Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

MarcosQz 07/09/2023

É doce morrer no mar
Os primeiros três capítulos são de uma tristeza que te laça apertado, mais pela beleza de como é contado que pela tristeza em si. É uma apresentação dos personagens principais de Amado, suas formações brutas e sonhos perdidos, seu desejo, amor e ânsia por morrer no mar, para encontrar Janaína, Princesa de Aiocá, Iemanjá.
É a história de Guma e do povo do cais do porto da Cidade da Bahia. A história de Iemanjá e de Rosa Palmeirão, que poderiam muito bem ser a mesma. O capítulo "Iemanjá dos cinco nomes" é a história das duas, de uma beleza e tristeza que se misturam, entrelaçando as histórias. Sendo amante e mãe de Guma. É poético.
Antônio Balduíno, protagonista de Jubiabá, aparece brevemente numa cena de aposta de corrida de saveiros, cena que se passa também em Jubiabá.
Mar Morto tem ótimos momentos, como o aparecimento de Leôncio. A guerra interna de Guma por ter traído seu amigo e sua esposa, as entradas no mar em noite de tempestade para salvar naufragos de outros saveiros e barcos, até mesmo um navio. O preto Rufino, apaixonado por Esmeralda, que tira a própria vida, por não querer fazer mal ao melhor amigo, que o traíra. É a história do desejo e o sonho da professora Dulce, para que o povo acorde da opressão e miséria, o retorno de Chico Tristeza, um negro hérculeo, que rodou um mundo em navios, é a história de amor que não termina.
Mar Morto é um romance de várias histórias, de muitas mortes, de muito amor, de muita tristeza, de uma beleza triste e emocionante que talvez só um homem do mar saiba mesmo contar.

Fabio 04/09/2023

Um poema em prosa
Uma história envolvente, com sabor da Bahia, permeada com tragédias, e principalmente, por corajosas personagens femininas, que saem do papel de coadjuvantes e tomam a cena principal...fiz uma relação desse livro com a música "Mulheres de Atenas" de Chico Buarque...O único ponto negativo é que a história por vezes se torna repetitiva, mas isso não tira o brilhantismo desse clássico de Jorge Amado! Recomendo a leitura!

joaognx 22/08/2023

Incrível, personagens cativantes e uma história linda, triste e realista que nos prende ao universo criado pelo autor ?

zalve 19/08/2023

SERIO
Eu amo literatura nacional ?? o papel do jorge amado é nos fazer se apaixonar pelos personagens e ele conseguiu novamente. ai é tão bom ler histórias assim me sinto inserida na nossa história e cultura. mar morto é um livro pra quem reconhece o amor e a energia louca que existe no mar.

Beto | @beto_anderson 17/08/2023

Às vezes, repetitivo
Achei a primeira parte bem chatinha, demorando algumas semanas para ler. Em compensação da pagina 100 em diante tudo ficou bem fluido. Achei que o autor repete muitas frases ao longo do livro. Muitas vezes a repetição se dá num mesmo parágrafo. Sei que isso acaba sendo por uma estética do autor, mas tornou-se chato em alguns casos. Gostei do final de Rufino e Esmeralda.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

sarah 12/08/2023

Surreal
Demorei mais de 3 meses pra finalizar esse livro, mas não tenho dúvidas que valeu a pena.
Jorge Amado mostra a realidade em forma de um livro incrivelmente bem escrito.
O final é lindo e toda a construção de todos os eventos também.

Mell 11/08/2023

Obra de arte pura
Esse é sem dúvidas um dos melhores livros brasileiros que já li na vida! Todos sabemos que Jorge Amado é um clássico - e com total razão - mas esse livro me fez criar uma paixão gigantesca pela escrita de Amado.
Eu já havia lido "Capitães da Areia" há anos, e havia gostado bastante, mas nada se compara com "Mar Morto". A história te envolve de uma forma que cada vez mais queremos saber o destino de Guma, e como foi que as coisas aconteceram até chegar ali.
A leitura é muito leve e fluida, a gente lê páginas e páginas sem nem perceber, só apreciando a escrita gostosa do autor.
Honestamente, acho que se quiser ser conquistado por Jorge Amado, comece com "Mar Morto".
Por fim, e aí é um gosto extremamente pessoal meu, achei muito bonita a forma como o autor construiu as personagens femininas no livro. À princípio elas parecem ser meras coadjuvantes, mas se olhar com calma, podemos ver a força e resistência das mulheres que sobrevivem sem seus homens. Elas são grandes forças da natureza, como o mar e Iemanjá.

AndreTaff 03/08/2023

Ótimo livro
Nunca tinha lido nada do Jorge Amado, e fiquei surpreso com a fluidez da leitura. Os personagens são fortes, bem construídos, e mesmo que não haja grandes surpresas, o livro agrada de ponta a ponta.

ciliane.ogg 30/07/2023

Chorei com o final do livro.
É uma desgraceira maior que outra. A pobreza limita suas opções na vida, e Jorge Amado deixa claro nessa obra de que não tem escolha se você não tem opção.
Vale muito a pena a leitura ?.

Icaro 26/07/2023

Maravilhoso
Difícil saber qual o melhor livro de Jorge Amado, mas certamente esse está entre seus 3 melhores.

Eu gosto dos livros de Jorge porque ele te pega com a mão, te carrega e te coloca naquele lugar, naquele tempo, com aqueles personagens.

A descrição bem feita, a linguagem simples, a transparência dos personagens. Ser bom e ruim, ser feliz e triste, tudo é maravilhosamente lindo em Jorge Amado.

Mar morto não pode ser descrito, precisa ser sentido. Um dos melhores livros da literatura brasileira.

Primeira indicação da nossa Presidenta do Clube, Yasmine Oliveira, chegou arrebentando!

Sira Borges 26/07/2023

Mar morto
Que livro lindo!!!! A história, as personagens, o cenário, a maneira perfeita e poética, quase musical, com que Jorge Amado conta as vidas dos marítimos dos cais de Salvador, e principalmente, o final (que final!!!), enfim, tudo nesse livro é lindo!!!!

Jub's 21/07/2023

Ele já escreveu coisas melhores
Livro chato de ler: tentei ler umas 3 vezes por que a escrita me pegou bastante no tédio, mas a história é legal, passa uma ideia boa, só foi a escrita que pesou mesmo. Pelo menos isso na minha opinião. :)

gabrielle vitoria 20/07/2023

Meu segundo livro do jorge amado e estou fascinada! me trouxe um misto de sentimentos a cada página lida.

Larissa2501 11/07/2023

Jorge Amado é meu autor favorito e eu amo tudo que ele escreve, quando li o final desse livro fiquei triste o dia inteiro, lindo demais