, quando o jovem autor mandou para uma editora e a mesma o deixou na gaveta. Nos anos 80, já consagrado, a editora entra em contato para que publiquem e Saramago recusa. Ainda bem que a família o publicou.

Este livro é diferente em sua escrita, mas já vemos aqui a maestria da escrita e sua colocação.
Um prédio, seis famílias, cotidiano, natureza humana onde é mostrada, casamentos de fachada, luto, tristezas e algumas verdades do ser humano.

Minha segunda leitura de Saramago, gostei.

Cotação: ?????

Veri 31/10/2021

Dos primeiros de Saramago
Sou fã de Saramago, me acho até suspeita para falar. Esse ano decidi ler (em alguns casos reler) toda a obra dele, e em ordem cronológica. Comecei então por este de 1953, que apesar de ter sido publicado postumamente, foi um dos primeiros que escreveu.

Adorei. Adorei a estrutura do livro e como Saramago vai construindo a vida de 6 famílias através de frestas em seus apartamentos, onde somos convidados a entrar a cada capítulo.

Me chamou a atenção o papel do silêncio, que aparece em suas diferentes formas em quase todos os capítulos.

Claraboia é aquela abertura no vão da escada dos prédios, a escada que gira em torno do vazio nessa arquitetura europeia, que ilumina e que une os apartamentos de pessoas tão diferentes, que só tem em comum o fato de serem humanas e compartilharem o mesmo endereço.

Jess 13/10/2021

Que leitura!
Olha... estou completamente apaixonada pela experiência de ter lido essa obra! Como também estive lendo ao mesmo tempo "Ensaio sobre a Cegueira" é nítida a diferença de escrita, pensamento, trama de José Saramago, já que ele escreveu Claraboia em sua juventude. Esse, com certeza, é um dos melhores livros que já li. Me encontro, agora, ansiosa por saber o que se deu com os personagens, ja que não existe claramente um final para cada um deles... e como é uma história que aborda o cotidiano deles ja estava habituada a me sentir parte de suas rotinas, vontades, sonhos! Ah, como eu queria uma continuação!

Julia 01/07/2021

Saramago é perfeito, sem muito a dizer sobre esse, apesar de não ser magnífico no nível de ensaio sobre a cegueira, é um livro extremamente reflexivo e que mostra a natureza da sociedade e na minha opinião esse livro pode ser interpretado de diferentes formas por todo mundo
Alê | @alexandrejjr 30/08/2021minha estante
Exatamente, Julia!

Yaya 26/06/2021

Claraboia é o segundo livro de José Saramago que eu leio e sinceramente, o primeiro que gosto. A escrita respeitando as acentuações e as pontuações tornam a leitura fluente, diferenciando da outra obra que eu li. No mais, adorei as aventuras e as desventuras contadas pelos corredores. É um romance diferente dos que geralmente costumo ler, mas gostei.

Mariza.Stos 09/04/2021

"A sua única compensação estava no amor, não o amor obrigatório do parentesco, tantas vezes um fardo imposto pelas convenções, mas o amor espontâneo que de si mesmo se alimenta."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6