O Pequeno Filósofo

O Pequeno Filósofo Gabriel Chalita




Resenhas - O Pequeno Filósofo


69 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Ana lu 07/01/2023

Um livro para refletir
Tenho que admitir que no começo o livro não me prendeu muito pelo fato de ser um pouco confuso, mas quando eu comecei a compreender a história (nas 20 páginas do livro) não consegui mais parar.
Ele trás muitas reflexões por meio de diálogos entre o pequeno filósofo e o protagonista (que em nenhum momento foi dito o nome).
Nos mostra o passado do homem e seus traumas, seu relacionamento com a família e sei modo de pensar.
Mesmo o livro tendo um teor infantil em suas ilustrações e capa creio que Gabriel Chalita escreveu um livro capaz de nos fazer perceber que o modo que o ser humano age e que devemos prestar mais atenção ao nosso redor e no modo em que vivemos a vida.

"O essencial está nas mãos que conseguimos enlaçar, nos abraços que conseguimos dar. Toda a beleza da música irá se esvair enquanto não conseguirmos compreender o amor em que nascemos e o amor que haveremos de crescer. Se não enfrentarmos a nossa solidão, a música será incapaz de nos levar à tenda preparada cuidadosamente para o que virá depois. Sozinhos, não haverá depois!"
comentários(0)comente



Laurinha. 10/10/2020

Pequeno
Eu achei incrível uma criança ser retratada assim já que muitas vezes quando somos pequenos os adultos sempre estão certos
comentários(0)comente



Gi Violeta Literária 25/01/2024

Bem reflexivo.
Um livro bom ,que nos mostra a vida de outra forma,no trazendo boa reflexões sobre família, morte e nossas atitudes, foi uma leitura rápida e bem legal.
"A generalização é um caminho para a injustiça ."

"Com o tempo,se as pessoas não aprendem,elas deixam de se importar".
comentários(0)comente



Zaza 28/02/2017

" Por que é preciso motivo, razão para sorrir ? "
Primeiramente, esse livro não é igual a qualquer outro; é um livro poético e cheio de questões filosóficas.

No momento em que li esse livro não havia entendido; mas depois que o li novamente....enfim consegui entender a história.

A história se passa a partir de dois personagens, um rapaz já adulto e um pequeno menino filósofo. Tudo se passa em uma viagem de trem, com paradas em variadas estações, cada uma delas com suas diferenças e com suas estranhezas. Em cada uma dessas estações somos levados a lugares completamente imagináveis. Nelas encontramos imagens de nosso subconsciente, representam o mundo visto de diferentes formas, que me provocaram reações diferentes, algumas até de sufocamento, de prazer e tantas outras de alegria ou tristeza. O rapaz é um ser humano como qualquer outro, com problemas comuns e erros comuns, porém descobriremos que as mínimas atitudes - que deixamos de perceber, notar e dar importância. Acabam mudando todo o destino de uma vida.

Particularmente, eu goitei demais desse livro.....recomendadíssimo; espero que todos os leitores compreendam essa magnifica e maravilhosa história.
comentários(0)comente



Arlene.Carvalho 06/07/2015

Não é um livro infantil, ao contrário, é um livro que todo adulto deveria ler. É uma exortação ao resgate da criança interna.
comentários(0)comente



Lara328 14/03/2024

Um livro que todo mundo deveria ler ou melhor muitas pessoas
Que livro
Esse livro me trouxe a minha essência, me fez refletir, e com certeza me fez enxergar o mundo de outra maneira.
Geralmente tentamos por motivo em tudo, tudo tem que haver uma explicação. Mais pq?
Por que tudo q a gente faz precisa de uma explicação? Será que o q nos fazemos, fazemos por que queremos ou por que simplesmente a sociedade impõe?
As vezes a vida não precisa de uma explicação exata, você tem que sentir.
comentários(0)comente



Thaíse Gurgel 28/12/2013

"O pequeno filósofo" ou "O pequeno príncipe"?
É uma história infantil com o mesmo estilo do pequeno príncipe.Infantil,porém de cunho maduro com ótimas reflexões.
No lugar dos planetas visitados pelo pequeno príncipe o pequeno filósofo na companhia de um homem adulto visita estações em meio as paradas do trem.
Há alguns personagens que tiram o foco da história para apenas os dois principais. São animais (pássaros,cachorro e porca)que no decorrer da história justificam seu sentido e existência.
Cada estação também representa algo que sempre remete a subjetividade humana.
Poderia mencionar diversas frases que gostei ao longo da leitura, algumas até anotei em meu caderno, mas escolherei apenas uma:
"É tudo promessa, é tudo futuro. E o futuro nem sempre é o que a promessa prometia."
A leitura é maravilhosa, mas não consigo evitar as "pinceladas" de O pequeno príncipe nela.
comentários(0)comente



Débora Muniz 10/04/2013

Interessante!
É um bom livro que nos faz pensar sobre a nossa vida. Fala sobre um menino que é um filosofo e um homem separado que já não vê mais a graca da vida e no desenrolar da história o adulto vai evoluindo enquanto ser humano. Muito bom!
comentários(0)comente



Annað¦ 14/12/2023

O pequeno filósofo
O livro certamente é muito bom. Cada estação demonstra uma parte da vida dele, uma parte do mundo (como o pequeno filósofo disse no penúltimo capítulo).
Tem coisas que são bem difíceis de entender, mas se você puder ler, leia.:)
comentários(0)comente



Edilaine.Turvollo 03/09/2022

Ganhei esse livro de presente, e foi um dos melhores presentes. Um menino e uma visão. Um menino e uma história.
comentários(0)comente



Camis 05/01/2012

O Pequeno Filósofo
Este é um livro muito fácil de ler, acho que ninguém teria dificuldade.
Através de metáforas, Gabriel Chalita nos faz pensar sobre o rumo que nossa vida está tomando e se o caminho que percorremos até aqui foi satisfatório. O livro nos ensina a aproveitar cada pequeno e simples detalhe da vida.
Por ser um livro rápido, fácil e que nos ensina algo, vale a pena ser lido por qualquer pessoa, porém, acho que ele é mais voltado para adultos e adolescentes.
comentários(0)comente



Filha de Netuno ð 08/03/2015

[Resenha] O Pequeno Filósofo
Sinopse:
“simplicidade era seu tema preferido. O pequeno filósofo, quando não falava, olhava e ria sozinho de coisas corriqueiras. O banal era extraordinário naqueles olhos cheios de esperança, parecia que ele guardava algum segredo. E que o seu segredo era sagrado. Eu havia me acostumado a conviver com homens cheios de confiança no que diziam. Homens que não conviviam com a dúvida. A certeza sempre me pareceu ignorância. Só os incultos têm tanta certeza. Ou melhor, os semicultos. Exatamente. Aqueles que sabem muito pouco e, do pouco que sabem, julgam que sabem muito. Saber muito é outra coisa. É saber que não se sabe. Humildade. Das margens, não se é possível conhecer o rio, ainda mais à noite.”

Resenha:Em O Pequeno Filósofo,um homem adulto (que não possui nome),entra em um trem no qual ele conhece um garoto,o narrador (personagem),o chama de Pequeno Filósofo.Eles conversam sobre a vida enquanto percorrem por estações.Os papeis estão invertidos entre os dois:o homem esta passando por uma fase de descobertas em sua vida,e o garoto o guia por essa viagem,com passagens filosóficas e reflexivas.
O homem ao passar pelas estações ele passa por diverentes percepções em cada uma delas:ora muito barulho,ora silêncio profundo,entre outras.O adulto conversa com o garoto sobre coisas do passado e problemas familíares com o garoto.No final tem-se uma descoberta que elucida todas duvidas ao longo do livro.

site: http://blogmarshmallowliterario.blogspot.com.br/2015/02/resenhao-pequeno-filosofo.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



DIEGO_CARIOCA 12/09/2012

O Pequeno Filoso o Caminho Para a Reflexão.
O Pequeno Filosofa é um ótimo livro, lembra muito O Pequeno Príncipe, uma leitura doce porem traz uma reflexão necessária e importante, faz você perceber e visualizar muitas coisas que estão integradas no seu dia a dia e em você.
Ele simplesmente começa com um homem falando de onde morava e das coisas que gostava, o livro vai se desenrolando com uma viagem de trem onde o homem e o menino descem em estações que tem suas peculiaridades, fora alguns sonhos bem estranhos que esse homem tem com, um gato, um cachorro, uma porca e dois passarinhos.
Ótima leitura recomenda.
comentários(0)comente



rayra 04/04/2012

Esse é um daqueles livros que não canso de ler nunca. Demais!!
Lembro que estava lá na saraiva do Manauara procurando um livro para ler enquanto minha mãe fazia compras pro meu primo e este livro estava bem no começo de todos. Confesso que o título que chamou atenção, depois a sinopse me interessou mais ainda então sentei no sofá pra ler um pouco. Quando cheguei no primeiro diálogo foi simplesmente lindo, esse diálogo que me fez querer comprar o livro. Pedi, pedi, pedi tanto pra minha mãe comprar e ela cedeu. Logo que minha mãe pagou já fui continuar lendo para saber o que acontecia e não consegui resistir, ele me prendeu. A vontade foi tanta que só dormir quando acabei de ler, terminei de ler no mesmo dia (Até mesmo porque ele é pequeno e contém figuras), mas ele é lindo. Me identifiquei e me fez refletir muito. Ainda lembro da vida das pessoas, do rio, do trem, das estações... das lições de vida.É um daqueles livros que eu certamente recomendaria.
comentários(0)comente



69 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR