O Historiador

Resenhas - O Historiador

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 20/12/2009

Muito interessante!
O Historiador é um romance recheado de suspense e mistérios. É do tipo de livro que faz o leitor viajar com suas personagens na História – onde são fornecidas além de pistas, fatos e documentos históricos sobre a origem e o paradeiro de Vlad Tepes da Válaquia – senhor feudal da região dos Cárpatos, também conhecido como o Empalador – ou simplesmente Drácula.

Todo o suspense desta trama começa quando uma garota encontra dentro de um antigo livro algumas cartas destinadas ao “Meu caro e desventurado sucessor” e é a partir deste momento, que ela começa a se questionar sobre as longas viagens de seu pai por toda a Europa e também sobre a misteriosa morte de sua mãe. Iniciando-se assim, uma incansável investigação em busca de um passado totalmente desconhecido para ela.

Com uma narrativa muito envolvente e cenas ambientadas em várias partes da Europa, a escritora fornece informações históricas minuciosas sobre a história de Vlad Tepes e a lenda de Drácula – o vampiro mais famoso do mundo.

Para aqueles leitores sedentos por uma história empolgante com muito suspense e ação, onde os historiadores são os verdadeiros caçadores de vampiros.

Ida 14/10/2014

O Historiador
O livro de Elizabeth Kostova, é uma leitura fascinante, bem construída e bem narrada. Trata-se de um livro com uma história intrigante sobre Vlad, o Empalador.

A autora levou longos 10 anos para concluir sua obra e isso percebemos no decorrer da leitura, pois é um livro que retrata de maneira minuciosa lugares, e fatos históricos, contemplei uma narrativa densa, muito amarrada em certos páginas, mas muito bem descrita, sem dúvida nenhuma não é uma leitura rápida, mas ao final vale a pena, pois sua história de fato é muito interessante.

A autora mescla fatos históricos com a ficção e o resultado é um suspense que te conduz numa viagem para descobrir um grande mistério dessa arrepiante história. É um livro que exige paciência e concentração porque se não a gente se perde em meio a tantas viagens, mas com certeza é uma excelente leitura.

Giuliana 16/04/2020

Mistério e aventuras
História empolgante, com viagem por lugares envolventes e muita história. A autora fez uma ótima pesquisa, e isso te põe mais ainda na história ficcional. Alguns trechos ficam um pouco repetitivos, na minha opinião poderia ter sido um pouco mais enxuto. Mas a história te prende e não decepciona.

leituras.gio 13/12/2020

Fantástico!
Embora esse livro não seja tão famoso aqui no Brasil, traz uma narrativa de suspense e fantasia incrível! O comprei por acaso e me perdi completamente na história. Li sobre lugares em épocas que jamais havia imaginado como os impérios Turco-otomano, Austro-húngaro e todo leste Europeu? A história por trás da lenda de Vlad Drácula abordada de maneira surpreendente

Regina 10/04/2024

Extenso, denso, um pouco cansativo
Apesar de ser professora de História e amar livros que tratam temáticas históricas, tive muita dificuldade com este livro. A diagramação não ajudou (letra muito pequena e trechos de cartas escritos com fonte que cansam a visão); a autora pesou muito nos detalhes, que muitas vezes não agregaram tanto à compreensão da história. O tema é interessante, mas a meu ver, a autora se perdeu ao tentar inserir tantas informações. Poderia ter sido mais objetivo. Em muitas partes tive vontade de desistir. Acho que foi um dos livros que mais demorei a ler até hoje (e olhe que gosto de calhamaços!), exatamente porque não conseguia ler muita coisa direto. Por vezes, lia 5 páginas e já me cansava...Foram 6 meses para finalizar. Para mim, uma "eternidade literária".

Daniela742 05/02/2009

Arrepiante e incrivel.. um ótimo livro do inicio ao fim...

jannah 15/01/2009

Perfeito.!
Se bvocê é como eu,que gosta de História e de vampiros,vai se encantar com esse livro!
Recomendo ler Drácula,fica mais fácil,de compreender o contexto.

Carol Galvão 08/01/2010

ADOREI esse livro, li ele antes de ler "Dracula" e gostei bastante da forma como é escrita e a historia é bem legal e você fica ancioso pra saber como vai terminar e mostra mais uma vez que "Dracula" não morreu!!

Vale muito apena ler!!!!

Raquel 28/08/2013

Histórias atrás de histórias...
Uma emocionante história que oscila sempre entre realidade e fantasia, e nos transporta para a lembrança da lembrança da lembrança dos personagens, sem monotonia. Mil mundos e histórias que se cruzam e formam em fim uma aventura emocionantíssima! Vale muito a pena!

Daniel 21/04/2013

Istoric
O historiador é uma obra de arte maravilhosa, Elizabeth Kostova conseguiu algo muito difícil, continuar a obra de um mestre.
Bram Stoker escreveu Drácula, criando uma ficção altamente aproveitada até hoje, tendo base em um personagem histórico famoso por sua maldade, ele imortalizou a figura imortal do vampiro.
Kostova em seu livro mescla o Conde Vlad III, o histórico Empalador, com Conde Drácula o Vampiro, imortal e incansável em sua busca.
A mistura perfeita em minha opinião, verdade buscada em fatos históricos, com a lenda passada de geração em geração.
Exímia escritora em diferentes formas narrativas, te faz viajar em momentos históricos diferentes, através de personagens diferentes. Presente, passado e mais passado ainda se misturam para formar uma trama intrigante, imprevisvél e maravilhosa.
Recomendo veementemente, mas recomendo que leiam Drácula primeiro.

PaulaFa 17/04/2009

Muito legal... não sou muito chegada a livros de vampiros (tirando o Edward, claro), mas esse trás algo diferente. É o próprio Drácula ali. Eu me apaixonei pelo "homem" forte por trás do vampiro cruel, rs... Além das maravilhosas histórias e os lugares do livro. Vale a pena ler...

Fran 01/07/2011

Não sei se a culpa foi minha, mas o livro não me pegou. Eu gosto da mistura de ficção com história real e esse talvez tenha sido o único ponto forte desse livro.

Foi por causa dele que li Drácula, já que conta a historia de Vlad Tepes, que realmente existiu e era chamado de Conde Drácula (que significa Filho do Dragão, brasão de sua família).

Fora isso, o livro é todo enrolado, confuso. As pistas achadas não esclarecem o leitor, apenas o personagem do livro entende. E quando a pista é muito óbvia, quem não entende é o personagem. Enfim...

Achei que as primeiras 450 paginas forma enroladas demais para tudo acontecer nas últimas 100. Ou seja, a história não manteve um ritmo e, quando o ápice estava para acontecer, ele passou tão rápido que foi decepcionante.

Sei que foram 10 anos de estudo, e o livro vale por isso. Mas a parte ficcional deixou a desejar.
Liby 02/07/2011minha estante
Nossa! Concordo muita coisa com você. Sinceramente não acho que o livro deveria ser vendido como uma ficção, pois justamente a parte ficcional é incrivelmente rídicula.
Sim... É uma aula de história da arte e arquitetura. Uma viagem maravilhosa pelo velho e velhíssimo mundo... Mas que final foi aquele? Totalmente decepcionante. Como livro didático é muito bom. Como história de vampiro...
Enfins... A autora levou dez anos de pesquisa (e cá entre nós, perdeu uma ótima oportunidade de apresentar um mestrado ou doutorado...) e eu (literalmente) levei um ano para conseguir lê-lo. Achei uma grande propaganda enganosa quando se referem a "força dramática do seu enredo e na imensa vitalidade de seus personagens". Acho que vou reler Drácula de Bram Stoker. ¬¬

bonderbooks 28/02/2011

Vampiros
O melhor livro sobre vampiros que eu já li até hoje. Vale realmente a pena ler esse livro. É uma grande aventura histórica onde o real se confunde com fantasias e lendas.

acandec 12/01/2011

Impressionante e Persistente
Se ajudar alguém, diria que é um Código Da Vinci misturado com Drácula. Desculpem aí os críticos mais sagazes se me equivoquei feio, só tentei ser mais popular.
Devido à enorme quantidade de detalhes que ele traz, e ainda nem curto livros com aquele toque de História, ele fica cansativo e é bom dar umas pausas pra recuperar o fôlego.
Mas mesmo assim, é muito bom e viciante. Se fosse menor daria para ler em dois dias, pois os capítulos terminam numa sede para os próximos passos que você não se desprende.
E, acima de tudo, é um livro adulto. Apesar de falar sobre vampiros, não martela naquele clássico tema de amor/sedução.
Simplesmente muito recomendável! Tomara que o filme saia e fique tão bom quanto o livro :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5