A Nudez da Verdade

A Nudez da Verdade Fernando Sabino

Resenhas - A Nudez da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

alinevianadp 12/01/2022

Um livro leve e divertido, que pode ser lido em uma sentada
"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens."

Eu amo o Fernando Sabino, e tenho muito orgulho de poder dizer que sou mineira como ele. Todas as leituras de obras dele sempre foram, para mim, muito prazerosas! Costumo gostar muito dos temas que ele trata e do tom bem-humorado que ele emprega nas suas narrativas. Com "A nudez da verdade" não seria diferente: embora eu não tenha tido nenhum apego emocional em relação a ele, achei um livro muito gostoso de ler! É um livro bem fininho, com leitura muito leve e fluida: pode ser lido em apenas uma sentada.

O título da obra ("A nudez da verdade") faz remissão a uma citação de Eça de Queiroz em referência à atividade literária e ao seu modo de expressão: "Sob a nudez da verdade, o manto diáfano da fantasia".

Por meio desse livro, Fernando Sabino narra um episódio muito inusitado vivido pelo escritor Telmo Proença no dia em que ele se viu nu diante de grande parte da população do Rio de Janeiro. No início da narrativa, Telmo está se preparando para fazer uma viagem para São Paulo, para lançar um livro. Sua esposa decide não acompanhá-lo, e os dois parecem um pouco tensos com essa decisão dela. Pois bem. No aeroporto, Telmo acaba encontrando um ex-aluno que estava acompanhado de um grupo de amigos (incluindo uma moça) e de instrumentos musicais. Os seis começam a conversar e, entre uma música e outra, descobrem que todos os voos para São Paulo haviam sido cancelados naquele dia por conta do mau tempo. Diante disso (e também do fato de que já havia "tomado umas"), Telmo acaba aceitando o convite do grupo de amigos e acaba esticando a festinha do aeroporto no apartamento de Marialva, a moça sensual e de voz grave que fazia o vocal feminino na banda que havia se formado no aeroporto. Eu não preciso nem dizer no que deu essa noite: enfim, no dia seguinte Telmo acordava nu em plena cama de Marialva. Enquanto ela tomava seu banho matinal, Telmo foi (ainda nu) para a cozinha para preparar o café. Lá fora, no parapeito do muro, o padeiro havia deixado um embrulho com o pão. E, ao sair para pegar o pão, ainda sem roupa, Telmo acaba se trancando do lado de fora do apartamento. Como Marialva estava tomando banho, ele não consegue que ela lhe abra a porta. De repente, aparece no corredor do edifício um vizinho que vê o homem nu; a partir de então, Telmo se acha em maus bocados, tentando fugir da muvuca que surge em torno desse desconhecido que aparece pelado no meio do prédio. Nessa fuga, ele acaba ganhando as ruas do Rio de Janeiro, e vai parar em lugares completamente inusitados, como o armário de uma desconhecida, uma festa de casamento, uma praia que não era de nudismo e um barraco na favela. Obviamente, ao final do dia todo o corpo policial da cidade já estava atrás dele, e surgiram várias conjecturas a respeito de quem ele seria: um tarado? Um ladrão? Um lunático? Um psicopata? E até: um homem-bomba? E é legal que em várias ocasiões o leitor acha que ele será descoberto e capturado pela policia, então a gente fica super curioso pra saber se ele vai ser pego, se a esposa vai descobrir que ele era o homem nu que estava andando pelas ruas da cidade (e que ele a havia traído na noite anterior).

O que eu achei mais interessante foi que eu fiquei na torcida para ele não ser descoberto, mesmo sabendo que ele não era um "santinho" e que ele só tinha entrado nessa barca furada porque ele havia traído a sua esposa.

Um dado curioso sobre o livro é que de forma indireta o autor é citado na narrativa, porque uma jornalista de rádio faz uma reportagem sobre o caso e entra em contato com o escritor de uma obra intitulada "O homem nu" para saber a opinião dele a respeito daquele fato. Fernando Sabino tem uma crônica intitulada "O homem nu", que deu nome a um livro que compilava várias outras crônicas dele. Inclusive, quem já leu a crônica ou quem já assistiu ao filme homônimo (seja o de 1997, estrelado por Cláudio Marzo, seja o de 1968, estrelado por Paulo José) vai notar bastante semelhança com a história de "A Nudez da verdade". Eu mesma, que já havia lido a crônica e também já havia assistido ao filme de 1997, quando li "A nudez da verdade" me perguntei se era a mesma história com um título diferentes. Pesquisando na Internet eu descobri que Fernando Sabino escreveu o livro "A nudez da verdade" justamente pra transformar a crônica em uma novela. Então, a historia é parecida, mas em "A nudez da verdade" ela é mais desenvolvida (a crônica é mais curtinha). Sobre o filme, é bem legal também (desses filmes nacionais de humor levinho, bom pra ver nas férias).

O livro é bacana porque, apesar de contar uma história inusitada, relata um acontecimento que já esteve no imaginário de todo mundo: quem aí nunca sonhou que estava sem roupa diante de outras pessoas, conhecidas ou desconhecidas? E é muito interessante pensar em como algo que parece ser tão banal (como o ato de cobrir o corpo com uma roupa) é algo tão essencial na sociedade, e tão fundamental para o convívio harmônico entre os indivíduos.

Para ver outras indicações literárias, acesse meu perfil no Instagram: @alinevianadp ;)

Thamiris.Treigher 12/03/2021

Leve e engraçado!
Um livrinho curto, leve, engraçado e surpreendente. Por um pequeno "acidente", Telmo Proença acaba ficando nu e sem ter para onde ir, o que o faz correr nu pelas ruas do Rio de Janeiro causando grande alvoroço, confusão e até perseguição policial. A escrita de Sabino é maravilhosa e fluida, fazendo a gente sentir essa tensão hilária junto com o homem nu. Além de tudo, o final é surpreendente!! Adorei! ??
Livia.Macedo 13/03/2021minha estante
Nossa!!! Me interessei muito!!! Kkkk

Thamiris.Treigher 13/03/2021minha estante
É muuuuuiiitoooo legal ??

Livia.Macedo 13/03/2021minha estante

ShirleyStortLeite 25/02/2022

Deu pra rir da ironia do destino...
Um livro pequeno, dá pra ler em poucas horas, dá pra dar umas risadas.
Distrair a mente com as confusões da vida.
O que está ruim pode piorar, acredite, depois que ler esse livro você entenderá a referência.

Brisa 30/09/2009

um filme de ação.

com sua narrativa engraçada e leve, sabino faz refletir sobre a condição humana. a caçada ao homem nu tem um ritmo envolvente e faz pensar como às vezes perdemos o controle da situação. suspense, ação e humor, cuidadosamente articulados.

aafantis 27/03/2021

Engraçado e inusitado
O livro é bem curto, dá para ler numa sentada. Toda a confusão armada por causa de um homem nu e a forma como o protagonista só vai se enrolando são hilárias! O final é genial.

Lorayne.Stinguel 25/05/2020

Sensacional
Eu nem sei como comentar esse livro! Me dá vontade dar risadas só de olhar para a capa, porque ela me lembra desse homem correndo pelado, mesmo depois de o ter lido há tanto tempo.
Essa história é a prova viva de que:
raramente tomamos consciência das consequências que podem ter os nossos erros; e
como uma situação que está ruim pode piorar drasticamente. kkkkkk

Lais Machado 25/03/2010

Fernando Sabino escreveu de um modo que eu não sabia se ria ou chorava enquanto lia e imaginava tudo. Muito bom. Leitura leve e ao mesmo tempo cheia de tiradas que faz você repensar um pouco algumas coisas da vida que são tão corriqueiras e enraigadas no nosso comportamento que a gente nem para pra pensar.

MarciaCannecchia 17/06/2023

Ahhh um gostinho de anos 80
Foi muito engraçado e me fez lembrar os livros que liamos nos anos 80, no para gostar de ler. A pessoa fica pra fora do AP , pelado e começa uma grande confusão ...muito bom .

Lutty1 02/05/2022

Azar é pouco!
Quanto mal entendido ou falta de sorte de mesmo! Ótimas gargalhadas lendo esse livrinho bem fino. Livrinho na expressão no contexto do tamanho, mas grande obra de Fernando Sabino. Bem fluido, agradável, leve, bem humorado e daqueles que te prende. Literatura Infantojuvenil para qualquer adulto que aprecie bons textos. Super indico.

Ramon. 17/07/2021

Um grande surpresa
Engraçado,ao mesmo tempo que bastante filosófico.

"A gente nasce nu; estando vestido, já entrou no lucro"
Julia 16/10/2021minha estante
Nossa meu ex-sogro falava isso, "nasci pelado, o que vier é lucro"

Ramon. 20/11/2021minha estante
Mentiu ? Não kkkkk

Julia 20/11/2021minha estante
não mesmo kkk

Luciana.Pereira 03/01/2022

Um livro divertido, que aborda o tabu da nudez de maneira inusitada.
Uma crítica aos nossos pudores exagerados, regras de comportamento e conduta que, quando analisadas detidamente, são ridículas!
Deliciosa leitura parado primeiro do ano.

Sofis 24/03/2021

Um livro divertido, com muito humor e um pouco de loucura
Vítor 24/03/2021minha estante
tudo tem seu equilibrio ne sofia

Inglethe 16/04/2024

O final me surpreendeu, um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5