Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Krügel 14/01/2023

Uma ótima história para quase tudo
O livro conta com uma ótima explicação breve sobre diversos assuntos científicos, tangenciando astronomia, biologia (Desde genética até como se deu a teoria do evolucionismo), física e um pouquinho de geologia.
Além de discutir estes tópicos o autor conta algumas curiosidades, sobre os autores de tais publicações ou mesmo algumas coincidências de encontros, trágicos ou não entre autores.

Amei como o livro deu ênfase nas dificuldades ao se publicar alguma ideia nova, que quase nunca é aceita de cara e quase sempre se leva muitos anos para formalizar, dando assim uma luz mais realista para a metodología científica.

Mas nem tudo são flores, uma das maiores críticas a esta versão é que, apesar de linda, já é datada. Como a ciência nunca para algumas das idéias apresentadas já foram descartadas e principalmente quando falamos sobre espaço pudemos acompanhar recentemente algumas expedições que o autor julgou serem impossíveis, porém olhando isso por outro lado, também é incrível...

gicabu 29/05/2012

Leia já.
Um dos meus favoritos. Bill consegue destilar a história do mundo de maneira brilhante. A tradução da Companhia das Letras está perfeita e a leitura é uma delícia.

Fábio 17/01/2013

A melhor forma de aprender, biologia, história, geologia, astrologia, fisica...
Geralmente livros que abordam tema complicados como a criação do universo, a vida e tudo mais, se comportam de maneira singular, direcionados para estudantes e conhecedores da área.

Bill Bryson de maneira surpreendente, conseguuer transmitir o conhecimento de forma bastante interessante e compreensivel e ainda com um humor, que o leitor pode ter grandes gargalhadas.

Impossivel? Não é possível aprender, biologia, fisica, quimica, geologia, astrologia... Com muito humor.
Edilson 24/10/2013minha estante
com ele poderemos aprender muito sobre ASTRONÔMIA, mas nada de "astrologia".

Elizandra 08/11/2014

Livro muito interessante para leigos e para pessoas da área cientifica. Apesar da escrita simples e objetiva serve como um complemento para quem já entende um pouco de tudo sobre os assuntos tratados. Há sempre uma ideia nova para ser formada através de teorias das quais nunca sabemos todos os pontos de vista. Este livro nos faz querer explorar um pouco mais, as vezes indo atrás de outras fontes para saber mais sobre os cientistas citados ou suas teorias.

Larissa 16/03/2016

Recomendadíssimo
Recomendadíssimo!
Foram quase 500 páginas de uma viagem incrível sobre a história de quase TUDO. Pra quem gosta de CIÊNCIA - todas elas - e quer entender melhor como são, suas histórias, a nossa história.
Uma leitura intensa, que precisei parar várias vezes pra absorver e refletir sobre tantas informações! Me vi lendo (e entendendo) física, química e biologia, para além daquelas coisas do colégio. E gostando.
Existem tantas escalas de conhecimento e saber como somos, como evoluímos, onde moramos, como as coisas funcionavam sem nós é magnífico.
Somos tão complexos em nossos sistemas internos e apenas um pequeno e pálido ponto azul no universo.
Rebeca 16/03/2016minha estante
Opa, entrando para a lista!!! rs

Larissa 19/03/2016minha estante
Excelente!

Erika 10/05/2017

Do macro ao micro com leveza e bom humor
Esse deveria ser aquele livro obrigatório para todas as pessoas. Mas porquê?, você me pergunta. Porque, eu respondo, como seres humanos e terráqueos, devemos conhecer por obrigação um pouco da nossa história, bem como da história do local em que estamos no Universo, desse planeta que dependemos tanto, porém damos pouco valor.

Com uma linguagem super acessível e bom humor em diversas situações, Bill Bryson vai nos contando sobre a evolução da nossa história, segurando nossa mão ao trilharmos esse caminho complexo e ainda assim, apesar de anos e anos de estudo, não completamente inteligível.

Logo no início do livro somos parabenizados pela nossa existência, pois para chegarmos onde estamos, certamente INÚMERAS coisas tiveram que funcionar a nosso favor. Por exemplo, para estarmos aqui, enquanto eu escrevo essa resenha e você a lê, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir de uma maneira intricada e providencial a fim de nos criar. Ou, outro exemplo: Dos bilhões e bilhões de espécies de seres vivos que existiram desde a aurora do tempo, você faz parte do 00,01%, junto com leões, elefantes, mosquitos e bactérias. Além disso, se nós tivéssemos nos desviado um milímetro que seja de alguma mudança revolucionária, talvez estivéssemos em algum ponto no fundo do mar ou voando por aí - ou talvez, muito provavelmente, extintos.

É incrível a quantidade de coisas que pude aprender e que sequer ouvira falar antes! Como o fato interessante de que toda vez que ligamos a TV em um canal não receptível, estamos assistindo a uma estática de 1% que faz parte do resquício do Big Bang. Sim. Aquele que resultou o Universo. É claro, nesse livro também aprendemos um pouco sobre nosso Universo e o Sistema Solar, e os cientistas que ajudaram para que obtivéssemos nosso entendimento atual. Sabia que para que cheguemos ao centro da nossa galáxia fazendo uma viagem, gastaríamos um tempo muito maior do que aquele em que existimos como seres?

Além disso, passamos a conhecer o caminho que percorremos tecnologicamente até conhecermos a idade do nosso próprio planeta e a nossa própria idade como forma de vida ou como Homo sapiens. Devemos levar em conta que, para muitos cientistas ao longo de pesquisas e descobertas, suas vidas foram arruinadas. Sim, muitas das vezes eles morriam sozinhos e ignorados pela comunidade científica, pois todos desacreditavam o que diziam, debochando e fazendo troça. E no final, adivinhem?, eles estavam certos! Infelizmente é uma característica da humanidade que persiste até hoje, apesar de termos constantemente quebrado a cara com esse tipo de comportamento. Um dos grandes exemplos disso, além do geólogo Clair Patterson e do cientista Alfred Wegener, é o do cientista Hubble, que fez várias descobertas em suas teorias, e que até hoje não sabem sequer onde foi enterrado, restando somente, para homenageá-lo, um dos telescópios espaciais mais famosos.

Passamos pelo átomo (talvez 1 bilhão de nossos átomos tenha vindo de Sheakespeare, Buda ou Gengis-Khan), DNA, radiação, dinossauros e sua extinção, seleção natural, movimentos tectônico das placas com a descoberta da deriva dos continentes! Sabia que, ao olharmos o globo terrestre, estamos observando somente um décimo de 1% da história da Terra? Nem eu! Aprendi lendo esse livro, portanto, não deixem de ler!

Bom, esse livro é incrível - é o que tenho a dizer. É necessário e surpreendente em diversos sentidos. Ao longo da leitura fui presentada com descobertas incríveis sobre quem estou e onde estou no espaço. Fez com que meus horizontes se expandissem e que meus olhos se abrissem (todas essas metáforas). É sempre um prazer enorme nos enchermos de conhecimentos e esse livro é capaz de nos fornecer isso, diversas informações básicas sobre o mínimo que devemos conhecer sobre nossa origem em termos científicos. Essa é uma indicação para todos, e espero que assim que terminarem de ler essa resenha, coloquem esse livro em suas listas de desejados!

site: https://literaturativa.wixsite.com/blogfolheando/
Modesto 14/05/2017minha estante
undefined

Thiago275 01/08/2017

Excepcional
Um dos meus livros favoritos da vida, sem dúvidas.

Li a obra pela primeira vez quando estava ainda na escola. Devo ter sido o primeiro a pegá-lo na biblioteca quando chegou (e espero não ter sido o último).
Bill Bryson fala de ciência com tanta desenvoltura e leveza que dá a impressão de que estamos junto com o autor, visitando todos os lugares e épocas que ele menciona.
Um livro para se apaixonar pela ciência e por todos os homens e mulheres que nos fizeram chegar até aqui.
Leia e você vai se apaixonar também.
_________________________________________________________________________

Resenha escrita após a terceira releitura, em 2023:

Publicado pela primeira em 2003, Breve História de Quase Tudo é meu livro de não ficção preferido. Já o li três vezes, e sempre com o mesmo entusiasmo.

Bill Bryson, o jornalista americano autor do livro, teve a ideia de escrevê-lo quando se deu conta de que não sabia praticamente nada sobre o único planeta em que ele (e nós!) chegaria a habitar.

Por exemplo, ele não sabia por que os oceanos eram salgados e os grandes lagos não; o que era um próton ou uma proteína, ou a diferença entre um quark e um quasar.

Mas, mais interessante do que isso, ele não sabia como os cientistas descobrem as coisas. Como sabem a idade da terra? Como sabem o que ocorre dentro de um átomo? E por que a ciência parece conhecer quase tudo, mas não consegue prever um terremoto?

Aí está, na minha opinião, o grande mérito desse livro: ele não conta apenas as descobertas científicas, mas como elas foram feitas e por quem. Então vocês já podem imaginar o tipo de história deliciosa que a obra contém: desde brigas homéricas entre pesquisadores rivais até excentricidades de algumas figuras bem famosas.

O livro comenta muitas disciplinas científicas, desde a astronomia e a cosmologia, até a física e a matemática, geologia, biologia, química, genética, e muito mais. Tudo com uma prosa fluida e tanto bom humor que é difícil parar a leitura.

Apesar do tom leve, a obra termina com um alerta. Bill Bryson conta que, mais ou menos na mesma época em que Newton propunha os seus princípios de física (uma das ideias mais geniais da humanidade), o dodô, aquela ave dócil que vivia nas Ilhas Maurício, era extinta pelo ser humano.

Esses dois acontecimentos mostram que podemos usar a ciência e a tecnologia para entender e proteger o mundo, ou para torná-lo mais pobre ou até inabitável. Um lembrete que, em tempos de aquecimento global e ondas de calor cada vez mais fortes, seria bom não negligenciar.

Ara 23/02/2018

Maravilhoso.
Quando era criança, eu queria ser cientista. Ler este livro depois de adulta me fez lembrar por que eu queria isso, e ter a certeza de que eu estava certa. Quem sabe na próxima.

TiagoHelmer 03/07/2018

A história da ciência - o que sabemos até agora.
De uma forma geral, o livro trás a história da ciência. Considero o livro obrigatório para quem gosta de física, química, geologia e biologia, assim como várias ciências que estão relacionadas a essas. Também considero essencial para quem sempre ficava com uma pulga atrás da orelha ao estudar ciências na escola e se perguntava “de onde vêm essas informações?” O autor é um investigador extremamente competente. Ele viajou o mundo, fez inúmeras entrevistas, revisou uma quantidade esmagadora de livros e artigos para então mostrar não só o conteúdo em si, mas a história de como foi possível chegar até ele.

O fato de contar as descobertas com riqueza de detalhes, mostrando inclusive detalhes de personalidades dos cientistas, fez com que essa obra se assemelhasse a leitura de um romance. Você acaba construindo, por exemplo, a vida de Charles Darwin como um filme até se da conta que aquilo realmente aconteceu. A riqueza de informações, o modo de juntar uma ciência a outra, a forma como conta a história das descobertas e dos descobridores e por fim a excelência de escrita, que muitas vezes chega a ser divertida, torna esse livro uma verdadeira obra de arte.

O livro é capaz de resumir o que sabemos até agora de uma forma que seja agradável e informativa ao mesmo tempo.

Mimi 09/04/2020

O livro faz jus ao título.

Apesar de ser uma leitura leve contém muitas informações que as vezes faz com que pareça complicada.

É excelente para quem estuda ou gosta de ciência, antropologia.

Violet Dusk 19/02/2015

Interessante a níveis colossais
O livro chega como uma introdução básica a algumas coisas, mas depois de um tempo você pensa que nunca conseguirá se lembrar dos nomes de todas as pessoas citadas - ou de suas contribuições para as ciências -. Contudo, qual o problema em isso mudar?
O compêndio aqui descrito transforma assuntos complicados em coisas divertidas, pessoas inacessíveis em grandes inspirações, histórias de difícil imaginação em realidade. Como podem os cientistas saber quando certos tipos de organismos surgiram, a idade do universo e a distância entre um planeta e outro? Tudo isso está ai, explicado de forma suficientemente inteligente mas com um nível acessível grande o bastante para que pessoas como eu consigam entender alguns fatores importantes para nossa atual vida no planeta Terra.
Recomendo principalmente porque acrescenta vivências e experiências, mas não só por isso, recomendo também porque é uma forma divertida de entender como pudemos estar aqui, sentados nessa cadeira, escrevendo textos e fazendo inúmeras outras coisas mais.

Francieli.Tonello 23/04/2014

Breve história?
Livro bom, leitura acessível.

André 23/10/2016

Que livro espetacular. Repleto de curiosidades. Bill Bryson é um leigo cuja curiosidade o levou a descobrir uma poção de coisas e colocou tudo isso em escrito, portanto o livro tem uma linguagem bem sutil e de fácil entendimento. É incrível.

mariana113 23/04/2022

É um bom livro, o autor desenvolve bem o texto mas confesso que foi uma leitura beeeeeeeem arrastada para mim. Os capítulos são enormes, não me adaptei bem. Mas é um ótimo livro, realmente uma breve história de quase tudo.

Letícia.TD 26/09/2021

Interessante, aborda inúmeros assuntos com uma linguagem fácil e dando exemplos em que é possivel realmente entender o que está sendo explicado.