Asas Aprilynne Pike

Resenhas - Asas

Bianca 30/04/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Digo uma coisa: se você quiser guardar um segredo, transforme-o em uma história humana. Eles vão alterá-la tanto em cem anos que ninguém jamais poderá separar o que é verdade do que é mito.” – pág. 231.

Não sei se todos sabem, mas adoro Fadas! *_*

Quando soube que Asas, de Aprilynne Pike, seria lançado pela Editora Bertrand, fiquei maluca. Estava na minha lista de futuras compras até que um dia ele foi enviado de surpresa e fiquei ansiosa pela leitura.

Além de saber que a história continha esse ser das minhas fantasias infantis, não sabia muita coisa.

A capa é belíssima. As pétalas que retratam as asas das fadas contrastando com os tons mais escuros deram um efeito muito lindo.

Não gosto muito do aval da Stephanie Meyer ali em cima, mas é implicância minha.
Com uma narrativa rápida e fluida, conhecemos uma nova mitologia e origem das fadas. Não contarei grandes segredos, mas considerei uma explicação válida (se elas existissem de verdade, é claro!).

Sem perceber, eu virava as páginas e devorava o livro, querendo saber logo como terminaria o primeiro volume da série.

Laurel, a protagonista, não era melosa, frágil ou chata.

O narrador onisciente também me fez gostar mais ainda do livro. Adoro saber o que os outros personagens estão sentindo e pensando.

A temática desse primeiro livro retrata bem a amizade e como ela é capaz de ajudar a cada um a passar por suas dificuldades.

“O corpo inteiro de Laurel estava tremendo. Ela sentia os braços cálidos e pesados de David ao seu redor, e era como se não pudesse sentir mais nada. Ele era uma tábua de salvação, e ela não tinha certeza se conseguiria sobreviver, nos próximos segundos, se ele a soltasse.” – pág. 111

Houve algo que me desagradou, mas o motivo é particular: odeio triângulos amorosos. Por mais que tente gostar, não consigo. Sem contar que me irrito mais ainda quando uma das pontas do triângulo não consegue se decidir, fazendo as duas outras pontas sofrerem. Sempre alguém sairá machucado. Se o livro tivesse terminado com um capítulo a menos, seria um dos meus prediletos. Estou com medo de ler as sequências e ficar triste com a escolha e atitudes de Laurel.

Fora isso, o livro é perfeito. Como a grande maioria ama triângulos, acredito que será adorado por muitos.

Read more: http://redomadecristal.com.br/2011/11/07/asas-aprilynne-pike/

Karol 12/09/2012

Resenha para LivrosEmSérie.com.br
Esse livro é estranho. Na verdade não gostei dele apesar da estória ser boa. Faz sentido?! Vou explicar mais detalhadamente:

A ideia do livro é interessante, Laurel, uma garota de 15 anos, se muda para uma nova cidade e começa a frequentar uma escola, coisa que nunca fez pois era educada em casa. Além das dificuldades normais de uma garota de quinze anos que acaba de entrar numa escola, que ao meu ver foram poucas, ela percebe imediatamente que é bem diferente dos outros. Ela se isola por querer, apesar de um garoto super bonitinho querer ser seu amigo, e ele precisa praticamente implorar para tomar lanche com ela. Já acho isso um tanto estranho, mas continuando, além dessa mudança na vida de Laurel, ela de repente, se depara com um caroço nas suas costas, que vai evoluindo cada vez mais e vira uma enorme flor.

O tal garoto bonitinho, David, se torna seu melhor amigo e é o único que ela acha que pode a ajudar. Isso até conhecer um ser mágico, e extremamente atraente, chamado Tamani. Além da forte atração que ela sente pelo garoto mágico, ele também é o único que pode dar algumas respostas sobre quem ela é realmente. Começa ai a já conhecida ladainha de ‘quem eu amo?’, ‘quem sou eu?’ e ‘o que fazer?’.

E é isso!!!! Um livro inteiro para isso, sem muita mais emoção. O que você normalmente vê nos primeiros capítulos desses clichês que todos nós amamos em 290 páginas. Como eu disse, a ideia da asa, e a explicação para elas são até legais e originais, mas o desenvolvimento da estória deixa ela chata de se ler pois, nada acontece com agilidade. E, com toda a sinceridade que me é dada, pra ficar lendo uma estória de uma garota entre dois amores completamente diferentes e se descobrindo, eu vou ler qualquer outro livro que tenha mais emoção na narração.

Talvez na sequencia do livro, Encantos, que já foi lançado, a coisa comece a pegar mais fogo, mas por enquanto a autora pecou um pouco na arte do entreter. Em contraposição a mim mesma, vi na internet algumas resenhas onde as pessoas diziam que tinham amado o livro, que era o favorito de todos os tempos. Cheguei a achar que eu estava me tornando uma velha rabugenta, mas depois encontrei opiniões parecidas com a minha. Acho que a grande sacada é, se você se interessou pela ideia, comprar o livro e ver em qual das duas turmas você entra.

Conclusão básica: O livro é legalzinho mas faltou agilidade na narrativa. Demorei quase 2 meses para ler 290 páginas, shame on me. Ou shame on Aprilynne!

Monique 14/02/2012

Infantil!!!!
Achei que distorce demais as estórias que estamos acostumados a ouvir sobre as fadas!!! Um pouco bobinho e com um "Q" de infantilidade! Talvez eu leia o próximo para ver se os meus conceitos sobre ele mudem! rs

Izabelly 26/02/2012

Nem é o que se espera.
Asas, pela capa e pelo mistério da sinopse, faz com que tenhamos avidez em lê-lo, porém a curiosidade termina junto com a vontade de ler o livro assim que descobrimos a procedência da asa... é um livro cansativo, sem uma exploração boa das relações interpessoais da protagonista. Para quem gosta de livros com emoção e diálogos ricos, este não é uma boa pedida.

Mica 21/05/2012

Chatisse nivel extremo
Estou dando graças a Deus por não ter cometido o delito de ter gastado dinheiro comprando a continuação desse livro, sinceramente a idéia é até boa mas a história é fraca, a protagonista é chata, o David pra mim é superficial demais, tudo parece meio forçado, o único que salvou um pouco foi o Tamani, mas não recomendo, não percam seu tempo, nem dinheiro com esse livro

Matheus Nascime 27/01/2012

Série Fadas - Asas - Livro 1
well... O livro é bem interessante. As fadas são muito bem retratadas eu achei muito legal elas serem uma planta avançanda tendo caules ao invés de ossos e água ao invés de sangue e flores...ao invés de asas. Uma parte bem estranha é que quando você come, por exemplo, só coisas verdades por um tempo, a raíz de seus cabelos ficam verdades, se comer coisas laranjas ficam laranjas, e assim adiante.

Outras coisas más explicadas são o que acontece quando Laurel era uma criança, por exemplo, como os pais dela nunca notariam algo muito simples: o fato dela não ter sangue nem espinhas ao mínimo. Mas quando há uma explicação mais abrangente tudo muda fica muito interessante.

Tenho certeza, que Encantos será muito bom. E outra coisa: foi a capa mais bonita e mais bem feita que eu já vi.

Essa passagem é sobre quando começam aparecer pétalas nas costas de Laurel que está no verso do livro:

"Por um momento, Laurel ficou hipnotizada, olhando com olhos arregalados para aquelas coisas pálidas. Eram assustadoramente belas - quase belas demais para serem descritas.

[...]

Laurel virou-se novamente de frente para o espelho, os olhos fixos nas pétalas flutuantes que pairavam ao lado de sua cabeça. Quase se pareciam a asas."

(texto completo: Página 49)

5/5

Tarsila 07/03/2012

Um livro feito por uma fórmula
Quando o meu pai foi comprar livros para mim, a partir de uma listinha que eu tinha lhe dado, a srta. vendedora sugeriu para ele que também comprasse Asas, porque parecia ser um livro compatível com o meu gosto. Bem, ela se equivocou.
Laurel tem 15 anos e há 12 foi deixada em uma cestinha na porta da casa do casal Mark e Sarah, que a criou. Sempre teve aulas em casa com Sarah, mas agora que a família se mudou para uma cidade ligeiramente maior, passa a frequentar a Del North High. Possui um organismo “um pouco” diferente: tem alimentação rigorosamente vegetariana, pois vários alimentos lhe fazem mal; raramente sente fome, é difícil ter frio e o tempo que suporta sem respirar é além do comum.
Todavia nada foi tão estranho para Laurel quanto o caroço que surge em suas costas, como uma espinha – algo que ela nunca teve. O “caroço” começa a crescer e fica cada vez mais complicado esconder, até que certo dia ela acorda e não mais o encontra ali. No local há belas pétalas que compõem uma flor gigante. Assustada, Laurel procura David, o amigo inteligente que conheceu na escola, e conta-lhe a respeito da flor, que ele examina e descobre possuir células vegetais.

“ – Eu não poderia fazer isso aqui passar por fantasia, David. É perfeito demais.
David deu de ombros.
– As pessoas geralmente acreditam no que você diz a elas. – Ele sorriu. – E você acha realmente que alguém vai olhar para você e dizer: “Humm, acho que aquela menina é uma planta”?”

Em visita à antiga propriedade na cidade em que morava, Laurel é abordada por Tamani, um garoto de roupas rústicas e intensos olhos verdes, que lhe revela que ela é uma fada, ou seja, a espécie mais desenvolvida das plantas.
Laurel, sentindo-se incrédula, compartilha tudo com David, que se transformou em seu confidente; ele, através de experiências, descobre que, assim como sua flor, o restante do seu corpo possui células vegetais, e ela não tem sangue nem pulsação. Apesar disso, há um verdadeiro drama para Laurel aceitar que é uma planta e mais outro para aceitar que é uma fada – como se todos os sintomas fossem menos fantasiosos que o diagnóstico. Médicos nunca descobriram isso, claro, porque Sarah convenientemente é uma médica naturopata, que sempre fez seus próprios medicamentos com ervas. A autora parece querer justificar a inverossimilhança dos fatos de várias formas, porém não me senti convencida.

“– Por que não? Ele estava certo sobre você ser uma planta. Talvez esteja certo sobre... sobre você ser uma fada.
– Como você pode dizer isso aqui, onde seu microscópio pode ouvir, David? – perguntou Laurel com uma risada, tentando manter o tom leve. – Ele pode parar de funcionar se perceber que seu dono é tão pouco científico.
– É bem pouco científico ter uma amiga que é uma planta – disse David, recusando-se a adotar seu tom humorístico.”

Em outro encontro, não bastasse essas grandes revelações, Tamani, o elfo com a raiz dos cabelos de cor verde, lhe fala que ela precisa impedir que aquela propriedade seja vendida, algo que seus pais vêm tentando há um certo tempo e pretendem fazer ao Sr. Barnes, homem de aparência distorcida e que terá uma participação previsível.
Laurel mal tem tempo de absorver tudo quando mais revelações surgem, e, acompanhando-as, perigos inimagináveis.
Ela se vê, ainda, em um pouco original triângulo amoroso. De um lado está seu bom amigo David, presença constante em sua vida, e que claramente a adora. Representa um relacionamento mais fácil que torna desnecessárias mudanças bruscas em seu modo de viver. De outro, está Tamani, o elfo de beleza inumana que representa os mistérios do mundo do qual veio, também evidentemente apaixonado.
Asas, primeiro volume da série Fadas, tem uma história que certamente não atrairá leitores interessados em enredos inovadores, mas aqueles que não rejeitam a boa (nem sempre) e velha fantasia em série. Tive a impressão, ao ler, que tudo estava apenas seguindo uma fórmula pronta que já deu certo tantas vezes, e não cheguei perto de sentir empatia ao me deparar com os conflitos da tão linda protagonista. Também não é um livro particularmente divertido, se é o que você procura, nem de personagens impressionantes. Há, sim, muitos diálogos e linguagem fluente, que fazem com que a história seja lida mais depressa.
O que posso dizer que gostei em Asas foram algumas das ideias ainda inexploradas (que eu saiba, pois é o primeiro livro sobre fadas que leio) que compuseram a mitologia tecida por Aprilynne Pike. E da capa, claro. As cores e os detalhes são lindos, contudo não costumo levar isso tão em consideração quando vou comprar um livro, e não pretendo adquirir o próximo volume da série.

Ray 10/05/2012

No caminho...
Quando li a sinopse desse livro a primeira vez fiquei muito empolgada em lê-lo, procurei ele como uma louca (#na minha cidade é dificil chegar), mas enfim consegui adquirí-lo! Coloquei mta espectativa, mas em vão...
Não digo que a história é ruim, só que é "massante" (#acho que é uma boa palavra pra descrever), a ideia foi bem legal, mas não é nada diferente das outras histórias sobrenaturais. Como assim?? Vejamos o enredo: O livro conta a história de Laurel uma menina normal que se muda pra cidade Crescente (#ótimo nome pra uma cidade, aliás ¬¬) e conhece o David, que se torna seu "amigo", mas Laurel é aquele tipo perfeita, pele perfeita sem espinhas etc. então um dia (#Pasmem)ela cria "asas", mas que na vdd é uma flor gigante nas costas =O é tipo assim: WTF??
Ela conta pra David e ele a tenta ajudar, mas só quando ela vai a sua antiga casa e se encontra com Tamani (#é esse o nome mesmo), é que ela descobre que é uma planta? ou melhor fada e o Tamani tbm é por falar nisso! Daí nasce o triangulo amoroso, aquele bem estilo crepusculo, diario dos vampiros e outros triangulos famosos!
Mas apesar dos pesares é um livro tranquilo, se você gosta de romance e de "mel" este é seu livro! Estou aguardando a continuação para ver onde vai dar rsrsrs' Espero que melhore no próximo! :)

Aninha 02/01/2012

Laurel foi encontrada na porta da casa de seus pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Aos quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular em uma escola, sua vida muda completamente. Para começar, desde sempre solitária, ela ganha um grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. E isso será apenas o início.

À primeira vista, Laurel é uma garota comum, com os problemas de qualquer adolescente. O que a diferencia, porém, é ter um segredo maravilhoso e perigoso: ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon.

Juliana 22/02/2012

O livro é bem interessante, a autora aborda o tema fadas, de maneira nova e, para mim, inesperada. No livro Asas, a personagem principal, Laurel, é uma garota extremamente bonita e vegetariana, que se muda de sua casa em uma peequena cidade, para uma pequena casa numa cidade um pouco maior que a anterior, para seu pai realizar o sonho de ter sua própria livraria. Mas, depois de se mudar, Laurel passa por mudanças que tem certeza não ser normal, e acaba se envolvendo num mundo, que descobre ser o seu original, mágico e misterioso.

Glaucia 07/02/2012

Asas
Asas é, na minha humilde opinião, um conto de fadas moderno, encantador e surpreendente, além de ter um recheio de mistérios. Ele é o primeiro livro da séria Fadas, que já tem três livros lançados:

1. Wings (2009) - Asas
2. Spells (2010) - Encantos - Fev/2012
3. Illusions (2011) - ainda não publicado aqui.

Quando comecei a ler, percebi que a autora usou a mesma fórmula de outros livros do gênero: adolescente, segredo, mistério e triangulo amoroso. Mas no decorrer da leitura, percebi que tudo foi colocado de forma muito inteligente e trabalhosa. Certamente a autora pesquisou bastante sobre mitologia, biologia e química para compor elementos da fantasia com os da natureza de forma tão harmoniosa. Acho que esse foi um toque a mais que esse livro teve.

O que também me agradou foi o fato da leitura ser bem rápida e não enrolar muito em alguns pormenores. Só por isso esse livro conseguiu mais alguns pontinhos comigo e me agradou bastante.

Laurel, uma jovem de 15 anos, tímida e que vive em uma cidade pequena com os pais adotivos é obrigada a se mudar para nova cidade. Essa mudança não é nada fácil, porque ela ama a natureza e a floresta ao redor da propriedade em que vivia. Logo de início ela conhece David, um rapaz super gente boa, que facilita sua chegada na nova escola e logo se tornam amigos. Na verdade ele é o rapaz do tipo encantador e um ótimo pretendente a namorado. Eu adoraria ter tido um David em minha vida.

Com o passar dos dias, Laurel começa a notar um estranho “caroço” em suas costas e fica incomodada com o assunto. Esse caroço vai se modificando e em seu lugar aparecem lindas “asas”, que mais parecem ramificações de uma flor. Ela se vê apavorada com essa “novidade” e de princípio não tem com quem contar.

Ela sempre foi estranha, seus hábitos alimentares não eram normais, porém aquilo lhe parece surreal. E como não tem com quem se abrir, acaba revelando seu segredo para David, que é uma nerd e a ajuda a descobrir o que está ocorrendo aos olhos da ciência. Nessa parte da trama o leitor já consegue perceber a sagacidade da autora. Ela dá uma verdadeira aula de química e biologia para explicar essa estranha mudança em Laurel.

Em busca de respostas, ela vai para a sua antiga cidade. Na floresta da propriedade que a família colocou a venda, conhece Tamani, um ser mitológico incrível e lindo. Ele passa a responder parte das suas perguntas, revelando que ela é uma Fada e foi enxertada num lar humano com uma missão. Nesse momento os sentimentos por ele e por David tornam-se confusos e Laurel percebe-se atraída pelos dois. Começa um triângulo amoroso lindo, que deixa o leitor confuso sobre o que ela deve fazer e por qual mundo deve optar.

Laurel também descobre que há seres perigosos, em busca das terras da sua família e corre grande perigo tentando impedir que o mal vença. A trama fica eletrizante e o leitor fica completamente vidrado com os acontecimentos. Quando o livro acaba, o leitor está com um gosto de “quero mais”. Mal posso esperar para ler a continuação do livro. Certamente a autora dará outra aula e mostrará todo o seu potencial.

Não posso revelar mais. O que posso dizer é que Asas é o tipo de livro que o leitor se envolve do início ao fim, escrito de forma encantadora, divertida e muito inteligente.

Realmente espero que gostem dele!
Bjus no core

*Rô Bernas 14/11/2011

Encantador
Nunca havia lido nada desse gênero, mas me encantei com o livro!
A autora conseguiu prender minha atenção ao fazer com que Laurel ficasse dividida entre os 2 mundos e ainda assim passar uma coisa bem real...ela sofria e se debatia com o sentimento que a tomava. Vivenciou todo o sentimento e angustias que uma adolescente passa. Muito bom!
É um livro realmente encantador!

Camila 21/11/2011

Asas
Já faz um tempão que tinha baixado esse livro para ler, mas quando fiquei sabendo que ele seria lançado aqui no Brasil resolvi esperar. Por conta dessa espera, minhas expectativas acabaram aumentando muito e isso talvez tenha prejudicado minha impressão sobre o livro.
O livro conta a história de Laurel, uma menina de 15 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade e, pela primeira vez, vai estudar numa escola. Logo no primeiro dia de aula ela conhece David, um rapaz bonito e estudioso, que logo se transforma em seu melhor amigo. Apesar de seus hábitos alimentares estranhos, Laurel nunca imaginou que fosse diferente dos demais adolescentes, até que um belo dia, um caroço surge nas suas costas. A partir daí Laurel descobre que não é humana e terá que lidar com todas as novas informações e enfrentar um forte inimigo. Para isso contará com a ajuda de David e do misterioso Tamani. E seu coração também ficará dividido entre os dois!
O livro é bem interessante e a trama, apesar de contar alguns clichês, me pareceu bem original!! Mas o livro não me agradou tanto a ponto de merecer mais do que um "bom". Lógico que estou curiosa e quero ler a continuação, mas não vou ficar roendo as unhas até lá!

www.leitoracompulsiva.com.br