Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Larissa2501 11/07/2023

Jorge Amado é meu autor favorito e eu amo tudo que ele escreve, quando li o final desse livro fiquei triste o dia inteiro, lindo demais

Diogo 07/07/2023

É doce morrer no mar.
Já havia lido um livro do Jorge Amado, Capitães da areia, então já estava ciente de que esse seria um grande livro. E é mesmo. Um romance muito bonito, trágico e espirituoso. Recomendo demais!

maria 01/07/2023

Como é doce morrer no mar
Quando leio jorge amado, só penso de que maneira ele vai conseguir destruir o meu psicológico dessa vez. (obrigada jorge amado por ter escrito esse livro tão lindo sobre o mar, sobre os homens e as mulheres do mar, sobre a vida no mar e sobre iemanjá.)

Heyitsab 26/06/2023

Cara, achei incrível. A forma que o autor descreve os cenários e os personagens, a musicalidade de alguns trechos, tudo isso e muito mais formaram uma verdadeira obra prima.
Leiam!!!!

JoAo366 20/06/2023

É doce morrer no mar...??
Jorge Amado, você é foda! Li "Mar Morto" por ser uma das obras indicadas pela UEMA e também pela curiosidade que tinha de ler outras histórias do J.A. após ter amado tanto "Capitães da Areia". Só posso dizer que valeu muito a pena.

Esse livro despertou em mim o desejo de conhecer pessoalmente a Bahia, e me levou em uma viagem incrivelmente completa pelo Recôncavo Baiano. Ele retrata de forma muito precisa a realidade dos marítimos, a religiosidade ("A Mãe e Mulher de Cinco Nomes") e a relação dessa população com o mar, tudo isso carregado de lirismo e beleza.

Já até comprei minha cópia de "Gabriela, cravo e canela" para a próxima leitura dele.
Fabio 14/08/2023minha estante
Se vc já gostou sem conhecer Salvador, releia qdo conhecer

Nietzsche2 19/06/2023

Mar morto
Lido ?mar morto? de jorge amado.

temos aqui a retratação das pessoas do recôncavo baiano, a vida dos pescadores, marinheiros, saveiristas e suas mulheres.

o núcleo principal da história é o mar, todas as direções são por ele, nele e pra ele. além dele, temos um personagem principal chamado guma. um mestre saveiro, que desde menino já conduzia um barco. adulto vem se apaixonar por livia, uma bela morena que ama tanto esse homem que teme em constante por seu futuro iminente, ser morto nessa vida no mar.

que apresentação maravilhosa sobre a luta diária desses trabalhadores do mar pela sobrevivência. chega a ser lírico e trágico. com uma escrita simples somos emergidos nesses personagens que não são bem explorados, entretanto nos fisga pelo carisma e compaixão.

não há cômico aqui, é notável que há uma tensão que percorre toda a história, um sentido de alerta, transmitindo que algo trágico irá acontecer.

?desgraça não vê idade? - pág. 107

a ressalva que cito é a redundância do autor, que durante várias páginas fica a repetir as mesmas frases, as indagações dos personagens e conceitos.. não chegaram a me irritar, porém não precisava estar constantemente repetindo.

retirando isso, é muito bom todo o conceito da crítica social mesclado com a mitologia do mar.. é poesia abundante sobre ?mares? morto.

no finalzinho o jorge amado vem a concluir com um acontecimento de apertar o coração. mas é isso, como o mesmo colocou frequentemente no livro:

?é doce morrer no mar?

Kinos0 17/06/2023

Racista
Um branco tentando se aproveitar de uma cultura que n lhe pertence, as lacunas que n entendem completam com misticismo. Nada de novo

clarabreslauer 14/06/2023

Jorge amado gigantíssimo
Meu primeiro contato com Jorge Amado e meu deus... tive um começo um pouco difícil com o livro mas foi uma questão totalmente minha em relação ao meu momento de leitura porém quando engatei foi tão maravilhoso! a escrita é genial e foi tão fácil imaginar todas as cenas como um filme. não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei. clássicos são clássicos por um motivo. Odoyá Rainha do Mar!

Matheus800 12/06/2023

MARAVILHOSO
Como disse Mário de Andrade em uma carta direcionada à Jorge Amado ?Calouro no País das Carnaúbas e no Cacau, já terceiranista no Suor, diplomado com distinção em Jubiabá, e já agora doutor completamente em Mar Morto.?

Até agora sentindo esse final de Jaqueline ???????

Juj 03/06/2023

?ele se foi a afogar?
é absurdo o poder da narração desse escritor, desde a própria descrição das cenas mas também do sentimentalismo atrelado a elas. da mesma forma que nunca esqueci da sensação de ler a cena dos capitães de areia no carrossel jamais vou esquecer dos saveiros e personagens que mar morto conta

bi-a 29/05/2023

O mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem.
O primeiro livro que li do autor.

Cá estou eu ainda estarrecida com esse final que foi um dos mais lindos que li. Com um singular lirismo poético, Jorge Amado constrói a história de amor entre Lívia e Guma de forma que é quase impossível não torcer por um final feliz. Mas não se enganem, Mar Morto não é um romance água com açúcar. Temos um romance que é também fincado na realidade. Isso porque a obra retrata a difícil realidade dos marinheiros do recôncavo baiano, a pobreza, as crianças que tão cedo saem da escola para conduzir um saveiro a fim de ajudar a família, o destino trágico das viúvas dos saveireiros. Há muito sobre fé, sobre a esperança de um milagre para a população do cais, sobre Iemanjá.

Enquanto acompanhamos os percalços e as alegrias desse jovem casal, também é apresentado ao leitor personagens cativantes e quase míticos como Rosa Palmeirão, uma mulher temida e destemida que leva uma navalha na saia e um punhal no peito; Chico Tristeza, que um dia foi embora em um grande navio para outros mares; Besouro, que lutava contra barões, viscondes e marqueses, e que brilha no céu como uma grande estrela; entre tantos outros. Uma leitura gostosa que despertou-me a vontade de ler mais obras de Jorge Amado.

Mirella.Maria 27/05/2023

Surpreende
Confesso que em muitos momentos achei o livro bem repetitivo, muito didático e até enfadonho. Parecia que não tinha uma história de fato, nada acontecia e que seria apenas um apanhado de causos dos marítimos.

Mas claro que Jorge acaba nos brindando com um final belíssimo e não nos decepciona! É um livro muito poético e que claro, traz a fé do autor na força revolucionária do povo!

alicefnevs 19/05/2023

A luta era seu milagre
QUE LIVRO LINDOO!! Esse livro cravou e firmou que eu TENHO que ler mais os livros do autor!! Uma história de amor linda demais e tantos pensamentos incríveis
sério amei

Lari 19/05/2023

" desgraçado é o destino das mulheres dos marítimos."
Jorge Amado nos cativa novamente com livro Mar Morto, onde traz a realidade dos marinheiros do recôncavo baiano, as tragédias e o sofrimento das mulheres com seus filhos e maridos, sem saber se ela vai votar do mar, que torna um círculo vicioso, e é onde encontramos a professora e o doutor tentando quebrar esse círculo.
Guma é o cara destemido e sem medo, ama a vida que leva no mar e ama Lívia, moça da cidade alta que desconhece as dores de ser mulher de um marinheiro.
Os primeiros capítulos são monótonos sem ritmo, porém aos poucos a história pega fôlego. Jorge retrata a religião de uma forma que nunca tinha visto em qualquer outro livro, e isso é explendido. Apesar de ser um livro denso vale muito a pena emergir na leitura.

Leticia 13/05/2023

Lindo romance de Jorge Amado. Comeca um
Pouco confuso, no meio da história, mas logo em seguida conquista o leitor. Ambientado no cais da Bahia, descreve as dificuldades das familias que dependem do mar para sobreviver. Iemanjá sendo reverenciada do incio ao fim do livro. Um classico sempre atual.
No final do livro , uma linda declaração da Zelia Gattai justificAndo porque esse é seu livro favorito de Jorge Amado. Para mim, maravilhoso livro, mas ainda prefiro Capitães de Areia ??