Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Sil | @uma_dama_dos_livros 07/03/2020

- A verdade mora dentro de quem deseja acreditar. É como uma construção erguida no peito pela própria pessoa. Nem sempre é crível para quem vê de fora, mas quem a construiu consegue viver ali, na paz.

#damareading | #aindanaotedissenada | @mauriciogomyde | @qualiseditora | #2019 | Págs:218 | 5/5.

Marina é uma garota com grandes sonhos. Um deles é trabalhar com moda e para consegue realizá-lo ela precisa sair de São Pedro da Serra uma cidadezinha pacata, onde, se ela resolver ficar, terá que tomar conta do negocio da família, porém esse não é o seu sonho.
Assim, já decidida á ir para São Paulo, com suas malas prontas, ela revela a sua decisão à família e vai embora

Hoje em dia Marina corre atrás do seu sonho todos os dias. Ela quer ser uma grande Estilista de Moda. Atualmente trabalhando nos Correios e estudando Moda, aos poucos ela vai se realizando, com uma pagina no Instagram onde Marina posta fotos com roupas de Grife e já tem milhares de seguidores, mas o que eles não sabem é a realidade dela, ali nas fotos eles veem uma Marina falsificada, pode-se dizer assim (eles só veem o que querem ver e não a verdade). O que ela deseja, acima de tudo, é sua carreira, mas ainda quer viver um amor que a tire do chão e a leve às nuvens, entretanto na sua idade e nessa cidade onde todos só pensam em curtir a vida ou só no trabalho está bem difícil aparecer alguém e assim ela segue a sua vida.

No pouco tempo que Marina trabalha nos correios nunca viu ninguém enviar uma carta de amor, até que um belo dia uma garota na faixa de 15 anos vai lá e deposita uma carta e assim se passam alguns dias e essa mesma garota volta lá.

Ela tem o costume de, ao sair do trabalho, ir a uma livraria e ao chegar um dia lá da de cara com a garota das cartas e sua curiosidade não a deixa quieta e ela pergunta à menina sobre as cartas e acaba descobrindo que a menina é um "Anjo Carteiro", ela troca cartas com algumas pessoas idosas como se fosse amores do passado.

Gabi 10/11/2015

Simples, divertido e encantador
Preciso começar dizendo que Ainda não te disse nada é um livro de uma leveza encantadora. É “amor à primeira leitura”. A simplicidade conduz o leitor ao divertimento e, rapidamente, o traz para dentro da história. Em menos de um dia eu já havia virado a última página e me xinguei loucamente por isso. A razão? Simples: eu queria mais; queria rir mais, suspirar mais, me encantar mais. Culpa do Maurício Gomyde também , aliás. Ninguém mandou escrever uma boa história.

Ainda não te disse nada vai acompanhar os passos de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha ser uma famosa estilista. Vinda do interior, a garota deixou a família para construir sua própria vida em São Paulo, onde segue sempre a mesma rotina todos os dias ao lado de mais duas amigas: Thaís e Francesca – duas personagens que arrancam boas gargalhadas.

“A vida real não tem a paixão que a fantasia tem.”

Desde a hora em que acorda, Marina refaz sempre os mesmos caminhos: se arruma, vai para o correio onde trabalha, almoça e toma um café durante a tarde enquanto bisbilhota as revistas de moda, antes de ir para faculdade. No entanto, essa rotina vai sofrer um forte abalo após a descoberta de uma paixão; a paixão por cartas.

“Como diria Neruda: Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida.”

A romântica e sonhadora Marina encontra, então, sentido para sua vida assumindo o papel de um anjo carteiro, pessoa que é contratada para assumir certa personalidade numa carta sem que o destinatário perceba. Ávida por fazer parte de uma história de amor, a jovem estilista vai começar a entender que, na verdade, faz tudo isso mais por ela mesma que pelo correspondente: Marina estava apaixonada pelas palavras de uma pessoa que nem conhecia.

“Marina não queria levar e trazer histórias, queria ser uma história.”

Depois de passar meses se correspondendo, a culpa recai sobre ela – afinal, estava ela enganando uma pessoa? Ou estava apenas fazendo o dia de um pobre e solitário idoso melhor ao reviver memórias? Marina não sabia. Mas quando realmente decidiu correr atrás da verdade se deparou com algo que não esperava...

“... em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação.”

Ainda não te disse nada é um livro repleto de surpresas e romantismo. Quando fecha o livro é impossível o leitor não se fazer esta pergunta: ainda existe esse romantismo? Antes de ler, talvez muitos responderiam que sim. Depois de ler eu respondo que não. Não como antes, pelo menos. Não como nas cartas deste livro. Um livro lindo e conquistador.

“... cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa.”

“Doce mundo. Doce é o mundo que mora agora no meu peito... Amarga é a realidade.”

Paraíso das Ideias 28/01/2020

Encantador
Em Ainda não te disse nada vamos conhecer Marina, uma jovem do interior filha de Italianos, que desiste do negócio da família e parte para São Paulo em busca de seu sonho de ser uma grande estilista. Para que tudo dê certo Marina terá que lutar e se esforçar, e isso inclui trabalhar em um correio para pagar as contas e morar em um prédio com um vizinha um tanto estranha que não a deixa dormir.

Ela conhece todos os cantinhos de sua nova moradia, e além das amigas da faculdade já muitos outros, mas seu ponto favorito é um café na livraria, onde ela pode abrir as revistas do momento e copiar modelitos para treinar sua arte e ativar sua criatividade.

E é nessa cafeteria que ela conhecerá um a mulher que mudará a forma como ela vê as coisas, já que essa mulher está sentada em um café escrevendo cartas à mão, quem em pleno séc. XXI ainda escreve cartas à mão, e quando enfim ela deixa sua curiosidade vencer, descobre que a moça trabalha respondendo cartas de pessoas idosas que perderam ou se separaram de pessoas queridas, seu serviço na maioria das vezes é contratado por familiares que buscam nas cartas o conforto para a dor.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomendas e pagar contas."

Quando uma tragédia acontece e uma dessas cartas vai parar na mão da Marina, ela se vê tentada a responder e dar continuidade a troca, só que ela não imaginava se encantar pelas palavras e automaticamente pela pessoa por trás do papel. Dividida entre seus sentimentos e a honestidade, Marina precisa contar a esse senhor que seu amor faleceu, e assim ela embarca em uma viagem que promete emoções.

A escrita do Maurício já é algo rotineiro em meus dias, essa não é sua primeira obra que leio, e quanto mais me aventuro em suas palavras, mais quero me aventurar. O autor possui um tato e uma leveza que encanta e envolve o leitor fazendo-o adentrar na narrativa e se sentir íntima dos personagens.

"Não sei se há pessoas que nascem uma para as outras, mas tenho a certeza que há pessoas que crescem e se acertam umas com as outras ..."

Marina é uma protagonista cativante, sem mimimis e cheia de sonhos acaba de se tornando uma inspiração ao leitor, batalhadora ela vai até o fim em busca de seus sonhos. Ainda não te disse nada é um livro repleto de emoção, lembranças nostálgicas e um romance quase impossível. Se deixe levar pelas palavras escritas e termine a leitura com um desejo nato de ter alguém com quem trocar cartas feitas à mão!

site: https://www.paraisodasideias.com

Carol Ferro @lendocomcarolf 26/02/2022

Resenha @comcarolf
Fui ler esse livro achando que seria mais um clichê e me surpreendi muito com essa história.

Marina Albertini estuda fashion design, tem um poderoso perfil sobre moda no Instagram e trabalha numa agência dos correios. Certo dia, uma carta perdida cai em suas mãos. Vem de Heitor, que após muitos anos responde a seu grande amor. Tocada pela força daquelas palavras, ela decide responder fingindo ser a destinatária. Começa então uma envolvente e incomum correspondência entre os dois, que terminará de modo extraordinário.

Livro recebido em parceria com a @qualiseditora.

Demorei bastante pra ler esse livro, por conta da minha ressaca literária, mas quando a leitura andou, foi impossível parar de lê-lo.

Esse livro tem uma história linda e arrebatadora. A correspondência por cartas traz um ar de romance mais antigo, no entanto, em uma história contemporânea, e achei isso fantástico. Criou uma nostalgia em mim, mesmo que eu não tenha vivido na época em que as cartas eram tão comuns.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e fiquei fascinada. A história é fluida e cheia de plots surpreendentes. Marina é uma personagem obstinada e determinada, e Heitor conquista qualquer leitor já na primeira carta. Hahaha

Um livro para ser lido, degustado e para tirar muitas lições. Os capítulos são curtos, e eu amo isso, porque torna a leitura muito mais dinâmica.

O final deixou claro que terá uma continuação, ainda bem, porque eu preciso muito saber o que vai acontecer com esses personagens.

Recomendo pra quem estiver procurando uma leitura mais leve, com um ar poético e muitas reflexões.

Cris 27/08/2021

27.08.2021
Não consegui parar de ler esse romance até que chegasse ao fim. O destino já estava traçado, só restava a eles descobrirem. Gostei muito.

livros.let 21/08/2020

Mais uma história de amor de Maurício Gomyde linda e emocionante, leiam!

Luciana Dinarte 04/04/2016

Marina é uma sonhadora das boas. Quando recebe uma carta anônima e decide responder, jamais vai imaginar o que poderá acontecer com seus sentimentos mais caros. As cartas trocadas entre ela e Heitor são de uma doçura ímpar. Terminei o livro com um sorriso bobo no rosto. Dava um bom filme.
Ah, e ainda tem o Otavinho... huashushushaus

Erik56 01/07/2020

Maravilhoso!
Em ainda não te disse nada, Marina Albertini rejeita ser a sucessora do pai na padaria da família e decide sair do interior de São Paulo para estudar moda na capital. Lá consegue um emprego na agência de correios e por obra do acaso uma carta enviada por Heitor, de Porto em Portugal, decide pairar em suas mãos. Ela se apaixona pelas palavras românticas escrita por Heitor e respondendo a carta ela assume o papel de Milena, a quem a mesma era endereçada. O destino insere Marina dentro desse contexto e ela se vê escrevendo cartas para alguém que ela não conhece.
Sem entrar em detalhes do enredo, a história se desenrola de uma forma fascinante e a gente se vê esperando para ler as cartas que chegam, e parece que elas se dirigem a nós enquanto saboreamos as palavras trocadas com tanta doçura entre os personagens. E enquanto Marina é guiada por uma história que não lhe pertence, sua própria vida vai seguindo um rumo paralelo que, por causa das cartas, a conduz ao que o destino lhe reserva.
?Dizem que na solidão e na tristeza a gente produz as coisas mais bonitas?.

Mariana_ 19/04/2020

Bom!
Gostei. Recomendo. Fazia tempo que não lia nada do autor..

Bárbara 12/01/2012

Ainda não te disse nada
Sabem quando, ao ler uma sinopse, você se identifica com o livro logo de cara? Foi isso o que aconteceu comigo.

Pessoal, é até difícil falar deste livro. Ele é tão lindo e tão bem escrito que não sei nem por onde começar. Quando o Maurício me enviou seu primeiro livro, O Mundo de Vidro, eu confesso que não colocava muita fé no autor. E nem sou a maior fã deste primeiro livro. Mas, agora, com Ainda não te Disse Nada, vi que Maurício Gomyde pode, sim, ser bem intenso em tudo aquilo que escreve. Estou apaixonada pelo romance. Estou apaixonada pelos personagens. Estou apaixonada pela forma com a qual o autor distribuiu as palavras nas páginas.
Sabem o que eu penso ser mais incrível? Maurício escreve sobre uma mulher. Sobre o que a mulher está sentindo e sobre como ela está se sentindo. E não é apenas sobre uma mulher. Marina, a personagem principal, tem mais duas amigas e uma mini-mulher (a filha de uma das amigas) que são bem exploradas no romance. Então me encanta saber que um homem escreveu assi tão bem sobre mulheres (e menina).

Eu me identifiquei com a sinopse porque já tive oportunidade de trabalhar numa agência dos Correios (numa Franquia, então eu trabalhava por contrato, não por concurso) e sei como é sentir que ninguém mais envia cartas. Eu, ao contrário da personagem no início do livro, sempre amei escrever, enviar e receber cartas. Acho super bacana colocar sentimentos no papel, se expressar por papel (meu namorado que o diga, rs). Marina achava que isso era coisa do passado, mas ela começa a se deparar com uma pessoa que envia cartas. E isso acaba deixando-a um pouco intrigada.

Mas, gente, eu não quero falar mais nada sobre o livro. Eu quero fazer vocês lerem o livro! Eu quero que vocês sintam o que eu senti, que vocês se emocionem e que vocês torçam para que tudo dê certo! Porque é assim que Maurício Gomyde conseguiu me deixar ao ler este romance.

E com tanta promoção bacana acontecendo pela blogosfera, a dica que eu dou é: participem das promoções! Gente, nunca foi tão fácil ganhar um livro (e concorrer a um iPad2). Além disso, se você for daquelas que prefere ir logo comprando, entre no site do autor e encomende o seu. Eu garanto que não vai ser um arrependimento.

Gisa 08/06/2021

Impressionante!
Comecei este livro com a sensação que seria um livro bom, mas que não faria a diferença na minha vida. Mas como o livro Surpreendente, o autor conseguiu me impressionar e me fazer refletir sobre a vida.
Maurício Gomyde 10/06/2021minha estante
Obrigado por suas palavras, Gisa.

isabellamolkoli 02/04/2020

Um mundo de possibilidades.
O Maurício sempre inova e surpreende, como se fosse possível (vindo dele).
O autor nos apresenta personagens incríveis, sensíveis, com um arco de evolução sempre marcante, diálogos apaixonantes e um plot twist de fazer o queixo mais duro cair !
Dê uma chance pra essa obra prima. Você não vai se arrepender.
Ainda não te disse nada ...

Fabio451 19/03/2021

Sensível e tocante
Este é o quinto livro que leio do autor Maurício Gomyde e confesso que busquei a leitura mais por gostar de outras obras do autor que por interesse despertado pela sinopse da história. Não sou muito afeito a histórias de romance "romântico", mas surpreendentemente essa história me tocou bastante pela sensibilidade e por narrar uma história de amor a partir da troca de correspondência,como se fazia antigamente. Trata ainda de outros assuntos relevantes como o impacto da idade em relacionamentos, a solidão na terceira idade e a disponibilidade de se apaixonar para além das aparências. Recomendado.

Driele9 23/05/2014

Cartas de amor são sempre lindas <3
Após trinta páginas lidas, coloquei o livro de lado e me preparei para clicar em abandonei no mural do skoob. Teria sido o meu maior erro literário, caso eu tivesse levado esse plano adiante. Felizmente resolvi dar uma segunda chance ao livro e com certeza não me arrependi. Acabei lendo uma história recheada de grandes amores.

Logo, somos apresentados á protagonista, Marina, que desistiu de seguir a tradição de sua família, e partiu em busca de seu sonho. Não está dando muito certo, ela trabalha numa agência de correios, esperando sua grande chance chegar.

E ela chega em formato de carta, inesperadamente, e de uma forma avassaladora que acabou transformando seus dias, e com suas histórias, letras e formas também influenciaram no seu destino.

O livro tem alguns traços engraçados, tem diversos ganchos ótimos para outros livros, personagens secundários carismáticos como as amigas de Marina, que também têm suas histórias, mas estão sempre juntas, se apoiando, tem também o vizinho adolescente, galanteador e muito engraçado, e principalmente tem uma heroína doce e forte na medida certa. O romantismo de Marina só perde para sua independência, ela sabe o que quer e não desiste fácil.

Consigo Imaginar perfeitamente a versão cinematográfica desse livro, ele tem enredo bem estruturado, com cenas marcantes e bem definidas na linha do tempo. Daria um filme romântico perfeito para uma noite de sábado.

Como todos sabem cartas são tão românticas, eu, velha que sou, cheguei a receber algumas. A emoção de uma declaração escrita tem um peso muito diferente de uma declaração de outra forma. E o Maurício soube transcrever essas emoções muito bem.

A espera pela resposta, a ansiedade em abrir o envelope, a dificuldade em passar para o papel as palavras exatas que queremos enviar. Deixam meu coração batendo forte só de pensar.

É um livro que já vem com playlist, as dicas sonoras são ótimas e a maneira de Marina de organizar suas listagens é bem criativa (e resulta em ótimas combinações).

Recomendo esse livro para todas as românticas de plantão, vale mesmo a pena ler.

site: pegadaliteraria.blogspot.com.br