O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Carol 30/03/2024

Saudade das aventuras, Kvothe!
Esse eu demorei e posterguei para começar a ler. Afinal, já tinha lido "O nome do vento" há um bom tempo, mas decidi que seria o ano que eu finalmente leria esse calhamaço do Patrick.

Sendo sincera, o início foi um pouco arrastado para eu, mas a partir de uns 40% pegou embalo tranquilo. Fiquei encantada pelos Ademrianos, toda a calma em tomar decisões e análises, apesar de que tinha outras coisas que eu via e ficava "ué gente, como assim".

Um livro rico em cultura (por mais que seja fictícia), política e personagens diferentes. Vale muito a pena.

Felipi Fraga 29/03/2024

#Livro LIDO 04 de 2024:
Segundo livro da série A Crônica do Matador do Rei, por não precisar mais estabelecer os conceitos básicos de seu universo, aqui Rothfuss consegue desenvolver ainda mais suas personagens. Com referências a mitologias diversas explícitas e não explícitas, que vão de guerreiros ao estilo Dungeons & Dragons, a imaginários mágicos ainda mais interessantes que as de Harry Potter, o mundo de O Nome do Vento e O Temor do Sábio apresenta uma narrativa de fantasia muito mais madura. Enquanto Harry Potter se passava em um ensino fundamental e médio da magia, a Crônica do Matador do Rei tem muitas cenas em um mundo universitário, onde o personagem principal precisa lidar com temas muito adultos. Precisa vender sua força de trabalho e conviver com dinâmicas sociais feudais, que lembram reinos europeus, códigos samurais e filosofias orientais. As personagens femininas também não se limitam a uma ou duas, são bem desenvolvidas e não se prendem a convenções de gênero, seja no que tange à sexualidade, violência ou mesmo questões financeiras.

~Taki 26/03/2024

Uma leitura incrível! Gostei mais desse segundo livro, do que o primeiro. Ansioso para o terceiro livro. Até breve, Kvothe ??

Renata 25/03/2024

Encantador
Quero só ver quanto tempo o autor vai levar pra concluir a saga pq eu já estou me descabelando tentando adivinhar a rota que o Kvoth tomou pra chegar aonde está agora, mas creio que ainda terei que aguardar uns bons anos.

pedrolucasmr 24/03/2024

960 páginas de puro nada
[Abandonei o livro depois de 570 páginas +-]
Se existe uma definição de como não estruturar um romance, esse livro é essa definição.

O Temor do Sábio tem muitos problemas em diferentes níveis, mas o maior deles é, sem dúvida, sua estrutura. O livro consiste em ilhas de bom conteúdo cercadas por oceanos de nada. Durante todo o livro, temos que aguentar centenas e mais centenas de páginas onde nada relevante acontece para então chegarmos a um trecho legitimamente bom e, após o seu término, voltarmos a mais centenas e centenas de páginas que não contribuem em NADA para o enredo. O livro não precisava ter mais de 900 páginas para contar a história que se propõe a contar; a maioria dos plots não precisava ter a quantidade de páginas que tem para contar o que conta, a maioria dos personagens não precisava ter a quantidade de páginas que tem para ser desenvolvido.

Tirando a estrutura, falemos sobre os outros pontos. A narrativa é extremamente tangencial; a maioria dos plots presentes nesse livro poderia ser um conto isolado numa coletânea e não fazer parte de um romance. A conexão entre eles é quase sempre mal justificada e mal desenvolvida, por vezes beirando o nonsense. Além disso, a maioria desses contribui muito pouco para a narrativa principal, dando apenas pequenos grãos de informação.

O plot principal da trilogia é bom, MUITO bom. Mas ele não é desenvolvido aqui. Depois de quase 600 páginas, eu não sentia que a história havia andado um passo sequer e, pelos resumos que vi, isso muda muito pouco até o fim do livro.

O Kvothe e a Denna são outro problema enorme da narrativa. Ambos os personagens são EXTREMAMENTE irritantes. O Kvothe precisa SEMPRE ser o melhor em tudo o que ele faz, sempre ser o cara que resolve e aprende tudo. Isso, por si só, desde o primeiro livro, é irritante, mas há um certo nível de perdão por parte do leitor, já que ele é o protagonista. Até a mesma coisa começar a acontecer com a Denna. As interações entre os dois são, de longe, as partes mais frustrantes do livro, dando vontade de jogar o volume longe sempre que elas acontecem. A ideia de que o Kvothe está aumentando as coisas já que é ele que conta a história já não ajuda nesse ponto.

Os personagens secundários introduzidos nesse livro também são fracos e sem graça, com exceção do Maer e de Tempi, não se salva um. A forçação de barra do Ambrose como vilão é outra coisa tosca, uma repetição sem graça e sem motivo dos acontecimentos do primeiro livro só para reforçar a importância do Ambrose. Todos já entenderam que ele é o rei que vai ser morto, não precisava gastar TREZENTAS E VINTE páginas nisso.

E mesmo com todos esses defeitos, o mais impressionante é que aparentemente fica pior depois da parte que eu parei. Pelo jeito, tem dezenas de páginas do Kvothe transando. É.

Se um dia Doors of Stone for lançado, o que eu duvido muito a essa altura, dado que ele precisaria contar a história de 2 livros em um só porque essa pocilga aqui não desenvolve nada para a trilogia, talvez eu ouça o audiobook para ver se é menos insuportável.

Cintia 21/03/2024

Altos e baixos
Outro livro quatro estrelas que eu esperava ser cinco estrelas e favoritado.
O livro "O Temor do Sábio" é a sequência do livro "O Nome do Vento" que eu amei, dei cinco estrelas e gostei bastante. "O Temor do Sábio", começa com Kvothe na Universidade e logo temos várias páginas, até ele dar um tempo na Universidade ir trabalhar para o maer. Confesso que achei essas partes extremamente cansativas, a política mal trabalhada e os personagens chatos que não serviram para muita coisa.
Quando o Kvothe se encontra com Feluriana e entra no mundo dos Encantados, eu estava completamente rendida, interessada e devorando as páginas, mas logo ele inicia um treinamento com um povo chamado ademriano eu voltei a ficar entediada, personagens chatos, que ficavam o tempo todo falando: "você não é daqui, não é da sua cultura, bárbaro" o que me deixava com muita raiva.
Foi uma leitura com muitos altos e baixos, enquanto várias cenas me deixavam na ponta da cadeira, outras me deixavam muito nem aí. Outra coisa que faltou foram os personagens que eu já gostava: Auri, Sim, Devi; foram poucas cenas, o que abriu espaço para os novos personagens, que vamos combinar, a maioria muito chatos.
Eu gostei do livro, mas a falta de respostas, os mistérios que nunca podem ser resolvidos, as cenas tediosas. Eu queria ter gostado mais do que eu gostei, eu esperava mais desse livro, aliás é um senhor calhamaço, mas isso pode ser um problema com minha expectativa.

RPinguelo 14/03/2024

Um pouco pior q o primeiro, porem Kvothe continua o meu protagonista favorito da literatura fantastica.
Uma historia sobre historias e como elas podem extrapolar, podendo até levar você a destinos terriveis piores q a morte.

ju caruso 11/03/2024

Tô viúva!
O Temor do Sábio, o segundo livro da trilogia que há 13 anos grita por ser terminada. Uma fantasia envolvente e profunda. Cada palavra, descrição? talvez seja um livro de poesia, de 960 páginas.

A universidade, a corte, a caçada aos bandidos, Feluriana e Ademre. As aventuras de Kvothe neste livro fizeram eu me apegar ainda mais a esse personagem carismático (e único).

É, Juliana?. bem-vinda ao clube das viúvas do livro 3!
Nathane6 12/03/2024minha estante
Será que vai ser publicado?

ju caruso 12/03/2024minha estante
espero que sim! hahaha

Luca47 09/03/2024

Consegue ser melhor que o primeiro.
Sem palavras, possivelmente as melhores 960 páginas que li nesse último ano.

Uma pena que o autor talvez nunca escreva o terceiro e último livro da saga.

alpaco 06/03/2024

O Temor do Sábio
Foi melhor que o primeiro, definitivamente. Muito melhor. Tive que usar um caderninho para lembrar de todos os personagens e foi uma ótima decisão, quem for ler, faça isso. Tive um problema com as diversas cenas forçadas de relações sexuais. Adorei os personagens serem menos engessados, mas ainda achei alguns pouco diferenciáveis por características e comportamento. A construção do mundo também tá bem melhor, por mais que ache que poderia ser mais desenvolvida. Livro interessante, mas não tão bom.

Rodrigo2802 03/03/2024

Que livro...
Escrita impecável, histórias envolvente e muitos mistérios. Nesse livro acompanhamos o desenvolvimento de Kvothe, agora sendo aconselhado a sair da faculdade e se deparando com o mundo. Em suas aventuras nos vemos muita magia, mistérios e coisas que ainda não tem explicações.
É legal também como o autor desenvolvel bem o personagem, de uma criança pobre e esperta à caminhi de se tornar uma lenda.

Que venha o terceiro livro. Recomendo muito a leitura dessa obra!

Laura.Oliveira 28/02/2024

O primeiro livro me pegou mais do que esse, visto que eu tive um pouco de dificuldade para terminar O Temor do Sábio.

A parte da Feluriana foi uma que eu não via a hora de passar!! Assim como as outras do Kvothe sendo um garoto kkkk Acho que pela minha idade essas coisas dão sono ???

De resto gostei bastante das aventuras do Kvothe, ter mudado de ambiente fez toda a diferença para o livro ficar ainda mais interessante.

Gostei muito da parte dele com os ademrianos conhecendo outra cultura e a forma deles de pensar sobre as coisas, pretendo me aprofundar mais sobre essa filosofia hahah

LaVicts 17/02/2024

Patrick Rothfuss continua a contar essa história de maneira magnífica, intrigante e envolvente. Algumas partes como a da Feluriana me pareceram meio longas mas ainda assim não fizeram a narrativa menos interessante. O final deixa um questionamento, ou não?, que me deixa ainda mais ansiosa para o próximo livro q o autor infelizmente ainda não escreveu, mas quando o fizer estarei animadíssima para lê-lo.

Juliane 15/02/2024

O melhor
Quando eu li ele lá em 2012, prontamente se tornou o meu livro favorito (juntamente com o nome do vento). Depois de 12 anos e muitas releituras, continua sendo.

Os personagens são de uma complexidade incrível, nenhum personagem é só mais um. Cada vez que leio crio novas teorias, percebo detalhes que não tinha percebido e continuo amando ele cada vez mais.

Só leiam, é a melhor série de fantasia!!
Camila 15/02/2024minha estante
É ótima, né? Também é uma das minhas favoritas, mas tô perdendo a fé na continuação. Vai sair mais um livro derivado e a continuação da série, nada.

Juliane 15/02/2024minha estante
Pois é, mas ainda tenho fé que sai

Emilly190 11/02/2024

Patrick Rothfuss não decepciona. É incrível ver a trajetória do Kvhote além da Univerdade, viajando pelo mundo, conhecendo novos personagens, novas culturas e, consequentemente, descobrindo mais sobre o Chandriano e o Nome do Vento.

Ver o protagonista ter um momento de estabilidade e alegria, depois de tudo que ele passou me deixou com o coração quentinho, porém sabemos que isso não vai durar por muito tempo, visto os capítulos finais, o que nos deixa com uma ansiedade gigantesca pelo 3° livro.