Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Douglas P Da Silva 29/12/2011

Super Recomendo!
Gostei muito desse livro! História é extremamente cativante!Os personagens perfeitos. Emocionei-me de mais com as cartas, me arrancou lágrimas inúmeras vezes.Como diz no livro o destino tem a capacidade de colocar em nossas vidas desafios que a gente nunca imaginaria.
Lud 29/12/2011minha estante
Gostei da sua resenha! :)

Silvia 04/11/2012minha estante
Quando um homem chora ao ler um livro, só tem um significado: o livro deve ser ótimooooooooooooo

Kelly SB 13/06/2012

APAIXONANTE!

Eis mais uma perfeição de Maurício Gomyde! É o seu segundo livro e a diferença do primeiro é gritante! Ok, eu amei O Mundo de Vidro! ele possui uma história linda e envolvente, mas nada que se compare a Ainda Não Te Disse Nada, que além de possuir essas duas características indispensáveis em um bom livro, ainda é surpreendentemente apaixonante!

Marina Albertini, de família italiana, mora em São Paulo. Estuda moda e sonha em ser uma estilista de sucesso. Trabalha em uma agência dos Correios, envia e recebe encomendas de todos os lugares do mundo e pensava que ninguém mais, com a correria da vida, parasse para escrever cartas, até que um dia, por acaso? Destino? Eu acredito mais que por "aproveitamento de situação" rs uma veio parar em suas mãos e ela entrou em uma história que jamais pensou que pudesse viver. Não vou detalhar muito pra não estragar a surpresa maravilhosa que esse livro revela.

Marina tem duas amigas, Francesca e Thaís, que estão sempre ao seu lado. Francesca é divorciada e tem uma filha, Ciça. Thaís é escritora, namora Antônio há um certo tempo e também estuda moda. As três são da mesma turma na faculdade.

A história gira basicamente em torno de Marina, que é do tipo romântica ao extremo que sonha em encontrar o seu príncipe encantado. Porém, tem sempre um pé atrás nos relacionamentos, acredita que existe alguma coisa de errado com ela e que nunca vai encontrar seu verdadeiro amor, alguém que te complete e que seja o homem dos sonhos de qualquer uma.

Quando eu disse que a diferença entre os dois livros do autor é gritante eu me referi à estrutura geral da obra (não adianta, pode parecer loucura, mas eu sempre comparo um livro com o outro). Maurício escreveu de forma simples mas tão bem escrita, que nos permite entrar no mundo secreto de Marina e sentir cada emoção das cartas que ela recebeu ou escreveu, como se estas tivessem sido escritas a nós ou por nós mesmos...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com/2012/06/na-cabeceira-003-ainda-nao-te-disse.html
Marina 15/06/2012minha estante
Eu também penso que ninguém mais escreve cartas hoje em dia. E olha só, a personagem tem meu nome rsrs'

Kelly SB 15/06/2012minha estante
Menina, por falar em ninguém mais escrever cartas, eu to participando de um clube onde a gente troca cartas! Recebi a primeira hoje com vários marcadores, amei!

Marina hahhaha a personagem tbm é gente boa! sorte sua rs

Aline 12/10/2012

O amor contado da forma mais pura e doce.
Amor por palavras, sentimentos, que vai além da aparência. Amor pela alma.

O livro conta a história de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha em ser uma estilista famosa e viver uma grande história de amor. Trabalhando nos correios para pagar as contas, ela percebe que ninguém mais manda cartas com tantas tecnologias muito mais rápidas e práticas. Até que um dia acaba ficando com uma carta endereçada a “Minha amada eterna”. Não conseguindo conter sua curiosidade, ela acabando lendo a carta, e é ai que se depara com a forma mais doce do amor.

“Saber que ainda estás a andar pelo mundo com teu olhar magnífico a encanta-lo é o que me fará respirar a cada segundo dos meus dias.” (Pág. 67)

Sendo a romântica incontrolável que é, ela resolve que uma carta tão linda merece uma resposta. Se fazendo passar por outra pessoa, ela responde a carta e começa a se corresponder com Heitor. A partir daí, o que se segue é uma história de amor tão linda, que, muitas vezes, não consegui conter as lágrimas.

O livro conta não só com uma narrativa viciante, como também com personagens engraçados e cativantes. O Otavinho por exemplo, é o vizinho mais novo de Marina e o apelido carinhoso que ele deu pra ela sempre conseguia me fazer rir. As amigas dela, apesar de terem me irritado o livro todo com a insistência exagerada de que ela deveria arrumar um namorado, são ótimas pessoas e super companheiras, o tipo que eu gostaria de ter na vida real.
Heitor, consegue te cativar desde a primeira carta e mesmo eu, que sou basicamente uma garota viciada em badboys, não consegui me livrar de ficar encantada e apaixonada por suas palavras.

“... A minha memória pode não ser das mais confiáveis, mas há coisas impossíveis de esquecer. A principal delas? Tu, minha querida...” (Pág. 132)

Uma única coisa me incomodou no livro, o final. Não que tenha sido ruim, foi lindo, mas acho que o autor poderia ter desenvolvido um pouco mais a história, não precisava acabar ali. Mesmo assim, isso não estraga a história, que continua linda e uma das minhas favoritas do ano.

Livro super recomendado para as românticas incuráveis que, assim como eu, vão se identificar de cara com a Marina e se apaixonar pelo romantismo do Heitor.

Silvia 19/12/2012minha estante
Este é um tipo de livro que vc lê tão rápido, pois ele te prende e olha que é uma narrativa, simples mas que cativa.

Silvia 19/12/2012

MARAVILHOSO!
Lindo amei a leitura, a narrativa é leve te prende do início ao fim. Este livro só prova que para ser um ótimo escritor não precisa ser um autor estrangeiro e nem dificultar o entendimento do leitor, com textos complexos.

Marina é uma moça linda que trabalha nos correios e por acaso uma carta de amor chega as suas mãos. A carta é de um senhor que mora em um asilo fora do Brasil, ela fica com pena e resolve respondê-la, se passando pela amada, mal sabia ela que este fato tão simples, mudaria a sua vida para sempre...
Luciane 10/03/2013minha estante
Silvia, concordo com você. Temos excelentes escritores nacionais, cujas histórias não deixam nada a dever aos internacionais famosos.

RUDY 17/12/2011

RESUMO SINÓPTICO:
CITAÇÃO: “A alma do ser humano é surpreendente. Quando consegue traduzir em canções seus sentimentos, só pode sair algo como o que assistimos hoje.” (pág.86)

RESUMO SINÓPTICO: Marina Albertini morava em São Pedro da Serra com os pais de descendência italiana, onde tinham uma padaria e era uma família feliz e divertida; entretanto, essa não era a vocação dela, gostava do mundo da moda. Foi para São Paulo trabalhar como estagiária em uma agência dos correios e em seguida, ao passar no concurso público, passou a ser empregada efetiva do mesmo, embora não gostasse do trabalho, permanecia trabalhando para custear o curso de Design de Moda.
Marina era linda e chamava a tenção dos homens, porém, era exigente quanto aos relacionamentos, não gostava de namorar por namorar, queria encontrar o grande amor de sua vida.

CITAÇÃO: ” {...} Mas aprendi que o destino tem a capacidade de colocar em nossas vidas desafios que a gente nunca imaginaria.” (pág. 96).

Para ler a resenha completa, visite os blogs e participe do sorteio:
BLOG Alegria de Viver e Amar o que é bom!: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/12/resenha-36-ainda-nao-te-disse-nada.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2011/12/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html
Michelle 21/03/2023minha estante
o escritor é muito famoso

JUH BEATRIZ 10/12/2012

"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo..."
Silvia 19/12/2012minha estante
Oi, vc não deu estrelas e nem deu a sua opinião, se gostou do livro ou não. Eu acho que vc gostou, eu estou amando a leitura. :)

Viviane 28/10/2012

Incrível
Antes de mais nada queria parabenizar Maurício Gomyde por criar uma estória tão bela, tão simples e tão profunda como esta. Ele sabe usar as palavras pra comover, entristecer e enriquecer sua obra. Um verdadeiro escritor, o dom lapidado.

Marina é estudante de moda e trabalha nos correios. É linda, inteligente, sonhadora e dedicada. Tem amigas ótimas, é sempre cortejada e seus desenhos estão cada vez melhores. Um dia, ela se pega conversando com uma amiga do correio sobre o porquê de as pessoas não enviarem mais cartas hoje. Não simples papéis. Mas longas, apaixonadas, carinhosas e românticas cartas. Cartas à mão, com amor, dedicação. Até que ela vê no primeiro horário de seu trabalho uma menina enviar uma carta, essa cena se repete na semana seguinte e aquilo a intriga. Com o tempo, ela vai descobrir o que está por trás das cartas e entender que, talvez, esse fosse o seu destino. A partir delas, as cartas, Marina se descobre e entende o significado de sua vida e do amor.

Esse livro é totalmente cativante! Me prendeu de uma forma inigualável e me fez refletir sobre várias coisas. Tem uma escrita ótima, com um toque moderno e atraente e SEMPRE apaixonante. Palmas e mais palmas para Maurício, por escrever esta obra que ainda por cima tem uma playlist maravilhosa! Recomendadíssimo!
Silvia 19/12/2012minha estante
Este livro também me cativou, uma escrita deliciosa, viajei literalmente nas páginas do livro.

Gisa 08/06/2021

Impressionante!
Comecei este livro com a sensação que seria um livro bom, mas que não faria a diferença na minha vida. Mas como o livro Surpreendente, o autor conseguiu me impressionar e me fazer refletir sobre a vida.
Maurício Gomyde 10/06/2021minha estante
Obrigado por suas palavras, Gisa.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/04/2014

Romance nacional muito bom
Marina Albertini é a personagem principal do livro, uma jovem de 25 anos que saiu do interior e foi para São Paulo estudar moda. Seu grande sonho era ser estilista. Tinha um blog onde falava sobre o assunto. Na faculdade, tinha duas melhores amigas: Thaís e Francesca. Para conseguir se manter na cidade grande, trabalhava numa agência dos Correios.
"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agência dos Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."
Ela e Dona Jane, sua colega de trabalho que já estava quase se aposentando, observavam nessa agência que quase ninguém mais mandava cartas, eram apenas encomendas e encomendas.
E é justamente uma carta que vai mudar a vida de Marina. Ela decide responder uma carta que não era para ela, mas que só ela poderia responder, e a partir daí se inicia uma série de correspondências que faz com que Marina repense muitas coisas.
"Começou a se sentir vazia, sozinha.
Namorava um homem lindo, era também linda e desejada por muita gente, estudava o que queria, tinha emprego, amigos, era querida. E sentia-se infeliz. Cada vez mais parecia com a Nina. Linda e solitária, enfiada num mundo pequeno, prensada de todos os lados por uma parede invisível. A autossuficiência cobrava sua fatura em forma de solidão. Opção própria. Não era culpa de mais ninguém."
Seria possível apaixonar-se por alguém apenas por suas palavras? Um amor improvável, incomum.
"...mas o destino faz das suas e, em se tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação." (página 222)

Gostei muito do livro, foi uma das minhas melhores leituras do ano. É um romance divertido, nos faz pensar sobre tornar melhor a vida de outras pessoas, sobre realizar sonhos... sobre nossa própria vida. Achei incrível como o autor conseguiu criar personagens tão bem construídos, mesmo os que tem menos destaque na história são super ricos em detalhes. É tanta coisa em 236 páginas!

"Sempre ouviu que cada um é a soma de suas experiências. Mesmo que imperceptíveis, uma palavra, uma cena, uma situação, essas mínimas coisas são capazes de mudar uma pessoa. Para melhor ou pior. A passagem de Julia por sua vida havia sido rápida e transformadora, mas só agora percebia aquilo." (página 71)

Quando eu abria "Ainda não te disse nada" era como se o mundo ao meu redor não existisse mais, era só aquela história que importava. Foi uma leitura que me prendeu. E quando eu achava que já tinha descoberto o que ainda não tinha sido dito, aconteceram reviravoltas e o final me surpreendeu e encantou.

O livro tem folhas amareladas, o tamanho das margens e das letras é bom. Gostei da capa, tem a ver com a história.
Eu já acompanhava o autor pelas redes sociais, depois de ler "Ainda não te disse nada", me tornei fã dele.

"Ainda não te disse nada" é um livro apaixonante, divertido, encantador, super bem escrito e que eu recomendo.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/04/resenhalivro-ainda-nao-te-disse-nada.html
Jéssica Maria 23/03/2016minha estante
Amei sua resenha! Fez eu querer ler o livro! :)

Aninha 17/04/2012

Ainda não te disse nada
Marina é uma garota romântica, advinda de uma cidade interiorana, que mora em São Paulo e trabalha numa agência de correios. À noite, ela vai para a universidade com o intuito de estudar o que ama: moda. Lá há um jovem professor por quem todas as aluna suspiram, com exceção da personagem principal. E talvez por isso mesmo, o homem se mostra muito interessado nela. Contanto, mesmo tendo “o” cara, ela não se sente satisfeita.

Um cotidiano comum e monótono. Mas isto acaba quando uma carta super apaixonada vem parar em suas mãos. Não se sabe a respeito da destinatária e Marina decide assumir seu papel. A troca de cartas se torna constante e a moça se perde em meio às palavras apaixonadas do remetente.

Embora existam vários obstáculos entre os dois, Marina descobre o poder de uma paixão avassaladora – e apenas por meio de papeis. Porém, depois de ambos envolvidos, como expor sua verdadeira identidade?

Eu amei a história. É realmente envolvente e terna. Me identifiquei bastante com o desejo secreto de encontrar um príncipe encantado. E o pior, e muito provável, é a possibilidade de achar um sapo no meio do caminho. Mas, a melhor escolha é seguir o coração através daquilo que nos traz a verdadeira felicidade. E essa descoberta pode causar grandes surpresas.

Continue lendo: http://muchdreamer.blogspot.com.br/2012/04/ainda-nao-te-disse-nada.html
Silvia 25/05/2012minha estante
Nossa vc escreve muito bem mesmo, parabens, e este livro só vejo elogios, um dia tenho que lê-lo também ;-)

Maria Antonia 02/11/2011

Maravilhoso
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Cinco vivas para esse livro.
Eu tinha lido o primeiro livro do mauricio, chamado O mundo de vidro. E como sou ansiosa, já comprei o Ainda não te disse nada antes do lançamento (ansiosa! kkkkk).
Só posso dizer que o maurício está cada vez melhor. Não é um livro engraçado que nem o primeiro, mas é romantico, fofo, uma história de amor que me apaixonei.
O livro é lindo!
O mauricio está de parabens, um autor nacinal que temos que prestar atenção cada vez mais.

Amei. Ponto.

Léo 14/04/2012minha estante
ond compro?

isaasantosf 13/12/2011

adorei ! *-* mas pra falar a verdade eu realmente queria mais história rs
Queria saber mais sobre o romance entre os personagens.
Maurício novamente está de parabéns (:

Zilda Peixoto 27/12/2011

Ainda não te disse nada
Ainda não te disse nada começa narrando a história de Marina, uma jovem de 25 anos, linda, descendente de italianos e que sonha ser estilista de moda. É isso mesmo, uma estilista de moda, e não padeira como os seus pais queriam que ela fosse. Marina era uma pessoa muito determinada e já sabia o que queria desde o momento que abandonou a cidade do interior em que vivia para morar na grande metrópole São Paulo. Para pagar seu curso de Designer em Moda era preciso trabalhar para se manter, ainda que não fosse com o que tanto sonhava. E para isso, Marina vai trabalhar numa agência de Correios. Só que Marina não queria transportar as histórias alheias, era queria fazer parte da história. Queria encontrar um amor puro e perfeito assim como toda romântica sonhadora. E como toda romântica nata, para cada fase da sua vida, ela tinha uma canção para representar o que estava sentindo, só que no caso de Marina, ela possuía várias, já que tinha sempre em mãos sua inseparável playlist de músicas.

Numa vida quase um tanto monótona, surge uma mulher ruiva,muito bonita com um ar meio que enigmático. É essa mulher que despertará em Marina a curiosidade de saber como nos dias atuais alguém ainda tem o hábito de escrever cartas à mão. Será num dos espaços muitas vezes frequentados por Marina, ou seja, a livraria, que ela irá conhecer Julia de La Rocque, que de imediato será apresentada apenas como o Anjo Carteiro. Julia era incumbida de escrever cartas para pessoas que ela nem conhecia,mas que através de um formulário tinha o conhecimento básico do que deveria escrever a elas.

Naquele momento, Marina se questionava se aquilo era correto ou não. Enfim, não lhe cabia julgar Julia, pois ela no fundo acalentava a dor de alguém, suprimindo suas saudades e alimentando um sopro de esperanças naqueles que trocavam cartas. Só que o destino estava por pregar uma peça em Marina, colocando aquela mulher em seu caminho. Pois, mais adiante Marina seria responsável por tomar o lugar daquela mulher. E foi assim que tudo começou a transformar-se na vida de Marina. A caixa postal 787 seria mantida por ela às escondidas, pois a partir desse momento,seria ela a condutora dessa história tão imprevisível.

Entre a correria comum a cidade grande, Marina tem com suas inseparáveis amigas, Thaís e Francesca momentos hilariantes. Amigas de faculdade que vivem momentos lindos e incríveis durante o decorrer de toda a narrativa. Outras pessoas também farão parte de sua vida, assim como Luca,o namorado professor que todas cobiçavam. E ainda Otavinho, o vizinho adolescente tarado mas com um coração de ouro. Muita coisa acontece na vida de Marina até que ela se inscreve num concurso cultural que valerá um estágio em Paris.E é nesse concurso que ela irá depositar todas suas esperanças de se tornar uma estilista famosa. É através das cartas que Marina irá trocar com Heitor que surgirá a grande chance de mudança na sua vida.A partir daí, tudo na vida de Marina irá virar de cabeça para baixo.

Bem, não quero me ater no simples fato de resumir o livro até porque não faz bem o meu estilo. Só preciso dizer que esse livro foi um dos livros mais difícies de serem resenhados. Pois, um nó na gargata se fez durante todo o decorrer da leitura, um aperto no peito e uma incontrolável vontade chorar se tornou quase que insuportável.

O livro é lindo em todos os aspectos. A maneira como toda a narrativa é conduzida nos fazer imaginar cada personagem construído, cada cenário imaginado. A leveza com que Mauricio construiu uma história de amor com tanta perfeição é incrível. Cada detalhe foi determinante na construção dessa narrativa, as referências musicais, os lugares descritos de maneira detalhada, a construção psicológica de cada personagem, tudo foi perfeito. Esse é o primeiro livro que leio do autor e posso dizer com convicção que foi para mim, uma das mais lindas e ricas obras que já li durante a minha vida.

Os diálogos entre Marina e suas amigas Thaís e Francesca são um dos momentos mais engraçados e reflexivos do livro. Reflexivos porque muitos deles são reproduzidos por cada um de nós todos os dias. Como acontece normalmente, li o livro de Mauricio em pouco tempo. É preciso citar como isso ocorreu. Acordei às 5:50h, estava completamente sem sono,me sentindo entediada e resolvi pegar um livro para ler. Escolhi esse em questão. Foi tudo muito rápido. Quando percebi era exatamente 10:00h da manhã e eu estava sentada na cama chorando, com uma dor no peito e um nó na garganta. Me fiz Marina, ora Milena, conheci Heitor, fui um pouco Francesca, um pouco Thaís. Pude sentir a presença de Henrique.

Pode parecer um pouco estranho, mas ler esse livro causou em mim um turbilhão de sentimentos que não sei defini-los muito bem. Só que não poderia apenas resumi-lo, ou resenhá-lo, eu precisaria de muito mais para dizer tamanha a emoção que estou sentindo nesse momento. Quero terminar essa resenha, talvez para muitos um tanto emocional demais, mas que para mim não poderia ser diferente. Sinto que deveria transmitir em palavras cada sentimento que pude encontrar nos parágrafos do livro. Talvez, seja uma das resenhas mais intimistas que eu já tenha escrito. Não me importo. Sinto-me contemplada por fazer parte dessa linda história. Já que todas nós somos um pouco Marina,um pouco Thaís, um pouco Francesca,entre tantos personagens marcantes desse livro.

Se você deseja por um momento refletir sobre a vida que você deseja e o que você tem como meta principal, leia esse livro porque ainda que eu escrevesse mil resenhas eu não conseguiria exprimir tudo o que há de tão especial nesse livro. Eu super recomendo e se eu pudesse o daria mil estrelas, e ainda seria pouco!
Não percam essa oportunidade. Leiam,se emocionem,se entreguem...

"...Largo a espera e sigo o sul. Fica forte, sê amada. Quero que saibas que ainda não te disse nada... Pede-e a paz,dou-te o mundo..." (pág.231)

Gostaria de agradecer muito ao Mauricio por permitir que a Cachola fizesse parte desse lindo projeto! Fiquei muito feliz e só tenho a lhe agradecer por todo carinho e atenção.

Birdie.Reader 08/01/2012

Ainda não te disse nada ~ Mauricio Gomyde || Verbologia Pink

Nunca havia sido o sonho de Marina
trabalhar numa agência dos Correios.

Ela não queria levar e trazer histórias.

Queria ser uma história...

................
Marina Albertini (estilista famosa!) é uma garota comum.
Cheia de sonhos, inseguranças, momentos deprês, momentos com as amigas, decepções amorosas... mas, mesmo sendo uma garota comum, ela acaba vivendo uma linda história de amor nada comum.
Em mais um romance, Maurício Gomyde nos apresenta uma nova gama de personagens tão ricos que é impossível não sonhar com uma adaptação para o cinema. Isso esteve o tempo todo na minha cabeça durante a leitura: esse livro tem cara de filme.
Há muita ação (momentos de verdadeira angústia da pobre Marina) e muito mais romance do que em "O Mundo de Vidro".
E por falar em "O Mundo de Vidro" fica nítida a evolução de Maurício de um livro para o outro.
"Ainda não te disse nada" conta a história de amor mais improvável possível. Uma garota se apaixona pelo ato de colocar seus sentimentos em um papel, sem ter a mínima ideia de como o destino, às vezes, prega peças e de como podemos ser surpreendidos pelo amor.
Marina busca por amor durante toda a história, mas o encontra de uma maneira inesperada, para a qual não estava preparada. Nem os leitores estão. Você vai se surpreender.
Sobre os personagens... além da Marina (que amei) há o mocinho (não tem como falar dele sem dar spoiler) que me deixou apaixonada aos 45 do segundo tempo. Não, antes disso não consegui me encantar com ele. Foi... estranho.
Também tem a Thaís e a Fran, melhores amigas da protagonista,que mereciam ter um livro só pra elas também! A Thaís é escritora e tem algumas das melhores cenas... amei os irmãos da Marina também, principalmente Tiziano.Ele é demais! Dona Jane, Mama e Papa, Júlia, o Otavinho... todos eles são tão importantes e me farão tanta falta!

"- Hum...É como diria Bob: "Tem horas em que a gente deve absorver".
- Bob Marley disse isso?
- Bob Esponja.