O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

ally53 21/12/2023

Sim
Qualquer livro que te prenda por 950 páginas é incrível, como esse. Para mim, o primeiro ainda é melhor e alguns elementos me desagradaram, mas foi uma ótima leitura. Rothfuss para de jogar RPG e vai escrever o terceiro livro!

Lucas 21/12/2023

O temor do sábio
Estava bastante ansioso para ler este livro, já que amei muito "O nome do vento". Eu diria que gostei, mas tenho algumas resalvas.

Acho que o grande problema do livro é que ele é desnecessariamente longo e demorado. Um exemplo disso é a primeira parte da história que se passa na Universidade, que foram cerca de 360 páginas de pura enrolação. E tem o fato de que a história não avança tanto, então há poucos momentos realmente relevantes para a narrativa, e os momentos chatos são recheados de histórinhas que não fazem falta ao enredo.

E outra coisa que paticularmente me incomodou foi a escrita. Não me entendam mal, eu amo a escrita do Patrick Rothfuss, mas com o tempo ele começou a ficar repetitiva, sempre fazendo comparações poéticas, às vezes bastante exageradas. Eu enlouquecia toda vez que a aparecia a frase "uma boca feita para ser beijada".

E tem o fato de que pouca coisa foi revelada sobre o Chandriano e os Amyr, e pensar que já estamos na metade da trilogia e não sabemos quase nada sobre essas figuras tão importantes.

Mas apesar de tudo isso gostei bastante do livro. A escrita é fácil e bastante bonita, gosto muito dos personagens e do protagonista (que às vezes é bastante babaca, mas enfim) e gosto do mundo criado pelo autor e da mitologia que cerca ele.

Conclusão: é uma boa continuação, que acaba explorando e expandindo a criação de mundo e criando um desenvolvimento maior ao protagonista, mas infelizmente a história é recheada de momentos lentos e desnecessários. Então, por isso, na minha opinião,esse livro não supera "O nome do vento". Estou bastante curioso para ver como a trilogia será finalizada, mas obviamente isso vai demorar bastante, infelizmente.

Ana Lívia Mourão 21/12/2023

A vontade é chegar no Patrick e implorar pelo volume 3 da série! Óbvio que com um livro desse tamanho há momentos que a trama fica mais arrastada, mas tudo compensa pelo teor e profundidade que o Patrick constrói a história de vida do Kvothe! Nessa edição conhecemos os Encantados, principalmente a Feluriana e seus mistérios; Kvothe chega o mais perto que já este sobre quem são o Chandriano; vive meses aprendendo ademriano junto com o povo e enfim, vira o matador do rei! O maer, como todos os fidalgos é um mimado. Agora o Bast, ele me surpreende! Louca pela continuação!!!!

Pedro.Henrique 19/12/2023

O Temor do Sábio
Mantém o incrível padrão do seu predecessor, apesar de que as muitas mudanças de cenário e personagens me deixaram distantes no meio do livro. Mas, ainda assim, algumas das melhores páginas que lerei no futuro próximo.

ge_giusti 18/12/2023

Simplesmente maravilhoso.
O livro é cheio de detalhes, histórias dentro de outras histórias, enredos inteiros dentro de seu próprio ciclo e a sequência dos acontecimentos é muito fácil e agradável de acompanhar. É perfeitamente bem escrito, sem falhas e todas as cenas são completas. É uma das melhores fantasias já escritas, cada personagem é único e bem construído, os cenários são muito bem descritos e a história é envolvente. Percebemos o amadurecimento do personagem principal se comparado ao primeiro livro da série e toda construção de seu intelecto e personalidade. Entretanto, mesmo que as quase 1000 páginas tenham sido escritas de maneira fantástica (aliás haveria história para mais mil páginas e eu as leria com a mesma avidez), o roteiro deixou todas as pontas soltas para o terceiro livro. Isso explica a tamanha responsabilidade que o autor tem ao escrever o último volume da trilogia e deixa os leitores (eu inclusa rs) à flor da pele para que seja publicado o mais breve possível.

Não me leva a sério 11/12/2023

O temor do sábio
É bom gostei bastante. Termina com uma história que dá a entender que vai ter continuação MAS NÃO TEM e fica nas mãos de Deus né. Eu gostei dos protagonistas, achei eles simpáticos. Só o carinha que trabalha com o protagonista que fica agindo como se fosse servo dele, meio submisso sla, não me agradou mas tb não incomodou ao ponto de odiar o pobre cujo nome eu não sei escrever (inclusive não sei escrever o nome de ninguém desse livro ?)

Mello 28/11/2023

Segundo dia que Kvothe conta sua história de vida para o Cronista. Nesse volume as coisas ficam mais pesadas na escola e também melhoram em outros aspectos. Enfim ele perde a virgindade é claro que seria de maneira magnífica caso contrário não seria Kvothe. Confesso que achei mais parado e menos envolvente que o primeiro livro, mas também é muito bom. Meio longo? mas legal. Ao final as coisas ainda ficam abertas e meio dúbias, mas creio que o esclarecimento vem no próximo volume.

Eusou_plana 23/11/2023

Cadê o outro livro? Tem gente que passando mal aqui
Esse Bast sempre começa e termina de forma marcante, eu amo esse pestinha.
E sobre o resto, já comentei o que eu tinha que comentar no decorrer do livro rsrs.

Terminou de uma forma bem justa ao ponto de nós fãs termos o direito de exigir o próximo livro. Não sei se seria adequado, mas o autor tá merecendo umas ameaças bem inofensivas ? só pra deixar de ser sem vergonha e lançar o terceiro e último livro. Muita maldade o que ele tá fazendo, isso não se faz.

Li algumas resenhas que diziam que o primeiro livro é melhor que o segundo. Sinceramente, na minha humilde e singela opinião, esse livro tem o mesmo peso e a mesma medida que o primeiro. É tão bom quanto; não acho que tenha decaído em nada não. Porque da mesma forma que este tem partes bem entediantes e com descrições desnecessárias, o primeiro também tem. Engraçado que quando quero obter mais detalhes de uma cena, não tem. A descrição é bem corriqueira. Já quando não quero saber e desejo que mude logo de assunto (como na cena do arquivo ou toda a passagem por Admre), ele faz um longo desenvolvimento.

Cardan0 14/11/2023

Quero continuação agora!
Minha opinião sincera, o livro é muito bom, porém tem tantas falhas que quando penso nele só consigo pensar nelas. Primeiro, ele é desnecessárianente longo, muitas das coisas que acontecem não tem a menor relevância.

Segundo, ele é muito repetitivo, muitas das narrativas do primeiro livro de repetem nesse segundo, até pensei em pular algumas páginas, pois não aguentava mais ler a mesma o tempo todo.

Terceiro, ficaram várias pontas soltas, coisas que já tinham ficado solto no primeiro livro e que não se resolveram no segundo, espero que resolvam no terceiro.

Mas enfim, mesmo criticando ele, o livro vale muito a pena, tanto esse quando o primeiro ainda mais se você gosta de livros de fantasia, com certeza um dos meus favoritos desse gênero.

Nicole 12/11/2023

Melhor série de fantasia ??
Prende do começo ao fim, cada capítulo tem um algo sensacional e em nenhum momento o livro tem uma ?parte mais chatinha?, é simplesmente perfeito todo o desenrolar da história, a forma como o autor expõe as coisas deixando um mistério, e vai revelando outras deixando um novo questionamento. Os personagens são incríveis, enfim ?? triste vai ser esperar sair o próximo livro ?

Gusssz_ 06/11/2023

Sensacional
Se o primeiro livro é um começo perfeito, essa é a continuação perfeita. Com um cenário já muito bem estabelecido, esse volume dá mais destaque aos personagens do que o primeiro. Em temor do sábio o autor se prende mais ao desenvolvimento pessoal do protagonista e de todos os outros personagens. A maneira como tudo é narrado simplesmente te prende de forma indescritível. POR FAVOR LANCE OS PRÓXIMOS, PATRICK!!

Kevin57 20/10/2023

Livro magnífico
Eu nem tenho palavras pra colocar a minha felicidade lendo esse livro, kda momento da história vc fica "CARALHOOOOOOOOO", não são reviravoltas impressionantes mas sim uma ótima construção da história e dos personagens, eu uso direto o sinal de felicidade em ademriano skkskssks, a forma de explicar a lathanta tmb, é tudo muito maravilhoso e muito bem construído, amo cada personagem e fora o Kvothe,o Bast, a Feila, o Simmon, o Tempi e o Elodin são meus personagens favoritos sksksksksksk (nn gosto da Auri por conta do 3° livro)