A Fera

A Fera Alex Flinn

Resenhas - A Fera

Lívia Osti 26/09/2011

- Deus, você é linda, Lindy!
É tão difícil fazer uma resenha de um livro que mexe comigo ..
Kyle Kingsbury tinha tudo o que queria, beleza, dinheiro, fama, e até mesmo uma namorada oferecida. Mas ele não tinha algo crucial, beleza interior.

Depois de mostrar a nós leitores, como o adolescente é superficial e fútil com seus discursos de que o que realmente importava era a beleza exterior, não podemos dizer que foi uma grande surpresa a maldição que nele foi jogada.

Durante o baile do nono ano, sua namorada entra em crise por ele não ter entregado a ela a orquídea roxa que tanto queria, dando a ela em compensação uma rosa branca.

Duas pétalas caem. Uma bruxa foi humilhada. A maldição foi lançada. Kyle, a perfeição em pessoa, agora era uma fera, e possuía meros dois anos para conseguir que uma garota o amasse e comprovasse este amor com um beijo.

Muitos acontecimentos ocorrem durante um ano, mudança de casa, visita a cirurgiões plásticos, um professor cego, Magda, um espelho mágico e uma bela estufa de rosas. Até que o destino une ele a Lindy (de uma maneira parecida e intrigante ao que conhecemos nas histórias originais).

Ele se apaixona por ela, mas ela o odeia.

Bem, só por esta pequena sinopse, espero que os leitores compulsivos se encantem pela história de Kyle tanto quanto eu, chorem com a sua tragédia e amem o que ele se tornou, com pelos, patas e garras, pois, neste momento, o seu coração era mais humano do que nunca.

Conquistar a confiança dela não foi fácil, porém do jeito mais atrapalhado que ele encontrou, eles se aproximaram, eram grandes amigos. E de repente nós percebemos que Adrian King (novo nome de Kyle) sempre pôde ser uma pessoa boa, porém por sua beleza descomunal, ele nunca tinha parado para tentar ser.

**comentários sobre a minha comparação do livro com o filme**
Fiquei triste por terem mudado tanto a essência da história de Alex, ela tinha sua narrativa e os diálogos que mexiam conosco, eu podia ver a conversa fluindo em minha mente enquanto lia, entretanto o roteirista pecou. Nao prendeu, não emocionou (quer dizer, emocionou, entretanto se eles tivessem sido fieis ao roteiro, seria TÃAAAAAAO mais bonita a história.) Menção honrosa para a atuação de Vanessa e Alex, eles foram perfeitos, havia uma química no casal.

"Agarrei seu braço, impedindo-a.
- Então me beije. Deixe que eu tenha a lembrança desse beijo, mesmo que eu morra.
Era tarde demais."
Lunardi 30/10/2012minha estante
Se bem que todo filme que é adaptado de filme é assim. De todo modo é melhor ler!

Lívia Osti 09/05/2013minha estante
HAHA com toda certeza! ainda mais este livro *-*

Maria2264 29/03/2021

Não funcionou para mim...
Eu comecei a ler esse livro porque gosto muito da adaptação dele e pensei que o livro deveria ser igual, né. Não foi. Enquanto o filme é mais crível e mais bem desenvolvido, eu achei, pelo menos, o livro chato, com uma escrita mediana (Eu nem vou comentar aquela tradução) e com uma trama muito fantasiosa e abrupta.

Enfim, eu não gostei e não recomendo. Vou dar duas estrelas pela memória afetiva em relação ao filme.

Blog MVL - Nina 16/11/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Eu vejo suas cores reais
E é por isso que eu te amo.
Então não tenha medo de deixá-las aparecerem,
Suas cores reais são lindas como um arco-íris.
(True Colors - Cindy Layper)

Eu sei. A música acima é clichê. E Cindy Lauper é umas das minhas cantoras favoritas. Enquanto lia “A Fera” essa música tocava incessantemente na minha cabeça. A letra de “True Colors” fala sobre enxergar o que está além dos olhos, amar o que há de belo dentro das pessoas. Ou seja, sobre o mesmo tema que o livro. Então resolvi começar a resenha com um trechinho da canção.

“A Fera” é uma readaptação de uma estória que já atravessou gerações e muitas versões. A própria autora oferece alguns títulos no final do livro, para aqueles que se interessarem. A Bela e a Fera foi um dos primeiros desenhos que assisti e sempre, mesmo aos cinco anos,me identifiquei com a Bela. Acho que é um conto especial para os amantes de livros. Primeiro porque a protagonista é uma leitora ávida, e segundo porque a trama se desenrola ao redor do conceito de que a aparência pode ser enganadora, e o que realmente importa é o que temos a oferecer a aqueles que amamos. Alex Flinn conseguiu solidificar sua versão neste mesmo tópico e ainda assim dar uma roupagem moderna.

A narrativa é descontraída, cômica e terna. Inicialmente conhecemos um protagonista frívolo e arrogante. Kyle tem certeza do que importa na vida. As pessoas dão o que você quer, se você der algo em troca. E assim ele constrói seu relacionamento com o pai, a namorada e as pessoas em geral. Ele humilha outros adolescentes(menos favorecidos) porque isso melhora o sentimento de rejeição que ele vivencia em sua vida familiar.A mãe partiu e o pai vive para o trabalho como âncora de uma famosa emissora de televisão. Apesar de reconhecer a repugnante personalidade do protagonista, eu entendo que não lhe foi dada escolha. E, mesmo depois de transformá-lo, a bruxa também lhe dá uma segunda chance. Ela também compreende.

Eu gostei especialmente de Kendra, a feiticeira que lança a maldição sobre Kyle. Ela é debochada, persistente e sincera. Adoro essas características. Já o protagonista é um caso mais particular, o leitor vai sendo conquistado aos poucos. A transformação sofrida por Kyle ao longo dos dois anos que lhe são oferecidos para quebrar a maldição é assustadora. A voz do personagem é forte, conduz a estória de forma impecável. Alex Flinn adiciona alguns aspectos bem caricatos, como o Chat onde Kyle conversa com outras “vítimas” sobrenaturais. Um príncipe que se tornou um sapo, uma sereia que quer ser humana, enfim, os diálogos são verdadeiramente hilários. Difícil não arrancar algumas boas gargalhadas do leitor.

Apesar de seu uma estória de amor, eu vejo como um aprendizado pessoal da “A Fera”, a história do cara que sempre teve o mundo aos seus pés,e foi obrigado a reconstruir todas as suas certezas, reformular sua visão do valor das pessoas(e de si mesmo). Os coadjuvantes são aqueles que guiam Kyle para essa nova versão dele mesmo. Will,o tutor cego que lhe mostra uma história de superação. Magda,a empregada latina que vive longe dos filhos por questões financeiras. E Lindy,a Bela do livro. Uma menina que vem da periferia de Nova York,filha de um viciado em drogas que a agride,e mesmo assim,consegue bolsa em uma Escola para ricos,e lê às escondidas seu exemplar de Jane Eyre. Interessante a autora inserir trechos de Jane Eyre, minha protagonista de clássicos favorita. Jane era uma moça simples, sem beleza, e que nunca pensou que poderia ser amada por um homem como Rochester (o mocinho da obra). Ligar as duas estórias foi muito inteligente e prazeroso para os fãs de clássicos. Também há referências de “O Corcunda de Notre Dame”,outro clássico que li e amei.

O relacionamento de Lindy e Kyle se desenvolve de uma forma suave, doce e preservando aspectos essenciais das versões anteriores do conto “A Bela e a Fera”. Há magia efervescente em cada diálogo, olhar e toque entre ambos. É encantador acompanhar até as últimas páginas, e o ápice do livro é de tirar o fôlego.

“A Fera” é um conto de fadas moderno fabuloso e encantador, que promete despertar novamente o gosto por estórias onde o fim é sempre feliz e o amor é sempre o objetivo final.
Joice (Jojo) 18/11/2011minha estante
Adorei sua resenha. Não estava muito interessada em ler o livro, pois o julguei meio clichê, mas sua resenha mudou minha perspectiva.

Jéssica 26/11/2011minha estante
Agora estou ainda mais curiosa para ler o livro.

Camila Planzo 21/12/2011minha estante
Parece que vai sair o filme tbm =D fiquei super curiosa pra ler esse livro depois da sua resenha,para mim " A Bela e a Fera" é o desenho mais fofo que existe !

Lilly moon 28/10/2020

Maravilhosooo, não é nem um pouco parecido com o filme é claro, mas é lindo do mesmo jeito. Amei a evolução do Kyle e tudo o que aconteceu depois disso. É uma lição linda e necessária, pois todos deveriam aprender a olhar as pessoas como algo além da aparência.

priscila.wenzel 12/12/2021

Gostei!

Já tinha visto o filme algumas vezes, mas foi a primeira vez que li o livro.

Na história temos nosso protagonista, Kyle Kingsbury.
O cara é praticamente um babaca arrogante. Por ser lindo, loiro, de olhos azuis e com um pai rico, ele acha que pode menosprezar e humilhar as pessoas que não são tão lindas assim ou que não tem tanto dinheiro quanto ele.
Ou seja, o típico filhinho de papai que só tem uma embalagem bonita.

Um dia ele resolve mexer uma garota chamada Kendra. Ele convida a moça para o baile, apenas para humilhá-la.
Mas dessa vez o feitiço vira contra o feiticeiro.
Kendra é uma bruxa e ela lança uma maldição em Kyle: transformado em meio animal e meio humano, com garras e pelos, Kingsbury agora tem dois anos para se apaixonar por uma garota e fazê-la se apaixonar por ele. É a única forma de quebrar a maldição.

De início Kyle é isolado numa casa pelo próprio pai que não quer que ninguém veja no que o filho se transformou e ele fica na companhia apenas de sua empregada.
Logo em seguida, ele ganha um professor particular, Will, que ironicamente é cego.

Aos poucos Kyle vai vendo o quanto era uma pessoa horrível, o quanto sua namorada não o amava de verdade e como seus “amigos” não passavam de pessoas falsas e cruéis.
A feiura e o isolamento fazem Kyle amadurecer e quando está prestes a desistir de conseguir um amor, algo inesperado acontece.

Um dia um cara drogado invade sua casa para roubá-lo e para não ser denunciado para a polícia, o cara oferece a própria filha: Lindy.
Kyle acaba aceitando na esperança de fazer a garota se apaixonar por ele.

Lindy estudava com Kyle, mas claro, o cara nunca olhou para ela, porque em sua opinião ela nunca foi bonita e gostosa o suficiente, além de ser pobre.
Então aí está a grande ironia, em ela ser a única que pode quebrar a maldição.

E claro que a tarefa não vai ser fácil.
Lindy chega à casa de Kyle contra sua vontade, odiando-o e se sentindo uma prisioneira, então Kyle precisa se esforçar para conquistar a confiança dela, sua amizade e ai sim tentar conquistar seu coração.

Na minha opinião demorou um pouco para a chegada da Lindy, mais da metade do livro para ela chegar na casa, mas a história ganha outro fôlego e foco quando ela chega e é fofo ver Kyle se esforçando para conquista-la, ver seu amadurecimento. O cara finalmente vira uma pessoa digna de alguém bacana e que já passou por poucas e boas como a Lindy.

Confesso que gostei mais do filme rs
A interação entre Lindy e Kyle é maior, não demora tanto para ela chegar na casa e achei que o filme tem mais cenas fofas entre os dois, do que o livro.
O final do filme também me agradou mais, comparado com o final do livro.

Mas mesmo assim recomendo o livro e essa nova versão de a Bela e a Fera.

Eduarda Tolkien 22/09/2023

Foi uma boa leitura, gostei do desenvolvimento do personagem (Kyle).
Aqui inicia meu amor por romances ?

Laila 16/07/2021

Para um romance narrado pela personagem masculina, é bom. Me faltou mais detalhes e ênfase em alguns pontos, mas no geral é muito bom.

Mia Fernandes 04/05/2020

A fera
Livro que estava esquecido em cima do armário. Que depois fora encontrado e destinado a minha ultima prateleira. Mas, como decidi este ano não comprar livros novos e ler os que estão aqui em casa, FERA pode finalmente colocar as suas garras para fora.

Não vou entrar em comparação com a adaptação cinematográfica – apesar de amar o filme e ter visto N vezes – porque o livro tem um lado menos belo do que foi retratado nas telonas.

Kyle é aquele garoto popular, líder, que teve tudo de bandeja na vida e o cartão de credito do pai para todas as suas necessidades. Então obviamente, ele é bem arrogante. E suas atitudes acabam atingindo Kendra, a bruxa. Que mostra, que tudo que se faz, aqui se paga.

A beleza aqui é interna, são os sentimentos, a redenção dos personagens, o crescimento e amadurecimento de cada um deles.

Em tempo: eh um livro de uma série... que eu não sei se será continuada (acho que não) anyway...

xoxo
mia fernandes.

aninha 06/07/2021

eu to impressionada!!
sinceramente, eu esperava menos. Eu achei que, por ser um livro pequeno, não ia ter tantas coisas diferentes do livros, mas é completamente diferente. Já aviso que, no começo a escrita pode ser um pouco superficial, mas depois você consegue ver o Kyle se apaixonando pela vida e pelo mundo, mesmo antes de conhecer a Lindy. Eu sinceramente amei. É claro que existe defeitos e furos, mas o livro em si é maravilhoso. Super recomendo pra quem gosta do filme ou gosta de fazer comparações entre filme/série e livro!!

lisa 31/07/2012

de início quando peguei o livro achei uma chatisse pois lembrava muito do conto "a bela e a fera" mais depois quando fui me aprofundando mais no livro achei ele incrivelmente perfeito o jeito que eles se apaixonaram, o jeito como ela não notou beleza nele se apaixonando pelo seu interior sem se importar com a sua aparência de fera.
e mostra que as vezes temos que perder algo precioso para aprendermos a dar valor á coisas pequenas foi um livro que tirei uma grande inspiração e gostei muito de ler.
Suh 03/09/2012minha estante
Mas a autora realmente se inspirou no conto "A bela e a fera" para escrever o livro.

Carol 18/08/2021

genuinamente surpreendida
assitir a filme no prime apenas para passar o tempo,porem alguns dias depois acabei passando em um sebo e encontrei um exemplar por 5 reais, então decidi levar para casa, e para minha surpresa o livro não tem quase nada parecido com o filme.
foi divertido ver a mudança de kyle (adrien) e ver a evolução da seleção dele com will e linda mas principalmente com ele mesmo.
o livro legal porem as vezes se perde muito dentro da própria história.

Bruna Melo 26/05/2020

A história se assemelha ao conto da Bela e a Fera. Apesar de ser possível notar muitos elementos semelhantes ao conto, a história em si acontece nos tempos atuais. De todo modo, é uma história romântica muito boa (e que não sai de moda kk).