O Pequeno Filósofo

Resenhas - O Pequeno Filósofo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

R.S.Boning 24/05/2013

Grande Chalita!
Sem dúvida alguma que a inspiração do autor foi “O Pequeno Príncipe”. Ele até usou a ideia da viagem aos planetas, mas no caso do “Pequeno Filósofo”, foi passagens por estações de trem. E sem sombra de dúvida um livro belíssimo. Totalmente filosófico e cheio de metáforas. É uma leitura leve, rápida e divertida, apesar do final ser um pouco triste. Na verdade o final é emocionante.
O livro passa muitos ensinamentos. E o que me agradou nele, e que o autor vê o mundo exatamente como eu vejo. Pessoas que parecem máquinas, que guardam seus corações em cofres, que são totalmente intolerantes, egoístas que só olham para o próprio umbigo e que ensinam nossas crianças a serem pequenos adultos, em vez de serem crianças.
O Autor brincou também com a frase de Jean-Jacques Rousseau, que diz: “O Homem nasce bom, a sociedade que o corrompe”. E afirmou que somos como um rio, quando nascemos, na nossa nascente, a água é limpa e pura, mas conforme o rio cresce, vai se sujando e vira lama.
E então o pequeno filósofo o pergunta:
― E de quem é a culpa?
― De todo mundo.
― Todo mundo é muita gente. Melhor é dizer que a culpa é de algumas pessoas.
Gabriel Chalita está de parabéns. O livro é belíssimo.

Marcos 17/07/2022

Reflexão e Simplicidade
Uma leitura deliciosa, um exercício gostoso de reflexão sobre a vida, uma viagem de trem para apreciar as paisagens, as pessoas, os sons...

"O pequeno filósofo apresenta ao leitor uma reflexão filosófica sobre os assuntos mais complexos, revestidos de uma linguagem acessível a um público amplo. Com simplicidade, essa delicada obra de ficção se configura como uma verdadeira aula acerca do método socrático. A técnica de investigação filosófica criada por Sócrates - e que segue em uso até hoje - baseia-se em diálogos nos quais, por meio de perguntas simples, o mestre conduz o aluno a aprender, a pensar por si mesmo e a descobrir seus próprio s valores. O livro é quase todo constituído de diálogos entre dois personagens: narrador e o pequeno filósofo. Pouco se diz a respeito deles. Ao longo da narrativa e das conversas o narrador revela-se aos poucos, timidamente. Nada é explícito. Toda a história transcorre em clima onírico, sem tempo nem lugar definidos, como se tudo fosse mantido fora de foco para dar todo o destaque ao embate de ideias provocado pelo pequeno filósofo."

A história me lembrou um pouco "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry (até no título da obra) só que ao invés de pequenos planetas, temos estações de trem diferentes do convencional. É uma história envolvente, reflexiva e delicada, apesar de tratar de temas profundos. Percebi algo autobiográfico durante a leitura, entretanto é meu primeiro contato com o autor, não posso afirmar nada. Apenas que a escrita é muito agradável.

Enfim, "O Pequeno Filósofo" é uma leitura breve e linda. O leitor consegue ler em um dia, ou mesmo um fim de tarde. Acredito que seja um livro considerado infantojuvenil, mas com certeza agradará qualquer adulto, por sua riqueza de temas, principalmente voltados à família e por sua simplicidade na narrativa.

bruresignares 18/01/2023

"só os incultos têm tanta certeza"
A leitura é agradável, bem rápida e dinâmica - considerando o grande número de diálogos curtos e ilustrações que o livro apresenta.
No começo não estava conseguindo entender muita coisa, porém ao decorrer da leitura tudo vai se encaixando e fazendo sentido. É muito interessante ver que todas as estações refletem, de alguma maneira, na vida do protagonista e acaba sendo bem legal poder acompanhar essa descoberta de consciência dele sobre si mesmo.
Bom, gostei da leitura, só não acho que tenha sido extremamente marcante pra mim.

mariana 20/07/2022

O Pequeno Filósofo
A cada estação que eles param acontecem coisas malucas que não dá para entender, porém tem tudo a ver com a vida do homem (eu ficava com ódio quando este fazia uma pergunta e do nada eles mudavam de estação).

É uma leitura rápida. Para quem não gosta de perguntas sem respostas eu não recomendo, caso contrário, é muito interessante de ler!

Daiane577 07/06/2024

Para que serve a Filosofia?
Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedade.

Já livro O Pequeno Filósofo apresenta ao leitor uma reflexão filosófica sobre os assuntos mais complexo. Constituído de diálogos entre dois personagens: narrador e o pequeno filósofo. nos quais, baseia-se por meio de perguntas simples, o mestre conduz o aluno a aprender, a pensar por si mesmo e a descobrir seus próprios valores..

marrdduda 08/11/2023

Poético, reflexivo e bonito
Vi muitas opiniões ruins sobre este livro, o que me deixou triste. não que as pessoas precisem concordar comigo para eu me sentir satisfeita, mas percebi uma certa rejeição injustificada. pessoas dizendo que o autor tentou copiar (miseravelmente) O pequeno príncipe, outras dizendo ser confuso e repetitivo e ainda dizendo que traz discussões rasas e óbvias!
bem, darei minha opinião agora.
sim, claramente o livro faz referência ao clássico aclamadíssimo (e com toda a razão) O pequeno príncipe, de Antoine Exúpery, e uso a palavra "referência", não cópia. Sou apaixonada pelo clássico e gostei muito da forma como gabriel chalita usou de alguns elementos estruturais da mesma em seu livro ? o menino-anjo e o homem mais velho, a linguagem verbal e não-verbal repleta de metáforas, analogias e reflexões, e por aí vai...
sobre o livro especificamente, posso dizer que fiquei encantada. ele brinca com sentimentos e ações tanto ruins quanto boas e tão humanas de forma muito bonita. gostei demasiadamente do recurso das "estações" para expressar de forma artística comportamentos humanos. as discussões criadas muito me agradaram também. ah, e me emocionei em certas partes do livro; em especial no final: fiquei feliz por ver uma melhora na forma do protagonista de pensar e agir, por ele ter entendido as mensagens que o menino queria passar.
finalizarei, então, com algumas citações da obra:

"haverá um dia em que os interesses serão maiores pela essência do que pela aparência! Um dia em que os nossos sentimentos poderão ser convidados a conviver, sem disfarces, com os nossos outros convidados. Como eu gostaria de acreditar que haverá um dia em que a palavra essencial será o respeito! Isso mesmo, o respeito. O outro não será apenas uma necessidade transitória. O outro não será descartável. Nada de redomas, menino!"

"E, com muita limpeza e organização, descartavam as que vinham com algum defeito. E os adultos faziam isso, várias vezes. Eu entendi que era algo semelhante à escolha de um sorvete, em que se provam vários sabores até se encontrar o adequado. Olhei para o menino, que não movimentava nenhum músculo da face. Quis dizer do meu descontentamento, mas tive receio de ir contra o que todo mundo estava fazendo.
? É sempre assim?
? O quê?
? É difícil ir contra o que aparentemente é consenso?
Com certeza."

"Que estranho! Eu queria água para limpar toda aquela lama. Mas a água era lama. E lama não lim- pa lama. Sem perceber, eu comecei a me cheirar. Não tinha cheiro de nada. Os meus pés deviam estar cheios de lama também, mas não estavam. Era como se nada daquilo nos atingisse. Ou não. Eu não sei.
? Eles eram feitos de lama ou estavam sujos?
? Que diferença faz?
? Toda diferença. Se eles foram feitos de lama, não há o que fazer. Se estiverem sujos, basta limpá-los.
? É difícil saber a origem. Viemos de onde? Fomos feitos por quê? Para quê? O que é nosso de verdade e o que nos foi grudado? Se não foram feitos de lama, a lama se tornou tão natural que talvez seja muito difícil perceberem a própria lama. É isso o que veem, é isso o que sentem. Se não foram feitos de lama, acostumaram-se com ela."

"? Por que os adultos não ensinam o que é correto?
? Talvez porque não saibam o que é correto."

"O essencial está nas mãos que conseguimos enlaçar, nos abraços que conseguimos dar. Toda a beleza da música irá se esvair enquanto não conseguirmos compreender o amor em que nascemos e o amor que haveremos de crescer. Se não enfrentarmos a nossa solidão, a música será incapaz de nos levar à tenda preparada cuidadosamente para o que virá depois. Sozinhos, não haverá depois!"

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

"O essencial está nas mãos que conseguimos enlaçar, nos abraços que conseguimos dar."
Como unir filosofia e fantasia numa mesma história? É justamente isso que o autor consegue fazer de forma brilhante. Em "O Pequeno Filósofo" temos a história de um homem de meia idade muito infeliz com sua vida, casamento, relacionamento com os filhos, mágoas com o pai, dores pela ausência da mãe falecida, entre outras dores que sequer dava espaço para sentir. Certa vez, ele encontra um garoto dentro de um trem e os dois começam a conversar, de modo que o homem fica chocado com a profundidade das palavras do menino e de como elas o impactam verdadeiramente. O garoto convida o homem a descer com ele em diversas estações no caminho que fariam, pois estas estações estão longe de ser aquelas que o homem bem conhecia. As estações de trem, na verdade, possuiam as coisas mais bizarras, porém mais verdadeiras que aquele homem poderia ver. Estações com pessoas idênticas, animais falantes, máquinas programadoras de pessoas, pessoas silenciosas, espelhos que mostram a essência, pessoas feitas de lama, campos repletos de música e solidão, pessoas barulhentas, crianças que brincam entre adultos discretos, tantas experiências profundas que se dão fora, mas também dentro. Um livro muito sensível e que nos faz refletir de ponta a ponta sobre o que realmente importa na vida. Diante disso, não poderia terminar o post senão com um trecho que me tocou bastante.

Samantha 14/10/2021

Infantil, porém filósofico
De primeira vista, lendo sua breve explicação sobre o que se tratava o livro, achei logo de cara interessante. Resolvi ler, e a medida que lia ia gostando cada vez mais. Concordo que o livro é confuso às vezes, mas nada tem que ser 100% esclarecido, acho que a dúvida é boa, abre diversas interpretações. Por fim terminei o livro em pouquíssimo tempo. Minhas considerações finais: acho que é um livro leve e reflexivo, perfeito para um dia sem nada pra fazer.

Liz 29/10/2021

Releitura
Li O Pequeno Filósofo em 2016 ou 2017, não tenho certeza. Lembro que fiquei completamente fascinada na época.
Esse ano, finalmente, consegui ter o livro em mãos novamente. Peguei-o pra ler com altas expectativas. No entanto, apesar de o começo ser tão bom quanto eu me lembro, do meio pro final o livro é okay.
Talvez eu não devesse ter relido, afim de preservar a visão que tinha da obra. Mas acontece. Pretendo reler novamente, mais velha. Creio que é o tipo de livro que se deve reler de anos em anos para tirar as devidas lições.
Ele contém uma mensagem bonita sobe amadurecimento e esclarecimentos sobre a própria vida (no caso, do personagem principal, mas nos serve de lição também).
Já indiquei pra vários amigos e, antes, dei 5 estrelas. Hoje dou 3,5. Mantenho a indicação.
Um livro não mexer comigo como antigamente não significa que não vá mexer novamente. Ou que não vá mexer com ninguém.
Espero que essa resenha ajude alguém a tomar uma decisão sobre a leitura. :3

Ana lu 07/01/2023

Um livro para refletir
Tenho que admitir que no começo o livro não me prendeu muito pelo fato de ser um pouco confuso, mas quando eu comecei a compreender a história (nas 20 páginas do livro) não consegui mais parar.
Ele trás muitas reflexões por meio de diálogos entre o pequeno filósofo e o protagonista (que em nenhum momento foi dito o nome).
Nos mostra o passado do homem e seus traumas, seu relacionamento com a família e sei modo de pensar.
Mesmo o livro tendo um teor infantil em suas ilustrações e capa creio que Gabriel Chalita escreveu um livro capaz de nos fazer perceber que o modo que o ser humano age e que devemos prestar mais atenção ao nosso redor e no modo em que vivemos a vida.

Thaíse Gurgel 28/12/2013

"O pequeno filósofo" ou "O pequeno príncipe"?
É uma história infantil com o mesmo estilo do pequeno príncipe.Infantil,porém de cunho maduro com ótimas reflexões.
No lugar dos planetas visitados pelo pequeno príncipe o pequeno filósofo na companhia de um homem adulto visita estações em meio as paradas do trem.
Há alguns personagens que tiram o foco da história para apenas os dois principais. São animais (pássaros,cachorro e porca)que no decorrer da história justificam seu sentido e existência.
Cada estação também representa algo que sempre remete a subjetividade humana.
Poderia mencionar diversas frases que gostei ao longo da leitura, algumas até anotei em meu caderno, mas escolherei apenas uma:
"É tudo promessa, é tudo futuro. E o futuro nem sempre é o que a promessa prometia."
A leitura é maravilhosa, mas não consigo evitar as "pinceladas" de O pequeno príncipe nela.

Arlene.Carvalho 06/07/2015

Não é um livro infantil, ao contrário, é um livro que todo adulto deveria ler. É uma exortação ao resgate da criança interna.

Edilaine.Turvollo 03/09/2022

Ganhei esse livro de presente, e foi um dos melhores presentes. Um menino e uma visão. Um menino e uma história.

Zaza 28/02/2017

" Por que é preciso motivo, razão para sorrir ? "
Primeiramente, esse livro não é igual a qualquer outro; é um livro poético e cheio de questões filosóficas.

No momento em que li esse livro não havia entendido; mas depois que o li novamente....enfim consegui entender a história.

A história se passa a partir de dois personagens, um rapaz já adulto e um pequeno menino filósofo. Tudo se passa em uma viagem de trem, com paradas em variadas estações, cada uma delas com suas diferenças e com suas estranhezas. Em cada uma dessas estações somos levados a lugares completamente imagináveis. Nelas encontramos imagens de nosso subconsciente, representam o mundo visto de diferentes formas, que me provocaram reações diferentes, algumas até de sufocamento, de prazer e tantas outras de alegria ou tristeza. O rapaz é um ser humano como qualquer outro, com problemas comuns e erros comuns, porém descobriremos que as mínimas atitudes - que deixamos de perceber, notar e dar importância. Acabam mudando todo o destino de uma vida.

Particularmente, eu goitei demais desse livro.....recomendadíssimo; espero que todos os leitores compreendam essa magnifica e maravilhosa história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5