Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Maria1691 20/01/2021

Persuasão
Persuasão foi o último livro escrito por Jane Austen, publicado somente depois que a mesma faleceu, e o primeiro da autora que eu li.
A história contada em um cenário rural, tem como personagens principais Anne Elliot e Frederick Wentworth (oficial naval). Os dois acabaram de apaixonando, só que por conta da diferença social dos dois (ela de uma família rica e ele desprovido de dinheiro) acabaram não ficando juntos. Eles queriam até ficar juntos, só que Anne foi persuadida a não ficar com ele.
Mas depois de um tempo, as coisas se reverteram, e seu pai teve que arrendar a casa por conta de dificuldades financeiras, e ele, depois de 8 anos longe, voltou melhor financeiramente.
Mas será que depois e todos esses anos, de tudo que aconteceu, os dois irão ficar juntos? Será que ele irá "engolir" o orgulho ferido de ter sido rejeitado por ela, e tentar algo novamente com Anne??
Eu particularmente achei a leitura meio devagar, parece que as coisas demoravam de mais para acontecerem. Digamos que não é o livro que mais amei ler, entendem?! Eu consegui terminar de ler por conta da LC que entrei.
Obs: Pelo o que andei lendo, as opiniões sobre a escrita da autora são meio que divididas..

Laurinha 14/03/2022minha estante
A carta do frederick>>>

Debora.Freitas 14/03/2022minha estante
Siiiiiiiim! Foi o primeiro protagonista masculino da Jane que eu vi falando diretamente sobre sentimentos de forma tão profunda. Foi taooooo lindooooo!

Aisha Andris @AishandoBooks 14/01/2021

Superou “Orgulho e Preconceito” no meu coração
“Persuasão” se tornou meu segundo romance favorito da Jane Austen, superando “Orgulho e Preconceito”, devido às emoções intensas que me fez sentir ao longo da leitura. O começo, confesso, foi um pouquinho cansativo, mas, desde que o capitão Wentworth entrou na jogada, me vi completamente presa à história.
Sofri muito com a Anne, que a todo momento precisava conviver com a dificuldade de estar na presença do homem a quem claramente continuava a amar, quando ele deixou de ser dela por culpa de uma decisão equivocava que tomou no passado; a melancolia que emanava dela me comoveu bastante. E pequenas atitudes tomadas pelo capitão (“salvá-la” do sobrinho malcriado, por exemplo) mostravam que ele retribuía o sentimento da Anne.
Lizzie Bennet é mais cheia de atitude e tem uma personalidade mais marcante do que a Anne, mas eu amei demais a mocinha de “Persuasão” também. Não conseguia conter os suspiros com as interações dela com o capitão. Era tão nítido o quanto eles se amavam, que vibrava a cada vez que eles ficavam no mesmo cômodo, de uma forma que geralmente acontece nos romances de época, já que os clássicos costumam ser mais “parados”.
Este romance foi lindo demais. Eu já comecei a leitura ansiando pela bendita carta que, admito, já tinha lido antes de forma avulsa, mas, cara, ver as circunstâncias em que foi escrita me emocionou e despertou a manteiga derretida em mim. Chorei mesmo e terminei a leitura com o coração quentinho e apaixonada por tudo que a Jane Austen construiu aqui.
A única coisa que me irritou no livro foi a família da Anne. Jane Austen realmente sabia criar uns parentes carne de pescoço. Ô povo chato! Eu sofri demais com a Anne, ao ver como ela se sentia oprimida entre o pai e a irmã, como ela brilhava longe deles, e como esse brilho se apagava assim que entravam no mesmo cômodo que ela. E a irmã casada é uma mulher esnobe e folgada, que me fazia revirar os olhos a cada vez que abria a boca. Por incrível que pareça, o “menos pior” da família é o cunhado. Eu ria cada vez que ele dava uma patada na esposa, porque pensem nuns coices merecidos! Além de estar com o homem que amava, o maior benefício do casamento para Anne sem dúvida foi se livrar dessas pessoas tóxicas.
Lady Russel é outra que faz jus ao status de quase membro da família, é de longe a personagem que eu mais detestei no livro (ao menos até conhecer melhor alguns outros personagens). Orgulhosa demais e presa aos níveis sociais, foi a principal responsável pela separação entre a Anne e o capitão, usando da influência dela para convencer uma jovem Anne a pôr fim ao relacionamento. Sei que ela tinha suas razões, mas não conseguiu me convencer, não, e o ranço dela permaneceu muito depois de eu virar a última página.
Não recomendo “Persuasão” como primeira leitura da autora, porque realmente é um livro mais lento, mas para quem já está acostumado à escrita da Jane Austen, tenho certeza que essa história é garantia de muitas emoções e ainda mais amor por essa autora que sem dúvida merece cada um dos fãs que conquistou nos últimos dois séculos.

site: https://aishando.home.blog/
Lari Gomes 20/01/2021minha estante
Ahhhhh no meu tbm! Melhor livro da Jane.

Aisha Andris @AishandoBooks 23/01/2021minha estante
Eu ainda prefiro Mansfield Park, mas este é muito queridinho tbm!

Larissa.Rolim 26/03/2021

4 estrelinhas
O final é exatamente como se prevê.
Até porque é um livro que tem como tema principal o reencontro.
Alguns personagens são detestáveis.
Mas a Anne é uma personagem muito boa.
Não dá pra criar afeição ao Capitão Wentworth, mas dá pra criar afeição ao sentimento deles.
emmy 26/03/2021minha estante
achei o mesmo!

rayssagrocha 30/07/2020

Ótimo para iniciar em Jane Austen
Meu primeiro contato com os livros da Austen não foi muito positivo, abandonei ?Orgulho e Preconceito? e não quis mais conhecer as obras da autora, até esse livro. ?Persuasão? traz o cotidiano das classes altas do século XIX e expõe todas as fraquezas de uma sociedade na qual título e aparência, frequentemente, são mais importantes que valores. Porém, Jane nos apresenta Anne Elliot, uma personagem adorável, que com delicadeza vai se opor à essa inversão de valores e com bondade vai nos mostrar o verdadeiro significado de amor e amizade. ?O motor da sua felicidade estava na sua (Anne) exuberância espiritual, como o da amiga (Sra. Smith) estava no calor do coração.?
Assim, essa leitura foi uma experiência incrível, ótima introdução para Jane Austen, pois, apesar de intenso, é um livro curto de fácil leitura. Minha única crítica é que o final acontece em uma velocidade muito maior que o restante da narrativa, contudo, encerra com chave de ouro!

Vitinho 22/10/2022

Persuasão
Esse livro me ajudou de mais, estava em uma ressaca literária que não conseguia render e nem pensar em pegar um livro kkkkkk
Mas ele me despertou a vontade e o desejo de ler de novo. É um livro leve, pequeno e de uma leitura muito fluída.
Amei a personagem principal, ela é tão inteligente, educada e mesmo sendo excluída ou desejada apenas para ser útil em alguma coisa ela não guarda mágoa das pessoas, e no final todo mundo gosta de estar com ela.
O plot do final foi tudo! E mesmo que eu desconfiasse que estava tudo muito lindo com aquele primo dela, sabia que ía acontecer alguma coisa. E ainda bem que o final foi como eu imaginava e queria kkkkk
Enfim, ótima leitura.
Como sempre Jane Austen me surpreendendo ??

Dry 13/05/2023

"Nao consigo mais ouvir em silêncio"
"Nao consigo mais ouvir em silêncio. Você transpassa a minha alma. Sou agonia e esperança ".

Simplesmente a carta mais linda que eu já li na literatura, assim como um dos melhores clássicos, impressionante como mais uma vez a Jane mostra o quanto a escrita dela é leve, clara e com diversos pensamentos críticos a época em que ela vivia, que chega a ser atemporal para uma mulher daquela época, e até mesmo dos dias atuais. Não consigo entender porquê esse livro não tem tanto prestígio, quanto "orgulho e preconceito".
A.May ð¬ 13/05/2023minha estante
Concordo plenamente. Pra mim ele tá em pé de igualdade com orgulho e preconceito, são as melhores personagens femininas da Jane e são meus livros favoritos dela.

Janaina Edwiges 13/05/2023minha estante
Persuasão é um dos meus livros favoritos da vida!!! Esta história representa muito do eu acredito: nada em nossa vida está definido, decisões são passíveis de mudanças, segundas chances existem e sempre é possível recomeçar e fazer algo dar certo! ?

Lari 16/10/2022

Jane Austen não decepciona nunca né?!
Esse livro dela é perfeito, a maneira como tudo aconteceu, o amor de Anne e Frederick, eles sendo separados por caído de suas posições sociais e depois se reencontram
Lari 16/10/2022minha estante
Causa****

Maíra Marques 27/02/2022

É um romance que tem seus dramas, principalmente, por interferências externas e pelos sentimentos não ditos.
Anne (a protagonista) é incrível, mas é bem mais reservada (e recatada) que as irmãs Bennet (Orgulho e Preconceito) e outras personagens de Jane Austen.
A narrativa é rica em detalhes, com muito humor e críticas ao elitismo e à importância "da aparência" (quem leu irá entender ao que me refiro).
O final, como em todas as obras que já li da autora, é apresado, mas tudo se encaixa.
Segue um dos trechos da obra que me encantou:
"Você trespassa minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. (…) Só a você tenho amado. (…) Só por você eu penso e faço planos. Será que você não viu? Será que você não conseguiu entender meus desejos?”

Vanessa 17/09/2021

Demorou pra me prender?
Ao decorrer da narrativa, vemos os encontros e desencontros de um jovem casal, que luta para superar a dor do passado, buscando se libertar das mágoas e receios que permeiam tal relação. Eles se reaproximam, mas nenhum sabe ou é capaz de arriscar o quanto o outro está curado, se já se perdoaram, e em um emaranhado de emoções, dúvidas e superação, os vemos seguindo caminhos separados ? que dependendo deles e de mais ninguém, podem um dia, tornarem-se um só caminho novamente. A carga de emoções presente em Persuasão foi o suficiente para me encantar. Mas precisei estender a narrativa para me envolver com a estória, sentindo na pele a dor e as dúvidas de Anne. A autora me surpreendeu não só com os sentimentos tão fortes presentes em sua trama, mas sim, e principalmente com o romance contido na mesma. Jane Austen é criticada por alguns por não descrever a intensidade do amor em sua obra, mas em Persuasão, está mais que claro sua capacidade de nos envolver e emocionar com o poder de uma paixão.
Anne 17/09/2021minha estante
Eu sou apaixonada na autora e neste livro, maravilhoso

Vanessa 17/09/2021minha estante
Gostei bastante tb!

Jennifer l.w 09/04/2021

Minha segunda experiência com Jane Austen
esse foi o segundo livro da autora que li e confesso que foi uma leitura um tanto quanto difícil, arrastada, em comparação com a primeira.
É sim um bom livro mas em alguns momentos é extremamente monótono.
Vann.Deodato 09/04/2021minha estante
Queria gostar. Mas não consigo ler nada da Jane. Acho tudo muito chato, monótono. ?

livros e livraneios 28/11/2021

to esperando a parte da persuasão até agora!
Finalmente após 84 anos consigo terminar persuasão!
Este livro tem uma história interessante com ocorrências validas porem para mim pareceu tudo muito conveniente, senti falta de apresentação por parte dos demais personagens, era como se a Jane Austen só se lembrava de Anne Elliot e do capitão Wentworth, e algumas situações pra mim foram muito sem justificativa como por exemplo o casamento da Louisa Musgrove, em suma a história é leve mas por conta de ser um clássico (somado a minha falta de costume para leituras do genero) e essas aberturas que a Jane deixa no livro, em minha mais que humilde opnião o livro não é o tipo de livro que eu pegaria para ler novamente.

Mariana113 02/12/2020

Uma leitura agradável e harmoniosa
Como de costume, a escrita envolvente da Jane transmite um pouco da complexidade do seu período, repleta de assuntos corriqueiros da época (preconceito, relações sociais, vida conjugal, casamento como assegurador de ordem social..) em um cenário rural de uma sociedade tradicional patriarcal.

Em persuasão, o foco vai para Anne Elliot, uma personagem absolutamente encantadora (com traços da própria autora), e seus sentimentos, após ter sido persuadida por sua família a negar seu tão estimado Frederick Wentworth, devido à superioridade de sua posição social.
Entretando, após 8 anos a situação de ambos se altera, e estes se reencontram continuamente por conta dos seus ciclos em comum.

Não é uma história de tirar o fôlego, mas nos instiga a querer saber o que acontece nos próximos capítulos. Contudo, devo dizer que apesar de ter gostado do desenvolvimento, achei o desfecho bem resumido. Como em outros livros da autora, o final é um pouco mais lento e o fechamento, muito abrupto.
Além de que esta edição apresenta DIVERSOS erros de digitação que incomodam bastante.

gostei bastante dos personagens, suas imperfeições, temperamentos, falhas e equívocos; a maneira como em tantos momentos a história é muito real..
Interessante acompanhar como dois apaixonados se tornam desconhecidos (pior do que isso, como Anne diz) e como vão lidando com toda a situação, sem deixar de se atentar aos seus próprios erros e arrependimentos... fora a questão familiar, que meu Deus! Anne é rodeada de pessoas fúteis e vazias a todo o momento, mas é ótimo ver o desenvolvimento da protagonista, típica heroína literária..

tenho muitos comentários sobre essa obra, o texto ficaria imenso.. mas adoreii hahah! especial!

Mirela Ugioni 12/08/2022

Se tem uma protagonista que eu amei foi a Anne, ela é perspicaz, sagaz, inteligente, porém pouco valorizada pela família, ela mora com o pai e a irmã mais velha, que é considerada linda e a preferida do pai. A irmã do meio já é casada e apesar de ser mais presente na vida de Anne, tem uma personalidade bem narcisista. Já com 27 anos, Anne não tem pretensões amorosas, quando era mais nova chegou a aceitar um noivado com Frederick, um oficial que ainda sem fortuna, apesar da cumplicidade que tinham um com o outro, o pai não aceitou o casamento e ela foi persuadida a desfazer o noivado por Lady Russell (uma amiga da família e protetora de Anne). Após anos Frederick reaparece e ela precisa colocar sua cabeça no lugar, quando percebe que sua paixão não acabou. É um livro bem construído (estamos falando de Jane Austen né), doce, e te deixa com um friozinho na barriga bem gostoso. Esse era o último livro que eu queria ler da autora, o 6° inclusive, e fechei com chave de ouro. Saiu uma adaptação de persuasão na Netflix, e eu dei muita risada assistindo, e ela e bem parecida com a obra da autora, assistam.