O Pequeno Filósofo

O Pequeno Filósofo Gabriel Chalita

Resenhas - O Pequeno Filósofo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 04/01/2012

O Pequeno Filósofo é um livro de leitura rápida, o que não quer dizer que não traz bons aprendizados. Realmente nos faz lembrar de O Pequeno Príncipe, onde há as paradas nas estações, em que o menino é que instrui o mais velho. Podemos reparar que em todas as estações que se para, há um pouco do mundo real em que vivemos e do nosso cotidiano. Como por exemplo a estação onde os homens guardam os corações em cofres, a estação onde as máquinas fazem "tudo", ou aquela em que as pessoas são separadas pela aparência física (gordo, magro, alto, baixo etc) e não se misturam com as outras. Isso parece estranho no momento em que lemos e imaginamos a cena, mas se pararmos para refletir, é exatamente assim que vivemos. No começo pode parecer confuso, e sem sentido, porém no fim, quando o homem percebe o que estava acontecendo com ele, tudo se esclarece. Este livro traz uma mensagem, que para mim, se parece com as de Augusto Cury em O Vendedor de Sonhos, pois faz críticas sociais, e nos motiva a fazer o que realmente importa, como dar valor à família. E o mais interessante, tudo isso de forma bastante leve e criativa.

rayra 04/04/2012

Esse é um daqueles livros que não canso de ler nunca. Demais!!
Lembro que estava lá na saraiva do Manauara procurando um livro para ler enquanto minha mãe fazia compras pro meu primo e este livro estava bem no começo de todos. Confesso que o título que chamou atenção, depois a sinopse me interessou mais ainda então sentei no sofá pra ler um pouco. Quando cheguei no primeiro diálogo foi simplesmente lindo, esse diálogo que me fez querer comprar o livro. Pedi, pedi, pedi tanto pra minha mãe comprar e ela cedeu. Logo que minha mãe pagou já fui continuar lendo para saber o que acontecia e não consegui resistir, ele me prendeu. A vontade foi tanta que só dormir quando acabei de ler, terminei de ler no mesmo dia (Até mesmo porque ele é pequeno e contém figuras), mas ele é lindo. Me identifiquei e me fez refletir muito. Ainda lembro da vida das pessoas, do rio, do trem, das estações... das lições de vida.É um daqueles livros que eu certamente recomendaria.

Alex 16/02/2012

UMA GRANDE REFLEXÃO DA VIDA
Amigos, começarei com este livro para apresentar-lhes a resenha.

Que maravilhoso este livro. É muito engraçado como podemos refletir sobre a nossa vida sem fazer esforço. O pequenino traz uma analogia socrático e que funciona. O legal de tudo é que esta reflexão vem automática e muito boa.
Eu amei, e sempre o levo em minhas capacitações para que possamos refletir juntos uma obra pensante e com uma bagagem simples e ao mesmo tempo complexa.
Parabéns ao Gabriel que consguiu fazer destas estações o nosso ponto de partida ou o nosso ponto de parada.

Max 30/06/2022

Bem interessante
Achei bem legal o livro, um homem cansado e que reclama de sua vida em tudo encontra um menino filosofo ou só um menino muito curioso apesar de um certo suspense. o livro te faz pensar em sua própria e se vc realmente presta atenção nela ou se dá o devido valor a ela

Sarah.Morais 29/03/2022

Nostálgico.
Esse livro foi um dos primeiros - se não foi o primeiro, já que não me recordo - livros que eu li no começo de minha adolescência. Li ele umas 3/4 vezes e pretendo lê-lo novamente. Sua história é incrível! No começo tu não entende nada, mas quando tu vai chegando no final, tudo começa a fazer sentido!
E o incrível é que além de ser uma bela história, com uma longa conversa do personagem consigo mesmo e com o pequeno filósofo, e também com outros personagens, é que ele trás uma lição pra vida. E que lição, heim!

Marcella257 28/03/2022

O Pequeno Filósofo
Foi uma leitura rápida e prazerosa! A impressão e diagramação são ótimas e as ilustrações muito lindas. O livro traz muitas reflexões e frases bem legais, mas achei parecido com O Pequeno Príncipe...

Lora 08/03/2022

Não tenho nem palavras. É simplesmente ruim. Me forcei a ler mas não desceu.

Não tem como entender o que o autor tenta transmitir e muito mesmo o dialogo entre os personagens, extremamente confuso.

DIEGO_CARIOCA 12/09/2012

O Pequeno Filoso o Caminho Para a Reflexão.
O Pequeno Filosofa é um ótimo livro, lembra muito O Pequeno Príncipe, uma leitura doce porem traz uma reflexão necessária e importante, faz você perceber e visualizar muitas coisas que estão integradas no seu dia a dia e em você.
Ele simplesmente começa com um homem falando de onde morava e das coisas que gostava, o livro vai se desenrolando com uma viagem de trem onde o homem e o menino descem em estações que tem suas peculiaridades, fora alguns sonhos bem estranhos que esse homem tem com, um gato, um cachorro, uma porca e dois passarinhos.
Ótima leitura recomenda.

Carina 11/09/2013

O pequeno príncipe em nova roupagem
“O pequeno filósofo” desde o título (e passando pelas ilustrações) nos lembra bastante a história do Pequeno Príncipe – basicamente, a criança que, com seu olhar ingênuo, consegue fornecer lições de moral a adultos que estavam seguros de si.

Contudo, ainda que no início o livro passe um pouco a ideia de um quase-plágio, não são necessárias muitas páginas para que Chalita se afirme como autor e deixe claras as diferenças entre a sua obra e a de Antoine Saint-Exupèry.

No enredo do filósofo-mirim, as questões típicas de nossa modernidade (vida sem sentido além do capitalismo; relações humanas destroçadas; vaidade exagerada na sociedade do espetáculo) são trazidas à tona de maneira bastante impactante – e, por vezes, cruel. Ainda que o final deixe um pouco a desejar, é uma obra bem desenvolvida; vale a leitura.

Trechos:

“simplicidade era seu tema preferido. O pequeno filósofo, quando não falava, olhava e ria sozinho de coisas corriqueiras. O banal era extraordinário naqueles olhos cheios de esperança, parecia que ele guardava algum segredo. E que o seu segredo era sagrado. Eu havia me acostumado a conviver com homens cheios de confiança no que diziam. Homens que não conviviam com a dúvida. A certeza sempre me pareceu ignorância. Só os incultos têm tanta certeza. Ou melhor, os semicultos. Exatamente. Aqueles que sabem muito pouco e, do pouco que sabem, julgam que sabem muito. Saber muito é outra coisa. É saber que não se sabe. Humildade. Das margens, não se é possível conhecer o rio, ainda mais à noite.”

Steer 28/04/2015

As Estações da vida
Esse livro eu ganhei quando ainda não tinha interesse pela leitura, mas foi esse um dos responsáveis pelo meu ingresso no mundo das letras. Comecei sem interesse, e vi que a história poderia me fornecer bem mais do que eu imaginara.
Um enredo simplista gira acerca de dois personagens, o Narrador (um homem adulto) e o pequeno filósofo, que juntos seguem em uma viagem de trem, na qual as estações representam nada mais do que as fases da vida. A Cada estação, a cada faze da vida o narrador amostra a experiência com o auxílio do pequeno que de maneira singela, mas profunda, prova que a maior sabedoria parte da simplicidade, e através de diálogos filosóficos a dupla resgata memórias com o intuito de rever e justificar, cada passagem, colocando cada uma como necessária para a aprendizagem.
Com uma linguagem simplista o autor consegue levar filosofia ao leitor, fazendo uma reflexão sobre as angústias humanas, renovando seus conceitos, e visão mundana, dando-o a possibilidade de ter uma visão mais filosófica da vida, o livro é ótimo, recomendo-o a quem é amante de filosofia, mas também para quem é novo, e quer entender e até mesmo desvendar melhor o conceito filosófico.

Filha de Netuno ð 08/03/2015

[Resenha] O Pequeno Filósofo
Sinopse:

Resenha:Em O Pequeno Filósofo,um homem adulto (que não possui nome),entra em um trem no qual ele conhece um garoto,o narrador (personagem),o chama de Pequeno Filósofo.Eles conversam sobre a vida enquanto percorrem por estações.Os papeis estão invertidos entre os dois:o homem esta passando por uma fase de descobertas em sua vida,e o garoto o guia por essa viagem,com passagens filosóficas e reflexivas.
O homem ao passar pelas estações ele passa por diverentes percepções em cada uma delas:ora muito barulho,ora silêncio profundo,entre outras.O adulto conversa com o garoto sobre coisas do passado e problemas familíares com o garoto.No final tem-se uma descoberta que elucida todas duvidas ao longo do livro.

site: http://blogmarshmallowliterario.blogspot.com.br/2015/02/resenhao-pequeno-filosofo.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5