Asas

Asas Aprilynne Pike

Resenhas - Asas

naniedias 20/09/2011

Asas, de Aprilynne Pike
Laurel nunca havia estudado em uma escola antes. Até então, a mãe dela a ensinava em casa mesmo e tudo ia muito bem. Mas quando seu pai decidiu comprar a livraria, eles tiveram que se mudar para Crescent City - e reduzir alguns gastos. O programa de estudos em casa ficou fora do orçamento. E Laurel teve que ir para a escola pública. E era, definitivamente, algo muito esquisito. Ela se sentia presa entre tantas paredes - ofuscada.
E passar por essa nova experiência já era estranho o suficiente para ela. Mas nem por isso aquele caroço estranho (e gigante) deixou de aparecer em suas costas. O que ela faria agora? E o que aquilo significava, afinal de contas?

O que eu achei do livro:
Quando você começa a se apaixonar por um livro? No caso de Asas é logo pela capa. Mesmo sem tocar o livro, eu já me apaixonei pela arte dessa capa - que é maravilhosa! Ao pegar o livro, que tem um toque aveludado e o título em alto-relevo, fiquei ainda mais impressionada com o trabalho que a Bertrand fez nesse livro. A parte de dentro da capa ainda é rosa - lindo demais!
Mas é claro que um trabalho maravilhoso na arte de um livro não garante que ele seja bom (embora garante que ele fique lindo na estante!). Felizmente, Aprilynne Pike fez a sua parte - e muito bem! Com uma escrita simples, seguindo a mesma linha de vários outros autores de livros YA (voltados para o público adolescente), mas com um mitologia de fadas realmente impressionante, a autora conseguiu me ganhar logo nas primeiras páginas. Começa com mais uma garota mudando de escola, mais um caso de sobrenatural e aí o livro decola completamente. Não vou contar todos os detalhes - mesmo que alguns sejam fáceis de descobrir - porque a graça é ir se inteirando aos poucos.
A personagem principal não é uma heroína daquelas que fazem os olhos brilhar, mas tampouco é daquelas chatas que você não suporta mais após alguns capítulos. A trama, em muitos pontos, é similar a outros vários livros YA que já li anteriormente. Então, por que, afinal de contas, gostei tanto desse livro? A mitologia criada pela autora. É impressionante! A forma que a autora explica os seres mitológicos abordados nesse livro (que, apesar de muita gente saber quais são, eu não vou mencionar explicitamente na resenha) é instigante, original e muito bem construída! Ela realmente conseguiu me surpreender e me ganhar!
Asas é um livro delicioso, super indicado para quem curte o gênero YA sobrenatural!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Mari 16/09/2011

Um conto de fadas diferente
Laurel tem quinze anos. É uma garota normal, a não ser pelo fato de não comer carne e nunca sentir frio mesmo na nevasca. Morava em uma pequena cidade, e, quando seus pais compram uma livraria em outro local, eles têm que se mudar.

Antes, Laurel estudava em casa, e agora seus pais a matricularam em uma escola. Era seu primeiro ano estudando junto com outras pessoas de sua idade. No seu primeiro dia de aula, Laurel conhece David, que logo se torna um grande amigo.

Laurel aparentemente teve sua primeira espinha nas costas. Mas, começou a crescer e ficar de um tamanho extraordinário para uma simples espinha. Laurel pensava que isso era um tumor. Até que uma semana passa e o calombo sumiu. No lugar dele, haviam asas. E as asas tem cheiro de flor, com um perfume maravilhoso.

Laurel descobre que não é humana, e sim, uma fada.

É um tipo de conto de fadas diferente. Ao ler, você se esquece totalmente de que as princesas, as garotas perfeitas e as varinhas de condão fazem parte desse mesmo gênero. Não consigo denominar este livro como realmente um conto de fadas. É um livro mais maduro que um conto de fadas qualquer, e ao mesmo tempo é encantado e fofo, igual aos outros. Também envolve mais "humanidade", digamos assim. Laurel é uma garota, humana, que faz parte de um mundo mágico.

Tenho que dizer que no início não gostei muito do livro. Mas depois de ler mais, ficava cada vez mais curiosa para saber o que iria acontecer nas próximas páginas. Realmente indico para quem gosta de contos de fadas, porque vão adorar Asas!

CALINE 01/09/2011

Asas de Aprilynne Pike
Esqueça Sininho, a fada da Cinderela, a fada do dente ou qualquer outra que você já tenha ouvido falar. Na verdade esqueça tudo que você acredita saber sobre fadas. Aprilynne Pike criou um mundo singularmente belo e mágico. A mitologia por trás de quem ou o que são as fadas é complexo e completamente diferente. Em alguns momentos cheguei a achar absurdo, mas agora apenas acho estranho e estou tentando me acostumar com a idéia.

O começo do livro é meio lento, ficamos presos ao dia-dia de Laurel, a suas reflexões, dúvidas e incertezas. Além disso é nessa primeira parte que a história é estruturada, onde a mitologia é apresentada, onde Laurel descobre aos poucos quem ela é de verdade. Mas no meio do livro, a história ganha emoção. Perigos, um triângulo amoroso tudo isso deixa a história tão mais empolgante que eu terminei a leitura sem perceber.

Laurel é um personagem perfeitinha demais, bonitinha demais, certinha demais (ela é uma fada, tinha que ser completamente perfeita, óbvio!) e poderia ter ganhado minha antipatia de primeira se não tivesse se mostrado uma garota forte e corajosa, que mesmo depois de descobrir toda verdade sobre o que ela é e de onde veio, não se deixou abater, e quando os problemas começaram a surgir ele os enfrentou com muita coragem.

O triângulo amoroso entre ela, David e Tamani me deixou completamente confusa, como escolher entre dois garotos tão perfeitos e tão diferentes? David é calmo, doce e companheiro, aceita Laurel exatamente como ela é e tenta ajudá-la a lidar com seu problemas. Tamani é impetuoso, forte, lindo, atraente e conhece Laurel muito bem, ele entende tudo pelo que ela está passando, afinal ele também é uma fada.

David é como um rio calmo e tranquilo, Tamani é como um mar agitado em dia de tempestade. As personalidades são diferentes mas a intensidade do amor é o mesmo, ele são capazes de arriscar a própria vida para salvar a de Laurel.
Essa história de amor, com um casal ainda não definido, vai florescendo aos poucos, Laurel é cautelosa com seus sentimentos e emoções, e mesmo depois de ler a última página não sabemos com quem ela vai ficar. Mas eu já tenho o meu escolhido: Tamani, é claro! Eu deixo ele me levar para Avalon se Laurel escolher David, hehehe.

Com um enredo cativante e muito bem escrito, Asas me levou em uma viagem mágica, encantadora, surpreendente e muito original. O mundo das fadas foi elaborado de forma inteligente, misturando mitologia e idéias novas que contribuiram para uma leitura leve e divertida, cheia de suspense e com um triângulo amoroso romântico e encantador.

O final é lindo e me deixou com o coração na mão. Não vejo a hora de ler o próximo livro da série e descobrir quais decisões Laurel terá que tomar e quais novas aventuras ela irá viver, para onde as Asas dela a levarão!

Naty 31/08/2011

www.meninadabahia.com.br

'- Desde a primeira vez que vi você, sabia que havia algo... algo especial em você. – Sorriu. – Eu tinha razão.
- Especial? – zombou Laurel. – É assim que você chama?
-Sim, é assim que eu chamo.'

Esqueça tudo que você pensa saber sobre fadas. TUDO. Asas, de Aprilynne Pike (Bertrand Brasil, 294 páginas, R$ 29,00) é totalmente criativo e inovador.

Nessa nova ordem mundial, as fadas são plantas. Isso mesmo! Plantas do tipo mais evoluído. Há muitos e muitos anos, Avalon era o recanto das fadas e elfos. Na época do Rei Arthur, Merlin e Oberon construíram barreiras para proteger o portal que levaria ao mundo das fadas, e desde então os trolls – seres horrendos e deformados – tentam encontrar os portais, para destruir, dominar e conquistar o poder das fadas.

Como forma de manter um dos portais protegidos, um bebê fada (ou seria muda? Depois explico) é colocado na porta de uma pequena casa, situada na propriedade onde está o portal. Esse bebê fada se chama Laurel. Ela se parece humana, mas não corre sangue em seu corpo, não tem coração. Humana por fora, planta por dentro.

Laurel sabe que é diferente dos colegas, não come carne, não toma sorvete, não come biscoitos, ela é vegetariana radical, só come frutas e vegetais. Sua comida favorita é pêssego em calda, justamente por isso possui pele aveludada, olhos e cabelos claros.

Depois de anos estudando em casa, seus pais se mudam e ela é obrigada ao convívio na escola pública. Lá, conhece David, com quem logo faz amizade. David é como um anjo, a ajuda em tudo. E logo quando ela descobre a verdade sobre si, ele é a única pessoa em quem ela confia para contar.

Ela é uma fada do outono, e quando essa época chega - quando ela está para fazer 16 anos - ela começa a florescer. Pétalas enormes, lindas, parecidas com asas crescem em suas costas. Pétalas que exalam um delicioso perfume. É a época da polinização. Quando um elfo se aproxima de uma fada, que está florescendo, ele solta pólen; se ele passar o pólen na flor nascerá uma muda, essa muda é um bebê fada. Ah, e quanto ao sexo? (podem perguntar!). Essa é a parte genial da Aprilynne, as fadas e elfos fazem sexo, mas somente por prazer, por amor, divertimento, sem o risco de uma "gravidez" indesejável.

Laurel começa a descobrir sobre suas origens através de Tamani, um elfo da primavera, que é sentinela, guardião do portal que fica nas propriedades dos pais dela. E logo ela começa a ficar em dúvidas: David, e seu mundo humano, ou Tamani e o mundo das fadas?

Eu acho que já comentei com vocês, odeio quando a autora coloca dois personagens masculinos TDB. Tenho coração mole, não consigo me decidir sobre quem eu gostaria que ficasse com a mocinha. Prefiro que um seja malvadão, assim eu sei que o final sempre será com o príncipe. Mas a dona Aprilynne foi espertinha, colocou David e Tamani na vida de Laurel. Duas metades que jamais seriam um todo. Dois rapazes completamente diferentes, mas igualmente apaixonados por ela e dispostos a tudo para que ela não se machuque.

'Após uma leve hesitação, David a segurou mais perto de seu peito e a beijou de novo, dessa vez mais demoradamente. Laurel quase suspirou de alívio quando seus braços enlaçaram a cintura dele. Os lábios dele eram suaves, mornos, e gentis – assim como o próprio David.'
Pág. 275

'Quando chegou perto, agarrou a frente de sua camisa com ambos os punhos, puxando-o para si e levantando o rosto para que seus lábios se apertassem contra os dele... Seus lábios se encheram com a doçura da boca de Tamani, e ele a agarrou como se, de alguma forma, pudesse puxá-la para dentro dele, torná-la uma parte sua.'
Pág. 287

Eu disse, é difícil se decidir. Por mim, Laurel terminaria com os dois!!! rs

Mas, nem tudo são flores, como todo bom conto de fadas, há vilões terríveis e medonhos. E o vilão dessa história é super sinistro.

Contando ainda com muita aventura e ação, Asas é um desses livros que nos fazem viajar e esperar pelo inesperado. A leitura foi uma delícia, a cada página eu esperava uma coisa nova, diferente. A autora merece nota 10 pela criatividade e por não deixar que isso transformasse a história em algo bizarro e de mau gosto.

Super recomendo!!!

Série Fadas
1. Asas
2. Spells
3. Illusions

Tonks71 27/08/2011

A capa e o mote das fadas eram toda a minha informação sobre o texto ao começar a leitura. Aliás, a leitura da prova do livro conhecida como "boneca" e que foi cedida a mim pela editora Bertrand através de um sorteio entre os parceiros.

Uma capa que chama a atenção e que fala muito sobre a história. Pétalas como asas. Isso nos faz pensar que algo que víamos de uma determinada forma está prestes a ser encarada de outra. Todo um conhecimento prévio será mudado. Um mito, que neste caso é o das fadas, será reconstruído, permitindo ao leitor sentir o prazer mágico de desvendar, em primeira mão, os mistérios desse novo universo.

Asas é o primeiro livro da série Fadas. A saga atualmente possui três volumes, mas a autora comenta no seu site que serão quatro. Os já publicados no exterior estão abaixo.

1. Wings (2009) - Asas
2. Spells (2010) - ainda não publicado aqui.
3. Illusions (2011) - ainda não publicado aqui.

Laurel é a protagonista. Uma menina de 15 anos que até pouco tempo estudava em casa, vivia meio que isolada num vilarejo de 500 habitantes e em uma propriedade que possuía como quintal uma belíssima floresta. Seu mundo vira de pernas para o ar quando ela muda para uma cidade um pouco maior e começa a estudar em um colégio. Ela percebe, então, que é diferente dos outros adolescentes. Muito diferente.

Vocês devem já ter percebido pelo o que eu comentei até aqui que spoilers são fatais para o prazer da leitura. Então, tenham cuidado com as informações que possam encontrar na internet. Muitos caem em uma armadilha traiçoeira infelizmente, e em vez de mostrar suas impressões e sensações durante a leitura, acabam fazendo um resumo do livro.

A trama pega carona, no início, na questão da descoberta de que tudo o que você sabia sobre si está errado. Na revelação que você é tão diverso que não pode ser humano. Uma sensação assustadora, não? Mas isso é só o começo para uma jornada em busca de um conhecimento mágico que é compartilhado com o leitor.

Como é comum atualmente em uma obra do gênero jovem adulto, há um triângulo amoroso. De um lado David, um amigo do colégio tão doce e compreensivo que em alguns momentos pensei que era muito bonzinho para ser real, e Tamani, diferente como o nome e com um lado mais escuro.

Texto:

Ele a olhou fixamente por algum tempo, mas ela se recusou a retribuir o olhar. Tamani a olhava de forma possessiva, como se ela fosse uma amante que ele já houvesse conquistado e que esperasse que ela se desse conta.
Página 145 da minha prova.

Bem, não preciso dizer que já escolhi um lado.

Uma história de leitura rápida, li em um dia. Uma diversão muito boa, mas o que fica é a sensação de que tem muito mais a mostrar. Todo um reino mágico a ser descoberto. Fiquei com vontade de ler Spells logo em seguida. Já disse para vocês que tenho problemas com séries? A ansiedade... Será que a Bertrand ajuda a pagar a terapia?