O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Italo 08/08/2023

Decaiu, hein?
Nossa, que livro chato. Sofri pra terminar, cheguei a abandonar. Só consegui terminar porque recorri ao audiobook. Tudo que me incomodou no primeiro livro, nesse segundo volume me incomodou ainda mais.

As primeiras 400 páginas (sim, 400!) são preenchidas de historinhas repetidas que a gente já leu no final do vol. 1, tipo: o Kvothe brigando com o Ambrose; o Kvothe sem dinheiro; o Kvothe tentando arranjar dinheiro; o Kvothe arrumando dívidas; o Kvothe tocando alaúde; o Kvothe perseguindo aquela Dena; etc. Haja fôlego pra chegar na parte em que o livro de fato começa. E quando começa...

O ruivinho começa a explorar mais o mundo, ele sai da faculdade, vai pra outro reino, vamos aprender novas coisas, resolver alguns mistérios, ganhar outros... ah, oi, Dena. Juro, essa mona, tá em todo canto, pra que que ela serve? Tô até agora tentando descobrir. Claro, além de ser insuportável, sem carisma, sem personalidade, isso tudo eu sei. Quem liga pro romance do Kvothe com essa mulher? É penoso ler os capítulos que a Dena aparece, e são MUITOS!

Lembra o que eu disse sobre a exploração do mundo que o Kvothe ia fazer? Pois bem, tudo se resume a ele entrando numa gangue, dele virando personagem de ficção hot, transando muito com uma entidade estupradora que consegue ser mais entediante que a Dena... tem um rei também, ele dá dinheiro pro Kvothe, portanto estamos livres de ler o Kvothe devendo pra agiotas no próximo livro. E o Chandriano? Só se fala em outra coisa. Aliás, nesse livro tudo só se fala de outra coisa.

Enfim, livro excessivo, aquelas 400 páginas poderiam ter sido convertidas em 100, ao meu ver, a história não avança tanto, personagens secundários sem carisma, as personagens femininas além disso são todas subversivas ao Kvothe, todas querem d** pra ele, essa é a função de toda personagem mulher aqui basicamente. Sei lá, é melhor que demore bem muito pra sair o terceiro, ou que nem saia se for pra ser que nem O Temor do Sábio.
Thiago740 16/08/2023minha estante
Kk

Moringan 01/09/2023minha estante
Eu gostei bastante desse livro, levando em conta o momento da minha vida em que o li - também não tinha melhor para ler. Mas não ouso discordar em nada do que você falou na sua resenha, pq é a mais pura verdade kkkk

Falou o que eu não tive coragem

Joao.Vitor 05/08/2023

Nesse segundo volume, o autor continua com a narrativa sobre a história de Kvothe, mas, dessa vez, temos uma grande expansão do universo, inclusive com lugares e seres que foram apenas mencionados no livro anterior.

É impressionante como o mundo criado pelo autor é bem montado, assim como a história te prende com o jeito que é contada.

No geral, parece ser um livro de transição para os acontecimentos finais do terceiro que ainda não foi lançado (tá demorando pouco, só uma década).

Com relação as críticas que me impedem de dar uma nota maior. Seria que, ao contrário do primeiro, esse tem trechos extremamente lentos que você torce para passarem logo, apesar da maior parte do livro ser empolgante e prender bastante. Também, após dois livros da série, cheguei a conclusão de que definitivamente não gosto do romance entre Kvothe e Denna.

Trajano 01/08/2023

Um mês. Um livro. O maior que já li. Um dos melhores
Vamos por partes:

Kvothe continua com aquele estigma que eu construí desde o primeiro livro e que me agrada (e surpreende) muito: é o protagonista mais inteligent, talentoso, engenhoso e estratégico que eu já li (desculpa Paul Atreides) e acompanhar sua vida é um deleite sem precedentes. A história gigante desse livro se divide em momentos distintos e igualmente cativantes, desde o período na faculdade e as desavenças com Ambrose (que tomaram um rumo ainda mais dramático nesse livro); a decisão de ir até Vintas tomar novos ares e buscar certos objetivos, criando um vínculo com um nobre cujo arco prende demais (e a estratégia genial dos passarinhos) o encontro com o ser místico sexual que o leva pra uma terra de magia ( e que acrescenta ainda mais as histórias fantásticas que criam sobre ele), a passagem por Ademre, que (talvez) explica a capacidade de luta que o Kvothe adulto apresenta. A verdade é que não se passaram mais de 1 ano e meio nesse livro, e por mais que eu esperasse ver sua plena conexão com Denna finalmente se consumando, continua aquele joguinho de gato e rato.

Cada lugar que Kvothe passa nesse livro ele parece desabrochar ainda mais suas capacidades: seu academicismo na faculdade, sua aristocracia em Vintas, sua propria sexualidade na terra dos encantados, sua capacidade de luta em Ademre, mas a verdade é que esse livro parece de fato ser apenas uma passagem para algo que ainda vai vir. Rothfuss é bom estar escrevendo outra obra prima à altura pra finalizar essa trilogia maravilhosa, e eu estarei aqui ansioso pra ver esse desfecho.

stgabis 31/07/2023

Superestimado. Demasiadamente grande
O livro é tão grande que já nem lembro todos os motivos de não ter gostado, mas listarei os que me lembro
- Muito grande, repetitivo e desnecessário
- Romance entre Kote e Denna lastimável. A mulher sai com um cara por semana, mas fica com frescura achando que é a cereja do bolo.
- Misticamente ele perde o cabaço com um ser encantado, e depois disso vira o garanhão
- Ademre é um lugar chato demais, com aqueles gestos de mãos ridículos
- O cara aprendendo a Ketan para do nada ir embora da aldeia, tipo, vlw vlw ce tá liberado
- Autor finaliza o arco com o maer like: Ok não sabia como finalizar então vou escrever que a mulher do maer odeia os edena ruh e vc é obrigado a sumir de Vintas
- Universidade pouco explorada, embora ele passe 1/3 do livro lá
- Birra de adolescente entre o Ambrose e o Kote
- Devi no final é só uma patricinha
- 🤬 #$%!& a Lethani
- Arco da Feluriana se resume em: sexo, sexo, ser desconhecido, sexo.

No final, fui generoso demais dando 3 estrelas, deveria das 2, se pá. Vou mudar pra 2,5 pela média.
2,5 por ter conseguido me prender até o final, apenas
Johnatan4 01/08/2023minha estante
1200 páginas para explicar uma coisa, tenha paciência, porque de resto nao falou nada.

Eddie.Erikson 30/07/2023

Continuação da saga o matador do rei só não ganhou nota máxima pela exploração cansativa e longa da fantasia chata e exagerada da Feluriana. O restante digo que é um livro excelente e bem narrado com uma história e personagens marcantes. Apesar de um livro grande deixa sempre muitas expectativas. Recomendo!

Clara Rose 30/07/2023

Deslumbrante
Sinceramente, não pensei que iria amar tanto uma continuação como essa!
Sair da universidade, enfrentar a lei férrea, servir a rei (um rei muito escroto e ingrato), ter um progresso pessoalmente falando nas relações e crescimento do Kvothe, ter aprendido a se dobrar e engolir o orgulho, aprender novas culturas, aprender como ele pode ser fraco e vulnerável.

Foi um dos melhores livros que já li esse ano, disso tenho certeza! Infelizmente até agora não temos noção do terceiro livro, vou ter que me contentar com o que já tem.

Meu personagem favorito foi Tempi com toda certeza!

Misto de emoções, raiva, tristeza, alegria, ódio em alguns momentos. Escrita fenomenal.

Riolet 27/07/2023

"Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil."
O Temor do Sábio é uma continuação digna de "O Nome do Vento", a cada página você vai se apaixonando mais pela escrita de Patrick Rothfuss, nesse segundo livro vamos mais a fundo nesse universo, conhecendo novos povos e suas cultuas, lugares mágicos e místicos. A forma como autor continua a construir esse mundo e seus personagens é maravilhoso, dando novas camadas principalmente ao Kvothe e a Denna, além de adicionar cada vez mais dúvidas e mistérios a obra.

Marcello.Buzon 27/07/2023

Longo
Enfim cheguei ao fim do livro. Durante muito tempo pensei em abandonar a leitura, mas insisti. E não me arrependo disso.
A escrita do autor continua maravilhosa, seus personagens continuam intrigantes (menos Denna), a crônica de Kvothe continua interessante, mas o livro é longo demais. Entendo que tudo faz parte da história do personagem, mas muita coisa poderia ter sido deixado de lado.
O livro, para mim, é divido em 3 partes: o início, que é uma delícia de ler e interessante, o meio que é gigantesco e desnecessário, e claro a parte final que é incrível e de tirar o fôlego.
Se não houvesse essa parte do meio o livro teria nota máxima pra mim. Mas bem da verdade, é que um personagem me incomodou demais: a Denna. Que personagem intragável e a relação dela com o Kvothe quase me abandonar o livro. Simplesmente insuportável.
Mas o fim do livro vale muito a leitura, pois é simplesmente fantástico.

thaiqrz 25/07/2023

Incrível
Eu até agora não estou acreditando que eu li um livro com mais de 900 páginas kkkkk, mas valeu muito a pena! Esse livro é incrível, o primeiro livro dessa série ?O nome do vento? eu não estava tão envolvida com os personagens, ainda estava conhecendo e entendendo esse mundo, porém esse segundo eu já conhecia e eu simplesmente amei todas as histórias que acompanhamos do Kvothe, fiquei animada por acompanhar aventuras diferentes dele, principalmente do meio para o final do livro. A escrita é perfeita e faz você se sentir dentro desse mundo, o que ao mesmo tempo é ruim porque acaba sendo muito detalhada, as vezes até demais, mas de qualquer forma, vale a pena a leitura se você gosta de ficção.

Barbara 23/07/2023

Não sei
Ainda estou pensando se foi bom ou não. Gostaria que tivesse menos Denna e mais busca pelo Chandriano, apenas.

cristian_yuri 23/07/2023

Um mar de perguntas com poucas respostas.

O segundo livro segue o mesmo nível do primeiro: intrigas, mistérios e aventuras divertidas.

Um ponto que me incomodou foi Denna e Kvothe. Seus encontros são sempre adoráveis, mas a tensão entre eles acaba se tornando maçante.

O que achei mais interessante nesse livro é que, considerando o universo, tudo é muito "real". Não há nada de muito extravagante e feitos extraordinários.

Kvothe tem habilidades notáveis, mas tem suas dificuldades. Tudo que conquista é fruto de seus esforços.

Este livro responde poucas perguntas do primeiro livro e entrega muito mais.

Layh 22/07/2023

Continuando a história do Kvothe, ele teve que dá um tempo da Universidade e criar laços com o maer. E de volta a univerdade, conseguiu um jeito de se sustentar.. mas parece que tem uma coisa mais sombria vindo aí. Cadê o terceiro livro?!

Ernan 21/07/2023

Sentimentos múltiplos
Senti como se estivesse dentro do mundo criado pelo autor... conheci mais sobre o Kovthe... me surpreendi em alguns momentos, ri, e fiquei com raiva em outros... mas no final percebi que eu estava esperando acontecer mais coisas depois de passar por tantas páginas e não aconteceu. Apenas por isso não dou nota máxima.

Jão 14/07/2023

Novo calhamaço, velha excelência.
Dando sequência ao extraordinário "O nome do vento", "O temor do sábio" corresponde ao segundo dia das histórias narradas por Kvothe. E a qualidade continua a mesma.
Se no primeiro dia acompanhamos a trágica trajetória do protagonista até a universidade e os primeiros lampejos de sua popularidade, aqui veremos sua jornada se deslocando pelos romances e pelo (muito) poder. De maneira geral, testemunhamos o surgimento de uma verdadeira lenda.
Verdade, o ritmo oscila em alguns arcos (Severen foi quase monótono e o encontro com a Feluriana se delongou bastante), mas esta é a história de Kvothe contada por Kvothe. Quem sou eu p/ julgar o que é bom e importante?
E no fim, não nada há temer, porque o restante compensa e MUITO.
A civilização Ademriana, o grupo de mercenários, o encontro com os "Edena Ruh"... Rothfuss nos brinda não só com a fluidez, mas com cenas dignas de cinema, daquelas que você enxerga através das palavras e precisa de um tempo p/ por as idéias em ordem.
Dito tudo isso, fica a super recomendação, o gostinho de quero mais e o aguardo pelo mano Patrick e a publicação do terceiro volume.

Jão 14/07/2023minha estante
1- Provavelmente sim, ele disse que não conseguiu o que queria