Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Lucas 20/05/2020

A história de tudo o que sabemos
Desde que li Sapiens não me prendia tanto em um livro de não ficção.

Com uma linguagem jornalística, o autor passa por toda a história do universo mostrando como a humanidade foi (e ainda está) descobrindo sobre o cosmo e a origem da vida destacando os cientistas e cidadãos comuns por trás dessas descobertas.

O livro está cheio de comparações e escalas que nos permitem ter uma noção mais aproximada do tamanho das coisas e facilitam entender tanto a nossa importância quanto nossa insignificância no universo.

PS: O único problema é que o livro foi lançado em 2003, ou seja, algumas questões científicas tratadas no livro já estão um pouco desatualizadas. Uma nova edição revisada e ampliada seria muito interessante.

Bruno T. 08/11/2009

Excelente obra de divulgação científica
O que mais chama atenção no livro de Bill Bryson é a quantidade de informações que ele contém, fruto de um imenso trabalho de pesquisa de mais de três anos, consultando dezenas de especialistas e centenas de publicações, entre livros e revistas.
"Do big-bang ao homo-sapiens", o autor consegue, efetivamente, apresentar uma história de quase tudo (ou seja, da ciência), abordando praticamente todas as áreas do conhecimento humano.
A lista é grande: astronomia, biologia, antropologia, cosmologia, física, química, mecânica quântica,teoria da relatividade, paleontologia, evolução ....
Escrito de forma didática e bem humorada, é um livro para ler e reler, indicado para todas as idades.

Isa 01/08/2021

Breve história de quase tudo -Bill bryson
Esse livro é incrível.

Se você quer conhecer um pouco de TUDO da vida, com certeza esse livro é pra você.

A escrita é um pouco complicada então não aconselho ele pra quem começou a ler agora.
Apesar de ser um livro bem explicado e resumido é um livro com muita informação(muitos nomes, datas e etc)

Mesmo assim, é perfeito :)
(fala um pouco do Homo sapiens,mas bemmmm pouco, se quiser conhecer mais deles recomendo - Uma breve história da Humanidade Sapiens)

Jose506 09/02/2023

Um universo estranho
Diante de toda a existência até agora, o Homo Sapiens só existe por 0,0001%. Olhando um passado recente onde, de maneira muito triste e incompreensível, o homem cassou animais implacavemente até sua extinção, seríamos os últimos escolhidos para organizar e zelar do nosso cosmo solitário, monitorar onde está indo e manter um registro de onde de esteve. Esse livro não é outra coisa senão, mostrar que somos tremendamente misteriosos e ignorantes e temos muito o que aprender, apesar de termos descoberto tantas coisas incríveis.

Aurea25 04/09/2021

Maravilhoso
Esse livro é assustadoramente simples. Bill Bryson tem a escrita gostosa, leve e muito fácil de entender. Mas, como todo livro do gênero, a única coisa que me fez ter absoluta certeza é de que nossa espécie é destrutiva e onde colocamos nosso pé, outros seres vivos desaparecem

Ramalho 25/09/2021

Estava desde 2019 para ler essa bomba. Rendeu bem, mas só hoje. É um livro que faz jus a seu nome: é um pouquinho de tudo. Adorei o fato de falar de vários capítulos sobre ciências que não paramos muito para pensar se não for da area: geologia, paleontologia, cosmogonia...mas que são importantes para a formação do pensamento científico como um todo.
Este é um livro que explica porque sabemos o que sabemos. Como você sabe que a Terra tem esse tamanho? Como sabemos a data da origem do universo? Como sabemos que os dinossauros existiram? Como sabemos que foram extintos por um meteoro? É difícil saber porque sabemos. Este livro faz um panorama pela ciência como um todo explicando como sabemos o que sabemos.
Isso em si é muito interessante. Pode ser um pouco massante? As vezes, mas vale a pena.
No fim fica difícil não pensarmos como que a ciência ainda é muito nova, e o átomo por exemplo, ainda é algo que sabemos de forma muito reduzida, ainda existe uma trilha gigantesca pelo caminho, então lá vamos nós...

Márcio 11/12/2009

Esse livro é simplesmente o máximo. Um dos melhores livros que eu já li. Ele não explica só o porquê das coisas, mas conta a história do porquê e como um porquê influenciou o outro. É um livro incrível que me tornou uma pessoa melhor, mas não se engane ele não é de auto-ajuda.

Neto 01/08/2020

Breve história de quase tudo
Um livro muito bom, consegue nos ensinar muitas coisas que nossos professores de ensino fundamental não falam, ou falam pouco, ou talvez, não tenhamos tido interesse. Belas frases, e um pouco da história de grandes cientistas e suas manias, em alguns momentos achei o livro bastante complicado por não entender alguns termos, mas no geral, valeu muito a pena ter lido.

nathymjp 06/05/2021

Esse livro é um grande compilado científico e trata dos mais diversos assuntos da área - da célula até as nuvens.
Gostei muito da escrita do autor, embora tenha achado alguns capítulos maçantes e repetitivos. O destaque que ele dá para os "esquecidos" de cada área é bem interessante. Gostei da leitura, é um livro muito legal pra quem é curioso!

EduardoCDias 17/08/2020

Essencial
De forma bem humorada, Bill Bryson faz um resumo geral da nossa história: astronomia, big bang, geologia, climatologia, genética, extinção e muitos outros assuntos. Apesar de alguns serem bem complicados e pesados sua leitura é bem fluida e agradável.

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Resumo da história das principais descobertas da modernidade
O livro traz histórias e anedotas sobre as principais descobertas científicas dos últimos séculos. A linguagem é gostosa, o autor é divertido, e os assuntos são tratados com seriedade. É um livro grande mas leve.

Recomendo a leitura a todos que gostam de história, de curiosidades e de ciência.

MMassa 26/09/2009

O primeiro parágrafo do livro já demonstra a dinâmica da obra
Este livro possui um dos melhores inícios que já li.
O autor discorre de maneira bastante dinâmica sobre diversos assuntos científicos, de forma clara e direta, conseguindo, mesmo sem entrar em detalhes, manter a coesão dos capítulos e passar entre temas sem perder o ritmo.
Se você gosta do estilo das reportagens da Superinteressante, vai se sentir em casa aqui!

Karine 04/12/2022

Cansativo e muito provavelmente desatualizado
Eu não leio muito rápido, infelizmente, mas demorei bem mais que o usual pra terminar esse livro. Não era maçante nem desinteressante, só talvez muito longo, e em momentos muito técnico, apesar de o autor tentar deixar as explicações científicas mais leves contando as histórias de como foram feitas as descobertas e até as fofocas do mundo acadêmico.

No entanto, eu não recomendaria esse livro porque ele apresenta um sério problema, inerente ao assunto que aborda... A ciência muda muito rápido, ainda mais nos tempos atuais. Novas descobertas ocorrem com frequência, conceitos são revistos e atualizados. Logo no início do livro o autor fala sobre o sistema solar, e dá várias informações sobre o "planeta" Plutão. Isso porque o livro foi publicado anos antes de Plutão deixar de ser classificado como planeta. Com isso, já fiquei cética sobre toda informação que li, porque o autor fala muito sobre as coisas das quais ainda sabemos pouco ou nada, mas esse livro já tem 20 anos, e talvez já saibamos muito mais sobre essas coisas hoje. Ou seja, eu, como leiga, não sei se aquilo que está ali ainda vale, se já mudou, se já descobriram algo mais a respeito. Ou seja, um livro desse tipo deve ser lido não muito tempo após o lançamento, se não corre-se o risco de absorver informações desatualizadas.

Rogerio.Flores 22/10/2021

Repleto de informações interessantes e pouco conhecidas.
Com uma narrativa acessível e de fácil leitura, Bill Bryson, jornalista, penetra no mundo da ciência. Buscando respostas a questões fundamentais, desde o início do universo até a formação da raça humana, consegue estruturar em capítulos bem divididos o resultado de sua longa pesquisa. O que se revela, recheado de fatos pitorescos envolvendo os cientistas, suas descobertas e questionamentos, é tão impressionante quanto a quantidade de perguntas ainda em aberto.
Além das desventuras e da dificuldade de reconhecimento científico de muitos pesquisadores após descobertas geniais, que revelam o quanto a ciência ainda é imprecisa e gradual, formada mais de perguntas do que de respostas, o livro nos remete novamente a perceber a importância da humildade e da continua busca pelo conhecimento, verdade e aprendizado.