Asas

Asas Aprilynne Pike

Resenhas - Asas

Eu 10/07/2012

Antes de descrever o livro para vocês tenho que dizer que não me animei muito com a sinopse nem com o tema fadas, mas essa capa... Ela me pegou. Assim que a vi soube que tinha que ler esse livro e, como já tinha ouvido boas críticas a seu respeito, comecei o mais rápido possível.
Vamos começar a falar da história...
Esse conto começa contando a vida de uma adolescente de 15 anos, Laurel, que se muda para uma nova cidade com seus pais adotivos. Até aí nada que nós não tenhamos visto antes... Mas a história começa a se formar.
Ela está acostumada a estudar em casa, mas sua mãe acha melhor para sua educação que ela vá a uma escola, que é onde conhece o lindo, sensível e TUDO David, logo eles se tornam grandes amigos.
No começo ela é uma garota comum com seus típicos problemas adolescentes e isso me fez perguntar por um tempo quando apareceriam as fadas.
Então se imagine na situação de Laurel: você é uma adolescente com hábitos alimentares estranhos ( ela só come frutas, legumes e toma sprite), tem uma beleza impecável, inocência e uma pele de dar inveja, então, num dia qualquer, você que nunca teve uma espinha na vida, encontra uma nas costas.
Isso é normal, mas Laurel percebe que, no dia seguinte, a espinha está maior. E no outro dia, maior ainda e assim se segue todos os dias até um ponto em que ela decide que terá de falar aos seus pais pois a tal "espinha" está com um tamanho anormal. Porém, um dia quando acorda percebe algo diferente: a "espinha" sumiu. Isso poderia ser um alívio se não fosse o fato de que no lugar dela tivesse nascido uma flor gigante!
Foi nessa parte que eu comecei a pensar: o que? Fadas não têm asas? Uma flor nas costas? Ela é uma fada ou uma mutante?
Certo, as fadas que conhecemos têm asas mas não as dessa história pois na verdade ela é algo muito mais surpreendente que uma simples fada... (não vou contar para não estragar a surpresa).
Então ela conta tudo para David (óbvio) e eles vão descobrindo aos poucos sobre o que ela realmente é.
O livro é calminho até aí, depois acontece tudo MUITO depressa.
Ela conhece Tamani que é como ela acaba sabendo muito mais sobre si mesma, o pai fica doente, vilões aparecem e já tentam matar a ela e David logo de cara, brigas, mortes, tiros , várias escolhas e arranjos a serem feitos...
O final foi legal e a criatividade da escritora compensou alguns pontos fracos mas eu estou com vontade de implorar aos escritores: por favor, parem de fazer triângulos amorosos!!! Apesar de a história ser surpreendentemente diferente esse tipo de romance onde a mocinha tem que escolher entre dois caras está muito comum nos livros hoje em dia, principalmente quando eles são voltados para o público jovem.
Mas fora isso e algumas voltas que ela dá no início do livro... Ele é ótimo.

Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com

ninde 01/06/2012

Série Fadas - Asas de Aprilynne Pike
Laurel é uma menina de 15 anos que sempre estudou em casa com a mãe hippie/new age que faz os próprios remédios e é contra médicos. Derrepente ela se vê obrigada a se mudar para uma cidade ligeiramente maior e a estudar numa escola de verdade...

Leia o restante da resenha aqui: http://migre.me/9k4sJ

Bitinha 08/09/2012

Asas é o primeiro volume de uma série, se eu não me engano, escrita por Aprilynne. Devo dizer que a autora soube enlaçar muitas histórias para criar a de Laurel; sua criatividade foi testada nesse ponto e aprovada, já que a história é, sem dúvidas, original. Sem contar a narração impecável que o livro traz consigo.

Essa é a história de Laurel, assim como a sinopse conta, ela foi deixada dentro de uma cesta na porta da casa de seus pais. Ela possui hábitos alimentares estranhos e sempre estudou em casa, até que, devido a mudança de cidade, seus pais a matriculam no colégio. É aí que ela conhece David, em seu primeiro dia de aula, um cara legal, fera em biologia e bonito. Mas esses são apenas detalhes da vida de Laurel, já que em seus quinze anos, pétalas florescem em suas costas formando asas - Laurel é uma fada.

Assim como eu disse no primeiro parágrafo, a história é original e bem escrita - quando digo "bem escrita" me refiro à utilização de palavras, à facilidade de compreensão e bla... Mas o desenvolvimento deixa a desejar. Há uma impressão de "superficialidade", como se estivesse lendo um "resumão" - quero dizer, como se a autora estivesse contando a história por cima, sem aprofundar, explorar e desenvolver o suficiente. E também há a nossa protagonista: Laurel. De cara, gostei de Laurel por ser bem.. singela, digamos assim. Singela em seus hábitos, em seus atos e atitudes, com seu modo de ver o mundo. Ela é bem "perfeitinha" de um modo bom, mas apenas no início, pois, com o passar das páginas, ela perde a graça, se torna sem sal.

E então, fiquei entediada. Confesso que terminei de ler o livro apenas para não ficar com a dúvida "será que o livro ficaria bom?". Ainda assim, digo que não me arrependi de ter realizado essa leitura, foi bom conhecer essa história com um enredo original, mas mal desenvolvido, infelizmente - senti um "quê" de preguiça no modo em que a autora desenvolveu; foi o que matou o livro! Mas, essa sutileza no desenvolvimento trouxe um ponto positivo: sem repetição, ladainha e aquele tal de "encher linguiça" que algumas autoras insistem em fazer.

Ray 10/05/2012

No caminho...
Quando li a sinopse desse livro a primeira vez fiquei muito empolgada em lê-lo, procurei ele como uma louca (#na minha cidade é dificil chegar), mas enfim consegui adquirí-lo! Coloquei mta espectativa, mas em vão...
Não digo que a história é ruim, só que é "massante" (#acho que é uma boa palavra pra descrever), a ideia foi bem legal, mas não é nada diferente das outras histórias sobrenaturais. Como assim?? Vejamos o enredo: O livro conta a história de Laurel uma menina normal que se muda pra cidade Crescente (#ótimo nome pra uma cidade, aliás ¬¬) e conhece o David, que se torna seu "amigo", mas Laurel é aquele tipo perfeita, pele perfeita sem espinhas etc. então um dia (#Pasmem)ela cria "asas", mas que na vdd é uma flor gigante nas costas =O é tipo assim: WTF??
Ela conta pra David e ele a tenta ajudar, mas só quando ela vai a sua antiga casa e se encontra com Tamani (#é esse o nome mesmo), é que ela descobre que é uma planta? ou melhor fada e o Tamani tbm é por falar nisso! Daí nasce o triangulo amoroso, aquele bem estilo crepusculo, diario dos vampiros e outros triangulos famosos!
Mas apesar dos pesares é um livro tranquilo, se você gosta de romance e de "mel" este é seu livro! Estou aguardando a continuação para ver onde vai dar rsrsrs' Espero que melhore no próximo! :)

CACAU 28/03/2012

Porque 3 estrelas
Achei o livro fraquinho. Não tenho o menor preconceito,gosto também de literatura infanto junvenil e histórias fantasiosas, embora confesso, não seja o gênero de minha prefêrencia e talvez por isso mesmo o livro tem de ter uma estoria super interessante para me fazer apaixonar. O que não foi o caso. A estória é boazinha, a forma de narrativa da autora é bastante ágil, mas não ainda assim não consegue dar um up no enredo que é beeeeeeeemmmm juvenil. Livro Legalzinho , recebe 3 estrelinhas.

Manu 22/08/2012

Este livro é tão delicado, desde a capa que é linda com as pétalas formando asas, desde o jeito que a autora escreve, com uma leitura super leve, ótima diagramação, não é confuso e você, (pelo menos eu) lê muito rápido, a narração é em primeira pessoa o que me aliviou, pois já fazia um bom tempo que eu não lia uma leitura em primeira pessoa. E como num romance "sobrenatural" temos aqui mais um triângulo amoroso, formado por Laurel, David, e Tamani.
Os personagens são legais, Laurel é bem delicada mas não ao ponto de ser enjoativa, David, para mim ele é o garoto pefeito, inteligente, cuidadoso, protetor, bonito e etc. Sendo que ao inicio da leitura ele era o meu preferido para ficar com Laurel mas já no final fiquei em duvida, o motivo de minha duvida foi Tamani um jovem elfo que conhece Laurel desde sua vida de fada, antes de ela decidir mudar de mundo, ele é bonito, bem humorado, mas tem alguma coisa nele que não me conquista e eu não sei o que é, acho que pelo fato que quando pensava nele me vinha a imagem de Peter Pan na cabeça, eu sei que não tem nada a ver, mas...
O enredo da história conta com os trolls, criatura feias e malvadas que vivem no nosso mundo, que as fadas combatem há vários anos para evitarem que as criaturas entrem em Avalon (país das fadas que contem grandes riquezas). Bem, acho que é isso.

Monique 14/02/2012

Infantil!!!!
Achei que distorce demais as estórias que estamos acostumados a ouvir sobre as fadas!!! Um pouco bobinho e com um "Q" de infantilidade! Talvez eu leia o próximo para ver se os meus conceitos sobre ele mudem! rs

Izabelly 26/02/2012

Nem é o que se espera.
Asas, pela capa e pelo mistério da sinopse, faz com que tenhamos avidez em lê-lo, porém a curiosidade termina junto com a vontade de ler o livro assim que descobrimos a procedência da asa... é um livro cansativo, sem uma exploração boa das relações interpessoais da protagonista. Para quem gosta de livros com emoção e diálogos ricos, este não é uma boa pedida.

Mica 21/05/2012

Chatisse nivel extremo
Estou dando graças a Deus por não ter cometido o delito de ter gastado dinheiro comprando a continuação desse livro, sinceramente a idéia é até boa mas a história é fraca, a protagonista é chata, o David pra mim é superficial demais, tudo parece meio forçado, o único que salvou um pouco foi o Tamani, mas não recomendo, não percam seu tempo, nem dinheiro com esse livro

Matheus Nascime 27/01/2012

Série Fadas - Asas - Livro 1
well... O livro é bem interessante. As fadas são muito bem retratadas eu achei muito legal elas serem uma planta avançanda tendo caules ao invés de ossos e água ao invés de sangue e flores...ao invés de asas. Uma parte bem estranha é que quando você come, por exemplo, só coisas verdades por um tempo, a raíz de seus cabelos ficam verdades, se comer coisas laranjas ficam laranjas, e assim adiante.

Outras coisas más explicadas são o que acontece quando Laurel era uma criança, por exemplo, como os pais dela nunca notariam algo muito simples: o fato dela não ter sangue nem espinhas ao mínimo. Mas quando há uma explicação mais abrangente tudo muda fica muito interessante.

Tenho certeza, que Encantos será muito bom. E outra coisa: foi a capa mais bonita e mais bem feita que eu já vi.

Essa passagem é sobre quando começam aparecer pétalas nas costas de Laurel que está no verso do livro:

"Por um momento, Laurel ficou hipnotizada, olhando com olhos arregalados para aquelas coisas pálidas. Eram assustadoramente belas - quase belas demais para serem descritas.

[...]

Laurel virou-se novamente de frente para o espelho, os olhos fixos nas pétalas flutuantes que pairavam ao lado de sua cabeça. Quase se pareciam a asas."

(texto completo: Página 49)

5/5

Tarsila 07/03/2012

Um livro feito por uma fórmula
Quando o meu pai foi comprar livros para mim, a partir de uma listinha que eu tinha lhe dado, a srta. vendedora sugeriu para ele que também comprasse Asas, porque parecia ser um livro compatível com o meu gosto. Bem, ela se equivocou.
Laurel tem 15 anos e há 12 foi deixada em uma cestinha na porta da casa do casal Mark e Sarah, que a criou. Sempre teve aulas em casa com Sarah, mas agora que a família se mudou para uma cidade ligeiramente maior, passa a frequentar a Del North High. Possui um organismo “um pouco” diferente: tem alimentação rigorosamente vegetariana, pois vários alimentos lhe fazem mal; raramente sente fome, é difícil ter frio e o tempo que suporta sem respirar é além do comum.
Todavia nada foi tão estranho para Laurel quanto o caroço que surge em suas costas, como uma espinha – algo que ela nunca teve. O “caroço” começa a crescer e fica cada vez mais complicado esconder, até que certo dia ela acorda e não mais o encontra ali. No local há belas pétalas que compõem uma flor gigante. Assustada, Laurel procura David, o amigo inteligente que conheceu na escola, e conta-lhe a respeito da flor, que ele examina e descobre possuir células vegetais.

“ – Eu não poderia fazer isso aqui passar por fantasia, David. É perfeito demais.
David deu de ombros.
– As pessoas geralmente acreditam no que você diz a elas. – Ele sorriu. – E você acha realmente que alguém vai olhar para você e dizer: “Humm, acho que aquela menina é uma planta”?”

Em visita à antiga propriedade na cidade em que morava, Laurel é abordada por Tamani, um garoto de roupas rústicas e intensos olhos verdes, que lhe revela que ela é uma fada, ou seja, a espécie mais desenvolvida das plantas.
Laurel, sentindo-se incrédula, compartilha tudo com David, que se transformou em seu confidente; ele, através de experiências, descobre que, assim como sua flor, o restante do seu corpo possui células vegetais, e ela não tem sangue nem pulsação. Apesar disso, há um verdadeiro drama para Laurel aceitar que é uma planta e mais outro para aceitar que é uma fada – como se todos os sintomas fossem menos fantasiosos que o diagnóstico. Médicos nunca descobriram isso, claro, porque Sarah convenientemente é uma médica naturopata, que sempre fez seus próprios medicamentos com ervas. A autora parece querer justificar a inverossimilhança dos fatos de várias formas, porém não me senti convencida.

“– Por que não? Ele estava certo sobre você ser uma planta. Talvez esteja certo sobre... sobre você ser uma fada.
– Como você pode dizer isso aqui, onde seu microscópio pode ouvir, David? – perguntou Laurel com uma risada, tentando manter o tom leve. – Ele pode parar de funcionar se perceber que seu dono é tão pouco científico.
– É bem pouco científico ter uma amiga que é uma planta – disse David, recusando-se a adotar seu tom humorístico.”

Em outro encontro, não bastasse essas grandes revelações, Tamani, o elfo com a raiz dos cabelos de cor verde, lhe fala que ela precisa impedir que aquela propriedade seja vendida, algo que seus pais vêm tentando há um certo tempo e pretendem fazer ao Sr. Barnes, homem de aparência distorcida e que terá uma participação previsível.
Laurel mal tem tempo de absorver tudo quando mais revelações surgem, e, acompanhando-as, perigos inimagináveis.
Ela se vê, ainda, em um pouco original triângulo amoroso. De um lado está seu bom amigo David, presença constante em sua vida, e que claramente a adora. Representa um relacionamento mais fácil que torna desnecessárias mudanças bruscas em seu modo de viver. De outro, está Tamani, o elfo de beleza inumana que representa os mistérios do mundo do qual veio, também evidentemente apaixonado.
Asas, primeiro volume da série Fadas, tem uma história que certamente não atrairá leitores interessados em enredos inovadores, mas aqueles que não rejeitam a boa (nem sempre) e velha fantasia em série. Tive a impressão, ao ler, que tudo estava apenas seguindo uma fórmula pronta que já deu certo tantas vezes, e não cheguei perto de sentir empatia ao me deparar com os conflitos da tão linda protagonista. Também não é um livro particularmente divertido, se é o que você procura, nem de personagens impressionantes. Há, sim, muitos diálogos e linguagem fluente, que fazem com que a história seja lida mais depressa.
O que posso dizer que gostei em Asas foram algumas das ideias ainda inexploradas (que eu saiba, pois é o primeiro livro sobre fadas que leio) que compuseram a mitologia tecida por Aprilynne Pike. E da capa, claro. As cores e os detalhes são lindos, contudo não costumo levar isso tão em consideração quando vou comprar um livro, e não pretendo adquirir o próximo volume da série.

Leandro | @obibliofilo_ 19/01/2012

Maravilhoso. Esse livro foi uma surpresa para mim. Não imaginei que ele fosse tão bom. E em nenhum momento Stephenie Meyer mentiu sobre o livro. Só a capa do livro em si, já é perfeita. Enfim, vou ao que realmente interessa: A estória.

"Laurel foi encontrada na porta da casa de seus pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Aos quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular em uma escola, sua vida muda completamente. Para começar, desde sempre solitária, ela ganha um grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. E isso será apenas o início. À primeira vista, Laurel é uma garota comum, com os problemas de qualquer adolescente. O que a diferencia, porém, é ter um segredo maravilhoso e perigoso: ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon."

Para continuar lendo, acesse: www.leandro-de-lira.blogspot.com

Aninha 02/01/2012

Juliana 22/02/2012

O livro é bem interessante, a autora aborda o tema fadas, de maneira nova e, para mim, inesperada. No livro Asas, a personagem principal, Laurel, é uma garota extremamente bonita e vegetariana, que se muda de sua casa em uma peequena cidade, para uma pequena casa numa cidade um pouco maior que a anterior, para seu pai realizar o sonho de ter sua própria livraria. Mas, depois de se mudar, Laurel passa por mudanças que tem certeza não ser normal, e acaba se envolvendo num mundo, que descobre ser o seu original, mágico e misterioso.