A Fera

A Fera Alex Flinn

Resenhas - A Fera

Marina516 02/11/2011

Uma beleza de livro
Todas as vezes que alguém me pergunta de qual princesa da Disney eu gosto mais, sempre respondo, sem pestanejar: Bela. Não pela aparência, nem pela cor do vestido — embora o amarelo seja lindíssimo (rs). Gosto dela simplesmente porque sou apaixonada pela história "A Bela e a Fera". Entre todos os contos de fadas que existem, é esse o que mais me encanta e que me faz assistir ao filme por vezes sem fim.

Tá, eu sei que não foi o Walt Disney quem criou o conto. Mas é por causa dele que a história do príncipe castigado e da camponesa de bom coração me arrebatou, desde a infância.

Então, quando eu descobri que a editora Galera Record estava lançando uma versão bem moderna de "A Bela e a Fera", através do livro "A Fera", da autora Alex Flinn, corri para comprar o meu. E em apenas um dia "devorei" as páginas (desculpe o trocadilho) e agora estou aqui, com uma sensação de nostalgia misturada com a confirmação do meu amor pela obra.

Nessa mais nova versão, a Fera é um garoto que começa a história com quinze anos. Kyle Kingsbury não é só o menino mais bonito da escola onde estuda, em Nova Iorque, como também é rico (por ser filho de um dos âncoras de telejornais mais famosos dos Estados Unidos) e muito, mas muito mesmo, arrogante. Embora tenha uma namorada (tão exuberante quanto ele), não sente nada verdadeiro por ela. Ele só enxerga o próprio umbigo e tem aversão à feiura.

Nessa escola, todo mundo o idolatra e até os professores fazem vista grossa quando ele apronta uma das suas. No entanto, um dia, uma garota muito esquisita (gótica, gorda, meio suja) resolve bater de frente com Kyle. Para mostrar que ele não é tão superficial quanto ela o acusa, o garoto a convida para ser seu par no baile de primavera. Mas tudo não passa de uma armação do mauricinho para "sacanear" a coitada. E ele acaba a humilhando na frente dos colegas.

Bom, se eu contar detalhes daqui para frente, vou revelar demais. Só posso mencionar o que é óbvio: Kyle é transformado em um monstro, cheio de pelos, garras e dentes afiados. O pai acha melhor morar longe dele e o instala num casarão no Brooklyn, aos cuidados de uma empregada mexicana (eu acho) e de um professor particular.

A bruxa que excutou o feitiço avisou que Kyle teria dois anos para desfazer o encanto. Como? Apaixonando-se verdadeiramente e sendo amado por essa pessoa. Fácil? Não para alguém tão bizarro quanto ele.

Foi incrível participar da jornada de Kyle, da restauração do seu caráter, do processo de conquista da garota que o deixou apaixonado, a Lindy. Mais uma vez, a máxima de que a aparência não é tudo foi explorada, mas de uma forma tão linda que não tem como não torcer pela Fera.

Por mais que a história da Alex Flinn tenha passagens originais, é muito interessante ver como ela traçou sua obra no contexto do conto de Walt Disney. Os detalhes vão se esbarrando, até que as semelhanças fiquem bem visíveis. Mas de forma alguma as passagens do livro são óbvias, pois o leitor sempre fica esperando para ver como a autora recriará as cenas (pelo menos eu fiquei).

Eu gostei demais do livro. Fiquei com gostinho de "quero mais". Ainda bem que já existe um filme baseado nessa última versão (só que eu ainda não assisti).

Julia 07/10/2020

Um livro incrível, com uma história que me fez terminá-lo em apenas um dia e me apaixonar pelos personagens. Super recomendo.

Lily 12/06/2022

Viciante
Bom livro! Viciante do início ao fim! Narrativa que prende e nos deixa ansiosos para a próxima parte

@lucashensou 10/08/2020

Quando a adaptação melhora a história do livro!
A história de Alex Fynn ganhou um filme estrelado por Vanessa Hudgens e Alex Pettyfer, Mary Kate Olsen e Dakota Johnson no elenco.

Trazendo uma releitura moderna de ?A Bela e a Fera? focando nos traumas e problemas censurados nos contos de fadas. Essa aqui, apesar de ser uma versão adolescente. Aborda assuntos e situações polêmicas podendo até mesmo gerar possíveis gatilhos.

Durante quase toda a experiência de leitura tive um GRANDE receio no teor de romantização de situações extremamente problemáticas. Mas ao final da obra, principalmente na nota da autora. Compreendi a visão.

É uma leitura extremamente gostosa. Aquele livro que é possível maratonar em 24 horas. Mas que a adaptação consegue trazer um recorte diferente, com uma essência MUITO mais reflexiva e bem humorada da história do livro.

Assistam ao filme ?

Blog MDL 04/02/2018

Kyle é o típico garoto rico que conquista tudo o que quer através da sua beleza e do poder de seu pai. Cobiçado pelas meninas e invejado pelos garotas da escola, ele está acostumado a não ter que enfrentar as consequências de seus atos e por isso faz o que quer sem respeitar qualquer limite. Indicado para ser coroado como rei do baile do colégio, ele tinha a certeza da vitória, afinal, quem mais poderia ser escolhido se não ele? Mas nem todo mundo parecia contente com aquela indicação, pois uma garota de péssima aparência e cheia de atitude passa a questionar o porquê das pessoas quererem colocar no pedestal alguém como ele. Para dar uma lição na garota, ele a convida para ir ao baile. Apesar de desconfiada, Kendra aceita o seu convite mesmo que imaginasse o que estava por vir.

E quando o grande dia chega, Kyle age da pior maneira possível e a humilha na frente de todos. Mas o momento que para ele foi divertido passa e ele começa a se sentir mal. Ao voltar para casa, depara-se com uma cena que mudaria toda a sua vida: Kendra estava no seu quarto. Sem entender o que estava acontecendo, ele percebe pouco a pouco que o corpo de garota escondia uma alma antiga e que na verdade ela não era uma colega da escola, mas sim uma bruxa. Temeroso com o que ela podia lhe fazer, tenta de todas as maneiras convencê-la de que tudo o que fez não passava de uma brincadeira, porém, nada a convenceu e ela lhe sentenciou a viver como uma fera. Sua única saída era encontrar o amor verdadeiro em dois anos, mas como alguém poderia amar alguém que não só era feio por dentro como também por fora?

Alex Flinn é o tipo de escritora que tem o poder de fazer você se envolver com a sua história. Em "A Fera" vemos um cara bonito e babaca transformar-se em alguém cuja beleza não é um fator preponderante aqueles que o conhecem em virtude da sua evolução enquanto ser. Narrado em primeira pessoa, a mudança de Kyle é gradual pois vemos o desenvolvimento de um personagem que a princípio não tem nada a oferecer e que se mostra alguém que pode aprender com os seus erros. A inspiração no conto em "A Bela e a Fera" é evidente, já que temos a figura não só de um cara bonito e sem escrúpulos, como também, a de uma mulher bonita e singela que vem para acabar com a maldição colocada por uma bruxa - ainda que desconheça a verdade do que está acontecendo.

Por ser um livro juvenil, a leitura é rápida e fluída. E mesmo que o seu desenrolar seja previsível, a essência da obra traz algo mais para o leitor que se perpetua mesmo após o encerramento da história. Confesso que a primeira vez que li "A Fera" gostei mais do que na minha releitura, porém, atribuo isso ao meu estado espiritual de quem não se identifica com a maior parte dos dramas colocados à discussão. No entanto, recentemente vi a adaptação para os cinemas da história e me senti da mesma forma com relação ao roteiro, ou seja, continuei apaixonada! Sei que há muitas controvérsias com relação ao papel de Kendra e até mesmo a maneira como a fera foi levada para as telas. Todavia, ainda considero os elementos da adaptação suficientes para fazer jus a um livro que apesar de despretensioso, traz consigo algo mágico que permanece por muito tempo com o leitor.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/07/resenha-fera-por-alex-flinn.html

Pacchioni 19/08/2020

Assisti o filme antes de ler o livro, porque tinha amado a suposta adaptação. Mas, ao ler o livro, me apaixonei mil vezes mais por ele! Já o li pelo menos 3 vezes, e a história do livro é um pouco diferente (e faz mais sentido) do que a do filme.
Vale muito a pena!

thatscm 28/03/2017

Marcante!
Confesso que me interessei nessa versão por ser apaixonada por Vanessa Hudgens, mas assim que comecei a ler, esqueci totalmente o filme. Sim, é semelhante em alguns aspectos, mas como sempre, tem suas diferenças por questões lógica, e claro, de praxe (quem me conhece, sabe) que direi que o livro é melhor que o filme. Defendo esta 'bandeira' pois livros, na maioria das vezes, contém mais detalhes (as vezes importantes que quem não leu não vai entender) que são omitidos ou simplesmente ignorados no longa. A Fera (livro) possui diversas frases marcantes, inspiradoras, que realmente vão te fazer parar e refletir sobre como aquilo também se encaixa na sua vida. Recomendo sem pensar duas vezes, e se por acaso alguém já viu o filme e não gostou, tente o livro; garanto que não irá se arrepender. Deixo a seguir uma das minhas frases favoritas.

"Porque, no fim, você sempre acaba descobrindo que a única pessoa que ama você de verdade é você mesmo." –A Fera

Amanda @LittleCruella 29/12/2016

A Fera, por LittleCruella
Quem já viu esse filme e ainda não leu o livro ? Se apaixonou por ele ? Pois é eu também tinha me apaixonado por ele vendo o filme, quando li o livro fiquei completamente apaixonada, cada fato ocorrido contado com detalhes que fizeram toda a diferença pra mim. Kyle, é aquele play boyzinho que qualquer menina se apaixona pela beleza, mas será que alguém pode se apaixonar pelo o que ele realmente é ? Bom é isso que nossa querida bruxinha Kendra nós proporciona, saber se ele pode ser uma bela pessoa por dentro e um monstro por fora. Bom gente não sei vocês mas mesmo assim continuei gostando dele, ver tudo o que ele faz pra proteger a Linda pra cuidar dela é muito fofo, não tem como não se apaixonar por ele, cada livro que ele da a ela, cada cd de musica. Cada passeio na madrugada, nossa são detalhes que fizeram toda a diferença depois que eu li o livro, até porque quando se vê apenas o filme fica pensando que ele quer ter posse por ela e apenas, mas com o livro a gente vê que as coisas não são bem assim não.

site: https://www.instagram.com/littlecruella/

Nia 20/02/2021

Encantador
Já vi as versões da Disney e uma vez em um desenho quando era pequena. Porém nesta versão, como as próprias palavras da autora, ela conseguiu que o romance não ficasse muito açucarado. Ao mesmo tempo, consegue prender o leitor de forma cativante.

Eu amei demais e recomendo muito!

Lucas1429 27/07/2020

Eu gostei do livro ,ele e muito diferente do Livro , e me surpreendeu muito

Kah 16/09/2016

O livro que me conquistou
Esse livro conta a historia de Kyle um jovem bonito,rico e popular que ao humilhar Kendra uma misteriosa colega taxada como bruxa foi amaldiçoado, o que comprometeu sua aparência fazendo com que ate seu pai se afasta-se dele. Ficando aos cuidados de uma empregada e um homem cego. Ele teria que conquistar um amor verdadeiro para voltar ao normal.

MENINALY 18/09/2011

Gostosinho de ler
Como titulo diz é um livro FACIL e DESCOMPROMISSADO!!!Praticamente quem já viu o desenho Bela e a Fera não vai sentir nada de novo, acho que o unico diferença é que a estoria se passa no mundo de hoje e o romance é entre adolescentes..
Recomendo, dá para ler em poucas horas.

CooltureNews 26/10/2011

Por: Junior Nascimento
Publicada no www.CooltureNews.com.br

Nunca fui um grande fã de contos de fadas e acho que passei grande parte da minha infância sem conhecer a maioria deles, afinal isso era “coisa de menininha”. Por incrível que pareça vim a conhecer mais sobre o assunto após o nascimento de minha sobrinha, sério, ela deve ter TODOS os filmes da disney e me via “forçado” a assistir aos filmes com ela. A Bela e a Fera é um de seus preferidos, e confesso que é o que acho mais interessante. Resumindo, acho totalmente válida a iniciativa de adaptar essas histórias para um público mais velho, visto que até o momento essas histórias eram vistas como infantis.

A autora soube fazer essa adaptação de forma genial, mantendo o mesmo roteiro e modificando os cenários. Com isso a estória contada nos livros passou a ser mais interessante do que aquela tão conhecida, pois aproximou da realidade do publico alvo, afinal uma parcela minima da população conhece pessoalmente um príncipe verdadeiro mas aposto que em toda cidade e escola tem um rapaz que chama a atenção de “geral”.

Não tenho porquê comentar sobre a trama, pois como disse anteriormente, pouco mudou em relação ao que conhecia da mesma, mas confesso que despertou um certo interesse em conhecer novas adaptações de A Bela e a Fera além do filme da Disney (na verdade, a única que realmente conheço).

O livro teve um único ponto que me causou certo desconforto, e teimava em passar por essas partes de forma rápida sem me importar muito com as informações ali contidas. O livro é dividido em diversas partes, cada uma com alguns capítulos, entre essas partes era exposto um diálogo através de um chat que teria acontecido entre a Fera e alguns outros seres de outros contos de fadas, realmente achei isso desnecessário para a obra. Não pesquisei a fundo, mas acredito que isso foi uma forma de gancho para novas adaptações desses outros contos uma vez que, pouco foi explicado sobre o motivo da existência deste “Chat”. Em todo caso, acredito que a autora poderia ter feito uso de outros meios para criar tais ganchos.

É um livro de tamanho normal, mas a leitura é tão dinâmica que consegui ler em menos de 8 horas, acredito ser o meu novo recorde. Logo após ler o livro, tive que assistir a adaptação cinematográfica, confesso que apesar das mudanças normais que aconteceram, essa foi uma ótima adaptação e em alguns momentos o filme chega a ser melhor que o livro, em parte por não haver esse desconforto descrito no parágrafo acima.

A autora foi feliz ao modernizar uma estória tão conhecida, e acho que é uma ótima ideia para os autores nacionais fazerem o mesmo, afinal o Brasil tem um folclore extremamente rico, mas até então voltado a um publico infantil, adoraria ver adaptações do mesmo.

Amanda 11/09/2011

A Fera sem Bela?
Com uma proposta interessante, releitura de um famoso conto infantil, "A Fera" me empolgou á primeira vista. Primeiramente, assiti ao filme e apesar do contexto adolescente no qual a história se passa, sua história conseguiu me encantar.
Como toda adaptação, as diferenças entre o roteiro e o texto original são notáveis. No começo, ao ter contato com o livro no qual baseou-se, eu esperava ler mais sobre Lindy. Tive dúvidas se iria gostar mais do filme do que do livro no começo da leitura, o que é algo realmente incomum.
Não me arrependo da compra, entretanto as conversas online dispostas em algumas páginas não me agradaram e sua maneira de escrever não aprofunda-se o quanto eu imaginei que o faria. Tive a impressão de que a maioria das possibilidades de se trabalhar personagens e situações não foram exploradas.
A leitura é bem simples e agradável, e consegue passar a mensagem proposta sobre beleza interior e até mesmo de amizade e companheirismo.

Talita, 11/10/2011minha estante
nossa exatamente o que achei sobre o livro, adorei a resenha!

fran 02/05/2020

Um conto moderno
Ler ou não ler, eis a questão!
Quase todo ser vivente já ouviu falar da história d’A Bela e a Fera, extremamente romantizada e cheia de furos na versão da Disney, problemas estes que são “solucionados” na versão de Alex Flinn.

O conto se passa em Nova York e se situa em nossos tempos modernos, dando um quê de realidade.

Para mim, toda leitura é válida e proporciona algum aprendizado. A história é super fofa, daqueles romances bem água com açúcar e nunca é demais afirmar que beleza e dinheiro não são tudo na vida.

site: https://www.instagram.com/franciellydiel/