O Historiador

O Historiador Elizabeth Kostova

Resenhas - O Historiador

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fran 01/07/2011

Não sei se a culpa foi minha, mas o livro não me pegou. Eu gosto da mistura de ficção com história real e esse talvez tenha sido o único ponto forte desse livro.

Foi por causa dele que li Drácula, já que conta a historia de Vlad Tepes, que realmente existiu e era chamado de Conde Drácula (que significa Filho do Dragão, brasão de sua família).

Fora isso, o livro é todo enrolado, confuso. As pistas achadas não esclarecem o leitor, apenas o personagem do livro entende. E quando a pista é muito óbvia, quem não entende é o personagem. Enfim...

Achei que as primeiras 450 paginas forma enroladas demais para tudo acontecer nas últimas 100. Ou seja, a história não manteve um ritmo e, quando o ápice estava para acontecer, ele passou tão rápido que foi decepcionante.

Sei que foram 10 anos de estudo, e o livro vale por isso. Mas a parte ficcional deixou a desejar.
Liby 02/07/2011minha estante
Nossa! Concordo muita coisa com você. Sinceramente não acho que o livro deveria ser vendido como uma ficção, pois justamente a parte ficcional é incrivelmente rídicula.
Sim... É uma aula de história da arte e arquitetura. Uma viagem maravilhosa pelo velho e velhíssimo mundo... Mas que final foi aquele? Totalmente decepcionante. Como livro didático é muito bom. Como história de vampiro...
Enfins... A autora levou dez anos de pesquisa (e cá entre nós, perdeu uma ótima oportunidade de apresentar um mestrado ou doutorado...) e eu (literalmente) levei um ano para conseguir lê-lo. Achei uma grande propaganda enganosa quando se referem a "força dramática do seu enredo e na imensa vitalidade de seus personagens". Acho que vou reler Drácula de Bram Stoker. ¬¬

Ludmila-s 06/01/2009

A estória se passa em três gerações mas é muito bem ligada.É diferente e ineressante o modo que a autora conta a estória e descreve os lugares por onde os personagens passam.
Dá vontade de seguir o mesmo roteiro pra conhecer esses lugares.

Luana.Walery 30/03/2024

A você, leitor sagaz, confio minha história...
O Historiador é um livro com um enredo impecável. Super detalhado, e com muito contexto histórico como eu adoro. A história parece um pouco confusa no início, mas tudo acaba se encaixando conforme a leitura vai avançando. 5 estrelas!

bonderbooks 28/02/2011

Vampiros
O melhor livro sobre vampiros que eu já li até hoje. Vale realmente a pena ler esse livro. É uma grande aventura histórica onde o real se confunde com fantasias e lendas.

Sweet-Lemmon 29/08/2012

Na minha vida adulta, O Historiador, foi provavelmente um dos livros que mais demorei para terminar de ler. Três semanas, quase um mês. Isso não quer dizer que o livro tenha sido ruim ou chato mas que simplesmente não era o tipo de leitura rápida e inconsequente. E, é claro, que o tamanho do livro também não ajudava (a minha versão não é de bolso e com certeza não dava para levar na bolsa).

O Historiador é um livro detalhista que faz a gente saborear cada detalhe de uma estória fantástica. Sim, alguns podem o considerar um pouco enfadonho mas quem ama História como eu achará o conto uma aventura fantástica.

O livro são as memórias de uma mulher, historiadora, quando esta, em 1972, aos 16 anos de idade, acha na Biblioteca do pai algumas estranhas cartas. As cartas dizem respeito à um misterioso livro e à provável existência de ser maligno, Drácula.
O livro é contado em dois tempos: o tempo da narradora adolescente e o tempo de seu pai, cerca de vinte anos antes. O Historiador é sobre uma busca, a busca do mal e de tentar detê-lo.

Eu li O Historiador para o Desafio Literário 2012 cujo tema desse mês era terror. Aqui, o terror, apesar de presente, não acontece de forma óbvia ou banal. Em muitos momentos, é quase um “terror psicológico”, nas sombras. Alguns podem nem considerar o livro propriamente "terror"mas sim um thriller histórico. Hosnestamente? É apenas um detalhe.

Ao contrário dos vampiros “atuais”a que estamos acostumados, os seres de O Historiador não tem nada de românticos ou sensuais. São seres do mal, macabros. Drácula é belamente construído pela autora através da figura histórica de Vlad Drakula. É nisso justamente que o livro se torna tão interessante. Tudo é tão bem arquitetado que até mesmo parece real. As questões históricas, antropológicas, as lendas. O trabalho de pesquisa da autora foi incrível.

Além disso, a estória se passa durante um período conturbado do mundo: a guerra fria. É claro que uma caça ao vampiro já seria complicada nos dias de hoje, mas de certa maneira as fronteiras estão livres na maioria das vezes. Este não era o caso da época retratada no livro. Paul, o nosso herói, pai da narradora, era americano e, para um americano, conseguir entrar nos países da Cortina de Ferro era bem complicado. Isso me faz lembrar de quando eu era criança, nos anos 80, e meus avós foram para a Alemanha e eles não puderam visitar alguns parentes e amigos que moravam na parte oriental de Berlin. Meu avô nunca conseguiu voltar à Dresden, cidade natal de seu pai, pois a cidade estava 'do lado' dos soviéticos e ele era Alemão Ocidental. Para mandar cartas entre Berlin Oriental e Ocidental era preciso enviar a carta pro Brasil e depois a gente mandava de volta pra Alemanha. Assim, talvez a pessoa recebesse a correspondência.

A Guerra Fria foi um período triste da História que se encerrou não faz muito tempo assim e as pessoas parecem se esquecer ( a não ser quando assistem algum filme do James Bond). Eu gostei muito da autora ter colocado este diferencial, uma dificuldade político-histórica.

"(…) a história humana é cheia de más ações, e talvez devêssemos pensar nelas chorando, e não fascinados. "

Apesar da aparente frieza do tema, existe também margem para emoções e sentimentos. Mesmo que este não seja um livro romântico, o amor está presente sim, a amor romântico, de pai e filha , e é claro, o amor pela História, pelos livros.

"Inclinei-me e a beijei novamente, dessa vez nos lábios. Seus lábios eram quentes e doces. Quando a deixei, dirigindo-me rapidamente para onde deixara Helen e a minha pasta, vi no rosto da mulher o brilho de uma única lágrima. Li em algum lugar que não existe uma lágrima única, essa velha metáfora poética. Talvez não haja mesmo, porque a lágrima dela era apenas a companheira da minha.

A autora se detém bem em detalhes e talvez a estória pudesse ter sido um pouco mais enxuta, apesar de como eu disse, eu adorar História; ela pode soar um pouco cansativa em alguns momentos, com muitos detalhes e informações, porém, a meu ver, o grande defeito do livro foi o final. Apesar de todo o “detalhamento”, o desfecho soou apressado demais, quase maniqueísta. Foi uma solução muito “rocambolesca” (ou ‘nada a ver’ mesmo) para uma trama que primava pelo realismo. Uma pena, mas, de toda a maneira, não tira o brilho da obra.

Eu não diria que O Historiador é um livro para todos. Ele pode ser difícil e longo- e tenho certeza que, até mais ao menos ¼ do livro, muitos se sentirão tentados a abandonar a leitura. Só posso dizer uma coisa: tentem: vocês podem se surpreender. À partir do momento que a gente finalmente “mergulha” na estória, não consegue mais parar.

Está mais do que recomendado.

Leia a resenha completa, com capas originais e links ativos no meu blog:

acandec 12/01/2011

Impressionante e Persistente
Se ajudar alguém, diria que é um Código Da Vinci misturado com Drácula. Desculpem aí os críticos mais sagazes se me equivoquei feio, só tentei ser mais popular.
Devido à enorme quantidade de detalhes que ele traz, e ainda nem curto livros com aquele toque de História, ele fica cansativo e é bom dar umas pausas pra recuperar o fôlego.
Mas mesmo assim, é muito bom e viciante. Se fosse menor daria para ler em dois dias, pois os capítulos terminam numa sede para os próximos passos que você não se desprende.
E, acima de tudo, é um livro adulto. Apesar de falar sobre vampiros, não martela naquele clássico tema de amor/sedução.
Simplesmente muito recomendável! Tomara que o filme saia e fique tão bom quanto o livro :)

Raquel 28/08/2013

Histórias atrás de histórias...
Uma emocionante história que oscila sempre entre realidade e fantasia, e nos transporta para a lembrança da lembrança da lembrança dos personagens, sem monotonia. Mil mundos e histórias que se cruzam e formam em fim uma aventura emocionantíssima! Vale muito a pena!

Louise 16/08/2023

Que livro fascinante,a história é muito boa e a leitura é muito fluída.
Personagens perfeitos, adorei tudo nesse livro.

Daniel 21/04/2013

Istoric
O historiador é uma obra de arte maravilhosa, Elizabeth Kostova conseguiu algo muito difícil, continuar a obra de um mestre.
Bram Stoker escreveu Drácula, criando uma ficção altamente aproveitada até hoje, tendo base em um personagem histórico famoso por sua maldade, ele imortalizou a figura imortal do vampiro.
Kostova em seu livro mescla o Conde Vlad III, o histórico Empalador, com Conde Drácula o Vampiro, imortal e incansável em sua busca.
A mistura perfeita em minha opinião, verdade buscada em fatos históricos, com a lenda passada de geração em geração.
Exímia escritora em diferentes formas narrativas, te faz viajar em momentos históricos diferentes, através de personagens diferentes. Presente, passado e mais passado ainda se misturam para formar uma trama intrigante, imprevisvél e maravilhosa.
Recomendo veementemente, mas recomendo que leiam Drácula primeiro.

Marcia Lopes 05/06/2016

O historiador é um romance incrível que através de seu protagonista, conta a história de Vlad o empalador culminando com o ser mítico “vampiro”. O que tem a ver? Bem… segundo essa história, a crueldade desumana desse governante e sua morte misteriosa deu origem à lenda Drácula e historiadores do mundo todo ou perderam sua sanidade ou suas vidas a procura da verdade.

E as resposta você vai descobrir nessa aventura que começou há tempos com o pai da nossa personagem. Por décadas ele seguiu os passos de Vlad.
E agora ela descobre através de cartas escritas pelo pai que se encontra desaparecido fatos desconcertantes sobre sua mãe… Começa então a seguir as pegadas do pai e chega há uma descoberta surpreendente.
Além do fato desse “ser” tão explorado depois de Bram Stocker… possa não ser ficção.

E além disso o livro é uma poesia de amor aos livros, o enredo é todo envolto em mistério , aventuras e muita informação históricas que deixa o leitor deliciado e satisfeito.
Eu amei a leitura desse livro. Nota 10
Fiquem curiosos rs

Nota ao Leitor
Nunca tive a intenção de passar para o papel a história que se segue. Recentemente, contudo, um inesperado conjunto de circunstâncias forçou-me a relembrar os episódios mais perturbadores da minha vida e das vidas das pessoas que mais amei. Esta é a história de como, aos dezesseis anos, parti em busca do meu pai e do seu passado, e de como ele próprio partiu em busca do seu amado mentor e da história desse mentor, e de como todos nós nos encontramos numa das mais sombrias encruzilhadas da história. É a história de quem sobreviveu a essa busca e de quem não sobreviveu, e porquê. Como historiadora que sou, aprendi que, na realidade, nem todos os que se voltam para a história do passado conseguem sobreviver-lhe. E não é só voltarmo-nos para trás que nos põe em perigo; às vezes, a própria história estende inexoravelmente para nós a sua garra tenebrosa, procurando alcançar-nos. (…)

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-o-historiador-elizabeth-kostova/

brunadafonseca19 18/05/2024

A história tem muito potencial, mas faltou alguma coisa
Se você se guia só pelo título não dá nada por esse livro. Eu mesma pensei muito na hora de comprar ele numa feirinha aleatória? mas era barato e a sinopse me chamou a atenção
Em resumo, eu posso dizer que gostei da história, apesar do final ter deixado a desejar. Atrapalha muito as descrições detalhadíssimas de todos os locais e todos os elementos históricos, apesar de admirar muito a autora pelo nível incrível de pesquisa que ela deve ter feito, mas tem partes que se tornam maçantes. E as cartas, infinitas cartas? um pouco cansativas também.
Mesmo assim, com todos esses detalhes, a história se torna bastante rica. E a parte que envolve um tanto de aventura me fez lembrar os livros do Dan Brown, que eu adoro.
Classifico de bom para quase muito bom com ressalvas. ??

Kricca 01/09/2009

O Historiador
Achei o livro muito interessante e envolvente, vale a pena a leitura
Recomendo

Luciane 12/07/2013

Este livro não levou 5 estrelas pelo final que achei confuso e rápido para uma busca tão longa...
Mas o livro é ÓTIMO, apesar das mais de 500 páginas em letras miúdas, cuja leitura de 10 páginas levava em torno de meia hora.
Adoro histórias como O HISTORIADOR, nas quais o presente e passado se confundem, quando alguns trechos são contados por determinados personagens e, ainda, muitas cartas são apresentadas ao longo do enredo.
O livro é rico em história da Idade Média, tendo como pano de fundo o VAMPIRISMO.
Na leitura do livro ocorreu um fato interessante. Na parte inicial do livro há um momento que Paul e Helen "disputam" o livro Drácula de Bram Stoker. Neste exato momento, eu estava lendo o Historiador ao lado do meu marido que estava assistindo o Programa "Trato Feito" no History Channel (para quem não conhece, trata-se de uma loja de penhores que compra relíquias). No programa, um cliente apareceu com uma cópia do livro Drácula, assinada pelo próprio Bram Stoker, e foi verificada a autenticidade da assinatura. Só para quem estava dentro do "Historiador" para saber o que significa isso, pois o livro apresenta várias coincidências, as quais, normalmente, chamavam a atenção do temível Drácula...
Quem tiver tempo disponível, vale a pena se aventurar nessa aula de história.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

1 | 2 | 3 | 4 | 5