Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Débora 15/01/2023

Dualidade
O que seria melhor? Ser uma pessoa de caráter mais resoluto (aquela que seria obstinada, firme em seus desígnios/projetos; e poderia ser descrita, em certas situações, como ?cabeça-dura?) ou ser uma pessoa de caráter mais influenciável (aquela que escutaria conselhos, opiniões e poderia, em algumas ocasiões, deixar-se levar por palavras de terceiros)?

Jane Austen, nessa obra, traz esse conflito. A personagem Anne (que fora persuadida por Lady Russell a não se casar com Wentworth) contrapõe seu próprio caráter ao de Louisa (que não aceitou o conselho de Frederick, saltou uns degraus e ficou gravemente ferida). Anne refletiu e concluiu que a firmeza de caráter, como todas as qualidades do espírito, devia ter as suas medidas e os seus limites.

Dessa forma, a firmeza de desígnios não pode nos tornar alguém inflexível, assim, podemos ouvir e seguir alguns conselhos (obviamente, de pessoas seletas), sem renunciar quem somos.
mirianbezerra 15/01/2023minha estante
PRECISO LER ESSE

Sheilla.Souza 15/01/2023minha estante
AMO DE CORAÇÃO ??????

Mari 15/01/2023minha estante
Perfeito!??

Camilla 03/11/2022

Eita tédio...
Ah gente, me perdoem os fãs da Jane Austen, mas eu super não gostei dessa obra, eu estou chegando nos 95% do livro e não consegui me prender a nenhum personagem e nem nenhum fato da história foi tão bombástico que me fizessem gostar um pouco mais dela...
É o primeiro livro da Austen que eu leio e comecei por esse porque ouvi dizer que era o melhor, mas me decepcionei... vocês também sentem o mesmo?? Espero que um dia eu dê chance a outro livro dela e que eu possa mudar a imagem que ficou, mas estou com ressaca literária após esse livro hahah
Sabrina 03/11/2022minha estante
Concordo

Gigi 03/11/2022minha estante
Nem lê os outros kk

Susane 03/11/2022minha estante
esse livro é muito melancólico, orgulho e preconceito teria sido melhor como primeira leitura, os outros nem vou recomendar kkk

Camilla 03/11/2022minha estante
kkkkkkkkkkk mds, ainda bem que agora eu não to me sentindo tão estranha assim com os comentários de vocês kkk já tô é com medo de ler orgulho e preconceito e o tombo ser maior

Nat Axer 12/03/2023

"Basta lhe dar um livro, e ele passa o dia inteiro lendo."
Anne e Frederick se conheceram muito jovens e viveram uma grande paixão e viviam sonhando com seu casamento. Porém a posição inferior de Frederick e sua instabilidade na atual profissão naval, fez com que a família de Anne não aprovasse o casamento, fato que acrescentado a desaprovação do relacionamento deles por sua amiga Lady Russell, persuadiu Anne a romper o compromisso.
Anne é uma personagem carismática, inteligente, bondosa, sensata, e tem uma alma caridosa, mas que raramente faz prevalecer suas vontades, priorizando sempre, as necessidades e desejos dos outros e isso faz de Anne uma moça reservada, e que acaba sofrendo calada a perda do seu grande amor.
Já Frederick não é nada menos que um perfeito cavalheiro, mas ele ficou desolado e de coração partido com o término do noivado e envergonhado partiu, seguindo seus planos na carreira de marinheiro, com a intenção clara de nunca mais voltar.
Oito anos depois, Anne ainda não superou o amor que sentia por Frederick e continua firme na sua ideia de nunca se casar. Mas o caminho desses dois acabam se entrelaçando novamente, e Anne sofre ainda mais lembrando da decisão errada que tomou ao terminar o noivado com Frederick.
E isso só piora quando ela descobre que o Frederick agora é capitão e está a procura de uma esposa, e Anne por estar muito próxima dele acompanha todo esse processo sofrendo ainda mais, por ainda amá-lo e não saber se ele ainda corresponde os sentimento dela. Mas Frederick não aparenta estar tão imune aos sentimentos do passado quanto ela, e por isso, se mantem frio e distante.
Ao decorrer do livrinho, vemos os encontros e e os desencontros desse casal, que luta para superar as magos e as dores do passado.
Como todo livrinho da Jane, esse livro é repleto de humor e doses de ironia, e descreve pontos comuns à época, como o preconceito, a elitização e a discrepância social. Confesso que me emocionei muito com esses dois e torcia o tempo todo para eles superarem o passado e ficarem juntos!

Bea 19/05/2020

É um excelente livro de romance clássico.
Esse livro tem uma leitura muito gostosa e ela flui, não dá vontade de parar de ler, pois você quer saber o que aconteceu no final. É uma história linda, cheia de detalhes e amor, onde no final tudo da certo. Teve momentos que fiquei com medo, outros que fiquei curiosa, e muitos outros que fiquei apaixonada. É um livro que te prende do início ao fim, ele aquece o coração.
O finalzinho, último capítulo eu não gostei da abordagem da autora, ela começou a falar diretamente com o leitor resumindo os acontecimentos.
A leitura é um pouco complicada já que foi escrito a muitos anos, tive algumas dificuldades, algumas partes tive que ler mais de uma vez.
Lido em: 1 semana, 2020.
Capitão e Anna..

nalets 23/03/2021

um livro mais levinho, meu primeiro clássico
admito que no início senti uma dificuldade em entender as relações entre os personagens, era muita coisa ao mesmo tempo. senti falta também de uma cena de beijo ?
gostei muito da história do casal principal, como tudo acabou pra eles, achei bem desenvolvido. eles dois são muito cativantes.
o fim é meio previsível, mas terminei de ler feliz :)

blun_nanda 29/04/2024

Meu primeiro livro da Jane Austen.
No começo foi uma leitura meio agarrada, mas acredito que seja por ser um livro de época e até me acostumar com todos os nomes e escrita, demoro a engajar.
Uma escrita beeemm levinha e gostosa, mas bem detalhista. A autora conta cena por cena bem calmamente.
A história no começo parece ser bem chata, mas depois da ida de Anne para a casa da irmã Mary tudo começa a fluir de uma maneira bem gostosa. O romance é super devagar, mas é a primeira vez que não acho isso um ponto negativo. Todos os personagens tem um desfecho bem concluído e não só desleixado.
Comecei o livro com a mente aberta a ler várias ideias horrendas do século 18, mas simplesmente me surpreendi. Em vários aspectos a história tem opiniões e contextos bem atuais, impressionante.

Janne Austen merece MUITO a fama que tem. Uma grande escritora e idealista!!

amanda3913 18/01/2022

Persuasão
Achei chato. Como tinha amado orgulho e preconceito pensei que iria gostar deste também, mas criei expectativas demais e me decepcionei.
Ana 18/01/2022minha estante
Tenta ler Emma, eu tô gostando bastante em especial Persuasão é o próximo que eu leio da Jane Austen

amanda3913 18/01/2022minha estante
Talvez eu leia!! Gostei muito da escrita da Jane e pretendo continuar as obras dela.

Jheinis.Duarte 29/05/2022

Recomendo ler com paciência e atenção.
No início a leitura é bem maçante, cheguei a pensar que não iria me conectar com a leitura, tive medo de desistir, deixei de lado por alguns dias e quando retomei a leitura, ela fluiu bem melhor. Sempre digo que gostar ou não de um livro tb depende do nosso estado de espírito. Senti falta de foco no começo do livro e dos diálogos que a Jane Austen constrói com maestria, mas logo vieram e me transportaram para esse cenário do Séc 19 construído de forma bem cativante. Eu amei as rotinas, a crítica a sociedade da época, a construção dos personagens com suas qualidades e seus defeitos. A personalidade da personagem principal me incomodou por um tempo, mas logo descobri que era isso que a tornava tao real, e pra mim é o que torna a escrita da Jane Austen tão autêntica e eu simplesmente sigo amando.

Isya Ferreira 23/09/2020

Enfim...
O livros tem poucas coisas que li tudo rapidinho nossa. Adorei demais ele, passou ser um dos meus livros favoritos.

ana 17/05/2020

não me prendeu
não consegui me envolver com o enredo ou os personagens. apesar disso, a história representa uma visão revolucionária quanto a casamentos ? em relação à época em que foi escrita.
Sa 17/05/2020minha estante
Sim. Em relação a época é bem revolucionária. Mas a forma como ela.via a sociedade em que estava inserida na época tbm era revolucionária.

bea 02/10/2020

existem duas beas: a de antes de ler a carta do frederick e a de depois de ler a carta do frederick
sami 07/10/2020minha estante
essa carta é simplesmente tudo.

belligna 02/04/2024

Releitura.

Ouvi audiolivro enquanto trabalhava já que estou meio sem tempo pra leitura e também com um certo bloqueio.

Engraçado que a primeira vez que eu li esse livro gostei muito mais. Dessa vez não me pegou tanto e algumas coisas me incomodaram. Mas sigo amando o Capitão Frederick Wentworth e aquela carta perfeita que ele escreve pra Anne.
Um dia eu leio novamente a minha edição da Nova Fronteira e volto pra comentar melhor.
De qualquer forma recomendo a leitura. Não chego nem perto de não gostar da história.

Amanda 29/06/2022

Gostei bastante
Nunca pensei q esse livro ia me tirar de uma ressaca ??? mas foi o q aconteceu.. tem gente q diz q a jane austen é meio fútil, e eu concordo, e por isso q amo kkkk muito bom esse mundo dela da classe média alta q só se preocupa em ir lá tomar café com os vizinhos. Enfim, gostei mt da protagonista e do mocinho, foi um dos poucos romances q li q n passei raiva com nenhum deles. Queria até q o livro tivesse mais páginas pq n me importaria de acompanhar eles um pouco mais. Também gostei bastante sobre esse assunto da persuasão, e de como é difícil saber em qual situação vc deve escutar os outros ou seguir sua própria intuição. Muito bom!

Drii 17/09/2022

Como amo ler livros da Jane Austen e esse me deixou apreensiva rsrs pq nossa 8 anos sofrendo e esperando por um amor da juventude é difícil de se imaginar.
Tatiana 17/09/2022minha estante
Esse é meu livro favorito da Jane Austen. ??