O Historiador

O Historiador Elizabeth Kostova

Resenhas - O Historiador

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lola 22/03/2022

Quase acreditei que era tudo verdade
Em primeiro lugar pra quem gosta de dark academia é um prato cheio. Demorei muito tempo para ler mas foi uma experiência bem legal, o livro é extremamente detalhado e para mim foi mais como fazer uma pesquisa do que solucionar um mistério, o que tinha sido a minha primeira impressão quando decidi ler. Ler esse livro foi como assistir um documentário e minha conclusão final é que ele é bem "ame ou odeie". Para mim não foi só a história em si (confesso que as vezes era bem parada) mas toda essa experiência que relatei, de descobrir algo.

Ronan 22/04/2022

“Como você sabe, a história humana está cheia de más ações, e talvez devêssemos pensar nelas com lágrimas, não fascinação.”

Que história incrível!!!
Eu estou impressionado com a forma que a Elizabeth Kostova conseguiu construir esse livro, é uma leitura completamente envolvente, com personagens extremamente carismáticos, eu já fui fisgado logo nas primeiras páginas, ela vai apresentando aos poucos a história, e o mistério e a busca me deixou muito instigado ao longo da leitura.
Foi uma leitura muito prazerosa, quero muito ler outras coisas dela.

Mari 14/12/2013

A união perfeita
Para alguém como eu que sempre amou história, e foi introduzida desde cedo ao fascinante mundo dos vampiros, ver dois assuntos pelos quais sou apaixonada e fascinada juntos foi a união perfeita e por isso que me faz, ao menos uma vez no ano, fazer uma releitura desse livro e indicá-lo para todos os meus amigos.

Cláudia 04/02/2017

Como é de se esperar de um título desses, este livro pode ser de maior interesse aos amantes de ficção histórica. Todavia, não sem toques de fantasia, afinal, é sobre o voivoda Vlad Ţepeş, que foi (ou ainda é?) tão real quanto eu e você, mas é amplamente cercado de folclore.
A princípio, não é possível saber se o livro é sobre vampiros folclóricos ou não, apenas uma brincadeira do Professor Rossi com seu pupilo Paul, para ver até onde seu aluno chega com seus conhecimentos e dons de pesquisador.
O interessante é que o trabalho não se limita ao texto do livro em si, quero dizer, o romance. O leitor que prestar a atenção (com alma de historiador/pesquisador, quem sabe...), notará a forma da narrativa que com estas características, é quase possível acreditar que se trata de um relato real vivido pela autora. A dedicatória da autora é para seu pai “que primeiro me contou alguma dessas histórias” e os agradecimentos são a colaboradores de pesquisa para o livro com sobrenomes dos acadêmicos personagens do livro.
A narradora, digamos ‘primária’ (pois há mais de um narrador-personagem, do qual ela retransmite o relato em sua narração) da história não revela seu nome, e é seu pai que lhe conta sobre o misterioso livro com a imagem do dragão com a palavra Drakulya (Drácula), a partir do qual partiu em sua jornada para resgatar seu mentor, prisioneiro na tumba de Vlad Drácula.
É realmente um livro para quem gosta de História, abrangendo uma insignificante parte dela. Em tamanho, é claro. Passando por países como Inglaterra (a descrição da biblioteca de Oxford *-*) mosteiros medievais no sul da França, na Turquia (afinal, Vlad lutou sua vida toda contra os otomanos) e atravessando a Cortina de Ferro, nos anos 1950: Hungria e Bulgária e Romênia.

site: http://orig15.deviantart.net/d063/f/2007/016/2/8/drakulya_by_krats.jpg

Giuliana 16/04/2020

Mistério e aventuras
História empolgante, com viagem por lugares envolventes e muita história. A autora fez uma ótima pesquisa, e isso te põe mais ainda na história ficcional. Alguns trechos ficam um pouco repetitivos, na minha opinião poderia ter sido um pouco mais enxuto. Mas a história te prende e não decepciona.

Raquel Holmes 22/12/2013

Leitura maçante
Mas que livro chato, velho!!!! O enredo é super interessante, mas a autora enche muita linguíça!!! Uma história que TINHA TUDO PARA SER MARAVILHOSA se torna cansativa ao extremo!!!

Se a autora escrever outros livros não me arriscarei a lê-los. E não recomendo esta leitura. Ela poderia ter arrasado com tanto conhecimento, mas encheu demaaaais as páginas com descrições excessivas, cortando momentos importantes pra embromar... meu Deus, custei terminar de ler!!!

@viajantedaleitura1 26/08/2010

Drakulya
A autora mistura realidade e ficção num suspense que deixa qualqquer pessoa com os nervos á flor da pele,principalmente quando você não sabe onde acaba e ficção e começa a realidade...e aí é que morra o perigo!

Daniela742 05/02/2009

Arrepiante e incrivel.. um ótimo livro do inicio ao fim...

Karina.Faro 10/12/2010

Esse livro é longo demais pro meu gosto.

É apenas interessantinho.
Quando chega na parte mais esperada, o que só ocorre no capítulo 72 (de um total de 79 + Epílogo), a autora corre pra terminar o livro!
Os personagens principais viajam demais, o que nos deixa perdidos, ora vai pra Romênia, ora pra Bulgária.... aff
Por ser muito extenso, à medida que a autora vai fazendo os links com o que já foi dito para, então, fazer as revelações, nós já esquecemos quem era o personagem e em que contexto ele estava inserido. Não sendo assim uma surpresa para nós, como a autora desejava.

Enfim, não recomendo!

Carolncb 05/05/2009

Muito interesse, a narrativa historica, fatos, locais... Como a vida das pessoas vão se entrelaçando.. Sensacional!Indico para todos que gostam de emoção e surpresas, com uma pitada de sobrenatural.

JCarlos 26/07/2018

Uma incursão histórica ao mito de Drácula
Um livro denso, com incursões na história da Turquia, de Vlad Tepes, o Empalador, e da busca pela verdade sobre o mito do Dragão.
A história é contada principalmente na forma de cartas e documentos.
E é um recurso muito bem-vindo, remetendo ao próprio romance clássico de Bram Stoker, também contado na forma de cartas e diário.
Em O Historiador, Drácula pouco aparece, mas sua presença é sentida, insinuada. Somente próximo ao final sua verdade é revelada.
É uma grandiosa abordagem para a história de Drácula, da perspectiva dos historiadores, que correm para encontrar seu túmulo na esperança de salvar um dos seus amigos. Cada capítulo nos leva a uma nova descoberta, a cada vez mais perto da verdade.
Não espere o horror ou suspense de outras obras do tipo. Por outro lado é delicioso em sua pegada histórica, o que, por si só, pode ser um tanto quanto cansativo ao leitor que espera um thriller com ação se desenvolvendo.
Denso, eu falei. Para ler com calma. Não pra qualquer leitor, também disse. Mas possui uma narrativa forte, original e calibrada, distanciando-se de muitas obras do gênero. Leia com moderação.
Mérito para Elizabeth Kostova.

?Se apenas eu pudesse me entregar ao pó, como ele. Pressinto o crepúsculo se aproximando, em algum lugar do mundo lá fora onde luz e trevas ainda existem, e vou usar toda a minha energia declinante para me manter eu mesmo até o último momento. Se existe algum bem na vida, na História, em meu próprio passado, eu agora o invoco. Eu o invoco com toda a paixão com que vivi.? - p. 498

Fimbrethil Call 13/10/2009

Excelente
Com certeza um dos melhores livros que já li, um livro que te prende, muito gótico, acho que um dos únicos que realmente me fez sentir medo.
A menina que vai atrás do pai, que tinha ido atrás do professor, numa nistória que se repete, sempre às voltas com Vlad Tepes e muita pesquisa em bibliotecas através de toda a Europa.
Realmente fascinante, recomendadíssimo!

leituras.gio 13/12/2020

Fantástico!
Embora esse livro não seja tão famoso aqui no Brasil, traz uma narrativa de suspense e fantasia incrível! O comprei por acaso e me perdi completamente na história. Li sobre lugares em épocas que jamais havia imaginado como os impérios Turco-otomano, Austro-húngaro e todo leste Europeu? A história por trás da lenda de Vlad Drácula abordada de maneira surpreendente

Ildo 26/05/2011

a coragem está na inteligência
o livro fala de coragem e inteligência. uma bela homenagem a academia e acadêmicos,suas asperezas, sua honestidade e lealdade, vaidades e coragem.O título vai incomodando até o final.SURPREENDENTE! Muito bom mesmo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5