Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Aline 12/10/2012

O amor contado da forma mais pura e doce.
Amor por palavras, sentimentos, que vai além da aparência. Amor pela alma.

O livro conta a história de Marina, uma jovem estudante de moda que sonha em ser uma estilista famosa e viver uma grande história de amor. Trabalhando nos correios para pagar as contas, ela percebe que ninguém mais manda cartas com tantas tecnologias muito mais rápidas e práticas. Até que um dia acaba ficando com uma carta endereçada a “Minha amada eterna”. Não conseguindo conter sua curiosidade, ela acabando lendo a carta, e é ai que se depara com a forma mais doce do amor.

“Saber que ainda estás a andar pelo mundo com teu olhar magnífico a encanta-lo é o que me fará respirar a cada segundo dos meus dias.” (Pág. 67)

Sendo a romântica incontrolável que é, ela resolve que uma carta tão linda merece uma resposta. Se fazendo passar por outra pessoa, ela responde a carta e começa a se corresponder com Heitor. A partir daí, o que se segue é uma história de amor tão linda, que, muitas vezes, não consegui conter as lágrimas.

O livro conta não só com uma narrativa viciante, como também com personagens engraçados e cativantes. O Otavinho por exemplo, é o vizinho mais novo de Marina e o apelido carinhoso que ele deu pra ela sempre conseguia me fazer rir. As amigas dela, apesar de terem me irritado o livro todo com a insistência exagerada de que ela deveria arrumar um namorado, são ótimas pessoas e super companheiras, o tipo que eu gostaria de ter na vida real.
Heitor, consegue te cativar desde a primeira carta e mesmo eu, que sou basicamente uma garota viciada em badboys, não consegui me livrar de ficar encantada e apaixonada por suas palavras.

“... A minha memória pode não ser das mais confiáveis, mas há coisas impossíveis de esquecer. A principal delas? Tu, minha querida...” (Pág. 132)

Uma única coisa me incomodou no livro, o final. Não que tenha sido ruim, foi lindo, mas acho que o autor poderia ter desenvolvido um pouco mais a história, não precisava acabar ali. Mesmo assim, isso não estraga a história, que continua linda e uma das minhas favoritas do ano.

Livro super recomendado para as românticas incuráveis que, assim como eu, vão se identificar de cara com a Marina e se apaixonar pelo romantismo do Heitor.

Silvia 19/12/2012minha estante
Este é um tipo de livro que vc lê tão rápido, pois ele te prende e olha que é uma narrativa, simples mas que cativa.

Letícia 03/02/2016

Magnífico!
Caraca, moleque! Estou extasiada com essa leitura. São precisamente 02:41 e fiquei super com gosto de "nãooo, preciso de mais!!!". Juro que eu queria um pouco mais, o final foi tão lindo que não evitei esse sentimento.
No começo do livro eu não tava gostando muito, queria logo chegar na parte central da história. Mas a espera valeu a pena.
Eu super me identifiquei com a história, pois eu já vivi paixões virtuais. E vivi um amor a distancia tão forte quanto o da história. Mas não é qualquer amor a distancia. É me sinto em êxtase por ler algo que me descreve de uma forma completa. Apesar de que a minha realidade não tenha sido tão boa quando a da Marina.
Não sei fazer resenhas dizendo como é a história em questão, só consigo expressar meus sentimentos sobre a leitura.
Vou tentar: Mariana, 25 anos, estudante de moda, concursada pelos Correios. Belo dia uma carta "cai" na vida dela e dai em diante tudo muda. Tudo!
Maravilhoso. Leiam leiam leiam.

Vivi 12/11/2011

AMEI
Não sei nem por onde começar para descrever como foi a leitura, então vou começar fazendo uma comparação com O Mundo de Vidro.
É claro o amadurecimento do autor em sua escrita, narrativa e desenvolvimento do enredo, Mauricio (olha, já íntima) evoluiu de forma extremamente positiva. O humor ainda esta presente em seu novo livro, mas não temos aquela narrativa despojada e descompromissada do livro anterior, o que vejo de forma positiva, mesmo tendo adorado a outra narrativa, mas como havia mencionado na resenha, este estilo pode não agradar à todos os leitores. Já em Ainda não te disse nada não existe esta possibilidade de dividir públicos, só não vão gostar aqueles que não apreciam romance.
Mas agora vamos ao que interessa, o livro atual é leve, lindo e apaixonante. Me senti tão envolvida que o rascunho da resenha foi feito com papel e caneta (só não coloco a foto porque escrevi em movimento e a letra esta horrível).
Me vi em muitos momentos compartilhando a vida de Marina.
Por ser apaixonada por música e achar que a vida tem uma trilha sonora, sempre construo uma trilha sonora durante a leitura e imagino que música encaixa melhor em determinada parte, já neste livro, assim como no anterior, isso não é necessário, pois ele já vem com uma trilha sonora própria, inclusive enquanto escrevo a resenha escuto a set list montada pelo autor, confira aqui.
Se gostei do livro? Eu amei. Me fez pensar muito sobre amores, paixões, solidão, ideais, sonhos, objetivos, desejos, medos e anseios.
Um livro que mexeu comigo, me deixou completamente envolvida e me fez querer mais ao terminar de ler.
É possível se apaixonar por palavras? Alguém sem rosto para que você possa sonhar e desejar? Como seria a sensação de procurar uma pessoa em vários rostos?
Estas são perguntas que ficaram comigo depois da leitura. E me fizeram refletir por muito tempo.
Se você é como eu e adora um ótimo romance, este livro é feito para você. SUPER RECOMENDO.

Resenha completa aqui: http://www.filmeslivroseseries.com/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada.html

Sandra de Oliveira 13/11/2011minha estante
Adorei sua resenha, Vivis!
Olha você contribuindo para que eu não pare de comprar livros!

;p
Beijos

Solange.Cerqueira 16/03/2016

Gostei da história mas não gostei da personagem
Foi o primeiro livor que li do autor e gostei muito da história, gostei também da narrativa, mas a personagem Marina não me convenceu, que meninazinha chata viu?

Gleyse 28/09/2015

Entre cartas e amores
Ainda Não Te Disse Nada conta a história de Marina, uma jovem sonhada e bastante determinada que deixou a vida no interior para tentar realizar o sonho de ser uma grande estilista de moda mundialmente famosa. Mas enquanto a oportunidade de ouro não chega, ela vive na companhia de um peixe ornamental, enquanto trabalha na agência dos correios, trabalho que a ajuda a se manter na capital enquanto conclui o curso de moda. Tudo muito normal, até que algo surpreendente acontece em sua rotina. Tendo em vista que o advento da internet praticamente extinguiu as trocas de cartas, a improvável imagem de uma jovem postando uma, logo atraiu a atenção de Marina e de sua colega de trabalho, Dona Jane.
O que parecia algo improvável tornou-se intrigante e instigante, quando Marina acaba conhecendo a tal jovem e descobrindo o motivo de ela ainda realizar tal atividade. Porém, mais surpreendente ainda é quando o destino insere Marina dentro desse contexto e ela se vê escrevendo cartas para alguém que ela não conhece.
Sem entrar em detalhes do enredo, a história se desenrola de uma forma fascinante e a gente se vê esperando para ler as cartas que chegam, e parece que elas se dirigem a nós enquanto saboreamos as palavras trocadas com tanta doçura entre os personagens. E enquanto Marina é guiada por uma história que não lhe pertence, sua própria vida vai seguindo um rumo paralelo que, por causa das cartas, a conduz ao que o destino lhe reserva.
O final é incrível, cheio de surpresas, mas não tão improvável, afinal a gente deseja o tempo inteiro que Marina realize seus sonhos, e como o Maurício me disse na dedicatória, essa é a mensagem principal do livro, e poder refletir sobre esse momento enquanto se dá o desfecho é mais do que inspirador, é um lição a ser aprendida.

site: http://www.gleysevieira.blogspot.com.br

Kamilla 18/05/2016

Gostei bastante da história criada pelo Gomyde!
Marina é uma menina do interior de São Paulo, que agora mora na grande SP pra fazer sua faculdade de moda. Ela quer ser uma estilista renomada, conhecida por todos. Enquanto faz a faculdade e tenta ingressar nessa vida de modas, acaba trabalhando em uma agência de correios. Ela não acredita muito que existam pessoas que enviem carta, porque cá entre nós quem é que pega uma folha escreve e depois manda pelos correios, se é mais fácil e prático mandar um e-mail? esse é o pensamento da Marina. Na Agência onde trabalha, ela tem uma amiga mais velha chamada Dona, esta por sua vez acredita que ainda enviam. No mesmo dia em que elas conversam sobre isso uma moça manda uma carta. Passa um pouco despercebido, mas depois ela vai novamente a agência enviar outra carta. Depois que a Marina sai do trabalho ela sempre vai ao Café ali perto da faculdade e dessa vez ela encontra a tal moça que envia cartas. E não aguenta a curiosidade e pergunta pra quem ela as envia, e a moça responde que contratam ela pra escrever e enviar as cartas para alguém. Marina a principio acha isso uma coisa horrível, se passar por outra pessoa dessa forma e enganar outra.

Mas a Marina está enganada (sabe de nada inocente) e ela não demora muito pra descobrir isso. Ao passar dos dias chega uma carta para a moça do Anjo Carteiro (nome da empresa da moça que envia as cartas para os outros) e passassem dias e ninguém vai buscar. Então Marina decide ir atrás, lá no endereço do destinatário da carta. E quando chega lá descobre que o nome da moça é Júlia, e que infelizmente ela havia morrido. E ela fica com aquela carta na mão sem saber o que fazer, até que a curiosidade fala mais alto. E abre a carta e a lê. É a carta de Heitor.

A Marina não sabe o que fazer, se responde ou não. Até que decide fazê-lo, a Júlia não fazia o mesmo? Ela poderia dá mais felicidade ao Heitor. E assim o fez. Mas no decorrer das trocas de cartas ela se apaixona pelas palavras dele. Pelo amor que ele nutre, não por ela, mas por Milena a pessoa que ela acha que troca as cartas. E ela passa a ficar confusa, porque sabe que ele é muito mais velho e ninguém iria aceitar esse romance. Será que ele próprio faria? ao saber que estava enganado?

Nem tudo que parece ser é, vocês devem estar se perguntando o porquê desta frase. Mas só lendo pra saber. Eu queria contar mais, mas isso seria chato e acabaria soltando várias coisas que é gostoso de se ler ao decorrer do livro. Sem falar nos spoilers. O desfecho do livro foi ótimo, eu sou meio lerda, e não imaginei que poderia acontecer o que aconteceu. E isso foi muito bom! O livro nos trás uma reflexão bacana também. Os personagens são bacanas e bem construídos, há cenas engraçadas. É uma leitura completa, um ótimo romance, com tudo que se tem direito. Sem tornar, claro, algo maçante e cansativo por ter coisas demais.

Mas vamos falar dos personagens? O Heitor, pelas cartas, é muito apaixonante. Eu me vi praticamente suspirando pelas palavras dele. A Marina é uma loira linda e determinada, achei isso ótimo na personalidade dela. Há muitos personagens secundários, mas os que mais aparecem são as amigas Fran e Thaís, que são ótimas. Engraçadas e estão sempre ali pra levantar o astral uma da outra. Achei bacana a construção delas.

Sobre o livro em si, as páginas são ótimas. Grossinhas e amareladas. As letras são em um tamanho bom de se ler. A capa é linda né? e tem tudo a ver com a história.

Gostei bastante, recomendo!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2014/10/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Hsc_Aju 26/03/2016

Para quem ama Cartas
Nostalgia, aquele sentimento que você tem de algo passado, que provavelmente não volta. Isso que esse livro trás, além de leveza após ler ele, você também fica com vontade de receber uma carta, seja ou não do seu amor verdadeiro, mas sim de alguém de faça você ler, você sentir e principalmente faça você imaginar. Como uma carta de é enviada, que essa leitura faça você voar nas asas da imaginação.

Restante da resenha no link.

site: http://www.papeletas.com.br/2016/03/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Isa 06/04/2018

...
uma história sobre sonhos e sobre acreditar nas coisas que a vida nos prepara. Acreditar que o amor ainda existe, nem que seja nos livros...

Jaqueline Oliveira - starlivros 01/05/2017

Resenha- Ainda não te disse nada- Mauricio Gomyde
“Ainda não te disse nada” foi basicamente o único livro de romance que conseguiu me prender, li em apenas dois dias e foi uma leitura muito boa, leve e que eu amei.
Eu não sou muito fã de livros de romances, meu gênero favorito é fantasia, porém, descobri que existem sim romances que podem me balançar como esse incrível livro de Mauricio fez comigo. Espero que todos possam ler, ele realmente é lindo!

Marina é de uma família Italiana que vive no interior, seus pais sempre imaginaram que ela fosse continuar os negócios da família, eles tinham uma padaria e eram muito tradicionais, porém o sonho de Marina era ser uma grande estilista de moda, para realizar esse sonho, ela se muda para São Paulo e começa a estudar moda. Para poder viver em São Paulo ela precisou arrumar um emprego para se sustentar mesmo que fosse um emprego que não tivesse nada a ver com moda e costura, então ela começou a trabalhar em um correio.
Em um dia normal de trabalho, Marina conhece Julia, uma mulher misteriosa que trabalha como um “anjo carteiro”, ela era contratada por parentes que querem que ela responda uma carta se passando pela pessoa que recebeu. Julia não apareceu mais – não irei detalhar- e por conta do destino Marina acaba com uma carta de um homem chamado Heitor que se correspondia com Milena uma mulher que ninguém sabe aonde está. Julia era quem respondia as cartas para Heitor, por conta de seu desaparecimento Marina acabou lendo a carta e ficou encantada com as palavras dele, então ela passou a fazer o papel de “anjo carteiro” e começou a se corresponder com Heitor.
No começo Marina se sentiu um pouco perdida pois nunca havia escrito uma carta se passando por outra pessoa. Os dias foram se passando e ela acabou se apegando a história de Milena e Heitor e quando se deu conta estava pegando a história de amor deles pra si e sonhando com um homem 50 anos mais velho que ela que mora em Portugal. Ela torna a troca de correspondências essenciais em sua vida e isso acabou ajudando Marina a chegar mais perto de realizar seu grande sonho.

“Ainda não te disse nada” foi o primeiro livro que eu li de Mauricio Gomyde e eu espero em breve poder ler outros. Essa leitura foi maravilhosa, Mauricio tem um jeito de escrever que comove o leitor, o enredo do livro é simples e acaba nos prendendo na história, me peguei várias vezes no dia me perguntando “será que Marina vai mesmo ficar com esse Heitor ? Afinal ele é um homem 50 anos mais velho que ela”, o final do livro conseguiu me surpreender. Sempre irei indicar este livro quando meus amigos me pedirem uma indicação!

site: https://livrosecaafe.wordpress.com/

Fabi129 15/08/2016

AMOR ÀS PRIMEIRAS LINHAS S2
''O tempo cronológico de uma vida pode não ser longo, de fato, mas o tempo de um amor verdadeiro, este sim, é que não tem fim.''

Que livro fofo genteeeeee
Adoreiiiii
Nacional e que vale a pena ser lido *_*
Ps: Eu não gosto muito de livros nacionais, mas esse, super valeu a pena ter lido. Me trouxe aquela emoção, de quando você não quer largar o livro, sem tê-lo terminado.
Marina trabalha nos Correios, mas sonha ser estilista. Um dia ela conhece uma mulher que é contratada para escreve cartas e mandar para as pessoas. Tipo se corresponder com alguém que perdeu o contato de uma pessoa. Só que nesse caso, ela fingi ser quem na verdade não é.
Depois de alguns dias, Marina descobre que uma carta não foi recebida, e decide ver para quem é o destinatário. E é aí que ela sabe que a mulher que escreve cartas, morreu.
Marina é feito eu, muito curiosa >_<
E decide ler a carta. O que mudara a vida dela para sempre.
Na carta, ela conhece Heitor. Um senhor que escreveu a carta para sua amada Milena.
Marina logo fica com pena do senhor, porque além de ele pensar que encontrou sua amada, a mulher que iria responder ele, se passando por Milena, esta no caso morta.
Mas Marina não consegue esquecer as palavras da carta. Então ela toma uma decisão: Responder Heitor se passando por Milena.
E isso ocorre por quase 1 ano.
As cartas de Heitor, são cheias de amor e carinho pela sua amada Milena, o que fazem Marinha imaginar, como um dia seria ser amada por um homem assim.
Depois de algum tempo se correspondendo, Heitor fala que tem algo para contar a Marina, que AINDA NÃO TE DISSE NADA....
Ela então decide que o melhor é acabar com a comunicação deles. Só que por meio de uma carta, ela não irá conseguir. Marina logo arruma as malas, e decide ir onde Heitor se localiza, que se encontra em outro país.
Lá ela terá uma bela surpresa, uma pessoa que mexerá com seus sentimentos, no momento em que ela o ver pela primeira vez....
O que achei legal nesse livro, foi que mesmo Marina não conhecer Heitor, ela começa a gostar dele por meio das palavras, e sem contar que ele é muitooo mais velho que ela.
Mas o final promete muitas surpresas *_*
Recomendo a todos que adoram livros que surpreendem no final e que gostam de ler algo fofo por meio das palavras.
Mais um Favorito!

Neiva 25/03/2016

Perfeição!
Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li.

Gabi 04/11/2011

Parece um filme
É um livro doce e divertido. Estilo Mauricio Gomyde. O que é perfeito! Li em um dia e meio, porque parece um filme. Ele conseguiu criar uma comedia romantica perfeita, e a sensação é a de que estamos assistindo a um filme mesmo, estilo Katherine Heigl (aliás, lendo o livro, a Marina só me lembrava a KH!). A história de amor entre duas pessoas que não se conhecem e que talvez não tenham nada a ver uma com a outra é surpreendente.
Gostei demais. Muito fácil de virar favorito.

Ícaro 27/02/2013

Ainda Não Te Disse Nada – Mauricio Gomyde
Uma previsibilidade exaustiva...

Quero começar dizendo que sou fã de romances. Um gênero que emociona e resgata valores que vêem se perdendo com o tempo. Já li Nicholas Sparks, Marc Levy, entre outros e sei o poder desse tipo de leitura em despertar sentimentos.

Desta vez optei em dar uma chance ao brasileiro “Ainda não te disse nada” recém lançado e que tem feito um relativo sucesso nas redes sociais. Tratando-se de uma obra nacional é de se levar em conta a forte divulgação e boa edição com uma arte de capa de muito bom gosto.

Sou do tipo de leitor que prefere saber pouco da história antes começar a leitura, assim as surpresas são maiores, o desenvolver da trama é mais interessante e o impacto, se houver algum, é mais intenso. Pois bem, essa maneira de ler não ajudou em nada no romance de Mauricio Gomyde que nos entrega um livro muito previsível.

Na verdade, a sensação que tive foi que o autor desenvolveu a ideia principal (que é até curiosa, porém pouco explorada), e encheu a lingüiça no restante das páginas. Essa “encheção de lingüiça” é composta por personagens pouco empolgantes e situações extremamente “acomodadas”. Temos uma mulher lindíssima que atraí todos os olhares e desperta à atenção de homens ricos e bonitos, mas não fica com ninguém. Além de conseguir o emprego dos sonhos antes mesmo de se formar. Temos as clássicas amigas solteironas ( donas dos piores diálogos do livro) e temos o par ideal que anda de cavalo, é lindo, sensível e rico.

Esse tipo de trabalho vem cansando, pois não apresenta muito desafio intelectualmente. A experiência é rasa demais. E resgatar o romantismo pode, e dever, ser muito mais que isso.