Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Fernanda 06/03/2020

Por mais que não seja aqueles thrillers com grandes reviravoltas, foi uma das melhores leituras do ano, e com certeza continuará sendo. A leitura flui perfeitamente, super gostosa por ser narrado em primeira pessoa (e por uma adolescente), e a curiosidade para saber como tudo termina me fez devorá-lo em 2 dias. Senti muita empatia pela protagonista e achei interessante a ?lição de moral? da trama. SUPER RECOMENDO, nem acreditei que foi o primeiro romance do autor!

Giann0 29/02/2020

Que livrooooo!!!!
Simplesmente um livro que entrou nos meus "favoritos" da VIDA!
Simone.Amaral 29/02/2020minha estante
Vou ler Gihh... Pus na lista? after ALL, destes 5 estrelas ?

Giann0 29/02/2020minha estante
É MARAVILHOSO!!!! Depois me diz o que achou.

Simone.Amaral 29/02/2020minha estante
Combinado ??

Letícia 27/02/2020

Nunca li um livro que me deixou receosa a cada página, recomendo muito...

lendocombruna 21/02/2020

você é um rato ou um gato?
Li esse livro por causa da Ju Oliveira, que sempre fala muito bem dele, foi o primeiro livro de sebo que comprei então foi uma experiência diferente!
O livro nós faz pensar muito na sociedade em que vivemos, na forma em que tratamos as pessoas e na forma em que somos tratados, nós faz pensar até que ponto iríamos pra nós proteger e proteger quem amamos, e se realmente nos conhecemos a fundo pra saber essa resposta (acho que nao)
É um livro bom pro ano em que foi escrito, recomendaria!

Luuma 17/02/2020

Gostei muito da parte que abordam sobre bullying...
Mas no fim ficou aquela sensação de um livro curto, mas que parecia ser extremamente longo
Acho que a leitura não fluiu muito bem pra mim

Rafael.Santos 05/02/2020

Muito bom!
Impossível parar de ler. Trata de um assunto atual e polêmico: o bullying e como a ele pode afetar e mudar completamente a vida de quem passa por essas agressões. História repleta de reviravoltas empolgantes que transformam as personagens de uma maneira sensacional. Recomendo.

CPF1964 04/02/2020

Opinião
Recomendo a leitura deste livro.

Erika 03/02/2020

Recomendo fortemente
Esse livro nos mostra que temos que lidar com nossas escolhas, podemos escolher ser vítimas ou não.

Leticia_gg 29/12/2019

SE NÃO SOMOS RATOS, O QUE SOMOS?
Há algo na escrita de Gordon Reece que cativa.

Não sei se é a forma com que Shelley e a mãe falam aos leitores, não sei se é a sutileza ferina através da qual os piores detalhes são pintados. Não sei – e é essa incerteza que mais me fascina.

Ratos não foi um livro que apareceu uma ou duas vezes na minha vida. Foram várias as ocasiões em que, indo à livraria, deparei-me com um exemplar da obra de Reece nas estantes. No entanto, sempre havia algum outro livro que eu queria antes, que eu queria mais. Se eu soubesse o que me esperava para além da capa maravilhosa com que nos presenteou a Intrínseca, teria-o comprado bem antes.

Shelley e a mãe estão sofrendo. Acuadas, traumatizadas, sozinhas e fugindo, são como ratos: não querem um lar, não querem conforto. Tudo o que desejam é um lugar onde se esconder e recomeçar, longe de qualquer um dos traumas do passado – seja o divórcio humilhante pelo qual a mãe passou, seja o bullying perverso que Shelley enfrentou. Contudo, mesmo em sua nova toca tão, tão distante, os gatos não desistem de procurá-las. Quando um adentra no seu precioso esconderijo, as duas têm a última das reações previsíveis. Agora, assombradas pelos próprios atos, elas precisam descobrir o que fazer. Afinal…

Se não são mais ratos, o que são?

Mice, nome original da obra, é uma história sobre muitas coisas. Embora a sinopse passe a impressão de que o assunto principal do livro é a atitude tomada pelos ratos, na verdade, ele vai muito além disso. Além de falar sobre bullying, amizade, a falta paterna, as mazelas do matrimônio e do divórcio, o abuso no ambiente de trabalho e o amor incondicional entre mãe e filha; ainda uma história que ensina a respeito da identidade e do que acontece quando nos perdemos dela. Ensina, além disso, sobre limites e até onde uma pessoa suporta antes que ultrapassem o seu.

[...]

(Continua no site)

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-100-se-nao-somos-ratos-o-que-somos/

Erica 13/12/2019

Na vida você é um gato ou um rato? Thriller bem genial!
Estou completamente impactada com essa leitura, achei interessantíssima a história de mãe e filha vivendo felizes em sua questionável zona de conforto, quando de repente num belo dia “ PáH!”, toda a sua fortaleza vem abaixo fazendo com que elas tomem ações extremas para se defenderem. Pra mim esse livro foi uma mistura do filme “O quarto do pânico” com o livro “O homem errado”, agora me diz se tem como dar menos de 5 estrelas? Sem contar que a construção psicológica das personagens foi muito boa, o medo delas era quase palpável.

Essa é uma história que traz reflexão porque imagina a vida toda a pessoa baixar a cabeça para todos os atos injustos cometido contra ela, reprimir todos seus reais sentimentos, evitar confrontos necessários, aceitar agressões físicas e verbais, se isolar das pessoas, enfim... chega uma hora que a pessoa vira uma panela de pressão, e o que acontece quando ela explode? É uma caixinha de surpresa onde obviamente você não vai querer estar perto pra descobrir o que tem dentro e isso é exatamente o que acontece com Shelley e sua mãe, que tem todos seus limites testados pela sociedade até um fatídico dia onde tudo muda.

Tem tanta desgraceira rolando nesse livro que teve partes que me deixaram até deprimida, aí depois que a desgraça maior aconteceu, eu não sabia se eu dava altas risadas ou chorava kkkk porque é uma situação tão absurda que não dá pra defender afinco mas também não dá pra recriminar, nessas horas a ética moral vai para o espaço, a partir daí simplesmente eu não parei mais de ler, pois pra mim a trama foi instigante até o fim. Adorei a escrita do autor!
Alcione13 13/12/2019minha estante
Achei um pouco enrolado o meio. Mas curti bem o final. Elas mereceram rsrs

Erica 13/12/2019minha estante
Kkkkkk...achei sensacional!

Alcione13 13/12/2019minha estante
Já leu Cuco??

Erica 13/12/2019minha estante
Não. É bom?

Alcione13 14/12/2019minha estante
Sim e não. Hahahahah o final....

Erica 14/12/2019minha estante
Fiquei curiosa, vou procurar rs... valew!

Alcione13 14/12/2019minha estante
=)

Marco.Antonio 18/10/2019

Decepcionante
Os personagens são bem rasos e agem de forma muito estúpida. Apesar de tudo que ocorre entre as duas, não consegui criar empatia (mesmo com o autor tentando forçar isso, sempre reforçando tudo de ruim que elas passaram). O livro não é nada inspirado, é super detalhado em diversos momentos sem que haja a menor necessidade. Mesmo optando por capítulos curtos, o autor não consegue estabeler uma boa dinamicidade nas cenas, ocasionando um ritmo super lento. Por fim, a trama é bastante previsível, dá pra saber exatamente tudo que vai acontecer, só precisa ter paciência pra esperar o acontecimento de fato, por causa de toda enrolação. O livro é bem curtinho, mas acho que diminuir, no mínimo, 50 páginas daria um ritmo muito melhor à historia.

vitoria 01/10/2019

Chocada
Meninaaaas muito bom eu achei uma loucura amei

Monica Baumann 01/09/2019

Resenha: Ratos - Gordon Reece
Ratos foi um livro que me atraiu pela capa e pelo título, de uma trama que surpreende, deve ser lido com calma e com a mente aberta, porque não é fácil digerir tudo o que pode acontecer com duas ótimas pessoas.

A leitura deve ser feita com muita atenção porque você precisa estar preparado para o que vai acontecer e como os acontecimentos são relatados.

Foi uma leitura que devorei e concluí que é uma história maravilhosa, apesar de trágica.

O livro tem uma escrita impecável, tão perfeita que é impossível não pensar se Gordon Reece já passou por algo parecido, por narrar com tanta maestria os terríveis acontecimentos.

As protagonistas são Shelley e sua mãe Elizabeth e o livro é narrado em primeira pessoa, por Shelley, que já começa a narrativa contando sobre o bullying que ela passou a sofrer na escola de suas próprias amigas.

"Fitando o céu, eu gostava de imaginar que vivia em uma época mais simples e inocente - de preferência antes de surgirem os seres humanos, quando a Terra era um vasto paraíso verde e quando a crueldade de ferir apenas por puro prazer era completamente desconhecida."

O problema é que Shelley não tem coragem de contar para ninguém o que ocorre, com medo de que a situação piore, mas um dia, o ataque que ela sofre é tão pesado que ela é obrigada a sair da escola e passar a ter aulas particulares.

“Tudo em que pensava era que não importa o quanto somos próximos de alguém, sempre existirão limites – fronteiras que simplesmente não somos capazes de atravessar, questões que nos tocam tão profundamente que não podem ser compartilhadas – Talvez, pensei, aquilo que não conseguimos compartilhar com os outros seja o que realmente define quem somos.”

Para piorar ainda mais a situação em que se encontra, seus pais se divorciam e ela e sua mãe são obrigadas a sair da casa e vão morar em um chalé bem afastado da cidade, querendo assim, se afastarem dos problemas e recomeçar a vida.

Além de todos esses problemas, sua mãe Elizabeth não está com um emprego muito bom e, como precisa muito do emprego, é obrigada a aceitar o que lhe oferecem: um cargo horrível, com chefes mais horríveis ainda e um salário péssimo. Ela se esforça para pelo menos manter a casa e os estudos da filha.

“Percebi quanto ela estava cansada – as rugas sob seus olhos pareciam um pouco mais profundas e havia mais fios brancos em seus cabelos pretos e frisados – e como aquilo fora difícil. Essa é a maldição das mães, pensei, estão condenadas a sentir a dor de seus filhos como se fossem sua.”

Elas mal conseguem se adaptar e já aparece um novo problema: no meio da noite, a noite do aniversário de 16 anos de Shelley, a casa é invadida.

E essa é a parte mais tensa da narrativa, porque é tão bem detalhada que você se sente no mesmo local das vítimas, sofrendo exatamente as mesmas coisas por quais elas estão passando.

A história não gira somente em torno dessa invasão e sim do que ocorre após esse evento. Em como elas conseguem lidar com tudo o que passaram, se fizeram as escolhas certas, se finalmente ficarão seguras, se poderão seguir com suas vidas, se poderão um dia voltar à cidade e se deixarão de ser ratos, sempre fugindo de tudo e se escondendo... Sempre sendo vítimas.

Um livro excepcional que vai tirar seu fôlego do princípio ao fim!

site: https://bebendolivro.blogspot.com/

Jon O'Brien 11/07/2019

Denso e impactante - favorito do ano
É incrível como alguns livros se impregnam na gente, não é, fazendo com que a história contada fique na nossa cabeça por dias. E isso acontece tanto com livros em que temos saldo positivo quanto com livros em que o saldo é negativo. Nesta resenha, falarei um pouco de Ratos, um thriller psicológico do inglês Gordon Reece, que me surpreendeu positivamente nessas 240 páginas. Acompanhe!

Pessoal, o livro é absolutamente lindo. Parece bastante simples, mas há beleza na simplicidade. A diagramação da obra é muito boa, tornando a leitura confortável, e a capa tem um detalhe que nunca vi em qualquer outro livro. A toca do rato na capa é, realmente, um buraco no livro. O nome “ratos” e o fundo preto só ficam visíveis quando a orelha está dentro do livro, dobrada, pois, no verso dela, há o nome “ratos”.

Sobre o que é a história?
Shelley e a mãe sempre se sentiram como ratos. Isso significa que apanham e se escondem. Significa que pedem desculpas pelo que não fizeram e deixam que os outros se aproveitem delas. Significa que buscam se entocar à ocorrência de qualquer perigo. Como ratos, são covardes e omissas. Mas até os ratos têm um limite.

Nossa querida narradora foi agredida brutalmente no colégio, o que culminou em um rosto cheio de cicatrizes e em um trauma insuperável. Por conta disso, ela tem aulas em casa. Sua mãe, Elizabeth, sobre com abusos no trabalho e, mesmo sendo uma advogada, não tem voz quando está em jogo sua vida pessoal. No dia em que completa dezesseis anos, a vida de Shelley muda por completo ao passo que um desconhecido invade sua casa e ameaça a vida dela e da mãe. O que as duas fazem em seguida é inimaginável.

Ratos é um livro muito tenso, misturando, em doses justas, o suspense e o drama. Inicialmente, conhecemos o que aconteceu para que Shelley deixasse de frequentar o colégio, e isso cria uma atmosfera que mostra um grande desenvolvimento da personagem. Se você tem medo de esta ser mais uma obra que demora para engrenar, não se preocupe. A tensão de Ratos é iniciada no comecinho do livro, e, antes mesmo da metade, chegamos no clímax, que é a cena citada na sinopse.

A nossa protagonista, Shelley, almeja ser uma escritora, mas, em seus tenros dezesseis anos, ainda não tem uma escrita definida. O livro é escrito de maneira pontual, com poucas figuras de linguagem e floreios, mas é muito bem-escrito. Ele faz uma extensa análise sobre o que é agir feito um rato, o que é procurar lugares para se esconder, e as pessoas que se consideram ratos podem se identificar com vários trechos.

Apesar disso, eu não acho que a leitura é recomendada para qualquer pessoa. A escrita do autor é muito real, o relato de Shelley é muito real, de modo que pessoas que sofreram maus-tratos podem se sentir incomodadas com algumas passagens. Apesar disso, o efeito pode ser o oposto: o livro pode proporcionar uma força indescritível a essas pessoas. É só lendo para ter certeza do efeito do livro em você.

Eu estava atrás desse livro desde o início de 2016, mas não o encontrava em lugar nenhum. Por fim, um amigo conseguiu achar em um sebo, e pouco após chegar comecei a ler. Acho que você não vai se decepcionar com a obra, que é muito inteligente e surpreendente. O livro é muito empático e tem personagens fortes que se cansam dos terrores que sofrem. Tenho a certeza de que você vai torcer por elas, independentemente do que fizerem.

O que você achou da resenha? Ratos se tornou um dos meus livros favoritos dos últimos tempos. Junto com Grotescas, da Natsuo Kirino, é o meu livro preferido do ano. Conte nos comentários o que achou do conteúdo. Em breve, farei um vídeo sobre o livro.

Obrigado por ler até aqui, e até mais!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2019/07/11/resenha-ratos-gordon-reece-thriller-psicologico/

Bruno 15/06/2019

Mal escrito
A ideia do livro é muito boa, mas o autor conseguiu eatragar com sua narrativa descritiva e previsível demais. Eu consigo imaginar umas 3 ou 4 formas melhores de contar a mesma história, na metade das páginas.