Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Cynthia.Grezzani 22/01/2021

[você pode encontrar essa e outras resenhas no meu Instagram: (@literati.cynthia)]
Persuasão by Jane Austen
leitura concluída em 13 de janeiro
Não tenho um vasto repertório de livros lidos da Jane Austen, mas Persuasão foi como um banho de água fria. A história não é ruim, mas eu tinha altas expectativas e apenas não me senti apegada aos personagens e nem à história.

O livro começa bem, apresentando o histórico familiar de Anne ? uma família longe de ser abastada e prestes a se mudar ? e sua viagem até a casa da irmã mais nova, onde pretende passar um curto período de tempo. É neste vilarejo que Anne finalmente encontra o Capitão, introduzindo todos os pormenores do passado, e nada poderia parecer mais interessante.

Contudo, as interações entre ela e seu par romântico foram escassas, dificultando uma conexão e até uma empatia maior pelos dois. A história chega a se perder um pouco na metade do livro, que apesar do objetivo claro de nos preparar para o final, acaba deixando tudo muito arrastado até a conclusão do livro.

Persuasão de fato nos entrega uma protagonista madura e agradável, foi fácil acompanhar sua jornada ao longo da história, e tendo um foco total em sua vida pessoal fica difícil não torcer por sua felicidade. Todavia, os personagens coadjuvantes e suas tramas pessoais pouco me interessaram, o que dificultou um maior aproveitamento.

Acredito que Persuasão deva sim ser lido, mas depois de outras obras da autora. Persuasão foi seu último livro publicado e apresenta algumas diferenças vitais se comparada com outras obras mais populares de Jane Austen.

Vitória 24/08/2020

Citações favoritas
Como encontramos rápido razões para aprovar o que nos agrada! (Pág. 24)

Ser solicitada como um bem, embora de forma imprópria, é pelo menos melhor do que ser rejeitada como totalmente imprestável. (Pág. 40)

Mas, apesar de toda a sua experiência, julgava que devia se submeter ao sentimento de que uma outra lição lhe era necessária - a arte de reconhecer nossa própria insignificância fora de nosso próprio círculo. (Pág. 48)

Os hábitos de uma pessoa podem ser tão boms quanto os de outra, mas sempre preferimos os nossos. - Almirante Croft (Pág. 122)

É sempre proveitoso preservar os laços de família e procurar as boas amizades. (Pág. 142)

De vez em quando a natureza humana pode ser grandiosa em tempos de provação, mas, de um modo geral, é fraca, e ouve-se mais falar de impaciência e egoísmo que de perseverança e generosidade. - sra. Smith (Pág. 149)

Mas quando a dor acaba, frequentemente a sua lembrança transforma-se em prazer. Não se gosta menos de um lugar por ter-se sofrido nele, a menos que tudo tenha sido sofrimento, só sofrimento. - Anne Elliot (Pág. 174)

Diana 31/07/2022

Um dos meus preferidos
Eu não estava preparada para esse livro! Ele me surpreendeu muito, um dos melhores de Jane Austen! A história muito bem construída e os personagens envolventes me deixaram com o coração palpitando em diversos momentos. Anne é uma personagem madura, linda e muito íntegra!

Eduarda Avila 18/04/2021

Confesso que não foi uma leitura simples, havia palavras cujas ainda não sabia o significado e a formalidade na qual o texto foi escrito também dificultava a leitura. Já havia tido tentativas de ler o livro várias vezes, contudo me faltava interesse por conta da dificuldade de compreender alguns trechos. Apesar de tais empecilhos, após me envolver com a leitura, a história me atraiu para que eu a lesse rapidamente, ainda sim tendo que recapitular algumas páginas para melhor interpretação.
É perceptível a época em que o Jane Austen escreveu o livro pois ao decorrer da leitura me deparei com situações que remetiam a existência de um clero e de sacerdotes, e devido ao fato de que a mulher não poderia herdar a fortuna de seu pai ou marido, somente o homem de parentesco mais próximo o poderia fazer (como exemplo o primo distante de Sr. Elliot que iria herdar sua fortuna ao invés de suas três filhas), além de que mulheres de alto padrão não poderiam casar-se com homens menos privilegiados pois isso era visto com desprezo pela sociedade, como se a mulher não tivesse respeito por si. Também é notório que se passa no período do romantismo pois há várias características românticas como a intensidade dos sentimentos que como leitora, foi possível ter alteridade com os personagens, mesmo que fictícios.
Apesar de que, como já citei, é uma leitura um pouco complicada para quem não está habituado a ler livros de época, a história me atraiu bastante. Adorei tê-la lido e não me arrependo de ter optado por este livro. O que mais me surpreendeu foram os últimos capítulos, inclusive o capítulo excluído pois era totalmente inesperado. Em diversos momentos pude sentir a aflição e as magoas dos personagens, o que fazia-me ter mais atração pela leitura. Não mudaria nenhum acontecimento do livro e recomendo-o para as pessoas que gostem de livros de época ou de romances.

Lala Clement 08/05/2021

Bom devo admitir que não é uma leitura fácil, acho que a tradução que peguei não ajudou muito mas devo admitir que a pensar disso o livro é muito bom...

Dri 05/07/2022

O último romance de Jane Austen
Foi uma releitura, que só confirmou porque esse é um dos meus livros favoritos da vida. O amor de Anne e Frederick é lindo, e a construção da personalidade e da maturidade de Anne é de uma sensibilidade inigualável. Anne, aos 19 anos, tomou uma decisão a favor dos preconceitos da sociedade de sua época e passou oito anos colhendo a tristeza como consequência. Agora, ela tem que enfrentar a volta de Frederick, rico, cobiçado e aparentemente inatingível para ela. Com uma delicadeza extrema, Jane Austen nos presenteia com uma heroína factível, que fez uma escolha que a tornou infeliz e que, 8 anos depois, tem uma segunda chance de felicidade. Anne é madura, sensata, valorizada por amigos e vizinhos, exceto por sua execrável família (pai e irmãs). Para você que nunca leu esse romance, leia. Aqui você terá o melhor de Jane Austen: a plena maturidade dessa escritora incomparável.
Miqueias 05/07/2022minha estante
Amo esse livro?

iarakessia 05/07/2022minha estante
amo esse livro e amei seu comentário + sinopse. printei ?

Dri 05/07/2022minha estante
Obrigada! Amo essa história.

Tamires 07/04/2020

Tão lindo!
Como não amar tudo que essa mulher escreve?
Esse livro é mais lento, arrastado, mas tão bem escrito. A gente consegue conhecer a personalidade de todos os personagens (e são muitos).
O modo sutil como Anne e Frederick se relacionam. Às vezes sem trocar nenhuma palavra.... Mostra uma cumplicidade incrível. É tudo tão discreto e, mesmo assim toca tanto. A gente quase se sente como se fosse a Anne ao sentir o olhar do capitão sobre ela.
Enfim. Me disseram que esse livro era fraquinho mas, eu discordo. É lindo e vale muito a pena dedicar algumas horas a ele.

Joana 23/03/2023

Não acredito que esse foi escrito pela Jane Austen
Foi uma chatisse do início ao final, nem a fofoca segurou as pontas do plot, mas a Jane consegue fazer maravilhas com as palavras mesmo assim!

Isabella658 21/03/2023

Não é o melhor, mas ainda sim muito bom.
Eu amo a escrita da Jane Austen, amo ler sobre o dia a dia dos personagens. Depois de ler tantos livros com um milhão reviravoltas, diversos plot twist e coisas absurdas/grandiosas, ler um livro calmo assim é reconfortante.
Não acontece nada que seja um evento. Você pode esperar sempre pelo menos um casamento de um livro da Jane, e aqui tem um bem inesperado. Acontece outras coisas inesperadas também, mas tudo muito tranquilo ao mesmo tempo. As coisas são mais sutis, tudo é na base da fofoca e da indireta e o romance acontece nos detalhes.
Não é o melhor romance da Jane, o casal mal interage e só vão ter momentos bem depois da metade. Isso em parte porque eles já começam se amando. Até que, por influências de fora, tudo deu errado. Então é um romance sobre segundas chances.

As críticas aqui são perfeitas, amo que a escrita da Jane envelhece muito bem, 1818 e ela já fazia discursos feministas e criticava os ricos mesquinhos. Além de criticar demais o casamento, é até difícil saber se ela amava ou gostava, porque fala mal e ao mesmo tempo coloca no mínimo um casamento no meio da história.
Anne é a protagonista que mais amei, muito amável, e Fred parece ser também, porém não vi muito dele quanto os outros protagonistas masculinos.

Enfim, é minha leitura conforto. Apesar de levar mais tempo pra ler, sempre termino de coração quentinho.

Obs.: li os 2 finais e cheguei a conclusão que ainda bem que a Jane escreveu um melhor, porque o primeiro final escrito foi muito corrido e muito mais sem graça.

Thauany 23/04/2023

Mais um desafio literário concluído
Consegui bater minha meta de ler todos os livros da Jane Austen para falar com propriedade que a escrita dela não é pra mim e romance histórico e de época também não , é fofo comparado ao momento histórico mas são muitas páginas de nada sobre nada , enfim valeu a experiência, rendeu ressaca literária e é sobre isso.

itsfabiantunes 26/12/2023

Persuasão
O preço que pagamos por permitir a influencia direta de outras pessoas em nossa vida pode ser eterno(boatos que o eterno se refere a propria Jane Austen), ou durar 8 anos.?

O desenvolvimento dos personagens principais de Persuasão é perfeito de se acompanhar e mostra que:

por mais que nossa juventude seja repleta de "persuasoes" de outras pessoas sobre nossas formas de pensar, o amadurecimento do ser humano traz consigo a decisão de cumprir o propósito da sua propria vida.

ps: soube que esse livro é uma autobiografia de Jane Austen, só não favoritei pq demora um pouco para ele realmente desenvolver MAS VALE MT A PENA.

Camilla 03/11/2022

Eita tédio...
Ah gente, me perdoem os fãs da Jane Austen, mas eu super não gostei dessa obra, eu estou chegando nos 95% do livro e não consegui me prender a nenhum personagem e nem nenhum fato da história foi tão bombástico que me fizessem gostar um pouco mais dela...
É o primeiro livro da Austen que eu leio e comecei por esse porque ouvi dizer que era o melhor, mas me decepcionei... vocês também sentem o mesmo?? Espero que um dia eu dê chance a outro livro dela e que eu possa mudar a imagem que ficou, mas estou com ressaca literária após esse livro hahah
Sabrina 03/11/2022minha estante
Concordo

Gigi 03/11/2022minha estante
Nem lê os outros kk

Susane 03/11/2022minha estante
esse livro é muito melancólico, orgulho e preconceito teria sido melhor como primeira leitura, os outros nem vou recomendar kkk

Camilla 03/11/2022minha estante
kkkkkkkkkkk mds, ainda bem que agora eu não to me sentindo tão estranha assim com os comentários de vocês kkk já tô é com medo de ler orgulho e preconceito e o tombo ser maior

Bruna 02/09/2022

Tanto a se refletir, não imaginei que iria gostar da obra como gostei. Por vezes me vi em Anne, e o desenrolar da historia traz os personagens bem definidos. Queria mais detalhes no final? Sem duvida. Mas foi uma leitura gostosa e indico.

Gabymsz 28/02/2023

Eu tive um pouco de dificuldade de me adaptar com a maneira que Jane escreve, os numerosos personagens com nomes complicado... a leitura passou a me envolver mais do meio do livro em diante. Por isso não dei 5 estrelas, somente por isso.
Percebi que a escritora trabalha muito bem o caráter e a personalidade dos personagens antes de destrinchar a história. O que foi um ponto positivo, porque Anne, a personagem principal é encantadora, a melhor personagem do livro, acredito que propositalmente.
O casal principal tem uma química incrível, foram muito bem pensados, eu queria que tivessem tido mais demonstrações e declarações abertamente, mas o desfecho da história deles não poderia ser melhor.
A história nos traz a reflexão que ter amizades verdadeiras invés de formar alianças apenas por conveniência, nos oferece leveza e benefícios honestos.
Um romance leve e á moda antiga, muito bom!
maria.colins 28/02/2023minha estante
esse livro é perfeito! é sobre a escrita da Jane Austen, ela realmente descreve bastante os personagens da história antes KKKKKK mas é perfeitooo

Débora 15/01/2023

Dualidade
O que seria melhor? Ser uma pessoa de caráter mais resoluto (aquela que seria obstinada, firme em seus desígnios/projetos; e poderia ser descrita, em certas situações, como ?cabeça-dura?) ou ser uma pessoa de caráter mais influenciável (aquela que escutaria conselhos, opiniões e poderia, em algumas ocasiões, deixar-se levar por palavras de terceiros)?

Jane Austen, nessa obra, traz esse conflito. A personagem Anne (que fora persuadida por Lady Russell a não se casar com Wentworth) contrapõe seu próprio caráter ao de Louisa (que não aceitou o conselho de Frederick, saltou uns degraus e ficou gravemente ferida). Anne refletiu e concluiu que a firmeza de caráter, como todas as qualidades do espírito, devia ter as suas medidas e os seus limites.

Dessa forma, a firmeza de desígnios não pode nos tornar alguém inflexível, assim, podemos ouvir e seguir alguns conselhos (obviamente, de pessoas seletas), sem renunciar quem somos.
mirianbezerra 15/01/2023minha estante
PRECISO LER ESSE