A Nudez da Verdade

Resenhas - A Nudez da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ramon. 17/07/2021

Um grande surpresa
Engraçado,ao mesmo tempo que bastante filosófico.

"A gente nasce nu; estando vestido, já entrou no lucro"
Julia 16/10/2021minha estante
Nossa meu ex-sogro falava isso, "nasci pelado, o que vier é lucro"

Ramon. 20/11/2021minha estante
Mentiu ? Não kkkkk

Julia 20/11/2021minha estante
não mesmo kkk

Thamiris.Treigher 12/03/2021

Leve e engraçado!
Um livrinho curto, leve, engraçado e surpreendente. Por um pequeno "acidente", Telmo Proença acaba ficando nu e sem ter para onde ir, o que o faz correr nu pelas ruas do Rio de Janeiro causando grande alvoroço, confusão e até perseguição policial. A escrita de Sabino é maravilhosa e fluida, fazendo a gente sentir essa tensão hilária junto com o homem nu. Além de tudo, o final é surpreendente!! Adorei! ??
Livia.Macedo 13/03/2021minha estante
Nossa!!! Me interessei muito!!! Kkkk

Thamiris.Treigher 13/03/2021minha estante
É muuuuuiiitoooo legal ??

Livia.Macedo 13/03/2021minha estante

Julius 19/01/2011

A mentira da vestimenta
Achei o livro ótimo. Sabino tem uma capacidade de criar sempre uma narrativa envolvente, que prende o leitor de uma forma que só se consegue parar para um rápido respiro. Interessante a forma de se colocar dentro da narrativa, em determinado ponto de forma bastante direta. Vale pontuar a sagacidade na analogia da verdade/nudez com a mentira/roupagem que usamos diariamente! Fantástico.
Vanise.Macedo 02/01/2016minha estante
Além de tudo que escreveu, qual outro autor pegou um conto seu consagrado (O homem nu) e, quarenta anos depois, transformou em novela (A nudez da verdade)? Só o magnífico Sabino, quem tive a honra de conhecer...

Hester1 25/09/2018

Li há muito tempo O homem nu, este parece ser uma variação do mesmo tema, pois eu me lembro de algumas coisas um tanto diferentes no livro que li antes.
Jei_ 25/09/2018minha estante
Fernando Sabino me lembra muito minha infância. Vontade de reler tudo.

Sofis 24/03/2021

Um livro divertido, com muito humor e um pouco de loucura
Vítor 24/03/2021minha estante
tudo tem seu equilibrio ne sofia

KatiaMaba 22/07/2009

É verdade que existe o momento certo para tudo nesta vida?
O título desta resenha é em virtude de eu lamentar ter conhecido somente no dia de ontem (21/07/09) o livro A Nudez da Verdade.

Esta obra nos faz pensar nas seguintes perguntas:
- Quantas vezes eu senti que estava no lugar errado na hora errada?
- Quanta vez eu queria saber "O que estou fazendo"?
- Quantas vezes foram trágicas para não dizer cômicas perder o controle da situação ou nem imaginar como tudo começou?

Fernando Sabino com muito senso de humor faz o seu leitor refletir e perguntar enquanto tem a impressão de estar lendo uma história da vida privada, rsrs

Abraços,
Kátia

Brisa 30/09/2009

um filme de ação.

com sua narrativa engraçada e leve, sabino faz refletir sobre a condição humana. a caçada ao homem nu tem um ritmo envolvente e faz pensar como às vezes perdemos o controle da situação. suspense, ação e humor, cuidadosamente articulados.

Lais Machado 25/03/2010

Fernando Sabino escreveu de um modo que eu não sabia se ria ou chorava enquanto lia e imaginava tudo. Muito bom. Leitura leve e ao mesmo tempo cheia de tiradas que faz você repensar um pouco algumas coisas da vida que são tão corriqueiras e enraigadas no nosso comportamento que a gente nem para pra pensar.

KK 12/04/2011

Nua, crua e hilária
Foi com esse livro que entendi a máxima "não julgue pela capa". A primeira vez que o li estava na escola, sétima ou oitava série. Não conhecia nada de Fernando Sabino. Pelo título, achei que era "um livro chato de lição de moral". Qual não foi a surpresa da adolescente de 13 anos em descobrir-se em meio a uma história muito engraçada?

Amei, li, reli e tenho até hoje. Foi "A nudez da Verdade" que abriu meu apetite literário (desde cedo alimentando pela minha mãe que é professora). Hoje, leio tudo que me cai às mãos, independente do autor, título, assunto. Já descobri muito material interessante assim.

Inglethe 16/04/2024

"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens."

O final me surpreendeu, um bom livro.

Prof. Edivaldo 25/02/2015

Ah, azar
Um professor envolve-se com uma mulher há pouco conhecida. Dorme com ela e acorda nu. Ao abrir a porta do apartamento dela para apanhar o pão, a porta fecha-se pela ação do vento. Seu martírio começa...

Ana 07/10/2017

Estamos todos nus
Esse livro é muito interessante, e ao mesmo tempo, surreal. Devido a uma situação, após uma noitada no apartamento de uma moça, Telmo Proença, o protagonista dessa história, acaba vendo-se na rua, completamente despido, o que o leva a situações tragicômicas , dignas mesmo de um filme hollywoodiano (ou não). Um livro interessante, que nos leva a rir e a refletir sobre a situação do coitado, e a situação da humanidade em geral, pasma diante da naturalidade da nudez. Uma leitura fácil e deliciosa.

Fabio Shiva 22/07/2018

“debaixo da roupa, estamos todos nus”
Eu era menino quando li “O Homem Nu”, uma das mais divertidas histórias da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática. Devia ter uns 9 ou 10 anos quando ganhei os quatro primeiros volumes de minha amada tia Diolinda, e devorei as crônicas desses quatro grandes escritores, que desde então se tornaram ídolos e símbolos da magia da escrita para mim: Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Fernando Sabino.

Do Fernando Sabino li vários outros livros de lá para cá, sempre admirando sua simples elegância. Por isso fiquei feliz pela oportunidade de ler “A Nudez da Verdade”, mesmo sabendo que este livro é uma expansão da ideia original contida em “O Homem Nu”. Incrível como uma história aparentemente tão simples, de poucas páginas, gerou uma trilogia de novelas e até um filme (https://youtu.be/lG-_BSONkEs)!

Gostei muito dessa “versão estendida”, que apresenta subtramas e reviravoltas com a habitual perícia mineira de Fernando Sabino. É que além da cômica situação de um cara pelado correndo pelas ruas da grande cidade, existe o espanto de constatar que, privado de suas roupas, o homem perde também a dignidade e até a condição humana. E também a reflexão: “debaixo da roupa, estamos todos nus”.

Roda Viva com Fernando Sabino

site: https://www.facebook.com/sincronicidio