Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Krügel 14/01/2023

Uma ótima história para quase tudo
O livro conta com uma ótima explicação breve sobre diversos assuntos científicos, tangenciando astronomia, biologia (Desde genética até como se deu a teoria do evolucionismo), física e um pouquinho de geologia.
Além de discutir estes tópicos o autor conta algumas curiosidades, sobre os autores de tais publicações ou mesmo algumas coincidências de encontros, trágicos ou não entre autores.

Amei como o livro deu ênfase nas dificuldades ao se publicar alguma ideia nova, que quase nunca é aceita de cara e quase sempre se leva muitos anos para formalizar, dando assim uma luz mais realista para a metodología científica.

Mas nem tudo são flores, uma das maiores críticas a esta versão é que, apesar de linda, já é datada. Como a ciência nunca para algumas das idéias apresentadas já foram descartadas e principalmente quando falamos sobre espaço pudemos acompanhar recentemente algumas expedições que o autor julgou serem impossíveis, porém olhando isso por outro lado, também é incrível...

jonasbrother16 31/12/2022

Eu subestimei o quanto esse livro seria interessante. Achei, pelo título "clickbait" (ou seria "readbait"?), que seria um sobrevoo bem superficial sobre a história científica do universo, com sabores de trivialidade, pra quem quer dizer curiosidades em festas. Eu não gosto de leituras desse tipo.

Felizmente, esse livro faz um ótimo trabalho em desenhar um sério percurso da natureza desde o Big Bang, até o ponto em que estamos hoje, sem ser sensacionalista demais -- como um cavaleiro do apocalipse ou uma das figuras que entendem de "era de Aquário" e coisas do tipo -- e sem esconder o que ainda não sabemos -- pois depois de tudo o que passamos em 2020 e 2021, eu não quero ouvir de novo que cientistas sabem de tudo.

É uma leitura envolvente, sempre interessante, que mergulha nas vidas das figuras chave que nos ajudaram a descobrir todas estas coisas, e a cada capítulo me deixava pensativo sobre algum aspecto da vida. Aqui vão algumas coisas:

- A vida sempre foi difícil. E a perspectiva pra o futuro não é das mais confortáveis.
- A vida sempre acha um jeito de existir. Mesmo com todo emblema, todo problema, todo sistema e todo Ipanema, a gente vai levando.
- A natureza é mesmo soberana, de uma maneira que desafia a nossa compreensão. O que me faz pensar: o que no mundo eu teria direito de chamar de "não-natural"?
- A comunidade científica é como uma grande Igreja: todo mundo discordando internamente, mas olhando para o mesmo Objeto.
- Pensar que estamos num mundo que tem milhões de milhões de anos, coloca tudo em perspectiva. Uma espera na fila do banco nunca mais será a mesma.

Foi minha última leitura do ano, terminei literalmente no dia 31. Foi um ano em que eu queria ter lido mais, como foi 2021, mas necessidades mais imediatas me impediram. Quem sabe 2023. Também quero ter leituras mais focadas. Nada de ler sobre arqueologia hoje e sobre psicologia amanhã. Isso não faz nenhum bem a longo prazo.

Desejo a todos os que lerem isso a tempo tenham um iluminado 2023, com muitos doces e travessuras.

Kevin 05/12/2022

Interessante
Interessante para quem gosta de história (das mais diversas) . Não é o tipo de livro que você precisa ler do inicio ao fim. Leia somente os capítulos que mais lhe interessam.

Karine 04/12/2022

Cansativo e muito provavelmente desatualizado
Eu não leio muito rápido, infelizmente, mas demorei bem mais que o usual pra terminar esse livro. Não era maçante nem desinteressante, só talvez muito longo, e em momentos muito técnico, apesar de o autor tentar deixar as explicações científicas mais leves contando as histórias de como foram feitas as descobertas e até as fofocas do mundo acadêmico.

No entanto, eu não recomendaria esse livro porque ele apresenta um sério problema, inerente ao assunto que aborda... A ciência muda muito rápido, ainda mais nos tempos atuais. Novas descobertas ocorrem com frequência, conceitos são revistos e atualizados. Logo no início do livro o autor fala sobre o sistema solar, e dá várias informações sobre o "planeta" Plutão. Isso porque o livro foi publicado anos antes de Plutão deixar de ser classificado como planeta. Com isso, já fiquei cética sobre toda informação que li, porque o autor fala muito sobre as coisas das quais ainda sabemos pouco ou nada, mas esse livro já tem 20 anos, e talvez já saibamos muito mais sobre essas coisas hoje. Ou seja, eu, como leiga, não sei se aquilo que está ali ainda vale, se já mudou, se já descobriram algo mais a respeito. Ou seja, um livro desse tipo deve ser lido não muito tempo após o lançamento, se não corre-se o risco de absorver informações desatualizadas.

Cris.Aguiar 31/10/2022

Planeta Incrível!
Não é um livro para ler de carreira pois pode se tornar cansativo por conta dos assuntos, mas a escrita do Bryson é tão gostosa (como um bate-papo com seu melhor amigo) que cada capítulo flui super bem, independente do seu desconhecimento sobre o assunto.

Ele realmente aborda vários aspectos de nossa existência na Terra, tanto do lado de fora (os planetas, galáxias etc), quanto dentro da Terra (tudo o que sabemos do que se encontra debaixo da Terra; e claro, explora os átomos, explora a flora, fauna, a humanidade como composição elementar.. Enfim, ótimo livro.

A única ressalva é que, como foi escrito em 2005 e a ciência não descansa um dia, alguns dados já estão diferentes do livro (como Plutão), então vale a pena de vez em quando dar uma pesquisada sobre o que há de mais novo sobre o assunto abordado.

RECOMENDADÍSSIMO!

Juluzsg 18/10/2022

Conhecemos tanto, mas ainda tão pouco do que há para saber
"Os seres humanos comportamentalmente modernos – ou seja, pessoas capazes de falar, produzir arte e organizar atividades complexas – existiram por apenas cerca de 0,0001% da história da Terra. Mas sobreviver mesmo durante esse tiquinho exigiu uma cadeia quase incessante de boa sorte. Estamos realmente no início de tudo. O segredo, é claro, está em assegurar que nunca toparemos com o fim. E isso, é quase certo, exigirá muito mais que golpes de sorte."
Esse livro, mais do que dar uma visão geral sobre a ciência e o conhecimento que os seres humanos conseguiram adquirir até agora, me fez valorizar cada vez mais o trabalho dos cientistas. Também me fez constatar o quanto que individualmente é uma posição ocupada por pessoas cheias de ego e outros defeitos, mas também de muito comprometimento, e que coletivamente a classe científica conseguiu proporcionar tantos avanços a humanidade.

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Resumo da história das principais descobertas da modernidade
O livro traz histórias e anedotas sobre as principais descobertas científicas dos últimos séculos. A linguagem é gostosa, o autor é divertido, e os assuntos são tratados com seriedade. É um livro grande mas leve.

Recomendo a leitura a todos que gostam de história, de curiosidades e de ciência.

Isabelly.Godoy 31/05/2022

Um outro ponto de vista
Gosto muito de livros de divulgação científica e este não me decepcionou. Muito interessante acompanhar o ponto de vista de um autor que não é cientista, e sim jornalista, tendo resgatado suas memórias de estudante e pesquisado muito para escrever essa obra. Para quem gosta das Ciências da natureza e de conhecer as pessoas por trás das descobertas e avanços científicos, este livro é um prato cheio, mostrando que as ideias revolucionárias partem de pessoas assim como quaisquer outras. Biologia, Química, Física, Geologia, Paleontologia, todos esses temas estão contidos nessas pouco mais de 500 páginas de leitura fluida e que mostram como conhecer a ciência pode ser divertido.

Richard 30/04/2022

Um breve resumo de tudo literalmente
Não é qualquer um que consegue falar sobre tantos assuntos em menos de 600 páginas, ainda mais do bigbang até o Homo Sapiens.
Em algumas partes a leitura se arrasta pelo assunto ser muito específico ou citando vários nomes e termos científicos mas foi uma ótima leitura.

mariana113 23/04/2022

É um bom livro, o autor desenvolve bem o texto mas confesso que foi uma leitura beeeeeeeem arrastada para mim. Os capítulos são enormes, não me adaptei bem. Mas é um ótimo livro, realmente uma breve história de quase tudo.

Márcia 12/04/2022

Breve história de quase tudo - Bill Bryson
Bill Bryson é um jornalista e um escritor de livro de não ficção americano que morou na Inglaterra durante muitos anos. Breve história de quase tudo é um livro de divulgação cientifica escrito por uma pessoa de humanas.
O livro foi publicado em 2003. O autor demorou anos para a conclusão desse livro e um dos motivos para sua dedicação foi ele descobrir que conhecia muito pouco sobre o universo.
O autor faz uma viagem onde ele conversa com vários especialistas em diversas áreas e ao final, escreve o livro.
O livro traz informações sobre : cosmologia, geociência, zoologia entre outros e conta o desenvolvimento de cada uma das áreas ao longo da história conhecida.
Apesar da leveza e do bom humor em que a história e contada , é um livro bastante denso.
O livro começa contando sobre o BigBang e o autor vai mesclando o que ele pesquisou com apontamentos a respeito do dia a dia e com isso o livro vai ficando mais fácil de ler.
A intenção do livro é abrir de leques de informações para serem pesquisadas mais profundamente. E permite que o leitor possa se aprofundar em tópicos que eles consideram mais interessantes.
O livro também cria uma linha do tempo bastante clara, principalmente, no que tange as teorias que foram sendo derrubadas, a chegada de novas teorias. O autor vai expondo tudo isso através de séculos e séculos de uma forma fluída.
O autor, por fim, chega as teorias atuais e mostra passo a passo como a humanidade chegou ao ponto que estamos.
O autor passa parte do tempo explicando como é improvável que a humanidade exista. É como se a natureza estivesse repelindo o ser humano e para continuarmos vivos precisamos mais do que um golpe de sorte.
O que mais impressiona no livro foi a forma que o autor conseguiu conectar tantas histórias diferentes, de ciências diferentes para ao final contar uma história concisa sobre o planeta e seus habitantes. Apesar de tantas adversidades o ser humano conseguiu sobreviver e continuar sobrevivendo até hoje.

Reccanello 15/03/2022

Não foi sem um certo desagrado que Bill Bryson percebeu que não sabia a razão dos oceanos serem salgados. Naquele momento, constatada a pequenez de seus conhecimentos sobre nosso planeta, o autor decidiu começar um trabalho hercúleo: buscar junto a dezenas dos mais renomados cientistas de cada área entender - e, principalmente, explicar - o que é sabido sobre nós, nosso mundo e o universo. Acredite, não é pouca coisa, mas tudo é contado nesse livro muito divertido.
===
Iniciando na origem do universo e seguindo até a atualidade, o livro trata dos mais diversificados assuntos, desde questões relacionadas à física, à geologia e à paleontologia, até evolução, deriva continental, biologia, química e tantas outras disciplinas que você, certamente, achava "chatas" na época da escola. Em oposição ao tradicional texto didático, a escrita do autor passa longe dos jargões técnicos, mas nunca abrindo mão da profundidade conceitual. Fica muito clara neste delicioso guia de viagens pela ciência a preocupação do autor em entender, e nos fazer entender, como os cientistas realizam suas descobertas e como elas, cumulativamente, moldaram nosso "conhecimento científico". Nas palavras do próprio autor, "temos um vasto terreno por percorrer e bem menos de 650 mil horas para fazê-lo. Comecemos, pois"!

site: https://www.instagram.com/p/CUoFtmPAfaN/

JCarlos 13/03/2022

Quase tudo em uma história
Tenho lido na vida diversos livros de divulgação científica e acho, portanto, que gosto do assunto e continuarei em momentos da vida a lê-los. Ou relê-los com o cuidado constante da atualização do conhecimento. Até porque difícil reter todas as informações que vão do Big Bang ao mistério da vida.

?Dos bilhões e bilhões de espécies de seres vivos que existiram desde a Aurora do tempo, a maioria ? 99,99% ? não está mais aqui. A vida na Terra, veja bem, além de breve, é desanimadoramente frágil. Um aspecto curioso de nossa existência é provirmos de um planeta exímio em promover a vida, mas ainda mais exímio em extingui-la.?

Neste livro, Bryson mantém um ritmo longe do enfadonho, trazendo curiosidades ao redor das grandes descobertas e muitas das vezes acirradas disputas pelo conhecimento.
Por ser jornalista, sua visão e busca sobre as questões científicas da Humanidade torna tudo mais próximo e interessante, portanto, leia se tiver que escolher sua próxima leitura sobre o tudo.

?Desfrutamos não só do privilégio da existência, mas também da capacidade singular de apreciá-la e até, de inúmeras maneiras, torná-la melhor. É um talento que mal começamos a perceber.?

jessyca59 20/02/2022

realmente é uma breve história sobre quase tudo. o livro tem tantas curiosidades e fatos interessantes que é impossível não absorver algum tipo de conhecimento através de sua leitura.

é uma leitura densa e, por vezes, complicada, por tratar de assuntos científicos que, na maioria das vezes, não faz mais parte do cotidiano da pessoa (pelo menos se ela ja saiu do ensino médio), mas, vale MUITO a pena e é realmente algo que, querendo ou não, faz o leitor refletir.

a vida humana é um acontecimento aleatório e, se um evento em nossa história tivesse acontecido diferente, poderíamos não estar aqui, mas é exatamente por isso que é incrível e quase mágico podermos estar vivos.