O Pequeno Filósofo

Resenhas - O Pequeno Filósofo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcioisensee 12/01/2012

Auto-ajuda barata
O livro é totalmente equivocado. Me pareceu uma auto-ajuda barata para um personagem (o adulto) debilóide e materialista. Crises familiares ridículas e pequenas e um personagem central (a criança/ ou consciencia) que de filósofo não tem nada além das boa e velha retórica vazia.
#fail

Laís 12/10/2011

Me lembrou muito "O Pequeno Príncipe", não só pelo título mas também pela história, com as paradas nas estações (os planetas) mostrando a vida das pessoas de cada uma delas a fim de ensinar lições.
Leitura fácil e rápida, com muitas questões válidas, fala através de lembranças e sonhos sobre existencialimos, sobre valores perdidos e nos ensinando que nunca é tarde para refazer algo.

Luiza 26/12/2011minha estante
Também lembrei do pequeno principe.

Gean 11/07/2013minha estante
me lembrou tambem

Jenn 30/10/2022

Leitura curta e até interessante
Possui questionamentos meio básicos e óbvios. Achei uma boa introdução aos conceitos básicos de filosofia, principalmente pra pré adolescentes.

Juh 29/07/2021

Haaa o pequeno Filósofo oque falar sobre esse livro, primeiro que eu desejava que fosse infinito de tão bom, mas mesmo sendo um livro curto e de uma leitura muito rápida e fácil é um livro que nos ensina tanta coisa sobre dar valor ao que realmente é importante e de valorizar os momentos e que nunca é tarde para mudar.....

Caliope 24/08/2023

Para um texto que começa falando que os que dizem saber muito nada sabem, esse livro se contradiz.
Um monte de conceitos superficiais em meio a diálogos vazios e irritantes, que não me fizeram refletir como tinham prometido.
Talvez alguém iniciante em filosofia possa tirar algum proveito, apesar de que ambos os personagens são extremamente irritantes.
Mas não é de se jogar tudo fora, gostei das pautas sobre gerações dentro de uma família.

Majuusr 11/07/2022

O Pequeno Filósofo
Livro da ficha de leitura.
Traz muitos ensinamentos que podem ser passados para o dia dia. Leitura rápida e ilustrativa.

Iza 03/11/2020

O pequeno filósofo
Uma maneira leve de pensar a filosofia olhando para dentro de nós mesmos

Freitas.x 04/01/2022

Reflexivo
Me fez refletir sobre as coisas, dar mais valor às coisas simples, PRESTAR mais atenção, li esse livro faz um tempão, reli esses dias e ainda passa essa sensação muito boa e me faz parar pra pensar, é lindo o livro, pena que é meio curto...
Mas não que isso torne necessariamente ruim

Ana 05/01/2016

O Pequeno Filósofo - 6/10
Uma frase que resume é: “Somos como um rio, nascemos limpos e puros e aos poucos que cresce, vai ficando sujo.”
No começo desse livro um homem que não está feliz com sua vida, conta sobre sua infância, que ficava olhando a estação do trem e os abraços de chegada e partida das pessoas.
Até que um dia esse homem conhece um menino, um pequeno filósofo, e com ele embarca em um trem e indo em direção para estações. Nessas estações mostra as condutas da sociedade, como por exemplo: separar as pessoas por serem altos, baixos, gordos, magro; egoísmo, pessoas que parecem máquinas, que vivem sem aproveitar cada momento etc. De acordo de vai passando essas paradas, esse homem e o menino têm discussões inteligentes e assim, esse pequeno filósofo vai ajudando o homem a pensar sobre si mesmo e sobre suas atitudes.

Esse livro tem uma linguagem simples, fluída e usa bastantes metáforas para se pensar.
O ponto que ficou negativo foi o tempo em que se está se passando o diálogo, pois horas ele está falando com o menino e do nada ele dorme e começa falar com animais. Tirando isso, é um livro mediano.
6/10

Samantha 14/10/2021

Infantil, porém filósofico
De primeira vista, lendo sua breve explicação sobre o que se tratava o livro, achei logo de cara interessante. Resolvi ler, e a medida que lia ia gostando cada vez mais. Concordo que o livro é confuso às vezes, mas nada tem que ser 100% esclarecido, acho que a dúvida é boa, abre diversas interpretações. Por fim terminei o livro em pouquíssimo tempo. Minhas considerações finais: acho que é um livro leve e reflexivo, perfeito para um dia sem nada pra fazer.

Hellen84 14/10/2016

Amei
Simples, divertido, marcado como infanto-juvenil, mas que todos os adultos deviam ler. Ler para uma criança e aprender algumas coisas junto delas.
Simplesmente adorável.

R.S.Boning 24/05/2013

Grande Chalita!
Sem dúvida alguma que a inspiração do autor foi “O Pequeno Príncipe”. Ele até usou a ideia da viagem aos planetas, mas no caso do “Pequeno Filósofo”, foi passagens por estações de trem. E sem sombra de dúvida um livro belíssimo. Totalmente filosófico e cheio de metáforas. É uma leitura leve, rápida e divertida, apesar do final ser um pouco triste. Na verdade o final é emocionante.
O livro passa muitos ensinamentos. E o que me agradou nele, e que o autor vê o mundo exatamente como eu vejo. Pessoas que parecem máquinas, que guardam seus corações em cofres, que são totalmente intolerantes, egoístas que só olham para o próprio umbigo e que ensinam nossas crianças a serem pequenos adultos, em vez de serem crianças.
O Autor brincou também com a frase de Jean-Jacques Rousseau, que diz: “O Homem nasce bom, a sociedade que o corrompe”. E afirmou que somos como um rio, quando nascemos, na nossa nascente, a água é limpa e pura, mas conforme o rio cresce, vai se sujando e vira lama.
E então o pequeno filósofo o pergunta:
― E de quem é a culpa?
― De todo mundo.
― Todo mundo é muita gente. Melhor é dizer que a culpa é de algumas pessoas.
Gabriel Chalita está de parabéns. O livro é belíssimo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5