Batman: O Longo Dia das Bruxas

Batman: O Longo Dia das Bruxas Jeph Loeb
Tim Sale

Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas

Leonarto 27/04/2023

Eu poderia elogiar muitas coisas nessa história mas acho que uma qualidade em específico que chamou minha atenção e merece o destaque é que, Batman O Longo Dia Das Bruxas tem a narrativa perfeita para iniciar alguém na leitura de quadrinhos, isso por conta da estrutura quase cinematográfica, que não atoa serviu de inspiração para os filmes do Nolan.

Davi Vieira 14/03/2022

Ótimo!!!
Um dos melhores quadrinhos do Batman que já li, um ritmo muito bom de leitura, e vários mistérios ao longo da história ??

becky 30/12/2022

incrivelmente obscuro, como o batman!
de fato faz jus à fama de "uma das melhores HQs do batman". achei fascinante, apesar de ter abandonado a leitura após a #3. quando retomei a #4, meses depois, leitura fluiu de modo que eu terminasse os seis capítulos restantes em uma única manhã. o desenhista tá de parabéns, pois essa HQ tem uma das artes mais bonitas que já vi. sobre a trama, nem se fala, uma delícia. jeph loeb e tim sale destruíram nessa edição! bruce wayne, TE AMO!!!!!
becky 30/12/2022minha estante
ah, o final te deixa sem chão!!!! não esperava mesmo

becky 30/12/2022minha estante
cinco capítulos restantes****

Moi_Ingrid 15/06/2021

Meljor HQ sobre minha visão
Eu sou muito fã de Agatha Christie, então ter uma HQ do Batman que mostre tão bem esse lado detetive dele, é simplesmente perfeito.
O traço da HQ e lindo, a história para quem curte um boa Investigação policial vai amar, sobre minha opinião melhor HQ ao lado de Sandman, perfeito.

Clara :) 08/06/2023

Já é um clássico
Talvez eu pudesse ter começado a ler Batman com outro livro, mas chegou O Longo Dias das Bruxas e então devorei a história. E assim se tornou uma ótima primeira impressão sobre as histórias do morcego.

Com um estilo que lembra as clásicas histórias policiais, O Longo Dia das Bruxas faz jus ao título do Batman como "o maior detetive do mundo". Se você como eu curte mistério, essa hq é ideal.

Tem ganchos incríveis em cada capítulo. O que te faz querer ler mais e mais!!

Luiz Antonio 15/10/2013

Um longo livro.
"O Longo dia das Bruxas" Não recebeu o título atoa. Pois realmente é um livro longo, 400 páginas.
Mas cada página vale a pena.

Com minha ignorância juvenil, quando comecei a ler quadrinhos, procura pelos mais recentes e com desenhos mais atuais e bonitos. E passai várias vezes pela estante onde estava esse em questão, e só por causa da ilustração antiga, julguei ruim e o desprezava.
Em uma pesquisa pela internet, a procura das melhores hq's da DC e da Marvel, estava em todas as listas "O Longo dia das Bruxas" Era unanime. Então não restava alternativa, tinha que ler.

E me arrependi amargamente de não ter pego antes. Simplesmente perfeito do que jeito que é. Sem tirar e nem por. Até o desenhos são perfeitos, quando vistos junto da história.

Usagi Shin 01/04/2015

Uma das histórias mais fodas do Batman, na minha opinião. Sei que a Piada Mortal sempre será O clássico para os amantes do Morcego, mas "Batman, o Longo Dia das Bruxas" é fantástico. Nessa história é introduzido um vilão muito bom e brilhante do Batman, o Calendário. O mais legal não é quem ele é e sim como você descobre quem ele é. Em uma batalha entre as máfias de Gotham, todos acabam chamuscados, inclusive nosso querido Harvey Dent. Ele, Gordon e o Batman entram em uma trama misteriosa sobre quem afinal está matando os mafiosos em datas comemorativas? Argumentos e desenhos maravilhosos. Vale muito a pena a leitura!

Raeli 17/04/2021

Batman em o longo Dia das Bruxas traz o que há de melhor no mundo das HQs de heróis. Na trama, Bruce Wayne ainda está em seus primeiros anos como o Batman, no entanto, já soma uma quantidade exorbitante de desafetos e inimigos.

Após a morte de membros importantes da máfia do Romano, a polícia de Gotham, o Batman e os maiores criminosos da cidade começam a temer um novo e misterioso vilão que ataca apenas nos feriados.

O criminoso parece ter preferência pela máfia Falcone e seu estilo sorrateiro o esconde até mesmo das maiores mentes investigativas como é o caso do nosso Batman, ninguém faz ideia de quem é o vilão apelidado de feriado e o porquê dele só matar membros da máfia mais poderosa de Gotham.

Paralelo a isso, Gordon, Batman e Harvey Dent, unem forças para prender o Romano, entretanto, Dent não confia plenamente no homem morcego e seu atual descontentamento com o sistema judiciário de Gotham o torna instável e imprevisível.

Ao longo dos meses e a cada novo feriado, os ânimos começam a piorar e não bastando a ameaça do novo criminoso, o Batman ainda tem que lidar com os seus outros inimigos que foram soltos misteriosamente. Coringa, Hera venenosa, Espantalho e Charada são alguns deles e a presença dos mesmos no desenrolar da história faz da vida de Bruce Wayne um verdadeiro pesadelo.

A história é simplesmente perfeita, a tensão, o mistério, a ação a cada página deixa o leitor boquiaberto e sem saber o que vai acontecer em cada capítulo. Eu particularmente, amo quando a identidade do assassino não é revelada para o leitor desde o início. Toda a ansiedade e curiosidade deixa a história muito mais interessante.

Essa HQ é uma leitura obrigatória para quem acompanha o Batman, primeiro: por reunir tudo de bom que esperamos de uma história de super herói, segundo: porque acontece eventos de suma importância para o futuro de Gotham e do Batman e terceiro: por ser extremamente bem elaborada e bem construída.

Leiam!
Guilherme Amaro 22/09/2021minha estante
Li essa HQ mas as dúvidas que pairaram no ar são: Quem foi o homem calendário , o assassino em cada feriado? Harvey ? Alberto? Gilda?

Michelly.Novaes 19/05/2024

SENSACIONAL!!!
Não acompanhei os quadrinhos anteriores, ainda estou iniciando nessa leitura certinha dos quadrinhos, mas, MEU DEUS, que incrível!!! Gostei muito dos traços de Jeph Loeb e Tim Sale, fora que a história é sensacional. Perfeito!

Matheus Lins 05/12/2009

O Longo Dia das Bruxas , maxissérie escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, dois pesos-pesados da indústria dos quadrinhos, é uma das histórias mais importagens no universo do Homem-Morcego, responsável por definir o canon da transição de Harvey Dent no vilão Duas-Caras, além de certos elementos de sua premissa terem inspirado os irmãos Nolan em O Cavaleiro das Trevas – a ponto dos dois escreverem um prefácio para um encadernado de luxo da história.

A ambientação é o que chama logo a atenção e é, sem dúvida, o grande destaque da obra: Sale veste Gotham com uma roupagem noir, fazendo bom uso de sombras e de uma paleta de cores rica em contrastes, enquanto Loeb pinta um competente retrato da máfia local, claramente inspirado no trabalho de cineastas como Coppola e Scorcese, que encontra-se acuada pela onda crescente de super-vilões a assolarem a cidade desde o surgimento do Cavaleiro das Trevas – um dos temas emprestados pelos Nolan para seus filmes.

Infelizmente, contudo, Loeb não abre mão do recurso do “whoddunit?“, elemento onipresente em sua carreira. Aqui, o mistério gira em torno de um assassino conhecido como Feriado, que, como o próprio nome já denúncia, ataca apenas em feriados, sempre mirando em membros da família de mafiosos que controlam submundo de Gotham. A questão é bem conduzida até o final, quando Loeb, na necessidade de chocar o leitor, vacila feio na revelação da identidade(s) do personagem, cuja alegada ambiguidade é uma mera desculpa para justificar os muitos furos que se evidenciam numa análise mais atenta.

Na edição definitiva publicado por aqui pela Panini – cujo tratamento arrojado a editora só viria a reproduzir com Watchmen – há, entre os extras, o esboço do roteiro original escrito por Loeb que passou por acentuadas mudanças, a principal deles pertinente ao tal do Feriado: originalmente, ele seria o assassino conhecido como Calendário, um obscuro nome da galeria de vilões do Batman. Na versão final do roteiro ele foi rebaixado a um coadjuvante a quem o morcegão busca assistência para lidar com o Feriado.

No frigir dos ovos, trata-se de uma história com méritos óbvios e inegáveis – tal como ser a pioneira em retratar Dent como um promotor cada vez mais amargurado com um sistema corrupto e ineficiente – mas que se mostra frustrantemente insatisfatória no fim. Sua relevância história é inegável, mas eu não a poria de jeito algum no roll das melhores histórias protagonizados pelo Cavaleiro de Gotham. E tampouco pagaria os R$95 cobrados por ela.

Pandora 28/06/2020

"O Longo Dia das Bruxas" corre o risco de se tornar a minha história favorita do Batman. Uma HQ concisa, acertada, com uma galeria de vilões maravilhosa e uma arte cativante.

Aqui acompanhamos a Odisseia do herói mais sombrio dos HQs, Batman; o promotor de Gothan, Harvey Dent; e o Capitão Gordon em seu diálogo com crimes em série cometidos por um assassino chamado "Feriado".

Enquanto o triunvirato da justiça persegue sem sucesso as pistas do assassino lidam com seus problemas familiares e as brechas que a justiça cria para criminosos.

Foi uma delícia acompanhar o Morcego e seus amigos nessa longa investigação, seus sucessos e suas derrotas. Acompanhar esse universo denso de vilões carismáticos e heróis com atitudes duvidosas.

A cereja do bolo aqui é a participação da Selina, a Mulher-Gato, simplesmente MARAVILHOSA usando sua inteligência, mistério, sagacidade e agilidade. Amei que os roteiristas não tiveram necessidade de colocar a personagem em posição de ser salva pelo Batman (como ocorre em Silêncio), eles optam por criar uma relação de troca sempre na beira de um romance, muito charmosa e acertada essa escolha.

Da gosto atravessar uma tarde e entrar na madrugada lendo uma história dessas.

Vertinho0 04/01/2023

O incrível batman!
Aqui virmos o surgimento do lendário vilão "duas caras" ocasionado após acontecimentos com o vilão "feriado". Uma hq que deveria ser um especial, mas na verdade se tornou um dos melhores arcos do Batman.

JVCCP 18/04/2020

O Longo Dia Das Bruxas
Falar que "O Longo Dia Das Bruxas" é uma das melhores histórias do Batman é quase um senso comum entre os fãs e, agora que li, posso dizer que essa afirmação é mais do que justa!
Finalmente é apresentado a nós o famoso Batman com o seu lado mais detetive, colocando um mistério bem interessante e envolvente para o leitor, sobre o novo serial killer de Gotham: o Feriado. Enquanto isso, o vigilante tem acesso a alianças de pessoas que não estão nem um pouco satisfeitas com o novo assassino e nem com máfia que se alimenta da cidade há anos. Ainda nessa HQ, vemos cada vez mais coisas relacionados ao promotor Harvey Dent, que está nas histórias desde o Ano Um, que se torna um dos aliados mais importantes do Batman.
Com vários vilões aparecendo, ?alguns até pela primeira vez ? o Batman sendo posto ao limite para descobrir a identidade do misterioso Feriado e grandes desconfianças, "O Longo Dia Das Bruxas" se torna uma das HQs mais memoráveis do Homem Morcego.