Batman: O Longo Dia das Bruxas

Tim Sale

Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas

Marieliton M. B. 18/11/2018

Nunca esqueça o cannoli
A máfia está tomando conta de Gotham City. E seu maior representante é o chefão do crime Carmine “Romano” Falcone, criminoso que têm várias entidades e pessoas sob sua influência. Para tentar acabar com esse mal, uma aliança é estabelecida entre Batman, o capitão da polícia James Gordon e o promotor Harvey Dent. Este último faz da captura e destruição de Falcone quase que seu maior objetivo de vida. E no meio disso tudo um assassino serial, que faz vítimas durante os feriados, surge para complicar a vida de todos.

O Longo Dia das Bruxas é tido como um dos clássicos do Cavaleiro das Trevas, e não é exagero. Cronologicamente, essa história se passa após os eventos de Batman: Ano Um, do Frank Miller e Davis Mazzucchelli, e por isso não é estranho Batman ainda não ser o “maior detetive do mundo”, o que justifica certos vacilos que ele comete, e Gordon ainda não se tornou comissário da polícia.

Jeph Loeb construiu uma história sobre a máfia, com um clima noir, bem amarrada e que prende bastante a atenção. Não é à toa que ela serviu muito de inspiração pra trilogia de filmes do Batman, dirigidos pelo Christopher Nolan.

Os desenhos do Tim Sale, apesar de eu achar o seu Batman exagerado fisicamente, é competente e ajuda na construção de clima sombrio que o Loeb deu pra trama.

Mesmo achando um pouco desnecessária a aparição de tantos vilões clássicos do Batman durante o quadrinho, Loeb deu um certo sentido pra incluí-los na história. E a construção do assassino Feriado ficou ótima! A ponto de mesmo quando a sua identidade é revelada, deixar aquela pulga atrás da orelha devido ao final da história.

Lendo o quadrinho não é difícil encontrar certas referências a alguns filmes sobre máfia, como O Poderoso Chefão e Bons Companheiros, e até ao Silêncio dos Inocentes.

Mesmo eu considerando Homem-Aranha: Azul o ápice da dupla Loeb e Sale, O Longo Dia das Bruxas é um ótimo trabalho da dupla e que vale muito a pena ler.
Guilherme Amaro 22/09/2021minha estante
Li essa HQ mas as dúvidas que pairaram no ar são: Quem foi o homem calendário , o assassino em cada feriado? Harvey ? Alberto? Gilda?

AleixoItalo 13/07/2016

A HQ que ditou os tons do que deveria ser a trilogia de Nolan. Mesmo lançada quase uma década depois, O Longo Dia das Bruxas pode ser considerado quase uma continuação direta de Batman: Ano Um. Escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale, a graphic novel é considerado por muitos a melhor do herói já escrita.

A trama mostra a guerra entre os mafiosos quando seu império começa a cair perante a aliança de três homens da lei :Batman, “Jim” Gordon e Harvey Dent. Como se não bastasse, um misterioso assassino conhecido simplesmente como Feriado, começa a matar vários figurões da máfia em feriados tradicionais, acirrando o clima de tensão entre a justiça, o crime organizado e os tradicionais vilões da galeria do Homem Morcego.

Seguindo a mesma estratégia de Ano Um, a história foi escrita ao longo de um ano e realmente compreende o período de um ano na cronologia de Gotham. Escrita por Jeph Loeb, é uma das histórias mais aclamadas do herói – só perdendo talvez para O Cavaleiro das Trevas – e se diferencia dos trabalhos de Frank Miller por não focar a trama na narrativa de um personagem apenas, aqui o enredo como um todo é maior do que cada um dos participantes. O mais marcante em O Longo Dia das Bruxas é que as habilidades e estratégias de Batman, são deixadas em segundo plano, para dar lugar a história, não temos um único personagem principal – sim claro que temos, mas entendam bem – mas sim toda uma galeria de personagens que são essenciais para compor a obra: o nucleo mafioso é abordado com todo o charme e sangue das boas histórias de gangsters; o foco em Harvey Dent – que futuramente se torna o Duas Caras – e seus dilemas morais; e as participações dos vilões são nescessárias e não são desperdiçadas – algo que não ocorreu em Silêncio, que também seria escrita por Jeph Loeb alguns anos depois.

Tudo na HQ é bem amarrado e sem estravagâncias, como o foco é no enredo e na trama como um todo a trama abre espaço para muitas experiências narrativas: narrativas cheias de glamour e traição envolvendo a máfia; um palhaço de cabelos verdes psicopata o bastante para não aceitar a existência de outro psicopata na cidade; as deduções sobre a identidade de Feriado dos pontos de vista de Batman e Charada criando várias possibilidades; os feriados bem utilizados com assassinatos temáticos – destaque para 1º de Abril; e as diversas reviravoltas que todo enredo policial que se preze deve ter.

O Longo Dia das Bruxas é até hoje uma das melhores HQ’s do herói, e vem sendo reemprimida em edição de colecionador com diversas tiragens esgotadas desde seu lançamento. A graphic novel traz um argumento moderno que até hoje serve de referência para inúmeras adaptações, inclusive para a trilogia filmada por Christopher Nolan – destaque para The Dark Knight. Seja você ou não fã do herói, O Longo Dia das Bruxas é uma HQ que vale a pena ter na sua estante, ou pelo menos, merece ser conferida.

Mais em papobarbaro.com.br

Rose 27/04/2016

Começamos a parte dois sem termos ideia do que viria pela frente e muito menos de quem seja a identidade do sinistro criminoso chamado de Feriado.
Mesmo Batman se unido a Gordon e Harvey Dent, o criminoso parece não estar perto de ser apanhado ou de sua identidade ser revelada.
Para ajudar, Batman tem que lidar com os mafiosos, com a Hera Venenosa e até com o Coringa, que quer descobrir que é este criminoso que está deixando a cidade em polvorosa!
Harvey começa a ter atitudes estranhas, o que deixa sua esposa com a pulga atrás da orelha. Para quem já viu os filme do Batman, já vai imaginar mais ou menos o que vem a seguir.
Graças a Gordon, Batman não faz uma bobagem sem tamanho. Ainda assim, nosso herói sente mais do que nunca seu lado sombrio prestes a tomar conta.
Mais um feriado está chegando e eles estão afim de darem a cartada final. Será que finalmente eles vão desmascarar este criminoso?
Como Gothan City vai reagir frente a identidade deste criminoso? A Intuição de Batman está certa? Um grande mistério que leva o leitor a uma leitura pra lá de estimulante e com um final que fecha a história com chave de ouro.
O livro continua com ilustrações pra lá de atraentes, e detalhes que fazem a diferença.
De brinde temos a história de como a Hera Venenosa surgiu.
Uma série que continua me agradando.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Grillo_silva 13/03/2016

Quem é "Feriado"?
Terminei!(6/30): Batman O Longo dia das Bruxas, edição definitiva. Escrito por Jeph Loeb e artes de Tim Sale. Publicado pela Panini Comics. Esta HQ de 400 páginas foi publicada pela DC comics entre 1996 e 1997. É uma história a parte (começo, meio e fim) e está sempre entre as histórias mais recomendadas do universo batman, eu tinha que ler Rs. Sobre a Historia: você acompanha Batman, Gordon e Dent tentando desvendar uma série de crimes nas famílias mafiosas que controlam Gotham, com um detalhe, todos os assassinatos acontecem em feriados. Então a pergunta é: "quem é feriado?". Sabe, eu sou muito bom para descobrir os assassinos em um livro, gosto de procurar as pistas e eliminar suspeitos. Esta HQ foi uma verdadeira aventura! Além da participação de personagens que adoro como Coringa, Hera, espantalho, Solomon Grundy, chapeleiro louco, charada, mulher-gato... Enfim muitos personagens bons! A história é bem escrita e curti muito o final. Não é à toa que está entre as história mais icônicas da DC. Sobre a HQ: é linda!! O tamanho é ideal, a capa é bem feita e é cheia de entrevistas, inclusive com Christopher Nolan. A única coisa que não gostei foram os traços de Tim Sale, pois tem outras HQs do batman com traços mais bonitos, um exemplo é Batman Noel. Mas isso foi detalhe, não atrapalha em nada na história. Conclusão: nota 5 de 5 possíveis. Eu devorei está HQ, e terminei com vontade de ler de novo. Super recomendado! E você? Já leu? Vai ler?

JoVi 16/04/2023

Muito dahora essa hq. Primeiros pontos positivos q vem a minha cabeça: desenho lindo, desenho lindo e desenho lindo. Mas a história e a interação dos personagens tbm é mto boa

Rafael 11/03/2016

Sensacional!
400 páginas de uma das melhores histórias do Morcego, que inclusive serviu de base para dois dos três filmes da trilogia de Nolan, não é mera coincidência, Begins e o Cavaleiro das Trevas tem cenas retiradas dessa hq e postas no filme, tal qual a arte dos autores. Não tem muito o que dizer, aqui é a origem de nada mais nada menos que o vilão Duas Caras, e a ascensão de Batman e Gordon como parceiros, seguindo uma continuação quase que linear de Batman Ano Um, recomendo!

Jefferson149 24/09/2015

Um novo serial killer assombra Gotham, e não é só mais um maluco fantasiado.

No Dia das Bruxas o sobrinho de um importante chefe da Máfia Italiana de Gotham é assassinado com 2 tiros, na cena do crime são deixados uma arma calibre 22 e uma abóbora. Após este inicio toda data comemorativa atrai uma nova morte na cidade onde são deixadas a arma do crime e um objeto simbólico da data.
Batman, Gordon e Dent fazem um juramento de encontrar e levar esse novo maníaco, o Feriado a justiça, mas a missão não é tão simples como parece.

Para isso Batman recorre ao Asilo Arkham e se encontra com Homem-Calendário para obter alguma pista e descobrir quem é Feriado.
A Máfia por sua vez realiza negócios inusitados com os fantasiados da cidade, a procura de vingança e novas oportunidades de aumentar seu poder.

Além de ser uma comic hero, está história é intrigante, e até a metade, os suspeitos são muitos, desde os integrantes da própria mafia até o promotor de justiça Harvey Dent, obcecado pela justiça e começando a desacreditar no sistema.

Jeph Loeb tem um dom com histórias do Batman, sabe explorar o que é esse mini universo de Gotham, essa galáxia que a cada centímetro de calçada você pode extrair uma história intensa sem apelar pra vilões figurões. A arte de Tim Sale é indiscutivelmente certeira, com esse clima Poderoso Chefão.

Está é uma leitura obrigatória sobre Batman, não sobre o personagem em si, mas sim sobre seu lar, a amada e cruel Gotham.
24/09/2015minha estante
Eu quero =)

Jefferson149 24/09/2015minha estante
I know

Luciano Luíz 10/06/2015

BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS - EDIÇÃO DEFINITIVA de JEPH LOEB & TIM SALE é uma obra de arte tanto no segmento de roteiro quanto de visual.
Aqui podemos testemunhar que a trilogia cinematográfica de CHISTOPHER NOLAN muito bebeu em todas as direções deste volume de alta qualidade da DC.
Aliás, tem uma entrevista com ele nessa edição...
O enredo é muito bem trabalhado. Um assassino que aparece somente nos feriados, vai desmantelando a quadrilha (e família) de Carmine Romano, o chefão do crime em Gotham, e isso acaba levando os leitores a uma caçada sem igual, deixando dúvidas e certezas se mesclarem até que seja possível descobrir a identidade do serial.
Aqui o promotor público, Dent, tem um papel crucial e dá um ar ainda mais maduro a trama que se desenrola com um rápido virar de páginas (são quase 400, mas que se lê em alta velocidade).
Sem dúvida uma das HQs que tem de fazer parte de uma estante. Não apenas por fãs do personagem, e sim por quem procura por uma estória cativante e que envolve logo no início.
A arte é maravilhosa. Os desenhos são limpos e escuros. Uma atmosfera noturna que convence com extrema facilidade. Os diálogos também são bem conduzidos.
Enfim, é uma edição em capa dura que vale cada centavo.

Nota: 10

L. L. Santos