Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Guilherme Ramos 30/12/2017

Um dos romances mais bem escritos que já li nos últimos anos !!!
Corações em fase terminal é um livro curto, são 136 páginas, então li bem rápido sem perder detalhes. É um livro espírita com uma escrita bem suave, viajei com a história e acredito que vai ser bem difícil se apagar da minha mente, de tão bem escrita e narrada, nunca li algo parecido, gostei muito.

Embora seja um livro curto, ao finalizar a leitura não tive aquela sensação de: “nossa já acabou?” Pelo contrário, foi uma curta viagem, mas, terminei com uma ótima impressão. Muito criativo o romance!

O livro fala sobre Cátia, a personagem principal que vive na ilusão do mundo das drogas e tem conflitos consigo mesma e com as pessoas que convive, sobretudo com os pais. Durante uma fase conturbada e após uma discussão ferrenha com os pais, Cátia se tranca em seu quarto e após algum tempo ela se encontra em um mundo com pessoas estranhas. Será que desencarnou? Será que está sonhando? Será alucinação causada pelas drogas?
Cátia então começa sua caminhada naquele novo mundo, conhecendo novas histórias, compartilhando outras, aprendendo e ensinando até se tocar sobre sua situação real. Constitui uma nova família e divide momentos únicos com esses além de uma moradia, bem como outros amigos daquele lugar.

Diversas vezes visita um templo, onde o chão é coberto com um tapete de rosas brancas e ao centro um rosa branca flutua à emanar vibrações fluídicas de paz, serenidade e concentração. Ali realiza suas meditações sempre tentando se encontrar e aprender com o Sábio daquele lugar. Aos poucos a consciência vai vindo à tona e Cátia vai se libertando de costumes danosos à saúde espiritual e aprendendo a ser verdadeiramente feliz.

O livro deixa valiosas mensagens sobre o que colocar em seu coração (sua vida) e claro, o que expurgar, lições de como é importante saber viver os relacionamentos de forma saudável, família, amigos, amores e etc, enfim, de como cuidar de si e dos outros, dos sentimentos por fim... e como isso reflete ao nosso redor, uma mente, um coração conturbado. Por exemplo; no livro, no quarto de cada indivíduo naquele mundo misterioso há um espelho que reflete como a pessoa está de forma figurativa, se está triste, provavelmente a pessoa se verá recolhido no canto do espelho e o fundo estará escuro, dentre diversos exemplos contidos, mas, na medida que a pessoa vai melhorando, a imagem no espelho também se modifica para melhor. Há um exemplo mais comum que qualquer um de nós percebemos em nossas próprias vidas, quando estamos mal, deprimidos, desanimados, não temos tendência em arrumar nossas coisas, nossas casas, nossa aparência e etc. Mas, quando estamos bem, ou vamos ficando bem gradativamente, vamos realizando pequenos reparos, um novo corte no cabelo, uma reforma na casa, uma bela decoração e etc. E é justamente sobre essa pequenas coisas que passam despercebido em nossas vidas que o livro aborda.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem esteja fazendo novos planos, quem esteja a fim de se melhorar, quem esteja com essa dificuldade e mesmo para quem já esteja bem para continuar bem, casa vez mais forte e saudável.

Autora Fabiane Ribeiro, agradeço demais por este livro, não poderia encerrar o ano com uma leitura melhor, Jesus ilumine seu coração, o meu está em fase de gratidão!

Tai 08/04/2021

Uma linda história
Eu li faz uns 3, 4 anos esse livro. Foi um presente de uma amiga e eu achei que não fosse gostar. É um livro nacional e ele faz você refletir sobre os erros da vida. Nos mostra que nunca é tarde para tentar corrigir os erros do passado e mudar de vida. Eu me apaixonei por esse livro e li duas vezes seguidas em um dia porque não pude superar o final. Eu simplesmente queria mais dessa história para passar outra tarde lendo ksksksks. Super recomendo.
Day 08/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito demais

Polly 16/03/2012

Originalmente postada em entrelivrosepersonagens.blogspot.com
Esta é uma obra intensa, delicada, rápida, sentimental, surpreendente e única. É o tipo de livro que você pega com a certeza de que vai marcá-lo de alguma forma (e de fato marcou).

Neste livro Fabiane apresenta uma metáfora através da história de Cátia – uma universitária que leva uma vida totalmente desregrada. Ela é o que podemos chamar de vítima de si mesma.

Certo dia, Cátia chega em casa cheirando a todo tipo de porcaria. Raimundo e Andréia (os pais da mesma) não vêem outra solução a não ser interná-la. É doloroso demais para eles – principalmente para Andréia – ver a filha se matando aos poucos. (Confesso que senti muita pena da mãe da garota e de certa forma, você consegue sentir a angústia que os pais da mesma carregam.)

Ao comunicarem sua decisão à filha, a mesma reage muito mal, de uma maneira agressiva, ofendendo seus pais e dizendo coisas que os machucaria muito. É no momento da crise de Cátia que ela surge na cidade dos corações.O leitor, junto com a personagem, é levado a refletir.

"Todas as respostas estavam dentro de seu próprio ser, e no fundo de seu coração. Mas levaria um tempo até que ela soubesse tudo isso"

Não há como ler este livro sem repensar em suas próprias atitudes e escolhas. Você pára para pensar em como anda se tratando e como estaria seu coração no momento se você estivesse no lugar de Cátia.

Não vou discorrer mais sobre a história para que você, leitor como eu, possa se surpreender ao longo de sua leitura prazerosa desta obra – que tem um enredo envolvente e uma ótima narrativa – e para que possa ter seus momentos de reflexão. É uma obra que trás em si uma mensagem de escolhas e conseqüências, e recomendo a todos que estiverem abertos a uma leitura reflexiva e tocante.

Karolina 19/04/2022

"A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da doença de nossos corações em nossa alma. Não há como fugir da verdade quando se olha para aquele espelho. Sabemos que, quando a pessoa faz a travessia, seu espelho fica vazio. Aquela imagem nada mais é que nossa prisão individual; nossa verdade revelada.?

Kaiane.Jacobowski 01/04/2018

A história é interessante, porém é muito superficial.
A história tem tudo para ser maravilhosa, é uma pena enorme que a autora não tenha se aprofundado nela. O livro é curtíssimo e mal da tempo de contar a história.
Em tese, a autora criou uma história muito interessante. Contudo, é contado de uma forma tão rápida e sem aprofundamento que achei muito superficial. Não há um embasamento para nada do que acontece, as personagens não são descritas, não há um prólogo e um epílogo decente.. É uma pena, pois você não consegue nem se aperfeiçoar a personagem. Acredito que se tivesse sido escrito de uma maneira mais profunda, com mais detalhes, com mais conteúdo, com mais ênfase, teria sido arrasador.

Débora Galter 12/07/2020

Metáforas com profundos ensinamentos
"Nossos corações são nossas verdadeiras moradas e cada um deles têm às aparências do que sentem seus moradores". p.82
Marcelo.Oliveira 13/07/2020minha estante
ainda vou aprender a fazer resenhas igual você moça ?

Débora Galter 13/07/2020minha estante
Hahaha suas resenhas também são ótimas

Mylena Araújo 31/01/2013

Resenha - Corações em fase terminal
Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

____________________________________________________________________

Corações em fase terminal nos leva a repensar sobre nossas escolhas, sobre nosso erros cometidos ao longo da vida. Fabiane Ribeiro nos leva a conhecer o mundo de Cátia, uma garota simples com seus 24 anos, criada com amor por seus pais Andreia e Raimundo. Mas suas escolhas a levaram para um grande buraco negro, onde ela se afogou em drogas, raivas e tristezas.

Trecho do livro:

"Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer
outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz... Como
qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava,
em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado civil,
solteira. Vício, drogas, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas
fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra."

Depois de um acesso de raiva que teve com seus pais, Cátia vai para seu quarto onde começa a quebrar tudo ao seu redor, onde ela adormece por três segundos. Em outro estado de sua existência acorda para viver por três séculos na cidade dos corações, o tempo nesse lugar não é real, onde o único objetivo será a cura para seus corações.

Os corações de todos os habitantes da cidade, agora bate dentro de uma caixa dourada. Mas há uma diferença, cada coração apresenta um estado de acordo com seus erros, uma aparência diferente para cada um, por exemplo: alguns sangram, outro possuem espinhos. Todos eles tem uma única chance para se redimir.

Para salvar sua vida Cátia precisa curar seu precioso bem, seu coração, mas para isso acontecer ela precisa aprender a amar.

O romance de Fabiane Ribeiro é extenso, cheio de surpresas.

Trecho do Livro

“Sim, aqueles olhos traziam as respostas, traziam os sentimentos mais puros e maravilhosos do mundo- era tudo tão intenso que Cátia sentia medo. Um medo bom, mas assustador. Era tudo forte demais.”

Me encantei pelos personagens de Cátia, Tadeu, Érick e Lorena.

"Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode
estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar
espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior. Como
fez Cátia, sem entender as razões. Não desperdice esta oportunidade.
Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor
em você. Caminhe sobre pétalas brancas. Contemple sua alma
verdadeiramente. Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos,
com cada coração. Tenha fé. Viva um segundo em um século. Salve-se!"

ju 08/07/2016

uma chance antes da morte
o livro conta a historia de Cátia, uma garota que acaba entrando no mundo das drogas. Um dia apos uma das brigas com a família, ela entra no quarto e acaba apagando.
Cátia acorda em um novo quarto, onde avia apenas uma cama, um guarda-roupa com um belo vestido, um espelho que refletia o seu ser interior, e uma comoda com uma caixa dourada contendo seu coração poluído.
Historia te surpreende a cada pagina, nos ensina a ser melhores, e a pensarmos em nosso coração, e a quem amamos.

keilasue 19/04/2018

Recomendo
O coração tem a função de bombear sangue para todo o corpo, retirando e distribuindo substâncias. O coração é como o elixir da vida. Cada ser humano carrega consigo suas dores, seus anseios, suas lembranças, suas doçuras, suas amarguras e outras tantas coisas. Somos o resultado disto tudo e exteriorizarmos essa soma pela linguagem corporal, ou, no livro, o coração simboliza o estado emocional no qual o personagem se encontra. Todo dia é uma nova chance para mudar o rumo. Reescrever o enredo para um desfecho desejável ou próximo de tal. Ao invés de ficar à deriva busque curar seu coração. Como? Ocupando seu tempo. Preenchendo ele com coisas que dispensarão a atenção do real problema. Ou pare, pense, reflita e chegue a uma solução. Ainda não se enquadra em nenhuma dessas opções? Então converse com alguém que te ouça e abra seu coração. Exponha aquilo que lhe fere, que lhe machuca, que lhe consome. Converse consigo. Conserve com aquele alguém especial. Converse com aquele que rege sua religião. Para TUDO na vida tem resolução, só não para a morte. O teu corpo é tua morada, cuide dele com carinho tal qual como um presente que se ganha. Só se vive uma única vez como tu és neste exato momento, não haverá um reinício, não nesta carcaça ou para ti após a morte não há a reencarnação do espírito. Pois bem. Isto dependerá da sua crença. O que digo é, o livro moraliza a importância de cuidarmos dos nossos corações mesmo que estejam em estado terminal.

"...para que cada um se lembrasse de cultivar os próprios tesouros: os afetos, as essências, as almas, os sentimentos. Os corações." (Trecho extraído do livro)

Rainy Girl 26/03/2012

Corações em Fase Terminal
Confira essas e outras resenhas aqui:

Aqui encontramos Cátia, uma jovem com a vida considerada perfeita e pais compreensivos e amorosos, mas que acaba entrando no mundo das drogas. Ela encontra-se em um estado devastador e após mais uma de suas brigas com os pais, Cátia desmaia em sua cama e ao acordar deparasse com um local desconhecido, um quarto cinza, sem janelas e com uma porta. No estranho quarto Cátia encontra um espelho e sobre uma mesa de centro há uma caixa dourada com seu nome. Dentro da caixa, está seu coração. Um coração cheio de manchas negras.
Ao sair do quarto assustada e sem saber como foi parar ali, ela conhece Tadeu, um simpático senhor que explica tudo sobre aquele lugar onde as pessoas carregam seus corações dentro de caixas douradas. Na Cidade dos Corações, as pessoas "ganham" a oportunidade de curarem seus corações, de certa forma suas vidas, para poderem realizar a travessia.

A história é cheia de metáforas, emoção, personagens e cenários muito bem abordados e construídos. O livro aborda desde o princípio o poder das consequências sobre as escolhas que fazemos, mostrando a importância de se "ganhar" uma segunda chance e a árdua tarefa de aproveitá-la corretamente.
Fabiane Ribeiro constrói um mundo fascinante e personagens intensos, nos levando a sofrer, rir e amar ao lado de Cátia. "O livro simplesmente nos transporta para dentro de nós mesmos". Eu recomendo!

Joice (Jojo) 03/10/2017

Superficial e infantil
Meu primeiro contato com Fabiane Ribeiro foi com o livro "A menina feita de espinhos" - uma leitura que me deixou encantada com a delicadeza da escrita da autora. "Corações em fase terminal" é meu segundo contato, e infelizmente a experiência não foi boa.

Neste livro, Cátia é uma jovem estudante de Direito que se perdeu no mundo das drogas. Após uma terrível briga com os pais, ela (ou seu espírito) vai parar numa dimensão paralela, onde ela terá uma chance de curar seu coração "em fase terminal".

A proposta é interessante, e, conhecendo a autora, era uma narrativa que Fabiane conseguiria conduzir com delicadeza e sem parecer piegas. Contudo, "Corações em fase terminal" se equivoca ao adotar uma abordagem infantil para temas sérios. Drogas, aborto, vaidade - tudo é tratado com superficialidade. O uso exagerado de adjetivos também confere estranheza à leitura, o que reforça a impressão de que a autora está infantilizando o leitor.

O livro, contudo, traz uma bonita mensagem. É uma pena que Fabiane não conseguiu potencializá-la.

Gíh Santos 25/05/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Após firmar parceria com a autora Fabiane Ribeiro ela me cedeu o E-book de Corações em Fase Terminal.
Corações em Fase Terminal é um livro bem curtinho de leitura fácil e rápida, sua narrativa flui de maneira leve e agradável.
Narrado em terceira-pessoa conhecemos nossa protagonista Cátia, filha única de Andrea e Raimundo que após anos de tentavas vãs de engravidar enfim surge Cátia, como não poderia deixar de ser esta cresce amada e mimada, tendo uma vida perfeita, família amada, educação de qualidade, situação financeira estável, tudo que uma garota quer. Porem a vida perfeita não era o que Cátia desejava e com 20 anos ela começou a fazer escolhas erradas que interferiam em sua vida de uma maneira drástica.
Uma filha viciada em drogas não é bem o que Andreia e Raimundo desejavam, porem eles a amam mais que tudo e em inúmeras tentavas tentam conversar com a filha, porem essas simples conversas viram discussões com Cátia, ela esta impossível, agressiva, nervosa, todos os efeitos negativos que as drogas possuem.
Em um momento o qual ela imaginava ser mais uma detestável discussão com seus pais, porem após momentos de fúria Cátia adormece...

CONFIRA A RESENHA COMPLETA EM LIVROS LOVERS:

E DEIXE SEU COMENTÁRIO ;)

DI @poesiadoslivros 25/01/2021

Ensinamentos para a vida
Neste livro vocês irão conhecer Cátia personagem principal que apesar de ter uma ótima vida, acaba caindo na perdição de vícios e aos poucos vai acabando com sua vida. Ela passa a ter sérios problemas com a família e não consegue enxergar o quanto sua vida de erros prejudica a todos. No entanto Cátia recebe uma segunda chance e em um local desconhecido começa um processo de cura para o seu coração e vida.
Corações em fase terminal é um livro sobre redenção, cura e evolução. É um livro emocionante que mostra como nossos corações ficam doentes e como isso é prejudicial para a nossa existência e evolução na terra. São ensinamentos para a vida, o livro tem certa tendência religiosa, mas, nenhuma em especifico o foco é a evolução de todos nós como seres humanos. Impossível não se emocionar com essa leitura, em muitos momentos me vi em alguns personagens e isso trouxe muitos momentos de reflexão para a minha vida. Super recomendo esse livro é uma narrativa incrível que agrega muito em nossas vidas.

Vitoria.Gonzaga 30/11/2017

Pensa num livro bom !
O que falar desse livro ? Geeeenteeeee eu me apaixonei real, foi o meu primeiro contato com a autora e eu não via a hora de ler todos os outros livros dela assim que terminei esse. Uma história incrível de uma menina que acaba se disvirtuando e perdendo a fé na vida, reviravoltas acontece um mundo acontece em apenas 3 minutos kkk eu ri disso no final, mas esse livro simplesmente foi perfeito. Chorei em algumas partes, principalmente no final. Conquistou meu coração, e virou meu segundo livro favorito do ano ?

Ju 08/09/2012

Corações em Fase Terminal, de Fabiane Ribeiro
"(...) sei que você é capaz de mudar o próprio destino, e o destino daqueles que ama".

O Sábio, p. 93

"Corações em Fase Terminal" é o segundo livro de Fabiane Ribeiro. Eu li em e-book, gentilmente cedido pela autora. Foi o primeiro e-book que li na vida. Tinha dúvidas se ia me adaptar. Mas gostei tanto do livro que não consegui parar de ler antes que ele terminasse!!

A primeira personagem apresentada a nós é Cátia, moradora do Rio de Janeiro, 24 anos. Como tantos jovens, viciada em todo tipo de droga. Acho corajoso abordar um tema realmente importante. E achei interessante que o título do primeiro capítulo seja "Suicídio", a mãe de Cátia percebe que a filha está cometendo suicídio mesmo que indiretamente.

Leia mais: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2012/02/resenha-coracoes-em-fase-terminal.html
Lua 25/03/2013minha estante
Extremamente importante abordar temas delicados e ao mesmo tempo que fazem parte do nosso dia a dia. Pelo o que vi da sinopse e da sua resenha, esses problemas que fazem os personagens cometerem suicídio lentamente ou não, no livros eles passam por uma especie de reabilitação para conseguirem cura para seus corações e continuar a viver. Gostei muito da mensagem que ele passa. A capa tão singela e linda *--*

Dani 27/03/2013minha estante
O título do livro é incrível e a capa também, gosto de livros que botam a gente pra pensar, achei o tema do livro bem bacana e quero muito ler, adoro autores nacionais *-*

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Interessante a premissa. E um assunto antigo e atual ao mesmo tempo.
Mas não curti muito a capa. kk

;)

Baah 13/04/2013minha estante
eu gostei bastante desse livro , incrivel

Thaís 14/04/2013minha estante
Nunca havia visto falar neste livro e nem na autora mas parece bem diferente a resenha esta incrivel e a capa é bem convidativa mas tem muita ausencia de detalhes...