A Nudez da Verdade

Resenhas - A Nudez da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

duck 28/03/2022

um escândalo desnecessário
entendo a proposta do livro, mas mesmo assim toda a narrativa não me chamou atenção... sei que os elementos absurdos deveriam ser uma sátira, mas mesmo assim não consegui engajar com o humor do texto

larissaladeira 30/05/2023

Vale a pena ler
É incrível a quantidade de detalhes que você precisa colocar para pintar imagens com as suas palavras.
Gostei porque o livro não foi previsível... o jeito das coisas acontecerem era inesperado e esquisito mesmo.

Yasmim 08/01/2022

Uau. Peguei esse livro por uma indicação e, não achei que seria tudo isso. Por mais que seja uma história rápida, teve vários momentos sensacionais para mim. O fato de um simples vento bater em uma porta e isso dar início a uma notícia com uma repercussão enorme me deixou de boca aberta.

Lariely 08/12/2021

O final é ótimo
O livro é leve e fluído e eu teria adorado, mas algumas coisas me incomodaram tanto que parei de reparar nos pontos positivos, em diversos momentos eu achava que era uma continuação, porque muita coisa não foi explicada ou só foi jogada.
Apesar de tudo, eu teria dado uma nota menor, mas eu realmente gostei do final.

Francine 31/07/2013

Um breve resgate à humanidade
Este livro curto, com apenas 84 páginas, narra a história de Telmo Proença, um professor e pesquisador reconhecido que ao ter seu voo para São Paulo cancelado passa a noite com alguns amigos. Omitindo de sua esposa o fato de ainda não ter viajado, Telmo acaba por traí-la com Marialva.

Na manhã seguinte, ainda nu e com ressaca, abre a porta do apartamento de Marialva para pegar o pão que está no corredor, mas o vento acaba por fechá-la e trancá-lo para fora. A confusão piora quando um casal de idosos sai do apartamento vizinho flagrando o "pelado desconhecido" e, quando o senhor irritado lhe aponta sua arma, Telmo não tem outra opção a não ser correr desenfreado.

E aqui tem início a fuga de Telmo Proença pelas ruas do Rio de Janeiro, escandalizando a população e se tornando alvo das reportagens. Ele, que é um homem decente, se vê vítima do rápido pré-conceito das pessoas. Antes que possa pedir ajuda, encontra o limite do julgamento delas. Não querendo ser detido pela polícia ou mídia para não ser desmoralizado pessoal e profissionalmente, Telmo é anunciado como um "maníaco tarado", "sujeito possivelmente drogado" e "perigoso".

O livro não é eletrizante, mas durante a narrativa percebe-se a clara facilidade com que julgamos as pessoas e quão absurdamente associamos seu valor moral com as suas vestes.

"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens. (...)
...simplesmente por estar desnudo, tornara-se invisível como indivíduo, sua identidade perdida aos olhos dos outros homens..." (p. 70-71)

A Nudez da Verdade é uma leitura suave, que sob olhos sensíveis permite resgatar nosso senso de humanidade. Afinal...

"...debaixo das roupas estamos todos nus. Inclusive eu e você." (p. 62)

Confira a resenha na íntegra em meu blog My Queen Side.

site: http://www.myqueenside.blogspot.com

Good 20/01/2022

Fui obrigado a ler na escola mas amei a dinâmica do livro e fez eu conhecer outras obras desse autor, simplesmente fantástico

lubschi 15/08/2021

Não é meu tipo de livro...
O livro não é ruim, mas ele não é meu tipo de leitura, sabe. Mesmo assim, achei ele até um pouco divertido.
"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homen, para ser aceito pelos outros homens."

Mari Prado 04/03/2021

Minha mãe me recomendou esse livro q é da época de escola dela se não me engano, gostei até, confesso q fiquei chocada com o final

Prof. Edivaldo 25/02/2015

Ah, azar
Um professor envolve-se com uma mulher há pouco conhecida. Dorme com ela e acorda nu. Ao abrir a porta do apartamento dela para apanhar o pão, a porta fecha-se pela ação do vento. Seu martírio começa...

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/12/livro-nudez-da-verdade.html

Ana 07/10/2017

Estamos todos nus
Esse livro é muito interessante, e ao mesmo tempo, surreal. Devido a uma situação, após uma noitada no apartamento de uma moça, Telmo Proença, o protagonista dessa história, acaba vendo-se na rua, completamente despido, o que o leva a situações tragicômicas , dignas mesmo de um filme hollywoodiano (ou não). Um livro interessante, que nos leva a rir e a refletir sobre a situação do coitado, e a situação da humanidade em geral, pasma diante da naturalidade da nudez. Uma leitura fácil e deliciosa.

Hester1 25/09/2018

Li há muito tempo O homem nu, este parece ser uma variação do mesmo tema, pois eu me lembro de algumas coisas um tanto diferentes no livro que li antes.
Jei_ 25/09/2018minha estante
Fernando Sabino me lembra muito minha infância. Vontade de reler tudo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5