Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Huckell 03/04/2013

"Eu sou Til... Til só!"
Comecei a ler esse livro como obrigação, por que estou tentando participar do vestibular da FUVEST e da Unicamp e ambos cobram o paradidático do José de Alencar como leitura obrigatória. Bem, posso dizer que fiquei relativamente surpreso em relação á história.

Til é um livro típico do romantismo. Todos os aspectos do romantismo estão presente. E para aqueles que não suportavam "Lucíola" ou "Dom Casmurro" devido ao alto teor de exaltação feminina, se preparem, por que Til é um livro de exaltação. Praticamente todos os capítulos encontramos referências divinas e angelicais relacionando-se a personagem-título.

Sobre o enredo, posso afirmar que gostei. Bem amarrado e cheio de mistérios, mantém um ritmo frenético e consegue criar um romance de época bastante diferenciado do padrão vigente.

Os personagens também são muito bem trabalhados. Com destaque para Til, - uma heroína doce e sacrificada, porém decidida - Jão Fera - capanga e assassino de aluguel com uma alma em constante dualismos - e Brás - jovem louco que nutre uma paixão por Til.

Por fim, só posso recomendar a obra. De todos os livros de José de Alencar, é meu favorito. O final não é nada satisfatório, mas condiz com as caracterísitcas psicológicas de todos os personagens e com o foco da narrativa. José de Alencar sempre surpreendendo.

Marcelo Marques 25/12/2014

Sobre o Til
Esse livro é uma obra prima da literatura brasileira. Entretanto, é uma leitura bem complexa e descritiva no seu início, onde o autor usa diversos recursos para a descrição dos elementos presentes na história. Recomendo esse livro para o final de uma lista de livros, pois pra encarar o começo do livro exige uma certa maturidade ou habilidade de leitura e concentração. Apesar desses detalhes, no caminhar da leitura o livro vai se tornando interessante. Recomendo!

Celso 29/08/2015

1º clássico que eu li
Li este livro quando estava no colegial, há muitos, muitos anos atrás. rs
Agora terminei de reler a história, que é muito boa se você tiver paciência de passar dos três primeiros capítulos que são bastante descritivos.
O livro tem uma trama boa com todos os elementos de uma minissérie de época: mistério, romance, aventura e aspectos históricos sobre o interior do estado de São Paulo. Gostei de ler sobre o relevo da região que hoje está praticamente escondida pelas construções e modificada pela ação do homem.
Thiago 29/08/2015minha estante
Eu até gostei da trama, mas poderia ser um pouco mais ousado.

Beija-flor 21/08/2016

Surpresas e personagens carismáticos
TIL é a personagem principal, que é dona de uma bondade simplesmente inimaginável e um passado que ela desconhece. Creio que a maior diferença entre ela e tantas outras protagonistas é exatamente a personalidade: Não vemos muitas vilãs no papel principal, mas tampouco alguém como ela, diferente em todas as formas. Desde ajudar um burro ou uma galinha, se deslocando e os alimentando, Berta (que é a mesma garota, com outra nomenclatura) também é corajosa a ponto de chegar a uma mulher que todos apontam como louca e perigosa, também levando alimento e se aproximando sem medo. É uma garota utópica sim, mas maravilhosamente.

Do início para metade, são apresentados os personagens. Da metade para o fim, os segredos e o desfecho. Mas tudo de maneira muito bem feita. Muito bom.

Samara 31/05/2017

Resenha por fazer
z..... 31/05/2017minha estante
Kkkk! Fiz uma resenha assim tambem, mas vou corrigir brevemente. Foi so para ficar registrado o dia.

Samara 31/05/2017minha estante
Já viu quantas resenhas tenho assim kkk só estou registrando, mas quando tiver tempo faço todas kk

André 01/02/2018

9º Livro, 2º ano do Ensino Médio

Ana 06/02/2018

Til é o apelido de Berta, a heroína deste livro.
Berta mora no interior de São Paulo.
Ela é uma moça generosa, que gosta de ajudar a todos, tem pena dos desvalidos, dos animais que sofrem, etc. Ela nunca conheceu o pai verdadeiro, mas talvez ele esteja mais perto dela do que imagina... O enredo principal conta a história do triângulo amoroso Linda, Miguel e Berta.
Linda ama Miguel, mas há um atrapalho: Miguel e Berta se amam. Mas justamente por causa de seu
bom coração, Berta abdica de seu amor por Miguel e, para que a amiga Linda não
seja magoada, consegue que Miguel se apaixone por Linda. Segredos obscuros rondam a origem da moça, e há outros personagens, como o valentão da região, o temido João Fera, que só consegue ficar manso perto de Berta. Uma trama cheia de intrigas e segredos, que daria uma ótima novela de TV.

Geovana 02/01/2019

Lindo *-*

tilito 07/01/2019

Til é um bom livro, acredito que o que cansa mesmo são as difíceis descrições do ambiente do interior de São Paulo. A narrativa em si é ótima e o modo como José de Alencar põe todo o suspense é incrível, mas tenho que dizer que a história só começa a ficar perfeita quando começa o flashback, muito bem construído.

Deghety 25/08/2019

José de Alencar
Brasil
Ciranda Cultural
2017
Til se passa na primeira metade do século XIX. Apesar de ser um romance de época e regional, esse pano de fundo é explorado circunstancialmente.
É um pouco difícil engatar na leitura, de início, devido ao uso de palavras pouco usuais e o dialeto regional, mas depois de algumas páginas nos acostumamos.
A história é ótima, os personagens são bem definidos e a trama traz todos os ingredientes para um excelente enredo e apreciação literária.
A obra tem como destaques, Jão Fera, um capanga e a "enjeitada" Berta, dois extremos ligados por um destino trágico.
Jão é movido pelo ódio e vingança e Berta é movida pelo amor e sacrifício.
"Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.
Era a flor da

Lucas 05/10/2019

Lasqueira
Li tão somente para o vestibular. José de Alencar floreia demais...

Bia Terra 14/03/2023

Necessário pra vestibular
Contém muito conteúdo do romantismo, tem a linguagem muito rebuscada, depois que foi explicado para mim a história, se tornou muito mais fácil de entender os acontecimentos e a história em si ficou mais legal e engraçada.