Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Marct 18/09/2011

Minha privada cultural
Sempre achei o ato de defecar (fazer cocô, cagar, jogar um barro etc) uma tremenda perda de tempo. Por isso, desde a mais tenra idade, cultivo o hábito de deixar alguns livros por perto do vaso sanitário.

Foi fazendo cocô (eu costumo usar o termo "cagando", mas D. Cristina Tavares diz que isso é grosseria) que li todo o poema épico Os Lusíadas do bardo lusitano Luís de Camões. Aquele mesmo que inspirou o prato "filé à Camões" que é composto principalmente de um bife de chã de dentro com um ovo frito ao lado.

Lembro que era uma edição das Ediouro com comentários estúpidos do igualmente estúpido prof. Silveira Bueno, o mesmo que é responsável pelo pior dicionário da Língua Portuguesa desde o de autoria de Raphael Bluteau que foi lançado por volta de 1712.

Os Lusíadas, com seus 10 cantos e 112 esrofes de 8 versos decassílabos cada uma, foi lido em cerca de 60 cagadas. É bom esclarecer que muitas vezes eu defeco mais de uma vez por dia.

Atualmente, meu livro de cabeceira privada é "Breve história de quase tudo" de Bill Bryson. Com esse livro Bryson ganhou o Prêmio Aventis, que é concedido ao melhor livro de divulgação científica do ano. Interessante é que o autor não é um cientista e sim um jornalista (incrível!). A ideia de escrever o livro se deu quando ele sobrevoava o oceano e deu-se conta de não saber o porquê de a água ser salgada.

"Aliás, não tinha a menor ideia sobre o funcionamento do único planeta em que viveria toda a vida. E o pior, diz ele, é que 'a salinidade do oceano representava apenas a menor fatia da minha ignorância'".

Meu companheiro das
horas solitárias
Bryson juntou todas as perguntas sobre big-bang, partículas atômicas, evolucionismo, placas tectônicas e durante 3 anos saiu pesquisando. Leu livros essenciais e entrevistou os maiores especialistas. Colocou o resultado nas páginas do livro e, em suma, fez uma grande reportagem.
Aline Stechitti 28/02/2013minha estante
o.O maneira diferente de ler essa, lembro de uma santa q orava assim, dizia q o q era p DEUS subia e o q era p demo descia kkk

William Kennedy 22/08/2013minha estante
Melhor resenha! hahahaha

Carla 17/03/2015minha estante
Tal descrição não lembra muito uma resenha, e sim algumas cenas de comédias americanas de quando não a texto para fazer rir.

adrianoprospero 26/05/2015minha estante
Isso que é uma cagada cultural! Pra mim cagar é um coisa tão rápida que não é pra dar tempo de fazer nada. Não é nem passar um fax. É passar um SMS e sair fora.

matutador 25/05/2016minha estante
cara, certamente vc está comendo poucas fibras.

Caim Ferreira 13/09/2017minha estante
Isso foi uma resenha?

Leticia.Liberato 26/01/2021minha estante
Meu quando eu cago nem da tempo de ler não hahahahha é fazer, limpar e ir embora.

Alydia 13/10/2021minha estante
Mano, quanto tempo que se passa cagando? Da nem tempo de ler o prólogo de um livro.

"Aonde você vai Sam?" 30/12/2021minha estante
De onde eu venho, quando a pessoa demora tanto na cagada que dá até pra ler, a gente diz que a pessoa tá cagando arame! Mas foi uma excelente resenha, do tipo que o próprio Bill Bryson escreveria, uma análise incomum para um livro fora da curva.

Matheus.Henrique 06/10/2017

Um livro do qual eu nunca esquecerei
Bill Bryson explica os assuntos mais complicados como à progem do universo e as bases do DNA,como se fosse a coisa mais simples ,tudo sem ficar maçante ou muito técnico ,pelo contrário o metodo de narrativa em que ele conta como e com quem ele conseguiu saber todas as curiosidades ,faz vc se sentir ao lado dele viajando pelo mundo e entendendo o porque do mindp ser o que é não de outro jeito .Tais conhecimentos abordam todas as áreas :química,física,geologia,biologia,matematica,história,astronomia e tudo o que vc imaginar Depois que vc termina ele da um gostinho de quero mais ,é como se ele tivesse te viciado em pensare descobrir os mistérios e dinâmicas da vida ,recomendo a todos
Sanziorafa 25/01/2018minha estante
Me tira uma dúvida por favor. Durante o livro existem dezenas de números sobrescritos em determinados trechos. Que comumente em outros livros tratam de notas de rodapé e etc. Só no primeiro capítulo tem 24 delas. Porém não encontrei as notas referentes. Será que é a minha versão apenas?

Matheus.Henrique 20/09/2018minha estante
Oi desculpe só vi a pergunta gora,tem sim.

Lucas | @luagonoslivros 24/04/2021

Que jornada...
Acabei ontem a releitura de Breve História e amanhã será o último encontro do Experiência Literária, clube do livro aqui do canal para transformar a vida dos leitores.

Sem dúvida essa foi uma ótima escolha para iniciar um trabalho de divulgação científica no meio literário. O livro reúne basicamente TUDO que precisamos entender sobre a história do universo, do planeta, do ser humano... de forma não tão simples e nem tão densa.

Esperamos que com nossos vídeos e nossas discussões, os participantes tenham conseguido compreender ainda mais alguns tópicos da leitura, e que a sementinha da ciência tenha sido plantada.

Que venham as próximas edições! o/

site: https://hotmart.com/product/experiencia-literaria-a-vida-o-universo-e-tudo-mais/T47860859D
paulaleblanc 09/08/2021minha estante
oii, depois desse comentário, eu entrei no seu canal para ver o seu conteúdo, agora já devo ter assistido uns 10 vídeos, o trabalho de vocês é muito bom!! me inscrevi

Lucas | @luagonoslivros 10/08/2021minha estante
Muito obrigado! ?

Larissa 16/03/2016

Recomendadíssimo
Recomendadíssimo!
Foram quase 500 páginas de uma viagem incrível sobre a história de quase TUDO. Pra quem gosta de CIÊNCIA - todas elas - e quer entender melhor como são, suas histórias, a nossa história.
Uma leitura intensa, que precisei parar várias vezes pra absorver e refletir sobre tantas informações! Me vi lendo (e entendendo) física, química e biologia, para além daquelas coisas do colégio. E gostando.
Existem tantas escalas de conhecimento e saber como somos, como evoluímos, onde moramos, como as coisas funcionavam sem nós é magnífico.
Somos tão complexos em nossos sistemas internos e apenas um pequeno e pálido ponto azul no universo.
Rebeca 16/03/2016minha estante
Opa, entrando para a lista!!! rs

Larissa 19/03/2016minha estante
Excelente!

Erika 10/05/2017

Do macro ao micro com leveza e bom humor
Esse deveria ser aquele livro obrigatório para todas as pessoas. Mas porquê?, você me pergunta. Porque, eu respondo, como seres humanos e terráqueos, devemos conhecer por obrigação um pouco da nossa história, bem como da história do local em que estamos no Universo, desse planeta que dependemos tanto, porém damos pouco valor.

Com uma linguagem super acessível e bom humor em diversas situações, Bill Bryson vai nos contando sobre a evolução da nossa história, segurando nossa mão ao trilharmos esse caminho complexo e ainda assim, apesar de anos e anos de estudo, não completamente inteligível.

Logo no início do livro somos parabenizados pela nossa existência, pois para chegarmos onde estamos, certamente INÚMERAS coisas tiveram que funcionar a nosso favor. Por exemplo, para estarmos aqui, enquanto eu escrevo essa resenha e você a lê, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir de uma maneira intricada e providencial a fim de nos criar. Ou, outro exemplo: Dos bilhões e bilhões de espécies de seres vivos que existiram desde a aurora do tempo, você faz parte do 00,01%, junto com leões, elefantes, mosquitos e bactérias. Além disso, se nós tivéssemos nos desviado um milímetro que seja de alguma mudança revolucionária, talvez estivéssemos em algum ponto no fundo do mar ou voando por aí - ou talvez, muito provavelmente, extintos.

É incrível a quantidade de coisas que pude aprender e que sequer ouvira falar antes! Como o fato interessante de que toda vez que ligamos a TV em um canal não receptível, estamos assistindo a uma estática de 1% que faz parte do resquício do Big Bang. Sim. Aquele que resultou o Universo. É claro, nesse livro também aprendemos um pouco sobre nosso Universo e o Sistema Solar, e os cientistas que ajudaram para que obtivéssemos nosso entendimento atual. Sabia que para que cheguemos ao centro da nossa galáxia fazendo uma viagem, gastaríamos um tempo muito maior do que aquele em que existimos como seres?

Além disso, passamos a conhecer o caminho que percorremos tecnologicamente até conhecermos a idade do nosso próprio planeta e a nossa própria idade como forma de vida ou como Homo sapiens. Devemos levar em conta que, para muitos cientistas ao longo de pesquisas e descobertas, suas vidas foram arruinadas. Sim, muitas das vezes eles morriam sozinhos e ignorados pela comunidade científica, pois todos desacreditavam o que diziam, debochando e fazendo troça. E no final, adivinhem?, eles estavam certos! Infelizmente é uma característica da humanidade que persiste até hoje, apesar de termos constantemente quebrado a cara com esse tipo de comportamento. Um dos grandes exemplos disso, além do geólogo Clair Patterson e do cientista Alfred Wegener, é o do cientista Hubble, que fez várias descobertas em suas teorias, e que até hoje não sabem sequer onde foi enterrado, restando somente, para homenageá-lo, um dos telescópios espaciais mais famosos.

Passamos pelo átomo (talvez 1 bilhão de nossos átomos tenha vindo de Sheakespeare, Buda ou Gengis-Khan), DNA, radiação, dinossauros e sua extinção, seleção natural, movimentos tectônico das placas com a descoberta da deriva dos continentes! Sabia que, ao olharmos o globo terrestre, estamos observando somente um décimo de 1% da história da Terra? Nem eu! Aprendi lendo esse livro, portanto, não deixem de ler!

Bom, esse livro é incrível - é o que tenho a dizer. É necessário e surpreendente em diversos sentidos. Ao longo da leitura fui presentada com descobertas incríveis sobre quem estou e onde estou no espaço. Fez com que meus horizontes se expandissem e que meus olhos se abrissem (todas essas metáforas). É sempre um prazer enorme nos enchermos de conhecimentos e esse livro é capaz de nos fornecer isso, diversas informações básicas sobre o mínimo que devemos conhecer sobre nossa origem em termos científicos. Essa é uma indicação para todos, e espero que assim que terminarem de ler essa resenha, coloquem esse livro em suas listas de desejados!

site: https://literaturativa.wixsite.com/blogfolheando/
Modesto 14/05/2017minha estante
undefined

Bruno 23/07/2010

Maravilhoso, mas superficial
O autor é dotado de uma capacidade imensa de abraçar muita técnica sem tornar a leitura maçante e cansativa. A leitura é demorada porque em quase toda página somos enchidos pela vontade de pesquisar no google as imagens e as histórias sobre as quais o autor relata na obra. Porém, infelizmente, esse é o ponto onde Bill Bryson pecou. A reportagem é muito superficial, mas deve-se dar um desconto porque colocar boa parte da história da ciência natural em poucas poucas páginas era, até então, algo surreal. E ele fez um pouco disso. Recomendo aos amantes das ciências em geral!!!
Marct 18/09/2011minha estante
a ideia era ser superficial mesmo.

Arsenio Meira 08/10/2013

Breve ?!

Demorei, propositalmente, (e também porque outros livros se interpuseram no meio do caminho) quase uns trinta dias para concluir a leitura deste "Breve História de Quase tudo", do Bill Bryson.

Envolvente, plural, charmoso, este livro vicia. Perfis de gênios, resgate de outros esquecidos. Os inevitáveis temas (da predatória ação do homem contra a pobre natureza) não cansam, antes causam indignação. E Bryson consegue regar com humor algumas passagens, leciona quando descreve a genial postura do consagrado Heisenberg, que não era idiota, pois sabia que levar-se a sério demais é um erro crucial do ser humano. E olhem que este sujeito criou o Princípio da Incerteza. Ou seja, era um bamba da Ciência.

Heisenberg dizia que a mecânica matricial era matematicamente tão complexa que nem ele, o criador da teoria, conseguia entendê-la completamente. “Eu nem sei direito o que é uma matriz”. Quando questionado como se podia imaginar um átomo, respondeu: "melhor nem tentar."

Elegantemente socrático, o Heisenberg. Fez questão de não jogar a benéfica matriz filosófica às traças.

Pensei que eu não fosse me enturmar com essa turma, mas terminei o livro com a sensação robustecida de que escrever uma história é diferente do que contar uma história. Mas ambas virtudes reclamam perícia, técnica, arte, engenho. Talento, inspiração e suor. Bryson tem de sobra. A prova está aí.

Ao amigo Carlos Patrício, obrigado pela indicação. (E mesmo que eu não tivesse gostado, agradeceria do mesmo jeito. O gesto é o que conta.)
Carlos Patricio 08/10/2013minha estante
Grande Arsênio! Ótima resenha, como sempre ;] Abraços

Fábio 17/01/2013

A melhor forma de aprender, biologia, história, geologia, astrologia, fisica...
Geralmente livros que abordam tema complicados como a criação do universo, a vida e tudo mais, se comportam de maneira singular, direcionados para estudantes e conhecedores da área.

Bill Bryson de maneira surpreendente, conseguuer transmitir o conhecimento de forma bastante interessante e compreensivel e ainda com um humor, que o leitor pode ter grandes gargalhadas.

Impossivel? Não é possível aprender, biologia, fisica, quimica, geologia, astrologia... Com muito humor.
Edilson 24/10/2013minha estante
com ele poderemos aprender muito sobre ASTRONÔMIA, mas nada de "astrologia".

Sikewiecz 05/02/2009

Bom.
Um livro riquissimo. O autor realizou uma pesquisa incrivel para conseguir escreve-lo.

MMassa 26/09/2009

O primeiro parágrafo do livro já demonstra a dinâmica da obra
Este livro possui um dos melhores inícios que já li.
O autor discorre de maneira bastante dinâmica sobre diversos assuntos científicos, de forma clara e direta, conseguindo, mesmo sem entrar em detalhes, manter a coesão dos capítulos e passar entre temas sem perder o ritmo.
Se você gosta do estilo das reportagens da Superinteressante, vai se sentir em casa aqui!

Afonso74 20/06/2009

Curiosidade Contagiante
O autor nos contagia com suas descobertas sobre diversos aspectos da ciência desde o big bang até o recente advento da vida humana.

Bruno T. 08/11/2009

Excelente obra de divulgação científica
O que mais chama atenção no livro de Bill Bryson é a quantidade de informações que ele contém, fruto de um imenso trabalho de pesquisa de mais de três anos, consultando dezenas de especialistas e centenas de publicações, entre livros e revistas.
"Do big-bang ao homo-sapiens", o autor consegue, efetivamente, apresentar uma história de quase tudo (ou seja, da ciência), abordando praticamente todas as áreas do conhecimento humano.
A lista é grande: astronomia, biologia, antropologia, cosmologia, física, química, mecânica quântica,teoria da relatividade, paleontologia, evolução ....
Escrito de forma didática e bem humorada, é um livro para ler e reler, indicado para todas as idades.

Rejane Melo 08/06/2024

A vida, o universo e tudo mais...
Bom para aqueles que querem sabe um pouco mais sobre física, biologia e o surgimento da vida na Terra. De forma bem simples e direta o autor, que não é cientista, é gente como a gente, explica desde o Big Bang a ação do homem no mundo.

Marky.Vasconcel 10/11/2010

Resenha

Bibiana 01/01/2011

Esse livro é excelente. Eu chegava a matar aula para lê-lo. Muito bom, muito bem escrito. Resume vários assuntos de um modo simples e fácil de entender.

Não gostei muito da última parte, quando fala sobre Geologia e Paleontologia. Porém o começo compensa. Muito bom.