Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Sikewiecz 05/02/2009

Bom.
Um livro riquissimo. O autor realizou uma pesquisa incrivel para conseguir escreve-lo.

Aléxia Corujas 08/11/2023

No livro somos convidados a conhecer o percurso de diversas descobertas ao logo da história da humanidade. E vamos descobrindo que muitas vezes elas são fruto de mero acaso, que se procurava uma coisa e acabou-se descobrindo outra tão interessante quanto e que algumas descobertas só foram possíveis graças a habilidades muito específicas de determinadas pessoas como por exemplo a descoberta de supernovas por um homem que conseguia tal feito apenas observando o céu e era mais eficiente nisso que os telescópios da NASA.
Um livro pra quem gosta de curiosidades e mais que isso, mostra que descobertas impensáveis acontecem quando estamos experimentando. Um convite a experimentação.

triwaca 01/10/2013

Para quem gosta de ciências!
Achei esse livro tão bom que, por mim, valeria uma versão audiovisual, tipo 'Cosmos'. A história da ciência é contada de forma bem humorada, simples (quando possível), porém nunca maçante. As pitadas de curiosidade sobre a vida das pessoas que mudaram o mundo são um toque a mais nesse livro, que entrou fácil no meu TOP10.

Juninho 26/10/2013

Breve!?
Este livro é ótimo. E de cara gostei dele, pelo fato de conter informações sobre temas que eu estava vendo na escola, e também de pessoas que tiveram participação gloriosa em diversas áreas do conhecimento como: a física, química, e a até biologia que tem um capítulo que fala sobre ácidos nucleicos.E ele é uma bagagem de informações! ! Bom, esta foi minha pequena resenha de ''Breve História de Quase Tudo

jonasbrother16 31/12/2022

Eu subestimei o quanto esse livro seria interessante. Achei, pelo título "clickbait" (ou seria "readbait"?), que seria um sobrevoo bem superficial sobre a história científica do universo, com sabores de trivialidade, pra quem quer dizer curiosidades em festas. Eu não gosto de leituras desse tipo.

Felizmente, esse livro faz um ótimo trabalho em desenhar um sério percurso da natureza desde o Big Bang, até o ponto em que estamos hoje, sem ser sensacionalista demais -- como um cavaleiro do apocalipse ou uma das figuras que entendem de "era de Aquário" e coisas do tipo -- e sem esconder o que ainda não sabemos -- pois depois de tudo o que passamos em 2020 e 2021, eu não quero ouvir de novo que cientistas sabem de tudo.

É uma leitura envolvente, sempre interessante, que mergulha nas vidas das figuras chave que nos ajudaram a descobrir todas estas coisas, e a cada capítulo me deixava pensativo sobre algum aspecto da vida. Aqui vão algumas coisas:

- A vida sempre foi difícil. E a perspectiva pra o futuro não é das mais confortáveis.
- A vida sempre acha um jeito de existir. Mesmo com todo emblema, todo problema, todo sistema e todo Ipanema, a gente vai levando.
- A natureza é mesmo soberana, de uma maneira que desafia a nossa compreensão. O que me faz pensar: o que no mundo eu teria direito de chamar de "não-natural"?
- A comunidade científica é como uma grande Igreja: todo mundo discordando internamente, mas olhando para o mesmo Objeto.
- Pensar que estamos num mundo que tem milhões de milhões de anos, coloca tudo em perspectiva. Uma espera na fila do banco nunca mais será a mesma.

Foi minha última leitura do ano, terminei literalmente no dia 31. Foi um ano em que eu queria ter lido mais, como foi 2021, mas necessidades mais imediatas me impediram. Quem sabe 2023. Também quero ter leituras mais focadas. Nada de ler sobre arqueologia hoje e sobre psicologia amanhã. Isso não faz nenhum bem a longo prazo.

Desejo a todos os que lerem isso a tempo tenham um iluminado 2023, com muitos doces e travessuras.

Kevin 05/12/2022

Interessante
Interessante para quem gosta de história (das mais diversas) . Não é o tipo de livro que você precisa ler do inicio ao fim. Leia somente os capítulos que mais lhe interessam.

Juluzsg 18/10/2022

Conhecemos tanto, mas ainda tão pouco do que há para saber
"Os seres humanos comportamentalmente modernos – ou seja, pessoas capazes de falar, produzir arte e organizar atividades complexas – existiram por apenas cerca de 0,0001% da história da Terra. Mas sobreviver mesmo durante esse tiquinho exigiu uma cadeia quase incessante de boa sorte. Estamos realmente no início de tudo. O segredo, é claro, está em assegurar que nunca toparemos com o fim. E isso, é quase certo, exigirá muito mais que golpes de sorte."
Esse livro, mais do que dar uma visão geral sobre a ciência e o conhecimento que os seres humanos conseguiram adquirir até agora, me fez valorizar cada vez mais o trabalho dos cientistas. Também me fez constatar o quanto que individualmente é uma posição ocupada por pessoas cheias de ego e outros defeitos, mas também de muito comprometimento, e que coletivamente a classe científica conseguiu proporcionar tantos avanços a humanidade.

William Camargo 23/12/2016

Como um documentário do NatGeo, só que como livro.
Daqueles livros que não se deve ler de uma tacada só. Possui cerca de 15 páginas por capítulo, para se ler uma por dia e digerir cara informação que o autor escreve. Leia com um buscador na mão, porque é impossível ler ser pesquisar as curiosidades colocadas aqui a cada 5 linhas lidas. Vale incrivelmente a pena a leitura dessa obra.

Michelle 29/12/2016

A curiosidade de Bill Bryson é comovente. Uma escrita divertida e objetiva. Vale a pena!

Julio.Argibay 23/03/2017

Pense num livro interessante. Ele aborda desde a criacao do universo, nebulosas, asteroides, nosso planeta, o surgimento dos vivos, até as ultimas pesquisa sobre o DNA. Eu achei imperdível.

Márcia 12/04/2022

Breve história de quase tudo - Bill Bryson
Bill Bryson é um jornalista e um escritor de livro de não ficção americano que morou na Inglaterra durante muitos anos. Breve história de quase tudo é um livro de divulgação cientifica escrito por uma pessoa de humanas.
O livro foi publicado em 2003. O autor demorou anos para a conclusão desse livro e um dos motivos para sua dedicação foi ele descobrir que conhecia muito pouco sobre o universo.
O autor faz uma viagem onde ele conversa com vários especialistas em diversas áreas e ao final, escreve o livro.
O livro traz informações sobre : cosmologia, geociência, zoologia entre outros e conta o desenvolvimento de cada uma das áreas ao longo da história conhecida.
Apesar da leveza e do bom humor em que a história e contada , é um livro bastante denso.
O livro começa contando sobre o BigBang e o autor vai mesclando o que ele pesquisou com apontamentos a respeito do dia a dia e com isso o livro vai ficando mais fácil de ler.
A intenção do livro é abrir de leques de informações para serem pesquisadas mais profundamente. E permite que o leitor possa se aprofundar em tópicos que eles consideram mais interessantes.
O livro também cria uma linha do tempo bastante clara, principalmente, no que tange as teorias que foram sendo derrubadas, a chegada de novas teorias. O autor vai expondo tudo isso através de séculos e séculos de uma forma fluída.
O autor, por fim, chega as teorias atuais e mostra passo a passo como a humanidade chegou ao ponto que estamos.
O autor passa parte do tempo explicando como é improvável que a humanidade exista. É como se a natureza estivesse repelindo o ser humano e para continuarmos vivos precisamos mais do que um golpe de sorte.
O que mais impressiona no livro foi a forma que o autor conseguiu conectar tantas histórias diferentes, de ciências diferentes para ao final contar uma história concisa sobre o planeta e seus habitantes. Apesar de tantas adversidades o ser humano conseguiu sobreviver e continuar sobrevivendo até hoje.

Fabiano 05/12/2018

O que sabemos e o que queremos saber.
Essa obra não é uma leitura leve mas mesmo assim tem uma simplicidade genial para abordar temas extremamente complexos como elétrons e nêutrons.
Ler esse livro é entender um pouco do nosso Mundo, entender o que sabemos e o que queremos saber, sim, muitas perguntas ainda não tem respostas.
Só não gostei muito das "fofocas" referentes aos cientistas citados, o autor tentou "humanizar" os pesquisadores contando alguns detalhes de suas vidas pessoais, o que não me interessou muito. Um outro problema é que como esse livro foi escrito em 2003 eu senti ele um pouco desatualizado em algumas questões.
Essa breve história já é o suficiente para abrir nossos olhos e nos mostrar as maravilhas das descobertas cientificas.

Tiago 04/02/2021

Literalmente a história de quase tudo
Livro excelente! Achei fantástica a abordagem ?em camadas? do autor começando no nível macro (universo e Big Bang) passando pelo planeta Terra propriamente dito e chegando ao Homo sapiens. O texto é excelente e como todo livro de divulgação científica a gente vê que nunca é fácil avançar com ideias e pensamentos fora da caixa definida pelo establishment acadêmico. É uma ótima leituras flui muito bem. Altamente recomendado.