Asas Aprilynne Pike

Resenhas - Asas

Yasmin 04/01/2023

Asas
Esse livro é a minha conexão com a "eu" de 12 anos. Terminar a saga desse livro foi como dar um descanso pra ela, além de ter sido uma maravilha me aventurar pelas páginas desse romance
Gabiah 28/01/2023minha estante
Eu tô surtando agora pq cheguei numa parte que mdss

Iza 22/03/2020

Asas, nos apresenta Laurel, uma menina de 15 anos que, tendo estudado a sua vida toda em casa, com a mudança de cidade (para a qual seus pais se mudaram para realizar o sonho de abrir uma livraria), precisa se adaptar a rotina de uma escola. Escola onde conhece David, que rapidamente se torna seu melhor amigo.
Adotada aos 3 anos, Laurel é uma pessoa de hábitos alimentares "estranhos": raramente sente fome e não consegue comer comida, somente frutas e vegetais.
Um dia, sente um caroço em suas costas, caroço que vai crescendo até o tamanho de uma bola de golfe e se transforma em uma linda flor. E agora, como descobrir mais sobre isso?
Em uma visita a sua antiga casa, ela conhece Tamani, que lhe conta sobre seu verdadeiro mundo e sobre a missão de Laurel no mundo humano. Enquanto Laurel luta para aceitar sua nova realidade, seu pai fica gravemente doente e ela se vê em uma espécie de "beco sem saída".

Luana 31/08/2016

As fadas existem??
O livro é maravilhoso. Quando terminei fiquei encanta, todas as referências que a história aponta sobre a origem das fadas é fantástica!
É muito bonito saber que as fadas podem viver entre os humanos e viver como pessoas normais, mas claro que com um pouquinho de magia tudo se transforma.

Pri 06/03/2015

Fadas bem diferentes
Esse livro é super leve, nem um pouco cansativo, a leitura flui muito, muito rápido. Às vezes eu até me assustava com a quantidade de páginas que já tinha lido sem perceber. É divertido, fofo e tem de tudo um pouquinho: romance, aventura, ação e, principalmente, histórias de fadas. ;)

Laurel é uma menina de 15 anos que vive com seus pais adotivos. Ela foi deixada na porta deles quando tinha apenas 3 anos e, desde então, eles viveram tranquilamente em Orick, uma cidadezinha de cerca de quinhentos habitantes. Até que o pai dela tem a oportunidade de comprar uma livraria em Crescent City e eles se mudam para uma casinha por lá.

"Digo uma coisa: se você quiser guardar um segredo, transforme-o numa história humana. Eles vão alterá-la tanto em cem anos que ninguém jamais poderá separar o que é verdade do que é mito."

Laurel sempre foi educada em casa pela mãe, então quando passa a frequentar a escola pública, sente muita diferença. Não só pelo ambiente ser desconhecido e cheio de pessoas estranhas e barulhentas, mas também porque Laurel odeia ficar em lugares fechados, e seu jeito de ser chama a atenção. Ela só usa roupas leves e frescas, mesmo no frio, come apenas frutas e vegetais e é muito bonita. Ela não gosta de ser tão diferente e tem medo de que as pessoas a achem meio esquisita.

"— Então, use o que quiser. Se suas roupas são o bastante para afastar possíveis amigos, então é porque não são o tipo de amigos que você quer ter."

Por sorte, ela rapidamente faz amizade com David. Ele é um garoto bonito, muito inteligente, divertido, compreensivo, paciente, fofo... tudo o que se pode querer de um namorado. Logo o sentimento deles começa a deixar de ser apenas amizade, mas Laurel ainda não se sente preparada para começar um relacionamento.

"Há sempre alguém que, secretamente, acredita em mitos e lendas; ou, pelo menos, em parte. Essas são as pessoas que vão olhar além do óbvio e ver as coisas deste mundo que são realmente maravilhosas. — Ele deu de ombros. — Mas elas não vão dizer nada, mesmo que descubram. Porque o restante de nós, que vemos o mundo como algo lógico e científico, não enxergaríamos a verdade ainda que estivesse exposta num outdoor."

Um dia, ela descobre uma coisa muito estranha em si mesma: uma espinha enorme, bem no meio das costas. Para ela isso é um alívio, já que finalmente começará a ter uma puberdade normal. Mas enquanto os dias se passam, o caroço em suas costas aumenta cada vez mais, a deixando muito preocupada. Até que certo dia surge uma enorme flor no local, que se parece com asas. Imaginem o susto que ela levou!

"— Toda garotinha gostaria de ser, na verdade, uma princesa ou uma fada, uma sereia ou algo assim. Principalmente, garotas que não sabem quem é sua mãe biológica. Você perde esse sonho por volta dos seis anos. Ninguém continua pensando nisso aos quinze. — Ela endureceu o queixo teimosamente. — Fadas não existem."

Até que ela e os pais vão em sua antiga casa, pois querem vendê-la, e Laurel entra na floresta que há por trás do terreno. Lá ela encontra um estranho rapaz, chamado Tamani, que possui olhos verdes vibrantes, assim como a raiz de seu cabelo comprido. Ele é muito intenso e desperta nela emoções desconhecidas e uma sensação de que eles já se conhecem. Logo ela descobre que ele é um elfo e é ele quem será sua fonte de informações sobre o que ela é e sobre o local mágico de onde veio.

"— Eu já disse: a magia verdadeira das fadas e dos elfos não é bem como você está pensando. Não existe pó de fada ou de elfo que faça você voar, nem varinhas mágicas, nem nuvens de fumaça. São apenas coisas que podemos fazer para ajudar no desempenho de nossas tarefas."

Dividida entre dois mundos e dois amores, Laurel precisa ser corajosa para enfrentar algo muito maior. Ela descobre que o terreno de sua antiga casa é muito importante para as fadas e os elfos, mas seus pais precisam do dinheiro da venda. Sem saber como impedi-los, ela acaba se metendo em uma enrascada maior do que esperava, colocando em risco a si mesma e a todos que ama.

Adorei a forma como a autora construiu as fadas e os elfos nessa série. Eles são meio diferentes do que normalmente se espera dessas criaturas, mas tudo é bem explicado, as perguntas criadas logo são respondidas na história. A trama é muito delicada e simples, acho que a própria capa do livro já transmite isso. Apesar de acabar se tornando um pouquinho clichê, ao mesmo tempo é inovador.
Outra coisa que é boa nesse livro, o que contribui para a leitura rápida, é que a autora nos poupa muito de detalhes desnecessários do dia-a-dia da personagem. Ela narra o principal, conta com calma os dias em que acontecem coisas importantes e pula dias em que nada acontece. Isso sem deixar buracos na passagem do tempo. É bem perfeito.
Enfim, a história é super fofa e eu recomendo para quem gosta desse estilo. O livro não nos revela muito sobre o mundo das fadas, mas o próximo com certeza vai satisfazer algumas curiosidades.

site: http://www.sigolendo.com.br/2015/03/cheiro-de-livro-novo-asas.html

Glaucia 07/02/2012

Asas
Asas é, na minha humilde opinião, um conto de fadas moderno, encantador e surpreendente, além de ter um recheio de mistérios. Ele é o primeiro livro da séria Fadas, que já tem três livros lançados:

1. Wings (2009) - Asas
2. Spells (2010) - Encantos - Fev/2012
3. Illusions (2011) - ainda não publicado aqui.

Quando comecei a ler, percebi que a autora usou a mesma fórmula de outros livros do gênero: adolescente, segredo, mistério e triangulo amoroso. Mas no decorrer da leitura, percebi que tudo foi colocado de forma muito inteligente e trabalhosa. Certamente a autora pesquisou bastante sobre mitologia, biologia e química para compor elementos da fantasia com os da natureza de forma tão harmoniosa. Acho que esse foi um toque a mais que esse livro teve.

O que também me agradou foi o fato da leitura ser bem rápida e não enrolar muito em alguns pormenores. Só por isso esse livro conseguiu mais alguns pontinhos comigo e me agradou bastante.

Laurel, uma jovem de 15 anos, tímida e que vive em uma cidade pequena com os pais adotivos é obrigada a se mudar para nova cidade. Essa mudança não é nada fácil, porque ela ama a natureza e a floresta ao redor da propriedade em que vivia. Logo de início ela conhece David, um rapaz super gente boa, que facilita sua chegada na nova escola e logo se tornam amigos. Na verdade ele é o rapaz do tipo encantador e um ótimo pretendente a namorado. Eu adoraria ter tido um David em minha vida.

Com o passar dos dias, Laurel começa a notar um estranho “caroço” em suas costas e fica incomodada com o assunto. Esse caroço vai se modificando e em seu lugar aparecem lindas “asas”, que mais parecem ramificações de uma flor. Ela se vê apavorada com essa “novidade” e de princípio não tem com quem contar.

Ela sempre foi estranha, seus hábitos alimentares não eram normais, porém aquilo lhe parece surreal. E como não tem com quem se abrir, acaba revelando seu segredo para David, que é uma nerd e a ajuda a descobrir o que está ocorrendo aos olhos da ciência. Nessa parte da trama o leitor já consegue perceber a sagacidade da autora. Ela dá uma verdadeira aula de química e biologia para explicar essa estranha mudança em Laurel.

Em busca de respostas, ela vai para a sua antiga cidade. Na floresta da propriedade que a família colocou a venda, conhece Tamani, um ser mitológico incrível e lindo. Ele passa a responder parte das suas perguntas, revelando que ela é uma Fada e foi enxertada num lar humano com uma missão. Nesse momento os sentimentos por ele e por David tornam-se confusos e Laurel percebe-se atraída pelos dois. Começa um triângulo amoroso lindo, que deixa o leitor confuso sobre o que ela deve fazer e por qual mundo deve optar.

Laurel também descobre que há seres perigosos, em busca das terras da sua família e corre grande perigo tentando impedir que o mal vença. A trama fica eletrizante e o leitor fica completamente vidrado com os acontecimentos. Quando o livro acaba, o leitor está com um gosto de “quero mais”. Mal posso esperar para ler a continuação do livro. Certamente a autora dará outra aula e mostrará todo o seu potencial.

Não posso revelar mais. O que posso dizer é que Asas é o tipo de livro que o leitor se envolve do início ao fim, escrito de forma encantadora, divertida e muito inteligente.

Realmente espero que gostem dele!
Bjus no core

*Rô Bernas 14/11/2011

Encantador
Nunca havia lido nada desse gênero, mas me encantei com o livro!
A autora conseguiu prender minha atenção ao fazer com que Laurel ficasse dividida entre os 2 mundos e ainda assim passar uma coisa bem real...ela sofria e se debatia com o sentimento que a tomava. Vivenciou todo o sentimento e angustias que uma adolescente passa. Muito bom!
É um livro realmente encantador!

Juliana 22/02/2012

O livro é bem interessante, a autora aborda o tema fadas, de maneira nova e, para mim, inesperada. No livro Asas, a personagem principal, Laurel, é uma garota extremamente bonita e vegetariana, que se muda de sua casa em uma peequena cidade, para uma pequena casa numa cidade um pouco maior que a anterior, para seu pai realizar o sonho de ter sua própria livraria. Mas, depois de se mudar, Laurel passa por mudanças que tem certeza não ser normal, e acaba se envolvendo num mundo, que descobre ser o seu original, mágico e misterioso.

Koalii 18/03/2024

Um amor, aconchegante
Bom, então, por onde começar... Esse livro é perfeito! A escrita da Aprilynne é super cativante e me deixou de coração quentinho. Asas me lembrou um pouco de Crepúsculo (não tem nada a ver), acredito que por ter uma escrita semelhante a da Stephanie Mayer.

Eu nunca imaginei uma situação em que fadas pudessem ser do jeito que são no mundo da Aprilynne, e isso me encantou muito. Foi algo tão sutil e sincero que parecia se tratar de algo que realmente seria capaz de acontecer. A Laurel é tão diferente, mas nada forçada, ao mesmo tempo que é igual aos outros, tendo o seu quê especial. Fiquei muito encantada. O David também foi outro personagem que me deixou de coração quentinho, e eu entendo a confusão da Laurel entre os dois garotos, mas devo admitir que o Tamani me conquistou.

O enredo da história é muito bem encaixadinho, tem informações do início que são importantes e usadas da metade para o final, realmente ótimo.

Esse livro me tirou de uma ressaca literária bem chatinha, e mal posso esperar para ler a continuação e reencontrar Laurel, Tamani e David

Blog MVL - Nina 16/11/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Particularmente, não sou fã dos livros sobre fadas. Não no conceito básico e mundial de que elas são loiras, fofas e benevolentes. Apesar de gostar de fantasia e vampiros, existe uma diferença simples entre ambos. Vampiros ainda vivem neste mundo. São seres humanos com uma séria anomalia, mas ainda assim, caminham pelo mesmo universo que eu. Fadas são criaturas completamente estranhas,elas têm asas e sempre me pareceram frívolas. Apesar de já ter lido a tentativa de outras autoras, Aprilynne Pike foi a primeira a realmente me interessar.

O conceito desenvolvido pela autora em “Asas” é muito, muito bacana. Pike une dois aspectos que trabalham bem em conjunto. Apesar do paradoxo, em sua obra ela explica Fadas como seres da natureza, na mais, nada menos que plantas. Vegetais. É claro, também vinculados à magia, mas de uma forma sutil,harmoniosa. David, seu melhor amigo e interesse romântico é um cara da ciência, e com seu microscópio, ele é a primeira pessoa observar que Laurel não é humana. O personagem é carismático. Apesar de ser apenas um humano, David não se encolhe e esconde e enfrenta a realidade sobre Laurel.

É claro que as coisas não são tão simples assim. Existe Tamani. Um elfo sentinela, um guerreiro que compartilha uma história paralela com a protagonista. Aqui entra um detalhe interessante.Normalmente os triângulos amorosos são divididos por dois pólos bem opostos. O bonzinho e o vilão(bad boy). Isso não ocorre em “Asas. Ambos são verdadeiros cachorrinhos adestrados, correndo incansavelmente atrás da dona. Entre David e Tamani,pelo menos neste primeiro volume,eu ainda prefiro o garoto meio geek.

Existe também uma crítica pertinente no livro. Aprilynne Pike aborda habilmente a questão de devastação da natureza que encaramos no momento presente. Penso que os seres humanos se identificariam muito com os Trolls descritos pela autora. Seres ligados ao dinheiro, e ao poder.Que não medem esforços para conseguir ambos. Não vou elaborar mais, porque vocês poderão conferir esse detalhe no conflito central do enredo. A proteção de um local específico, importante para o meio ambiente das fadas. Eu gosto de flores, de animais, não jogo lixo no chão e sou terminantemente contra o desmatamento. Então me identifiquei bastante, e gostei desse aspecto da obra.

“Asas” é uma excelente adição para a literatura jovem fantástica. Finalmente as fadas parecem mais atraentes,mais humanas e menos contos de literatura infantil. Aprilynne Pike merece os louros pela originalidade. O final é um pouco inconsistente, e por um detalhe em especial, não me vi capaz de dar as cinco estrelas. Para os que gostam de fantasia, mitologia e romance, é uma leitura de prazer garantida.

Noturninha 22/03/2012

Se tornou um de meus livros favoritos, apesar de eu não dar 5 estrelas para ele.
É um livro tão fofo, com inocência e amor e com um tema que poderia ser muito clichê, mas não é.
Asas traz uma idéia muito nova sobre fadas e elfos e você se encanta, pois tudo faz sentido (cientificamente hahaha).
É inocente porque até nas cenas que você poderia "maldar", você percebe que é fofo e bonito.
Laurel é inocente na medida certa e não é aquela personagem chata cheia de medo. Você acaba se identificando com ela por algum motivo.
David é o melhor amigo que se pode imaginar. Todos querem um amigo assim.
E os pais de Laurel são tão carinhosos.

Tirei uma estrela por dois motivos: Tamani e o começo do livro.
O começo do livro, pois achei que tudo fluiu rápido demais, apesar de depois ter seguido um ritmo mais convincente. Foi muito rápido o fato de ela ter se mudado, conseguido um amigo a quem confiar e confiar no amigo. Não me convenceu. Melhora logo depois, é claro!

[a partir daqui, spoilers]
Tamani: O personagem é um pouco irritante e se você perceber bem, ele é egoísta e um pouco possessivo, apesar de ter feito diversas coisas por Laurel. Oras, ele fez porque quis, por amor e é romântico. Mas age de uma forma como se ela estivesse devendo algo enorme a ele. O personagem é muito bem construído, mas infelizmente, não achei que ele mereça alguma coisa boa.
[fim do spoiler haha]

É encantador para quem gosta do tema e até mesmo para quem não gosta, pois apresenta uma idéia totalmente nova em relação às fadas!

Bia Eufrauzino 15/12/2012

Justificando minhas 3 estrelas
O que dizer de Asas?
O enredo da trama é ótimo, divertido. No início é meio chato, é só aquele papo de uma garota que está se adaptando a escola (a primeira que frequenta, o que torna um pouco diferente, mas só e somente só isso) e se adaptando as novas amizades.
Nesses primeiros capítulos eu quase desisti de ler, pensei que fosse perda de tempo e que tinham livros mais interessantes que eu devia começar a ler. Mas uma "voz" lá no fundo de minha mente insistia para eu continuar, não devia abandonar um livro assim, a não ser que, mesmo acabando o livro, o mesmo não me conquistasse.
Mas Pike conseguiu transformar a obra "entediante" em algo interessante e divertido, os detalhes em que ela descreve os momentos, você sente como se estivesse vivendo algumas partes do livro, e você se sente envolvido num triângulo amoroso em ascensão ( O que está na moda na literatura). A obra é sim previsível, e só em ler o resumo - eu garanto - você já tem a história completa em suas mãos.
Não estou dizendo que é ruim (como já disse, é um bom livro). Mas se você é daquelas pessoas que não gosta de romances previsíveis, não é uma boa pedida.
Ressaltando. Acho que é um livro bastante previsível, mas ler nunca é demais não é verdade?

Vanessa Sueroz 28/01/2013

O livro conta a história de Laurel, uma menina de 15 anos que se muda para uma nova cidade com seus pais adotivos. Laurel sempre foi acostumada a estudar em casa, mas sua mãe insiste que ela vá para uma escola, lá Laurel conhece David e os dois se tornam grandes amigos.
No começo do livro conhecemos a vida ‘normal’ de Laurel, uma menina adolescente com sua típicos problemas adolescentes, isso até que um estranho caroço aparece em suas costas . Laurel tem um pequeno detalhe também, seus hábitos alimentares são bem atípicos. Laurel só come frutas, legumes e coisas do tipo, e acha que por isso nunca teve uma espinha na vida.
Esse caroço nas costas de Laurel que a principio parecia ser sua primeira espinha vai crendo cada dia mais e mais, porém quando ela decidi pedir ajuda a tal espinha sumiu e no lugar tinha uma linda e delicada flor gigante.
“O corpo inteiro de Laurel estava tremendo. Ela sentia os braços cálidos e pesados de David ao seu redor, e era como se não pudesse sentir mais nada. Ele era uma tábua de salvação, e ela não tinha certeza se conseguiria sobreviver, nos próximos segundos, se ele a soltasse.”

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/asas/

jacdeoliveira 28/01/2013