Til

Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Let 09/03/2018

O que esperar de Til
O romance sobre uma menina - Berta/ Til- descrita quase que de maneira angelical não é dos livros mais interessantes. Neste, José de Alencar vai construir a narrativa com um vocabulário cansativo e que até o meio do livro é bem massante. Contudo, não se trata de um livro ruim, muito pelo contrário. Trata-se de uma boa literatura que pode te levar a conhecer um pouco do passado do interior de São Paulo e te surpreender - mesmo que levemente- no fim. Apesar de não ter correspondido as minhas expectativas para uma primeira leitura deste autor, não deixo de recomendar àqueles que buscam conhecer um pouquinho mais dos retratos do Brasil -ainda que em uma ficção.

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/11/2017

Leitura Obrigatória
Til" é atualmente uma das obras indicadas para os vestibulares da Fuvest e Unicamp e sua leitura é considerada "difícil e cansativa" para os dias de hoje, tão distantes dos ditames românticos do século XIX.

Como solução, há uma série de resumos virtuais disponíveis. Porém, nada se compara ao desafio de vencer cada página, pois só assim, é possível realmente compreender a inserção do texto no contexto histórico-literário e desse manancial é que são formuladas as perguntas do exame.

Trata-se de um romance de cunho Regionalista, tal como "O Tronco De Ipê", "O Sertanejo" e "O Gaúcho", todas do mesmo autor, e retrata uma bela história de amor, cercada de ódio e vingança.

Sua protagonista é Til, apelido de Berta, o retrato da heroína romanesca, repleta de beleza e compaixão. Outra personagem de destaque é Jão Fera, o vilão vingador, que leva a vida corroído pela dor causada pela morte de um grande amor que é justamente a mãe da jovem.

Uma boa oportunidade para apreciar toda a beleza de nosso idioma. Alencar domina soberbamente um amplo vocabulário, tão sintético nos nossos dias, expondo um português mal domado e simplificado até sua essência.

Djamila.MagalhAes 13/03/2020

Um bom livro, mas não é uns dos meus livros favoritos do autor.

Eddy Souza 15/03/2020

É um livro bem característico do Romantismo. A história de Berta, a Til do título, é até envolvente. Entretanto, quanto à leitura, ela é um pouco "pesada" devido à linguagem utilizada pelo escritor. É um livro que recomendo, entretanto, leitores iniciantes, não aguentaram a leitura. Em relação à história, ele prende o leitor, devido aos elementos de suspense, que levantam questionamentos no leitora da origem da heroína.

booksdalaus 26/02/2024

Til
Fazenda das Palmas, interior de São Paulo, meados do século XIX.
É nesse cenário bucólico que se desenrola uma trama cheia de encontros e desencontros.
Prepare-se para conhecer a história de quatro jovens: Berta, Linda, Miguel e Afonso.
O clima de romance é o ponto de partida, mas, quando antigos segredos vêm à tona, a roda do destino muda o jogo da vida, levando a um desfecho dramático e surpreendente.

Ju Lopes 20/01/2017

Muito bom!
Romance regionalista sensível e imprevisível. Fantástico! O melhor José de Alencar dentre os 5 que já li. Terminei o livro pensando como é que eu nunca ouvi falar desse livro, como não li antes?
Paula 20/01/2017minha estante
como faz para avaliar com quatro estrelas e meia?

Ju Lopes 20/01/2017minha estante
Oi Paula, no aplicativo do Iphone tem a opção de meia em meia.

Paula 20/01/2017minha estante
Ah, é que não uso o aplicativo! Obrigada pela resposta :)

Suzi 05/04/2023

Esse tal José de Alencar...
Eu adoro o livro "Til" de José de Alencar! A história se passa no interior de São Paulo e conta a vida da órfã Berta, apelidada de Til, que é acolhida por uma família de fazendeiros.

A linguagem utilizada pelo autor é muito rica e cheia de expressões típicas do interior paulista, o que não interfere no entendimento da história

Os personagens são muito bem construídos e cativantes, e o leitor se emociona com suas lutas e desafios. A descrição da natureza e do ambiente em que a história se passa é tão detalhada que é possível visualizar claramente cada cena.

Para mim, "Til" é uma obra marcante da literatura brasileira, que nos faz refletir sobre a nossa história e sobre as questões humanas universais, como o amor, a lealdade e a busca por identidade. Recomendo muito a leitura!

Peter__Pan 23/02/2023

Esquecível
Só li pois foi indicação de uma amiga, foi uma leitura muito sofrida.

Obs: Não somos mais amigos.
camiscaarvalho 11/05/2023minha estante
Kkkkkkk

Mary D. 09/01/2014

Coloquei Til na minha meta de leitura de 2013 por conta dos vestibulares que tinham ele na lista de livros obrigatórios. Mas tentei levar a leitura como lazer e não somente como obrigação, Til foi um dos livros que mais gostei da literatura brasileira, além, é claro, de ter conseguido acompanhar toda a história sem me perder em algumas partes.
Esse livro é uma típica obra do Romantismo, idealizando uma heroína que é movida pelas emoções e sempre busca fazer o melhor para os outros.
Mesmo sendo um livro do século XIX, a sua linguagem é muito atual, facilitando a compreensão.
Um livro muito bom, com ótimos personagens e com uma história encantadora.
Recomendo.
Lucas Brelaz 14/01/2015minha estante
Verdade Mary! tinha levado por obrigação de ler esse livro para fuvest, mas acabou que eu me apaixonei por essa obra. Mesmo que logo nos primeiros capítulos o excesso de metáfora dificulta a leitura, depois que conhecemos todos os personagens a leitura flui de uma vez só. rs

Dani 27/02/2023

Novela
Uma novela cheia de acontecimentos e babados, e aquela característica do José de Alencar de descrever poeticamente as pessoas e coisas.
Uma trama interessante e diferente, que sai daquele romantismo de sempre.

Marcelo Marques 25/12/2014

Sobre o Til
Esse livro é uma obra prima da literatura brasileira. Entretanto, é uma leitura bem complexa e descritiva no seu início, onde o autor usa diversos recursos para a descrição dos elementos presentes na história. Recomendo esse livro para o final de uma lista de livros, pois pra encarar o começo do livro exige uma certa maturidade ou habilidade de leitura e concentração. Apesar desses detalhes, no caminhar da leitura o livro vai se tornando interessante. Recomendo!

Pereira 14/08/2012

Lealdade
Como um samurai brasileiro, Jão Fera desempenha papel fundamental neste romance. Primeiro, apaixona-se por uma mulher que acaba se casando com um cara e tendo um filho de outro. Mas não foi por promiscuidade. Ela foi enganada, enquanto o marido fazia uma viagem de negócios. Quando o marido retorna vê a impossibilidade de ser o pai da criança (Til)que já havia nascido, acaba por matar a mulher e só não faz o mesmo com a criança, porque Jão Fera intercede. A partir daí começa a vassagem do pistoleiro para com a menina. O livro baseia na ânsia de Jão por vingar a mulher assassinada. No meio da trama, sobra espaço para um amor adolescente. Além de um autor clássico da nossa literatura, José de Alencar desenvolve essa de maneira empolgante e com liguagem fácil. Interessante o aspecto heróico dado ao jagunço Jão Fera. Tudo isso influenciado pela escola literária da época (Romantismo). Quem está no ensino médio deve ler este livro como forma de exercício sobre escolas literárias e autores nacionais.

tilito 07/01/2019

Til é um bom livro, acredito que o que cansa mesmo são as difíceis descrições do ambiente do interior de São Paulo. A narrativa em si é ótima e o modo como José de Alencar põe todo o suspense é incrível, mas tenho que dizer que a história só começa a ficar perfeita quando começa o flashback, muito bem construído.