A Iniciação

Resenhas - A Iniciação

AnnGominho 20/12/2011

igoortc 19/12/2011

Resenha do livro A Iniciação
Eu adoro bruxas – não aquelas que têm verrugas, são velhas e feias, nem aquelas que usam varinhas; gosto das bruxas bonitas e jovens que usam as mãos, cristais e plantas para fazer seus feitiços, que sempre procuram aumentar seu poder… – então imagina a minha felicidade quando eu descobri que L. J. Smith – que eu adoro – tinha uma série sobre bruxas!

Assim como em Diários do Vampiro (ler resenhas!), a série ganhou maior conhecimento e fãs depois da série de TV lançada nos EUA, e Lisa voltou a escrever. O que era pra ser a trilogia Círculo Secreto, já virou uma quadrilogia – o quarto volume chega nos EUA no ano que vem. Seguindo o estilo da maioria dos outros livros da autora, A iniciação também tem poucas páginas, apenas 16 capítulos e com isso, é uma leitura rápida e agradável.

Cassie Blake está ansiosa para terminar a viagem de férias em Cape Cod e voltar para a Califórnia, mas é forçada a ir junto com a mãe para a cidade onde mora a sua avó, New Salem. O cenário não podia ser mais propício para o que acontece nas próximas páginas; o novo lar de Cassie é na parte menos habitada da cidade pequena e a casa é uma das piores da vizinhança – com a pintura descascada, móveis velhos e sua avó assustadora. Mas a pior parte de todas é que seus amigos ficaram na Califórnia e, de cara, Faye quer acabar com a vida social de Cassie na nova escola…

…Até que aparece Diana – a doce, amável, sincera, amigável, humilde, santa e bonita Diana -, a menina de quem todos querem ficar perto para participar do famoso Clube super exclusivo que existe há mais de 300 anos na cidade e também por ela ser essa boa pessoa. Graças ao destino, Diana e Cassie se tornam grandes amigas (uma até adota a outra como irmã), mas mesmo assim Cassie não pode participar do limitado Clube nem da “festa” de Kori, uma das integrantes do Clube.

Raffafust 17/12/2011

Quero ser bruxa depois desse livro!
Tenho certeza que se esse livro não tivesse sido escrito por LJ Smith ele não seria tão bom, a princípio podemos pensar que ele nada mais é do um livro como tantos outros com um grupo de meninas do High School americanos com super poderes em que sempre tem a mais bonita líder de torcida e a feiosinha que sofre bullying mas que ganha o coração do bonitão da escola...bem...seria se não tivesse a mão de Sra Smith!

Cassie é uma menina que se vê obrigada a mudar de cidade com sua mãe e além de tudo de morar com uma avó que teve pouco contato.

A casa da avó é estranha, a cidade não é nada acolhedora e nos primeiros dias de escola ( claro que todos tem por volta de 16, 17 anos e estão no High School !) ela ainda percebe que como se não bastasse as pessoas a evitarem ela ainda tem que conviver com meninas estranhas dos quais os próprios adultos da escola parecem ter medo. Ela passa por maus bocados, lógico que antes de chegar a cidade ela sente um algo mais por um desconhecido que ela salva a pele e uma praia...ela nem sabe da onde ele vem mas mesmo assim se apaixona e guarda um cristal que o rapaz lhe entrega.

O que isso tem a ver? Não conto...senão perde a graça do livro né...mas discuto com vocês o que pensei durante o livro...li muito rápido em uma tarde chegando mais cedo do trabalho.

O fato de Cassie ser de uma família de bruxas tradicionais me remeteu ao judaísmo onde a mãe é quem faz a raça ser pura e não é visto com bons olhos misturar as origens.

Nós humanos somos chamados de marginais...os bruxinhos não nos curtem muito e nesse mundo de pessoas que tem tudo para serem do mal mas são do bem ( como a fofa Diana que ajuda Cassie) e de bruxas más como Faye que rola a história do livro.

Me lembrou muito também um filme antigo com Neve Campbell chamado " Jovens Bruxas" onde tudo era na escola e as vinganças da bruxinhas eram a parte mais engraçada de tudo!!!

Claro que tem o romance que ficamos torcendo mas não é perfeito pois o tal rapaz de nome Adam ( o mesmo que ela salvou na praia) tem um affair poderoso com uma querida amiga dela.

A história é rápida e a gente fica esperando ansiosa pela parte 2...e aí Galera Record? quando será que vem?

AndyinhA 15/12/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Uma coisa em comum? A Cassie do livro e da série são chatas, muito chatas. Claro que o livro foi escrito na década de 90 e nem levei em conta o fato de pessoas de motos e seus casacos de couro ser algum tipo de sensação, nem como apliques, penteados e afins, isso era moda dos anos 90 e até achei legal de certa forma, entrei no vibe de nostalgia.

Como consta na capa, este é o primeiro livro de uma trilogia que agora será saga e ele está coberto de razão: é uma inicialização. Cassie não chega e faz milhares de magias, ela ainda precisa aprender que é uma bruxa, como isso foi escondido dela durante toda a sua vida e todos os problemas e perigos que isso significa, então digo, tirando o fato da mãe dela não ter morrido como no seriado, o primeiro episódio é quase o livro todo com algumas modificações importantes.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/vsct2r

Roberta 15/12/2011

Resenha | Círculo Secreto: A Iniciação
para ler esta resenha no blog: artbooks.blogspot.com/2011/11/resenha-circulo-secreto-iniciacao.html

Título: Círculo Secreto: A Iniciação
Autor: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Número de Páginas:
Resenha:

Vou começar esta resenha comentando que se você não gostou da série Diários do Vampiro, você deve dar uma chance para esta série. L.J. Smith escreve de uma maneira totalmente diferente do que você pode estar esperando se levar em conta o que você leu de Diários do Vampiro. Não é segredo para ninguém que eu AMO os livros de L.J. Smith e com este livro não foi diferente. Adorei como os detalhes do livro foram expostos cada um na hora certa.
Mas é claro que eu tenho que deixar explícito aqui para quem começou a assistir a série na TV primeiro que o livro é BEM diferente do que está sendo passado no seriado.

O livro traz Cassie, que teve que ir para a cidade de New Salem com a mãe para ir cuidar da avó que se encontrava com a saúde mais pra lá do que pra cá, pelo menos é o que foi contado a ela (porém não é o que realmente está acontecendo. Sua avó não está tão mal assim!). Porém antes de ir para a nova casa, ela conhece um misterioso rapaz que conheceu na praia e que jurava que ele havia escutado seus pensamentos, ou será que ela havia falado em voz alta e não havia percebido? Enfim, em um determinado momento ela simplesmente salva a vida dele e recebe 'em troco' uma pedra na qual ela se apega como se fosse tudo o que ela tinha na vida. Já quando chega a New Salem, em seu primeiro dia de escola, tem uma enorme desavença com Faye, que tudo o que tinha de linda, conseguia ter de maldade. Ela faz parte de um grupo, o "Clube", que é restrito a apenas 12 alunos daquela escola e que Cassie descobriria mais tarde se tratar de um clube de bruxos e que após uma tragédia, iria passar a fazer parte.

O livro é apenas uma introdução do que está por vir nos próximos dois livros. Tudo ainda está sendo apresentado, mas isso não o faz ficar menos interessante, ao contrário. A leitura é bem fácil, tudo é explicado de maneira simples e direta.
Talvez uma única coisa que me deixou um tanto quanto perdida é esse monte de personagem dentro do círculo. Quando soube que teriam 12 participantes do clube, achei que em algum momento, Smith se perderia, mas não foi isso o que aconteceu. Confesso que EU me perdi um pouco, sim. Não é fácil gravar quem é quem quando você está começando a ler uma história, mas depois tudo entra no ritmo e você se acostuma.

Como no seriado, eu já tenho o meu personagem favorito: Adam.
Cassie me irrita um pouco no livro, em alguns momentos eu vejo ela como uma tolinha e não consigo entender o porque dela ser a protagonista da história, mas depois eu revejo meus pensamentos e vejo que tinha que ser ela e não tinha outra maneira. Aquilo estava certo.
Adam, o rapaz misterioso da praia também faz parte do círculo. Cassie simplesmente se apaixona. Mas como se apaixonar pelo namorado de Diana, uma pessoa que a ajudou desde o início quando ela tinha problemas com Faye e quando ela não fazia parte do "clube"? Ela simplesmente decide deixar pra lá. Ela não poderia se apaixonar. Não por Adam. Mas posso dizer uma coisa? Adoro a Diana, mas ela que se exploda para que Cassie e Adam possam ficar juntos.

"- Adam - disse ela - Nós...
Mas ela não terminou a frase. Ele estava perto demais de Cassie; ela sentia seu calor, a energia entre eles se fundindo. Sentia as mãos dele em concha em seus cotovelos. Depois lentamente, bem devagar, ela foi puxada para ele até que seus braços estavam em volta dela, abraçando-a inteiramente. O cordão prateado não podia mais ser negado."

Círculo Secreto: A Inicição, SMITH, L.J., Pág 238.

Enfim, adorei o livro. E recomendo para qualquer um, até para os que não gostaram da outra serie escrita pela autora, pois como já disse anteriormente, o livro é bem diferente do que ela já escreveu.
Estou ansiosa para ler a continuação da serie já que o primeiro livro terminou de um jeito bem sinistro.

Só um detalhe que quero ressaltar: A capa é linda, aveludada. Simplesmente adorei. E como eu gosto muito do modo gráfico que a Galera Record faz, posso dizer que fiquei bem feliz com o trabalho como um todo.

Recomendadíssimo!

CooltureNews 09/12/2011

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por Junior Nascimento

Escrever uma resenha de um livro que foi adaptado para a televisão não é tarefa fácil, principalmente quando nos tornamos fã desta adaptação. Desde que eu li os primeiros volumes de Diários do Vampiro sei que L.J. Smith tinha uma outra série de livros, mas tinha muito medo de começar a ler os livros, visto que essa primeira série causou uma certa decepção, pois do meu ponto de vista a adaptação par aa TV se mostrou melhor. Ao ler algumas resenhas deste livro, e saber que o mesmo era bem diferente da série esse mesmo medo foi despertado.

Realmente, além dos nomes dos personagens principais e de se tratar de uma história sobre bruxas as comparações param por ai. Cassie, apesar de ser uma personagem mais frágil no livro se mostrou muito mais interessante, assim como toda a trama envolvendo a bruxaria e sua história, afinal, temos uma história para isso.

Sempre gostei desse tema, fui fã de Charmed e assisti praticamente todos os filmes envolvendo bruxos, tenho que dar minha car a tapa, afinal a autora realmente soube escrever sobre o tema com uma visão renovada, tendo seus clichés como todo bom romance, porém usando de uma narrativa dinâmica, sem enrolações e extremamente cativante.

Quem assiste a série e já conhece os personagens irá perceber que no livro suas personalidades são mais acentuadas, Faye poderia facilmente se passar pela encarnação da bruxa malvada, Diana pode ser comparada a uma fada, principalmente pela forma com que é descrita no livro e Cassie, como já disse, muito mais frágil. Nick e Adam passam facilmente despercebidos nesse primeiro livro, aparecem pouco e realmente gostaria que aparecessem menos. Se a autora tivesse focado mais no relacionamento de amizade entre Cassie e Diana e deixado o romance um pouco mais de lado, confesso que teria gostado muito mais do livro.

Se você, assim como eu, tem um pé atrás pelos livros de L.J. Smith aconselho a dar uma chance e ler o primeiro volume de Circulo Secreto, eu realmente adorei a leitura (que fiz em um dia) e estou ansioso pelo próximo volume. Ah, e não posso deixar de dar um recado, ao ler o livro, esqueça a série de TV, os caminhos são distintos (e o do livro é muito mais interessante).

AmadosLivros 06/12/2011

Blog Amados Livros:

Judemos 03/12/2011

Círculo Secreto
A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

- A série de televisão inspirada no livro estreia nos Estados Unidos em 15 de setembro no canal CW.
- Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries.

Carlinha 03/12/2011

Desagrado.
Decepção,esperava mais.Nada de bom,o final terrivel.A protagonista muito sofrida,não teve um alívio se quer.Por curiosidade irei ler o proximo,veremos.
Renan.Medeiros 15/03/2012minha estante
merda total.

"Ana Paula" 02/12/2011

É... axei que eu não gostaria do livro por estar assistindo a série de tv, mas me enganei, o livro é bem legal.

Segue a rivalidade entre Cassie e Faye, (que eu já naum gosto na tv, imagine no livro... ô mulherzinha chata e arrogante). E o amor entre Cassie e Adam, é muito, mais muito mais interessante do que na serie.

Adorei como ela o descreve e o que ela diz sentir perto dele. Lindo.
Adorei msm, vale a pena ler, a leitura é bem facil e diferente de outros livro que li da autora, esse naum me fez voltar algumas paginas pq naum entedia o que estava acontecendo.

Muito empolgante, quero muito ler as continuações.

Nina 01/12/2011

Círculo Secreto - L.J. Smith
Nunca escondi de ninguém que peguei verdadeira birra da L. J. Smith depois de ler Diários de Vampiro, mais especificamente, depois de ler Anoitecer. Toda aquela patacoada de Elena voando, beijando todo mundo e agindo feito uma débil me deu nos nervos e eu achei que nunca mais conseguiria me interessar por nada da autora. Mas eis que cai nas minhas mão Círculo Secreto que me faz perdoar Smith, porque eu adorei o livro!
Eu já tinho lido várias resenhas bem negativas sobre o enredo e fiquei com o pé atrás, mas não custar tentar né? Além do mais, gosto de ter minhas próprias opiniões... (percebe-se né?)

Cassie Blake é uma garota tímida de 16 anos que sabe melhor do que ninguém como viver no piloto automático. É assim que ela está suportando as férias com sua mãe em Cape Cod e principalmente, sua recente "amizade" com Portia, que passa horas falando de si mesma. Mas é nessas férias que Cassie vive duas experiências que vão mudar sua vida. Primeiro ela conhece um garoto lindo e misterioso de uma maneira totalmente inusitada, e o mistério é tanto que ela nem sabe o nome dele. Depois sua mãe a informa que sua avó está doente e que elas deverão se mudar para a pequena New Salem, tão pequena que nem está no mapa!

"Diferente, Cassie pensou de novo; ele era diferente de qualquer cara que tenha conhecido. Uma corrente quente e doce percorria seu corpo, uma sensação de rebeldia e possibilidade. Ela tremia e sentia o coração batendo nos dedos, mas não sabia se era o dela ou o dele. Ele parecera ouvir seus pensamentos antes; agora era quase como se estivesse em sua mente." (p.28)

Mas a cidadezinha guarda grandes segredos e Cassie não demora a perceber que não será fácil se adaptar a sua nova vida. Principalmente depois que ela conhece Faye e suas amigas Suzan e Deborah que parecem dipostas a tornar a vida da garota um inferno perseguindo-a pelos corredores da escola, tentando assustá-la com bonecos vudus, carne podre e coisas inanimadas que ganhavam vida de forma bizarra. Cassie fica totalmente apavorada e tem certeza de que nunca irá se adaptar a esse local, mas é aí que ela conhece Diana. Linda, inteligente, loiríssima e disposta a proteger Cassie das loucuras de Faye, as duas tornam-se muito amigas e Cassie passa a entender um pouco melhor sobre os segredos do lugar. Diana lhe conta que todos os habitantes do bairro onde moram são descendentes de antigas famílias bruxas e que herdaram os poderes de seus pais, que precisam formar um círculo com representantes dessas 12 famílias para poderem controlar melhor seus poderes. Ou seja, de uma tacada só Cassie deixa de ser a isolada da escola e passa a ser a melhor amiga da garota mais popular do colégio, e ainda ganha poderes de bruxa. Uau!
Mas, como nem tudo é perfeito, Diana tem um namorado misterioso, Adam, que está viajando. Preciso dizer que é esse namorado?

"Eu sou uma bruxa, pensou Cassie, admirada. Metade bruxa, pelo menos. E minha mãe e minha avó... as duas também são bruxas, é hereditário. Era uma ideia estranha e quase impossível de engolir." (p.188)

Bem legal o enredo, não? E olhem que nem estou contado tudo o que acontece para não soltar spoillers. Mas preciso avisá-los que é importante não ir com muita sede ao pote, pois Círculo Secreto tem lá suas falhas, claro! Primeiro porque é um livro beeeem adolescente, e Cassie é a típica mocinha chatinha e sonsinha, muito sem reação, que se acovarda nos piores momentos e capaz de atitudes muito estúpidas. Segundo porque fiquei muito desapontada pelos personagens pouco usarem seus poderes e por ter tão pouca ação na história (quase nenhuma), mas imagino que isso irá mudar nos próximos livros, principalmente pela maneira que a relação entre Cassie e Faye ficou no fim do livro.
Também preciso alertá-los de que se vocês forem ler o livro inspirados pela série que está sendo exibida na Warner, saibam que é completamente diferente. Os roteiristas usaram apenas algumas ideias e personagens centrais, mas o enredo mudou bastante. É como The Vampire Diaries, igual mas completamente diferente, rsrs.

Mas também tem muitos pontos positivos, a narrativa é bastante empolgante e leitura flui tranquilamente, quando você vê já terminou o livro. Os personagens são bem estruturados, principalmente a Faye, que apesar de ser uma bitch #modeon foi a personagem que eu mais me interessei. Ela quer ser a lider do coven e parece ser muito poderosa. Com certeza vai aprontar muito nos próximos livros.
Também é interessante como muitos termos e verbos do livro estão marcados em itálico, dando a entender que fazem parte da intuição de Cassie, como se ela sempre tivesse dons especiais porém sem nunca ter percebido.

Bom, é isso peeps. Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para opinar bastante!

B-jussss! ♥
;-p
André 03/06/2012minha estante
Parabéns pela resenha.

Blog MVL - Nina 28/11/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Apesar de muitas críticas, não se pode negar o talento de L.J.Smith,sua criatividade e a fascinante caracterização de personagens. Suas estórias são sempre distintas, brincando com o paranormal e fantástico de uma forma muito habilidosa. “Círculo Secreto: A Iniciação” é o começo de mais uma trilogia ímpar da autora que ficou famosa por sua série de vampiros. Desta vez as bruxas estão sob os holofotes. Em pleno anos noventa (quando os livros sobre bruxas estavam em alta) L.J criou mais uma trama instigante e romântica para os leitores de fantasia.

Cassie é uma protagonista com todas as características netunianas básicas (e tenho certeza de que ela seria do signo de peixes). Sonhadora, misteriosa, tímida e inconsciente da resposta que provoca nos outros. Não é especialmente corajosa, a não ser quando extremamente pressionado e, no entanto, uma personagem carismática, que desperta o lado protetor do leitor. Cassie se vê enredada com as tramas do círculo de bruxos da cidade natal de sua mãe,e ainda se apaixona por Adam,o namorado firme de Diana(pseudo líder do coven). Ambos possuem uma química poderosa, e a narrativa de L.J nunca falha em construir romances poderosos.

Em “A Iniciação” Cassie está apenas começando a se descobrir, seus poderes e suas fraquezas. Como já li toda a série, posso garantir que ainda existem muitos acontecimentos aguardando o leitor, e da forma como termina o primeiro volume, é quase um pecado não poder ler os outros livros.
Leiam. Super recomendado...

Curiosidade: Sim. Mais uma saga de L.J foi adaptada para a televisão americana e provavelmente vocês já estão assistindo. Apesar de serem os mesmos produtores de “Vampire Diaries”,eu não gostei muito dos rumos que a estória está tomando na série. Mudaram coisas DEMAIS e não para melhor. Enfim,esperemos.

Vanessa Vieira 28/11/2011

Círculo Secreto A Iniciação_ L. J. Smith
O livro Círculo Secreto - A Iniciação, de L. J. Smith, nos conta a estória da estudante Cassie. Cassie vive na Califórnia, mas devido a um problema de saúde de sua avô, passa a morar em New Salem junto com a sua mãe. Ela estranha muito essa mudança e sente falta dos seus amigos da Califórnia.

O seu ingresso na nova escola não é fácil e ela sofre muito com isso. Um grupo de jovens, liderado pela maquiavélica Faye, hostiliza tanto ela quanto os demais alunos da escola. E acreditem: Faye é capaz das piores atrocidades!

Em um dos muitos momentos em que Cassie está sendo humilhada por Faye e suas amigas, ela é socorrida por Diana. A presença de Diana inspira confiança e amizade em Cassie e a auxilia em muito na sua adaptação em New Salem.

Diana relata para Cassie que faz parte do mesmo grupo de Faye, denominado Círculo Secreto, que possui 12 membros. Cassie fica encantada com a magia e a simbologia desse grupo, e não demora muito para ser iniciada no Círculo. Logo após a sua iniciação, ela revê o misterioso Adam, um garoto que mexeu com os seus sentimentos durante suas férias em Cape Cod, e toma conhecimento de um detalhe sobre ele que a deixa abalada e confusa.

Confesso que do início ao meio do livro, a Cassie não havia conseguido ganhar a minha simpatia. Achei ela muito covarde, insegura e fraca, emocionalmente falando. Eu gosto de personagens fortes e de atitude, que realmente mostram para o que vieram, e ela estava totalmente fora de foco. Quase perto do final, ela passou a modificar sua postura e ganhar um pouco mais a minha estima. Não sei se foi porque esse é o primeiro volume da série, uma introdução da estória, mas espero que nos próximos volumes ela se fortaleça e se mostre uma pessoa mais firme em seus propósitos.

Eu não sou fã de vilões e bad boys, mas a Faye é uma ótima personagem na trama e de muito destaque. Ela é maldosa ao extremo, porém o seu humor ácido e algumas de suas atitudes hilárias me cativaram, sério! Uma personagem muito bem construída e centrada, que é uma das qualidades que eu mais prezo nos livros.

Círculo Secreto é um livro muito bom, e para quem gosta do universo da fantasia e das bruxas, assim como eu, é uma leitura proveitosa. Mas não é um daqueles livros que podemos afirmar que é ótimo. Espero sinceramente que os próximos volumes da série amadureçam a estória, e sobretudo, a Cassie, que se mostrou muito clichê.

Para quem não gostou da série Diários do Vampiro, da mesma autora, e tem medo de se decepcionar com o novo livro da L. J. Smith, eu afirmo que ambos são bem diferentes. Eu particularmente não percebi semelhança alguma com DV e achei a escrita bem distinta de uma série para outra. Finalizando a resenha, eu recomendo sim, mas aviso desde já, para que não tenham grandes expectativas.