Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Matheus 09/01/2013

O livro é um inteiro uma lista de exemplos de clichês hollywoodianos. Pode ser que tenha feito sucesso na época em que foi lançado mas é absolutamente entediante ler esse livro nos dias de hoje. Gosto muito de literatura brasileira, mas reconheço que a prosa do nosso período romântico é lastimável. Principalmente porque o romantismo surgiu com a revolução burguesa e com o fim do absolutismo, o que não aconteceu no Brasil, tornando o período um tanto artificial aqui. Completamente inverosímel, José de Alencar sequer se deu o trabalho de visitar o interior paulista antes de escrever Til, tendo preferido pesquisar de longe sobre o cenário do romance. Além disso, as personagens e o enredo são completamente superficiais se comparado com romances românticos de outros países. José de Alencar conseguiu criar uma obra romântica do modo tão açucarado e insosso que eu tremo só de pensar que há quem esteja sendo introduzido ao romantismo por esse livro. Só espero que esses pobres coitados ainda tenham a coragem de ler os Alexandre Dumas antes de desistirem do romantismo.
joaomflores 26/06/2016minha estante
"O livro é um inteiro uma lista de exemplos de clichês hollywoodianos".

Bicho, o livro é de 1842 (MIL OITOCENTOS E QUARENTA E DOIS).

Gabi 22/04/2021

Til
Pensei que seria uma leitura difícil devido a escrita rebuscada de José de Alencar, mas houve momentos em que apenas a leitura fluía e eu mal via o tempo passar. Foi incrível a experiência de me deparar com esse clássico nacional e de poder tirar tantas coisas dessa linda e triste história. Não sei medir a admiração que sinto por Berta e Jão, de longe os meus personagens favoritos.

Hilds 08/06/2024

Til
Confesso que sou fã dos trabalhos de José de Alencar.
Ler Til, foi mais uma grata surpresa, principalmente a descrição dos personagens e o desenvolvimento da história de forma gradativa, porém de forma nenhuma cansativa. É uma história curta, fácil de ler mesmo sendo de época.
Fiquei encantada com a protagonista e com certeza recomendo a leitura desse clássico da literatura brasileira.

Sara277 07/04/2021

Til, de José de Alencar
É a segunda obra do autor que leio. Tive uma certa dificuldade com a linguagem regionalista do romance, mas consegui fazer a leitura. Recomendo, considero importante adicionarmos às nossas leituras os clássicos nacionais.

Lola 21/06/2023

Til- José de Alencar
É interessante ver como diversos aspectos culturais e sociais brasileiros mudaram ao decorrer do tempo, e essa perspectiva fica ainda mais clara por se passar em São Paulo. Apesar de não ser uma leitura ?fácil?, o livro demarca as características românticas do século XIX, ótimo para quem está estudando esses assuntos.

Tiago Fachiano 10/11/2021

Escrita romanticista
José de Alencar é o propulsor e patrono romanticista no Brasil. Demonstrar a escrita poética com uma história que contém o cotidiano Brasileiro é sem duvida uma obra prima reveladora.
O livro utiliza de muita poética para descrever personagens e momentos do cotidiano paulista. O romance envolve uma bela moça de coração e alma pura com amores da adolescência e é envolvido em trágicos acontecimentos pre nascimento. Durante seu crescimento o escritor demonstra toda sua habilidade em criar uma retórica inspiradora e cativante.

Pr.Thiago 17/10/2020

Nunca me arrastei tanto...
O livro é legal. Apesar da forma rebuscada e redundante do autor em descrever os mínimos detalhes de tudo com alegorias espalhafatosas. José de Alencar. Regionalismo Paulista interior.
Mas olha... não sei porque me arrastei tanto para ler. Demorei uma vida. Kkk. Enfim. Fim.

Alana413 14/01/2023

Óbvio
Dizer que o livro é bom seria acreditar que a minha palavra mudaria a visão do mundo, dizer que é ruim seria uma mentira deslavada.
O que você, leitor ainda não convencido de lê-lo, precisa saber é que há tanta emoção nesta história, há tantas reviravoltas e há Jão que para mim é o verdadeiro protagonista da história.

julia 01/05/2012

Bem vale o esforço
Quando eu comecei a ler Til, confesso que considerei muito seriamente abandonar o livro - que nem já havia feito com outros livros para a escola. Mas a pressão do vestibular no final do ano e a minha incrível professora de Literatura me fizeram insistir na leitura. E, confesso, que não me arrependo. Uma vez que se ultrapassa a barreira dos primeiros dez capítulos (mais ou menos), a leitura passa a ser muito mais prazerosa e flui muito melhor. Tanto porque você acaba por se acostumar com a linguagem usada por Alencar quanto por causa do enredo, que se torna mais interessante ao decorrer do livro.

Berta (ou Til) é a protagonista dessa trama, que conta uma história que se passa em uma fazenda nos arredores de Campinas. Ela é uma menina pobre, que mora em uma pequena propriedade perto da Fazenda de Palmas, e consegue enfeitiçar todos ao seu redor. Logo no início do romance, descobrimos que ela é alvo da afeição de seu irmão de criação, Miguel, e do filho do senhor da Fazenda, Afonso. Ela, porém, não tem nenhum interesse amoroso em nenhum dos dois. Outros personagens, como Brás, o idiota, e Jão Fera também orbitam ao redor de Berta, mesmo possuindo natureza agressiva e estando às margens da sociedade da região.

Ao longo do romance, nós vamos descobrindo como as relações entre as personagens são muito diferentes do que parecem. Essas revelações, que são feitas no início da segunda parte do livro, são o ponto alto da leitura, que pode ser muito arrastada durante alguns pontos. Alencar tende a se demorar em descrições, o que torna muitos capítulos ligeiramente entendiantes. Mas, uma vez que os conflitos e cenas de "ação" começa, o tédio se esvai rapidamente da obra.

Em suma, Til é um livro em que é difícil de pegar o ritmo de leitura. Há uma certa discordância entre o que é narrado e como isso é feito. Se mantido o foco no enredo e não nas intermináveis descrições, a leitura consegue fluir mais facilmente. Fora que trata-se uma obra muito interessante de ser estudada.

Giovanne 28/07/2013

Tiiiil
Til, uma das melhores obras da literatura brasileira. Esse livro demonstra todas as características de José de Alencar, Indianismo, Valorização do que é nacional, etc. Leitura fundamental para entender o período histórico e literário da qual faz parte essa obra.
Triste é pensar que este livro é um tanto quando "esquecido" pelo povo brasileiro...

Mariana 17/11/2021

Resenhando aqui mas não me lembro de NADA do livro, vai ser uma das próximas releituras já que a única coisa que lembro é que gostei.

Fran 20/04/2020

"pequena, esbelta, ligeira, buliçosa.."
A obra "Til" escrita por José de Alencar foi publicada em 1872, no auge do Romantismo Brasileiro, que foi uma das principais escolas literárias no país.
O Romantismo chegou ao Brasil no final do Século XVIII e um dos principais acontecimentos nesse período foi a mudança da Família Real Portuguesa e toda sua corte para o Rio de Janeiro, isso chamou a atenção da impressa, algo que até então não havia em solo nacional. A Literatura foi beneficiada nesse ponto, pois as narrativas começaram a ser publicadas em folhetins, capítulo por capítulo para entreter a população, no caso: a burguesia. Em muitos casos, não só agradava, mas enfurecia alguns, principalmente os poderosos da época, pois mesmo com a subjetividade, característica marcante no romantismo, os autores do período demostravam através de seus personagens questões intrigantes como: a economia e política.
Segue um trecho do livro , que retrata com precisão essa questão ambiciosa pelo dinheiro e poder:
"Ficava no seio de uma floresta virgem, porventura a mais vasta e frondosa, das que então contava a província de São Paulo, e foram convertidas a ferro e fogo em campos de cultura. [...] e rasgando as entranhas da terra virgem, para arrancar-lhe as fezes, que o mundo chama ouro e comunga como a verdadeira hóstia" (Alencar, p. 28-29)
E dentre os vários autores que o Romantismo proporcionou em suas três gerações, destacou-se José Martiniano de Alencar, Cearense, formado em direito, porém desistiu da carreira e dedicou-se exclusivamente à literatura, sendo considerado até hoje o maior Romancista Brasileiro, seus livros são classificados em quatro fases: romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.
O Livro Til enquadra-se no romance regionalista e sua história possui como cenário o interior paulista, precisamente Campinas e região. A narrativa em terceira pessoa conta a história de Berta, uma garota adotada, gentil, amável e corajosa que vive em um dos casebres da "Fazenda das Palmas" com nhá Tudinha e Miguel, garoto que nutria um sentimento ultrarromântico pela jovem. A Fazenda pertence ao ...

Continua no Blog, corre lá ... ;)

site: https://litterissworld.blogspot.com/

Fabi 05/06/2013

Um Pontapé
Bem, esse foi o primeiro clássico da literatura brasileira que me lembro de ter lido. Confesso que no começo do livro achei entediante sua leitura me fazendo parar varias vezes de lê-lo, e isso fez com que eu demorasse quase dois meses para ler um livro pequeno como esse, mas isso pode ser explicado por eu não nunca ter lido nenhuma obra romântica antes e pela escrita de época.
Com o desenrolar da história eu fiquei mais interessado no livro e achei interessante o-achei interessante. Acho que isso acontece com todos que o-leem, a partir do meio do livro com o desenrolar da história e os fatos do passado a história se torna bem mais envolvente e se mostra bem construída,e isso me prendeu a atenção de certa foma.
Gostei muito de ter tido a oportunidade de sair dos livros de ficção e romance para ler uma obra clássica como essa, isso me despertou o interesse a vir conhecer outras obras de autores brasileiros. Diria que foi um pontapé para uma nova linha de leitura que quero seguir para expandir meus conhecimentos literais e culturais.
Patricia1009 22/07/2013minha estante
Eu também demorei um pouco para acabar de ler, no começo parece ser um livro bem entediante, mas me surpreendi com a história no final e a recomendo!

Ana 18/09/2021

História comovente.
Demorei mais que o esperado para terminar pois a obra, por ser clássica, tem palavras que já estão em desuso e por se tratar de um romance regional, algumas gírias me pareceram completamente estranhas.

Todos os personagens, no início, me pareciam meio loucos, mas no decorrer da trama fui compreendendo melhor cada um, especialmente Jão Fera e Zana que talvez sejam dois dos três personagens que mais sofreram com terríveis acontecimentos do passado.

Paciência e dedicação são extremamente necessárias nesta leitura.

Madss1 21/08/2021

Cansativo?
O livro contém uma narração muito descritiva, o que pode deixá-lo cansativo para alguns leitores, principalmente na primeira parte, a história é meio confusa, mas quando ela começa a fazer sentido fica muito envolvente!

Minhas considerações finais são que o livro é bom, e teve partes até engraçadas, a história é bem envolvente, interessante e diferente, ela é contada com mistério e suspense por vários flashbacks.