A Fera

A Fera Alex Flinn

Resenhas - A Fera

mthama 12/03/2012

Sobre
No conto de fadas "A Bela & A Fera", é contada uma história de um romance entre uma besta e uma bela mulher. Este livro é uma adaptação deste conto de fadas onde o contexto se passa nos dias modernos como na vida real (mais precisamente em Nova York).
Quando comprei este livro pra ler, nem imaginava que era uma adaptação do conto de fadas pensando que era, na verdade, algum tipo de drama ou ideologia da vida moderna. Não curto muito contos de fadas mas, ao menos, ao final da leitura até que achei-o bem interessante e original.

RLeitora 28/02/2012

Resenha do RLeitora - A Fera
Sinopse:
"O livro de Alex Flinn é uma adaptação moderna do conto de fadas A Bela e a Fera. Em vez de castelos e relógios falantes, o cenário é a cidade de Nova York.
A arrogância do protagonista Kyle Kingson, um jovem rico e inteligente, faz com que ele seja amaldiçoado pela colega de classe Kendra após humilhá-la na frente de toda a escola. Transformado numa aberração e rejeitado pelos pais, Kyle passará uma temporada exilado no Brooklyn, onde precisará descobrir a beleza em si e assim, possivelmente, quebrar a maldição."

Li este livro em apenas um dia - poucas páginas(320) de boa leitura.
É uma nova versão do tradicional conto de "A Bela e a Fera", totalmente contemporânea. Mas deixo claro que a essencia do original continua ali, firme e forte: a beleza interior!
Como eu sou facinada por estes contos infantis com final feliz e moral da história, me apaixonei por esta adaptação.Alex Flinn prende o leitor de uma maneira absurda.
O que mais me chamou a atenção foi exatamente a maneira como ela coloca uma trama nova (outra cidade, drogas...) e ao mesmo tradicional (a fera em si, o abandono e o amor).
Algumas questões são abordadas de maneira muito bacana, como o abandono (afetivo) da família, a solidão das pessoas que são consideradas "feias" (ou diferentes por algum motivo, mas a obra foca a beleza), entre outros.
Além disto, a autora coloca, de uma forma muito legal, como o amor pode ser cultivado dentro de cada indivíduo (assim como as roseiras de Kyle/Adrian).
Está certo que o final é um pouco rápido demais, e imaginei que a Lindy fosse reagir, ao primeiro momento, diferente e só depois entender toda a história - mas ela se adaptou muuuito rapidamente
O livro não é chato. É lindo! É maravilhoso!.
Mais uma vez, a moral da história é de que a maior beleza é a interior.
E mais uma vez eu acredito que o livro para ser bom, pode, sim, ser simples.

Vale a pena ler! Muito!

Aline 07/02/2012

Beleza interior é tudo!!!
Esse foi um dos livros que li mais rápido até o momento, foram poucos dias =) fico feliz com meu progresso pessoal, cada livro é uma conquista =)

Bem ele começa nos apresentando uma conversa em uma sala de bate-papo da internet onde pessoas com problema de aparência se encontram para compartilhar um pouco do seu drama. Achei interessante esse recurso usado pela autora para deixar a história mais atual e realista.

Depois nos apresenta a vida do jovem Kyle que é lindo, rico e acredita viver bem sua vida sem se dedicar a nada nem a ninguém de verdade, além de se divertir humilhando os colegas de escola e sendo arrogante com todos ao seu redor. Em um ponto da história ele até conversa com o leitor dizendo: "vocês poderiam pensar que sou assim devido minha mãe ter me abandonado e meu pai não me dá atenção (sua vida é seu trabalho), mas confesso ser assim porque gosto."
Tudo caminha na "normalidade" até que Kyle é amaldiçoado a viver como uma fera, tipo um leão. Ele tem um prazo de dois anos para encontrar uma garota que consiga ver o que de belo ele tem por dentro e quebrar o feitiço com um beijo, mas acima de tudo ele também precisaria passar por essa transformação, quer dizer conseguir ver o belo nas pequenas coisas da vida e conseguir se auto-conhecer e amar.
A partir daí sua vida fica de pernas para o ar e tudo que ele pensava ter: "carinho do pai", "amigos", "namorada" e "uma vida social" tem fim. Ele agora precisa se isolar e passar a ter uma outra vida.
Achei interessante as indicações de livros que a autora faz ao longo da história. Isso acontece porque Kyle começa a ler sobre "todos" que passaram por alguma situação parecida com a dele, tentando assim buscar uma luz para seu problema.
Ele vai morar em um lugar escondido junto com Will, um tutor cego e a empregada de sua casa Magda. Com o tempo ele vai aprendendo quem são seus verdadeiros amigos e o que realmente importa na vida.
Assim como Kyle, Lindy não tem o carinho nem atenção do pai. Ela vive uma vida de dificuldades e acaba sendo dada a Kyle para que seu pai não vá parar na cadeia (não posso contar muito =/ spoiler) no começo a convivência entre os dois é muito dificil mas com o passar do tempo tudo se arranja.
Amei ver a evolução de Kyle ao longo da história, ela é realmente inspiradora. Além disso Will, Magda e Lindy são ótimos comanheiros nessa progresso.
Achei ótima a nota final da autora onde ela explica o porque da escolha dessa temática quando decidiu escrever o livro e indica suas fontes de inspiração e exclarece alguns pontos diferenciais das versões do contos de fadas. Não achei o livro tão bobinho quanto alguns relatam em suas resenhas. Fica mais uma dica de leitura!!!!!

kleris aqui, @amocadotexto no ig 06/02/2012

A fera que deixamos crescer, mas não aparecer
Narrado por uma fera que sofre por causa de um feitiço, o livro recria a história sobre a beleza exterior e interior, mostrando a Kyle o que realmente importa quando se trata de pessoas e de como nos sentirmos bem por ser quem somos sem ter que obedecer ao olhar distorcido dos outros. Lembra um pouco do livro “Penelope” de Marilyn Kaye.
Kyle era uma figura popular na sua escola, aquele que chamava atenção pelo dinheiro, importância social e, principalmente, beleza exterior. Ainda assim não era o bastante. Sua única família é o pai, com quem não pode contar para qualquer hora, só se o caso envolver dinheiro. Frustrado, ele descontava isso nos outros da escola, os menos favorecidos na aparência. Em uma eleição de estudantes, ele foi escalado apenas por esse porte de popular... e uma pessoa se pronunciou dizendo o quão injusto era essa escolha. Kendra fisgou a atenção de Kyle, não de um bom jeito, pois ele brincou com ela para humilhá-la perante todos. Ela sabia dessa possibilidade, porém tinha entrado nessa dando-se o benefício da dúvida, afinal sempre esperamos que as pessoas não sejam tão previsíveis. Só que ele foi, e ela se revela uma bruxa, jogando um feitiço que o “revirou do avesso”, refletindo o que ele era por dentro, uma pessoa horrível. Agora era grande, tinha pelos por todo o corpo, garras nas mãos (como mesmo a Fera do desenho X-men Evolution) e só ele mesmo poderia se livrar de tal maldição se encontrasse alguém que o amasse do jeito que então se apresentava, amando a pessoa de volta. Tinha o tempo de dois anos, senão ficaria assim para todo o sempre.
Uma besta, era isso que ele parecia. Quando o pai descobriu, nem toda a busca pelos conhecimentos da medicina lhe oferecia boas opções... foi então que o pai reforçou o que Kyle já temia, o pai se afastou dele, dando-lhe uma moradia onde ele poderia viver sem ser visto pelas pessoas. Apenas Magda ficou ao seu lado, a empregada estrangeira, e Will, um tutor cego acompanhado de um cachorro-guia. Na verdade, Kendra também ficou de seu lado, conversando com ele de vez em quando através de um espelho mágico que ela lhe deu. Com esse espelho ele tinha a imagem de quem quisesse no mesmo segundo, só pensando ou dizendo um nome. O objeto mostrou o que por muito tempo ele não quis ver, a opinião de seus amigos e a falta que ele não fazia naquele ambiente. Percebendo quão ruim ele era, ele toma o nome de Adrian para se desprender desse velho eu.
O livro se divide em 6 partes que traçam os momentos significativos da narrativa, corridos e misturados ora e outra com algumas mostras de um bate-papo na internet com outros seres que foram encantados e passam por problemas parecidos, o que garante uma ótima descontração dos tempos sombrios de Adrian, sem falar de seus comentários sobre si mesmo em desdém, sarcasmo e zoação, porém bem sinceros. Ele não acreditava nele mesmo. Com pouca esperança de encontrar alguém para amar, a história lhe traz uma amiga que uma vez desprezara na escola, que ele logo descobre o perigo que ela corre nas mãos do traficante do pai dela. O cretino praticamente vende a menina, e Adrian aceita. Mas o que Lindy quer? O que Lindy pensa sobre isso? Que esperanças Adrian poderia ter? Como correr contra a maldição? E o tempo? Que lição era essa?
Outra coisa que chama atenção são as referências de clássicos da literatura e como essa leitura salvava um pouco de Kyle/Adrian de se perder nele mesmo. Conversar sobre isso o ajudava a ser mais comunicativo e entender o que fica nas entrelinhas tortas da vida, desde os sentimentos mais sombrios aos mais nobres.
Leve e surpreendente, A Fera é daqueles livros que dá vontade de ler tudo de uma vez, que tira uns sorrisos mesmo quando a coisa está séria. É aquele toque de esperança que precisamos de vez em quando.

Hannah Monise 27/01/2012

Mudanças...
Eu realmente não achei que gostaria tanto desse livro a ponto de ele se tornar um dos meus favoritos. A história é linda, os personagens são maravilhosos e a autora conseguiu desenvolver um bom livro sem vilões, por incrível que pareça!

Kyle Kingsbury é um garoto popular, lindo e loiro, daqueles por quem toda garota se apaixonaria, ou teria, pelo menos, alguma quedinha! Ele namora a garota mais bonita e superficial da escola, e claro, se acha. Depois de ter convidado Kendra para o baile, só para brincar com a cara dela, ele é transformado em fera. Como quebrar o feitiço? Ele tem dois anos para se apaixonar por alguém de verdade, e fazer essa pessoa se apaixonar por ele.

É um conto de fadas moderno, A Bela e a Fera nos dias atuais, em Nova York. O livro inteiro é lindo... faz-nos perceber o quanto mudanças são importantes!
Kyle Kingsbury, ao começo da história, tem uma personalidade insuportável! Se acha o mais lindo da escola, namora a mais linda, não tem amizade com gente feia e é filho de um apresentador de jornal muito famoso; por isso, acha que pode tratar as pessoas com superioridade, rebaixando-as. Depois que ele age de uma forma totalmente desagradável com Kendra, ela acaba transformando-o em uma fera, e a única forma de quebrar esse feitiço é se apaixonando de verdade por alguém.
Seu pai, por vergonha do filho ser uma fera, acaba mandando-o para uma casa em Brooklyn, de 5 andares, com a empregada Magda. Kyle, exige que seu pai coloque internet e contrate um professor. Sair de casa não é uma coisa muito esperada por ele, por causa de sua aparência, então ele começa a usar a internet, a ler, estudar e cuidar de rosas. Rosas se tornam sua paixão!
Um dia, um homem entra na estufa de suas rosas e assim que vê que era para conseguir dinheiro para comprar drogas, ele ameaça o homem. E é dessa forma, indiretamente, que Linda acaba entrando de verdade na história, porque antes aparece somente como alguém que estava trabalhando na bilheteria do baile.
Kyle, que muda seu nome para Adrian em uma certa parte do livro, acaba mudando sua personalidade, principalmente quando Lindy se torna sua "prisioneira". De uma certa forma, ele se transforma de vilão para o mocinho da história. Kendra, a bruxa, tenta ajudá-lo, e por isso, não acredito que possamos vê-la como uma vilã. Lindy é uma garota frágil, que ama ler, é bem amável e insegura.
E há a paixão por livros dos dois! Kyle começa a gostar de ler, e Lindy já tem essa paixão desde sempre.
A autora modernizou o conto A Bela e a Fera sem alterar os principais fatos. Ver o quanto uma pessoa pode mudar por algo que aconteceu em sua vida é um dos pontos mais legais da história. E fazer com que o personagem principal seja o próprio vilão no começo é algo bastante diferente.
Detalhe para a capa que tem desenhos de rosas, totalmente a ver com a história!

"Quem não consegue ver o que é precioso na vida nunca será feliz." (Página 37)
"É assim que o verdadeiro amor tem que ser: a pessoa faz parte da sua alma e você sempre sabe o que ela sente." (Página 273)

GisellenRosa 25/01/2012

A Fera
O livro é de Alex Flinn e se trata de uma versão literária inovada do famoso conto "A bela e a Fera" vista e contada da maneira da Fera em nossa atualidade. Kyle é um jovem abençoado por uma grande beleza exterior, porém a usa de forma indevida menosprezando aqueles que acha serem inferiores a sua beleza e riqueza, até que um certo dia encontra kendra uma bruxa que inconformada com a soberba de kyle decide lançar um feitiço sobre ele em que ele se transforma em uma fera e tem dois anos para poder encontrar alguém que o ame mesmo ele sendo uma fera, ou se tornará uma fera para sempre. Através deste feitiço ele começa a aprender o que é a beleza interior.
A maneira como a autora narra é completamente envolvente, as páginas viram com muita facilidade e o enredo não tem pontos maçantes, é ótimo para quem quer começar uma leitura e não está acostumado com livros, a história é realmente apaixonante, e vale a pena perder dois ou três dias lendo.

Silvana 20/01/2012

Adaptação do clássico A bela e a fera,amei!!!!!!!!!!! è meio adolescente mas eu recomendo mesmo assim

Cibele 20/01/2012

Pode ter sido culpa das minhas altas expectativas, mas eu me decepcionei. A autora disse ter pesquisado diversas versões da história, mas eu, até então, só conhecia a versão da Disney. E essa me pareceu muito similar àquela que eu já perdi a conta de quantas vezes assisti. Muitos acontecimentos e até mesmo a aparência da Fera são semelhantes em ambas as versões.

Até a metade do livro eu estava simplesmente encantada e achando que esse se tornaria um dos meus livros favoritos, mas depois que Kyle (A Fera) começa a conviver com a "Bela" os diálogos e pensamentos começam a ficar extremamente repetitivos o que torna a leitura muito cansativa. Continuei lendo mais pela esperança de uma reviravolta inesperada, mas não aconteceu nada além do que imaginei. A autora simplesmente pegou a versão mais conhecida e mudou o ambiente para o Ensino Médio. Ao término da leitura meu principal sentimento era de decepção e aquele eterno pensamento de que "poderia ser mais".

Leia a resenha completa em: http://www.euleioeuconto.com/2011/09/fera.html

Nica 18/01/2012

A Fera - Um clássico moderno
"Algo bonito é precioso, não importa o preço. Quem não consegue ver o que é precioso na vida nunca será feliz."

A Fera de Alex Flinn é uma belíssima e surpreendente releitura do clássico dos irmãos Grimm "A Bela e a Fera". Demorei um pouco pare ler esse livro pois tive receio de que fosse mais uma historinha boba de adolescentes, mas Alex conseguiu adaptar perfeitamente o conto dos irmãos Grimm para o mundo de hoje, um mundo cada vez mais fútil - ligado ao exterior - e cada vez mais virtual - onde as pessoas se escondem atrás de nicknames e falsos perfis.
Aconselho aqueles que como eu assistiram ao filme antes de ler o livro a "perderem" um pouquinho do seu precioso tempo e navegar na história de amor de Kyle e Lindy mas, principalmente, navegar na história de autoconhecimento...
O amor é capaz de mudar o interior de uma pessoa, de transformar, de fazer com que o simples seja precioso!

Zara 16/01/2012

"A Fera"
Não que eu precise de justificativa para escrever no meu próprio blog, mas na verdade preciso de inspiração, e isso eu tive nesta madrugada.
Peguei o livro "A Fera", de Alex Flinn, que por sinal já virou filme nos cinemas, e li em absolutamente seis horas....seis encantadoras horas que eu passei com o personagem Adrian, não que eu seja algum tipo de tiete de personagens encantados, mas é que Adrian é realmente encantador.
O livro me conduziu a reflexão sobre a beleza interior, e me fez recordar de figuras que conheci, que nada tinham de belo exteriormente, mas no interior não podiam exalar mais beleza.
Adrian era assim, belo por fora - na "casca" - mas arrogante e prepotente por dentro, porém precisou utilizar de algo mais, além da beleza, e se deu conta de como ele poderia ser interessante e conseguiria cativar as pessoas pelo simples motivo de ser ele mesmo.
Neste fluxo de reflexão, lembrei da famosa frase de Vinícius de Mores: "Desculpem as feias, mas beleza é fundamental", será? Eu gostaria realmente que ele se referisse á beleza interior, porém infelizmente, não posso fazer conjecturas.
Adrian se tornou uma fera, uma monstruosa fera, que tinha um lindo jardim e um único desafio, encontrar o verdadeiro amor, e até que isso acontecesse ele simplesmente cultivou seu jardim, assim como Shakespeare um dia já exaltou: "Plante seu jardim e enfeite sua alma, sem esperar que lhe tragam flores".
Adrian alcançou seu objetivo e mostrou para si e para as pessoas que nada adianta ser popular, bonito e não ter amor ao próximo, pois amar e ser amado é o grande objetivo da humanidade.

Para os interessados uma ótima leitura da versão moderna da história da Bela e a Fera.

Autor
Zara Abrahão Ramos

Nathi 09/01/2012

Resenha - A Fera
Kyle Kingsbury sempre foi condicionado a acreditar que a aparência física e o status de alguém são tudo o que importa. Sua mãe o abandonou quando ele era criança, e seu pai, âncora de um jornal televisivo, vive para o trabalho e mal se importa com o filho.

Ele é aquele garoto por quem todas se apaixonam. Loiro, olhos azuis, corpo perfeito, popular e rico. Sua relação com as pessoas é superficial; receber significa dar algo em troca. Além disso, ele menospreza e ridiculariza todas as pessoas que, segundo ele, não estão dentro do padrão de beleza e de seu nível social.

Certo dia ele convida Kendra, uma garota um tanto esquisita, para o baile da escola, com o intuito de lhe pregar uma peça... Mas o que ele não esperava era que ela é na verdade, uma bruxa disfarçada.

Kendra acaba se vingando da brincadeira de mau gosto e joga-lhe um feitiço, transformando Kyle em uma fera. Seus membros transformam-se em garras e sua pele, antes perfeita, está recoberta por pelos espessos. Por fora ele não é mais humano, é um animal.

Porém nem tudo está perdido! O feitiço pode ser quebrado e Kyle voltará a ser como era, mas para isso ele precisa encontrar uma garota que se apaixone por ele e lhe dê o beijo do amor verdadeiro. O problema é que Kendra lhe deu apenas dois anos, caso contrário ele permanecerá uma fera para sempre.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/11/titulo-fera-autora-alex-flinn-editora.html

Amanda Taísa 08/01/2012

Doce, Lindo e Tocante.
Delicioso, essa é a palavra que define a escrita desse livro.

Uma história doce e envolvente, com uma escrita delicada e fácil.

Kyle é o sonho de qualquer garota:lindo, rico e popular, mais por trás dessa aparência a um rapaz insensível, sem coração, que só da valor a si mesmo. Tudo muda quando uma bricandeira acaba tendo sérias consequências e transforma sua vida para sempre.

Eu simplismente ADOREI o livro, e tão fofo, gostoso, doce (desse jeito parece até que estou falando de um bolo rsrs), mais não da para falar desse livro sem usar esses adjetivos; me encantou desde a primeira página.