Asas Aprilynne Pike

Resenhas - Asas

AndyinhA 30/12/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Pode parecer mega estranho e totalmente foge com tudo de fadas que eu sempre conheci, mas para a autora as fadas são uma espécie de plantas, elas desabrocham em uma das 4 estações – primavera, verão, outono e inverno – e devido a isso, seus poderes podem ser mais ou menos importantes.

Confesso que ate assimilar essa ideia de fada sendo planta, a história não conseguia descer, sabe quando você não acredita no que está sendo contado? Mas depois que eu aceitei, até que a história correu mais fácil. Ela tem os mesmos dramas de sempre, mas os personagens apesar de terem 16 anos, são super inocentes, me lembrou mais crianças de 12/13 anos. As atitudes eram de crianças dessa idade, faltou desenvolver melhor isso, faltou uma profundidade das ações, por isso disse que o livro é mais para meninas da faixa etária de 12 a 15 anos.

Para saber mais: http://bit.ly/rw3ow8

Pam 17/10/2011

Perfeito!
O livro Asas, da autora Aprilynne Pike, é o primeiro volume da série Fadas e conta a história de Laurel, que foi encontrada na porta da casa de seus pais quando ainda era pequena. Ela aos quinze anos, juntamente com seus pais, se mudam da pequena cidade natal para uma cidade grande, chamada Crescent City. Nesta nova cidade, Laurel tem que se acostumar a novo rotina, como ir para escola. Na antiga cidade ela nunca tinha frequentado uma escola antes e apesar do medo do desconhecido ela consegue criar muitas amizades, dentre essas está a amizade com David.

Em um primeiro momento tudo parece muito bom, Laurel está se dando muito bem com David e o leitor fica ávido por um romance. Porém tudo se complica para ela quando um caroço aparece em suas costas, ela por razões óbvias imagina que seja uma espinha, apesar de a mesma nunca ter tido uma. A opinião sobre o caroço muda, quando dele floresce uma flor. Sim, uma flor de pétalas lindas nas costas da personagem principal e apesar da beleza estonteante, Laurel se assusta e tenta esconde-la de todos, principalmente de seus pais.

Mas a dor de guardar um segredo pra si mesmo, faz com que ela se abra para uma única pessoa e está só podia ser David. Para a surpresa do leitor, o mesmo não a julga em nenhum momento, apenas a ajuda a descobrir do que se trata o caroço. Mas a ajuda maior vem de outro garoto, este chamado Tamani, ela conhece o mesmo em uma visita a sua antiga casa e este parece ter respostas para todas as suas perguntas.

Tamani conta para a Laurel que ela é uma planta e uma fada. É claro que ela não acreditou no que ele disse, mas com ajuda de David ela comprava cientificamente que Tamani falava a verdade. É neste momento que o coração de Laurel se divide em dois, os sentimentos se misturam e não sabemos de quem realmente Laurel gosta. Alias quem não ficaria indecisa com dois garotos perfeitos como David e Tamani?

Apesar de serem diferentes na maioria das coisas, eles tem algo em comum, os dois amam incondicionalmente uma mesma pessoa e eu nem preciso dizer quem é né? Enquanto David é atencioso, cuidado e humano, Tamani é forte, irresistível e uma fada. Como escolher entre dois garotos tão perfeitos e tão diferentes um do do outro?

Além de toda essa confusão de sentimentos, Laurel terá que lidar com a misteriosa doença de seu pai e a venda de sua antiga propriedade, pois segundo Tamani, a casa não pode ser vendida, pois lá habitam os seres do mundo das fadas e o que seriam das fadas com habitantes inimigos das mesmas? O leitor vai vivenciar junto com a protagonista cenas de muita aventura e vai se sentir dividido entre os dois garotos como Laurel.

A autora Aprilynne Pike escreveu de uma forma que muito me agradou. Quando era necessário uma descrição mais longa, a autora conseguir deixar a narrativa empolgante e nunca monótoma. O tema é um tanto diferente para mim que nunca li nada sobre fadas, mas pelo pouco que sei sobre elas pude perceber que a autora realmente conseguiu mostrar uma imagem totalmente diferente sobre fadas e ao termino do livro, minha admiração por esses seres misticos que eu acredito que exista em alguma parte deste vasto mundo só aumentou. Recomendo demais para todos vocês.

Quer ler mais resenhas? http://jovemleitora.blogspot.com

Matheus Nascime 27/01/2012

Série Fadas - Asas - Livro 1
well... O livro é bem interessante. As fadas são muito bem retratadas eu achei muito legal elas serem uma planta avançanda tendo caules ao invés de ossos e água ao invés de sangue e flores...ao invés de asas. Uma parte bem estranha é que quando você come, por exemplo, só coisas verdades por um tempo, a raíz de seus cabelos ficam verdades, se comer coisas laranjas ficam laranjas, e assim adiante.

Outras coisas más explicadas são o que acontece quando Laurel era uma criança, por exemplo, como os pais dela nunca notariam algo muito simples: o fato dela não ter sangue nem espinhas ao mínimo. Mas quando há uma explicação mais abrangente tudo muda fica muito interessante.

Tenho certeza, que Encantos será muito bom. E outra coisa: foi a capa mais bonita e mais bem feita que eu já vi.

Essa passagem é sobre quando começam aparecer pétalas nas costas de Laurel que está no verso do livro:

"Por um momento, Laurel ficou hipnotizada, olhando com olhos arregalados para aquelas coisas pálidas. Eram assustadoramente belas - quase belas demais para serem descritas.

[...]

Laurel virou-se novamente de frente para o espelho, os olhos fixos nas pétalas flutuantes que pairavam ao lado de sua cabeça. Quase se pareciam a asas."

(texto completo: Página 49)

5/5

Heidi Gisele Borges 22/03/2012

Logo no início, ao pegar o livro, me deparei com um excelente trabalho. A imagem da capa é de uma flor com duas pétalas em formato de asas. Há uma textura aveludada em toda a capa, como se fosse realmente revestida com pétalas. O toque é suave. Um trabalho muito delicado e diferente. Lindo!

A história de Asas (Editora Bertrand Brasil, 294 páginas, R$29), que faz parte de uma série chamada Fadas, é sobre a menina Laurel, 15 anos, adotada – fora abandonada na porta da casa de seus pais adotivos –, que nunca foi à escola, tinha aulas em casa, como é comum acontecer nos Estados Unidos. Mas a família se muda e resolve matriculá-la em um colégio público. Sem conhecer ninguém, nem ter noção de como agir, Laurel se sente mal. Porém, como é normal nessas histórias, logo conhece David, o garoto desejado por todas. E é óbvio que ele vai se interessar pela frágil Laurel.

Passados alguns dias a menina descobre um caroço nascendo em suas costas, óbvio que já sabemos o que será. Mas a descrição é de como ela descobre a “flor”, pois até então não entende o que se passa e assim a chama, é muito bonita, acompanhar a descrição junto com o toque na textura da capa, é como se estivesse tocando as asas, é o ápice do livro.

“– Como pode ficar tudo bem, David? Tem uma flor crescendo nas minhas costas. Isso não está bem”, pág 69.

Mais à frente ela encontra um elfo, chamado Tamani, que a ajuda a entender melhor o que se passa, quem é ela e novamente o usual é que a protagonista não acredite. Quando ela vai embora percebe um pó dourado em sua mão.

A história até pouco antes do encontro com o elfo é bacana, mas depois fica a questão “Mais do mesmo?” A invenção fica por conta de que aqui as fadas são plantas, como Laurel percebeu, a textura daquilo que saia de suas costas era a mesma de algumas pétalas. Pois ela vai em busca do elfo Tamani que tenta ajudá-la:

“– Eu nunca li nada sobre o fato de fadas serem plantas. E, acredite, eu procurei ­– disse ela.
– Os humanos gostam de contar histórias sobre outros humanos, só que com asas ou cascos ou varinhas mágicas. Não sobre plantas. Não sobre algo que eles não são e que jamais poderiam ser – Tamani deu de ombros. – E os humanos se parecem muito com a gente, então suponho que seja uma dedução razoável”.

Para uma fada ter bebê, ela precisa ser polinizada por um elfo, como explica Tamani.

“– Fadas e elfos crescem em flores. A fada... é polinizada por um elfo e, quando suas pétalas caem, ela fica com uma semente. Ela planta a semente e, quando a flor brota, você tem uma muda.
– Como vocês... nós... você sabe, fadas e elfos, polinizamos?
– O elfo produz pólen em suas mãos e, quando um elfo e uma fada decidem polinizar, o elfo toca o interior da flor da fada e deixa que o pólen se misture. É um procedimento um tanto complicado”.

E ele explica que existe a questão do sexo, mas para diversão! E lembre-se, leitor, que um pouco antes, na resenha mesmo, disse que o elfo Tamani havia deixado um pó dourado nas mãos de Laurel em seu primeiro encontro...

Mas algumas frases são realmente muito interessantes, no caso da citação seguinte, Tamani fala sobre Avalon e o Rei Artur:

“– Digo uma coisa: se você quiser guardar um segredo, transforme-o numa história humana. Eles vão alterá-la tanto em cem anos que ninguém jamais poderá separar o que é verdade do que é mito”.

Diz na divulgação da série Fadas, que é “uma extraordinária série de magia e de intriga, de romance e de perigo, que mudará para sempre tudo o que as pessoas imaginavam saber sobre fadas”, então prefiro as histórias clássicas. Essa não me prendeu, aliás, foi até um pouco complicado terminar a leitura. É indicado para leitores de Crepúsculo, e é tão criativo quando o vampiro que brilha e se apaixona.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Vânia 15/04/2012

Sinceramente, muito chato!!! Demorei até a conseguir ler todo, pouco provável eu dar sequência!

Alícia 22/12/2011

06 de Outubro de 2010
O livro conta a historia de Laurel, uma menina que foi educada em casa por sua própria mãe e está indo para a escola pela primeira vez, por causa da mudança de sua familia. Laurel é, a primeira vista, estranha. Por ter alguns hábitos diferentes: ela não sente frio nenhum, não come quase nada (só alguns alimentos totalmente orgânicos) e tem um vicio em Sprite (se bem que isso pode ser comum em alguns lugares). Na nova escola da nova cidade ela tem um pouco de dificuldade, principalmente quando conhece o refeitorio – ela simplesmente não consegue ficar lá dentro, o ambiente lhe sufoca.

Ela nunca teve uma espinha, então quando um pequeno carocinho aparece em suas costas, ela pensa que finalmente seus hormônios estão se manifestando – sua mãe e ela comemoram. Mas então esse caroço começa a ficar maior e maior, até que uma enorme flor surgiu em suas costas da noite pro dia. Claro que ela entrou em pânico.

Depois de muito esconder, ela finalmente contou, apavorada, o que estava acontecendo para David, seu primeiro amigo na cidade. Quando volta para sua antiga casa, ela conhece Tamani e descobre respostas que ela não quer aceitar. Procurando saber mais sobre o que ela é, descobre que o que Tamani disse era verdade: ela é uma fada – e Tamani também. Descobre também a existência de vários seres mágicos que ela nunca pensou que fosse verdade e que ela faz parte de um plano para proteger Avalon. E Laurel ainda tem que lidar com o que sente por David e Tamani… ai ai ai.

A historia é recheada de encantos, literalmente, e tem alguma coisa que prende você a leitura, entende? Com certeza, é um conto de fadas incrivelmente mágico e perfeito. O enredo ás vezes parece meio infantil, como se fosse uma historia a ser contada para uma criança antes de dormir, tipo aquela historinha da Branca de Neve e os Sete Anões. Mas ainda assim, tem toda aquela intensidade que todos nós gostamos em um livro. Os personagens são muito legais e até parece que vocês são amigos, hahaha.. Eu adoro o David, sem mais.

Se você está afim de uma leitura bem light, original e intensa: Wings. Definitivamente.

Nayara 02/11/2011

Uma história de fadas contada de um jeito novo e intrigante.
Laurel descobre que é uma fada, uma fada do outono..
Descobre isso a partir do momento que uma flor brota nas suas costas, porém suas pétalas parecem asas.
Seu amigo David( que é lindoo) ajuda-a a entender o que acontece.Laurel volta a sua antiga casa e descobre lá um elfo Tamani que vai ajuda-lá a descobrir quem é , e está também perdidamente apaixonado por ela...
Esse livro possui um história que te prende do começo ao fim..

Marina516 18/11/2011

Asas
Se tem um livro que começa timidamente mas depois assume um ritmo interessante é o "Asas", da autora americana Aprilynne Pike. Comprei-o junto com os últimos que resenhei aqui no blog só porque dei de cara com ele na prateleira da Fnac (Não. Não ganho comissão para citar a loja. Podem acreditar. É que gosto de contar como foi que "conheci" os livros que leio).

Mas posso garantir que não me desapontei com escolha. A história é boa.

Apesar de ser mais um conto sobrenatural, não fala de vampiros nem de lobisomens. O tema agora são... as plantas. Isso mesmo. Bom, não vegetais fincados na terra, mas seres idênticos fisicamente aos seres humanos, porém, diferentes na biologia.

Confesso que se alguém tivesse me contado esse pormenor eu teria desistido dessa leitura antes de começar. No entanto, o que sugere uma coisa totalmente sem noção acaba se tornando algo bem envolvente.

É que nessa história, a primeira de uma série chamada Fadas, ficamos conhecendo Laurel, uma jovem de quinze anos, bem tranquila, que tem um estilo de vida bastante saudável. Por exemplo, ela é cem por cento vegetariana, ou seja, só come vegetais. Nada de carnes, doces ou massas. Adora ficar ao ar livre e ambientes fechados a deixam meio mal.

Quando Laurel se muda com os pais - que na verdade são adotivos, pois ela foi deixada na porta deles quando tinha três anos de idade - para Crescent City, tudo começa a mudar, a começar pela escola (Ela foi educada pela mãe, em casa. Nos Estados Unidos há essa opção de ensino).

No seu primeiro dia no colégio Laurel conhece David, que se torna rapidamente o seu melhor amigo e confidente. E até que ela, mesmo não tendo experiências românticas anteriores, estava gostando muito da atenção que David lhe dispensava. Claro. Ele é meio que o garoto dos sonhos de toda menina.

E tudo ficaria bem (e então não haveria história, óbvio), se de repente, ao se ver no espelho, Laurel não tivesse se deparado com uma imagem no mínimo chocante: uma flor gigante tinha acabado de brotar nas suas costas!!!

Desesperada, Laurel procura David, que a ajuda a compreender tudo aquilo. E eles descobrem - para espanto dela e fascínio dele - que Laurel pertence ao mundo das fadas (e que fadas e elfos são plantas).

Dividida entre dois mundos, a garota (que descobre ser mais velha do que aparenta) se depara com situações conflitantes: de um lado, a vida que sempre levou junto aos pais e, mais recentemente, com David, por quem nutre sentimentos confusos; de outro, a sua verdadeira história, da qual faz parte um charmoso elfo, de olhos profundos e penetrantes, que mexe com Laurel desde que se viram pela primeira vez.

Resultado disso: mais um triângulo amoroso.

Vocês sabem que não sou muito simpática a triângulos. Eu sempre pendo para o lado de um dos caras envolvidos e passo muita raiva, dependendo da situação. Mas no caso de "Asas", foi diferente. Tanto o David quanto o Tamani (o elfo) são muito carismáticos e é impossível torcer para apenas um. Ainda não sei com quem a Laurel deve ficar no final, embora eu tenha um palpite, baseado no desfecho desse primeiro livro da série.

Quero deixar registrado que a obra não é "a-melhor-coisa-que-já-li-nos-últimos-tempos". Mas a leitura valeu a pena, principalmente do meio para frente.

Quatro estrelinhas!

Camila 21/11/2011

Asas
Já faz um tempão que tinha baixado esse livro para ler, mas quando fiquei sabendo que ele seria lançado aqui no Brasil resolvi esperar. Por conta dessa espera, minhas expectativas acabaram aumentando muito e isso talvez tenha prejudicado minha impressão sobre o livro.
O livro conta a história de Laurel, uma menina de 15 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade e, pela primeira vez, vai estudar numa escola. Logo no primeiro dia de aula ela conhece David, um rapaz bonito e estudioso, que logo se transforma em seu melhor amigo. Apesar de seus hábitos alimentares estranhos, Laurel nunca imaginou que fosse diferente dos demais adolescentes, até que um belo dia, um caroço surge nas suas costas. A partir daí Laurel descobre que não é humana e terá que lidar com todas as novas informações e enfrentar um forte inimigo. Para isso contará com a ajuda de David e do misterioso Tamani. E seu coração também ficará dividido entre os dois!
O livro é bem interessante e a trama, apesar de contar alguns clichês, me pareceu bem original!! Mas o livro não me agradou tanto a ponto de merecer mais do que um "bom". Lógico que estou curiosa e quero ler a continuação, mas não vou ficar roendo as unhas até lá!

www.leitoracompulsiva.com.br

*Rô Bernas 14/11/2011

Encantador
Nunca havia lido nada desse gênero, mas me encantei com o livro!
A autora conseguiu prender minha atenção ao fazer com que Laurel ficasse dividida entre os 2 mundos e ainda assim passar uma coisa bem real...ela sofria e se debatia com o sentimento que a tomava. Vivenciou todo o sentimento e angustias que uma adolescente passa. Muito bom!
É um livro realmente encantador!

Glaucia 07/02/2012

Asas
Asas é, na minha humilde opinião, um conto de fadas moderno, encantador e surpreendente, além de ter um recheio de mistérios. Ele é o primeiro livro da séria Fadas, que já tem três livros lançados:

1. Wings (2009) - Asas
2. Spells (2010) - Encantos - Fev/2012
3. Illusions (2011) - ainda não publicado aqui.

Quando comecei a ler, percebi que a autora usou a mesma fórmula de outros livros do gênero: adolescente, segredo, mistério e triangulo amoroso. Mas no decorrer da leitura, percebi que tudo foi colocado de forma muito inteligente e trabalhosa. Certamente a autora pesquisou bastante sobre mitologia, biologia e química para compor elementos da fantasia com os da natureza de forma tão harmoniosa. Acho que esse foi um toque a mais que esse livro teve.

O que também me agradou foi o fato da leitura ser bem rápida e não enrolar muito em alguns pormenores. Só por isso esse livro conseguiu mais alguns pontinhos comigo e me agradou bastante.

Laurel, uma jovem de 15 anos, tímida e que vive em uma cidade pequena com os pais adotivos é obrigada a se mudar para nova cidade. Essa mudança não é nada fácil, porque ela ama a natureza e a floresta ao redor da propriedade em que vivia. Logo de início ela conhece David, um rapaz super gente boa, que facilita sua chegada na nova escola e logo se tornam amigos. Na verdade ele é o rapaz do tipo encantador e um ótimo pretendente a namorado. Eu adoraria ter tido um David em minha vida.

Com o passar dos dias, Laurel começa a notar um estranho “caroço” em suas costas e fica incomodada com o assunto. Esse caroço vai se modificando e em seu lugar aparecem lindas “asas”, que mais parecem ramificações de uma flor. Ela se vê apavorada com essa “novidade” e de princípio não tem com quem contar.

Ela sempre foi estranha, seus hábitos alimentares não eram normais, porém aquilo lhe parece surreal. E como não tem com quem se abrir, acaba revelando seu segredo para David, que é uma nerd e a ajuda a descobrir o que está ocorrendo aos olhos da ciência. Nessa parte da trama o leitor já consegue perceber a sagacidade da autora. Ela dá uma verdadeira aula de química e biologia para explicar essa estranha mudança em Laurel.

Em busca de respostas, ela vai para a sua antiga cidade. Na floresta da propriedade que a família colocou a venda, conhece Tamani, um ser mitológico incrível e lindo. Ele passa a responder parte das suas perguntas, revelando que ela é uma Fada e foi enxertada num lar humano com uma missão. Nesse momento os sentimentos por ele e por David tornam-se confusos e Laurel percebe-se atraída pelos dois. Começa um triângulo amoroso lindo, que deixa o leitor confuso sobre o que ela deve fazer e por qual mundo deve optar.

Laurel também descobre que há seres perigosos, em busca das terras da sua família e corre grande perigo tentando impedir que o mal vença. A trama fica eletrizante e o leitor fica completamente vidrado com os acontecimentos. Quando o livro acaba, o leitor está com um gosto de “quero mais”. Mal posso esperar para ler a continuação do livro. Certamente a autora dará outra aula e mostrará todo o seu potencial.

Não posso revelar mais. O que posso dizer é que Asas é o tipo de livro que o leitor se envolve do início ao fim, escrito de forma encantadora, divertida e muito inteligente.

Realmente espero que gostem dele!
Bjus no core

Juliana 22/02/2012

O livro é bem interessante, a autora aborda o tema fadas, de maneira nova e, para mim, inesperada. No livro Asas, a personagem principal, Laurel, é uma garota extremamente bonita e vegetariana, que se muda de sua casa em uma peequena cidade, para uma pequena casa numa cidade um pouco maior que a anterior, para seu pai realizar o sonho de ter sua própria livraria. Mas, depois de se mudar, Laurel passa por mudanças que tem certeza não ser normal, e acaba se envolvendo num mundo, que descobre ser o seu original, mágico e misterioso.

Aninha 02/01/2012

Laurel foi encontrada na porta da casa de seus pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Aos quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular em uma escola, sua vida muda completamente. Para começar, desde sempre solitária, ela ganha um grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. E isso será apenas o início.

À primeira vista, Laurel é uma garota comum, com os problemas de qualquer adolescente. O que a diferencia, porém, é ter um segredo maravilhoso e perigoso: ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon.

Bianca 30/04/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Digo uma coisa: se você quiser guardar um segredo, transforme-o em uma história humana. Eles vão alterá-la tanto em cem anos que ninguém jamais poderá separar o que é verdade do que é mito.” – pág. 231.

Não sei se todos sabem, mas adoro Fadas! *_*

Quando soube que Asas, de Aprilynne Pike, seria lançado pela Editora Bertrand, fiquei maluca. Estava na minha lista de futuras compras até que um dia ele foi enviado de surpresa e fiquei ansiosa pela leitura.

Além de saber que a história continha esse ser das minhas fantasias infantis, não sabia muita coisa.

A capa é belíssima. As pétalas que retratam as asas das fadas contrastando com os tons mais escuros deram um efeito muito lindo.

Não gosto muito do aval da Stephanie Meyer ali em cima, mas é implicância minha.
Com uma narrativa rápida e fluida, conhecemos uma nova mitologia e origem das fadas. Não contarei grandes segredos, mas considerei uma explicação válida (se elas existissem de verdade, é claro!).

Sem perceber, eu virava as páginas e devorava o livro, querendo saber logo como terminaria o primeiro volume da série.

Laurel, a protagonista, não era melosa, frágil ou chata.

O narrador onisciente também me fez gostar mais ainda do livro. Adoro saber o que os outros personagens estão sentindo e pensando.

A temática desse primeiro livro retrata bem a amizade e como ela é capaz de ajudar a cada um a passar por suas dificuldades.

“O corpo inteiro de Laurel estava tremendo. Ela sentia os braços cálidos e pesados de David ao seu redor, e era como se não pudesse sentir mais nada. Ele era uma tábua de salvação, e ela não tinha certeza se conseguiria sobreviver, nos próximos segundos, se ele a soltasse.” – pág. 111

Houve algo que me desagradou, mas o motivo é particular: odeio triângulos amorosos. Por mais que tente gostar, não consigo. Sem contar que me irrito mais ainda quando uma das pontas do triângulo não consegue se decidir, fazendo as duas outras pontas sofrerem. Sempre alguém sairá machucado. Se o livro tivesse terminado com um capítulo a menos, seria um dos meus prediletos. Estou com medo de ler as sequências e ficar triste com a escolha e atitudes de Laurel.

Fora isso, o livro é perfeito. Como a grande maioria ama triângulos, acredito que será adorado por muitos.

Read more: http://redomadecristal.com.br/2011/11/07/asas-aprilynne-pike/