A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Karina Matos 26/05/2015

Essa resenha também foi publicada no blog Vida aos Vinte.
Quando comecei a ler A Guerra dos Tronos eu pensei: “Nem vou me preocupar em fazer resenha porque né, quem sou eu pra falar desse livro?”. Mas depois de um tempo mudei de ideia e resolvi compartilhar a minha opinião.

Eu duvido que você ainda não tenha ouvido falar sobre ele, mas segue um breve resumo: A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, e é uma história de fantasia onde, em meio a inúmeras outras tramas, famílias brigam por um reino. O enredo é bastante complexo e me conquistou quando uma amiga me contou praticamente tudo que acontece, hahaha.

Sim, antes de ler eu já sabia quase tudo que ia acontecer. Primeiro porque me contaram – às vezes eu permito que me deem spoilers ;) – e segundo porque eu assisti as duas primeiras temporadas de Game of Thrones e, pelo menos na primeira delas, a série é bem fiel ao livro.

Inclusive, assistir à série contribuiu demais para que eu conseguisse compreender o livro. A história é muito intrincada, cheia de personagens (sério, tem muitos personagens) e eu demorei um pouco para identificar quem era quem. Tudo é descrito com muitos detalhes, o mundo é totalmente novo e fantástico, e cada coisinha foi pensada e colocada no lugar certo.

Eu fui uma criança fanática por Harry Potter e a Guerra dos Tronos me trouxe de volta ao mundo da fantasia… Só que dessa vez numa linguagem madura e com elementos adultos que não existiam em HP. Alguns assuntos controversos são inseridos no livro, como incesto, estupro, e violência; então ele pode não agradar os mais sensíveis.

A história é narrada em pontos de vista diferentes, em terceira pessoa, e essa característica deixou tudo mais interessante. O POV que menos gostei foi o da Sansa, que é uma vaca; o que mais gostei foi o do Ned, claro; e o que eu gostaria que existisse (e que está por vir nos próximos livros) é o da Rainha Cersei, aquela personagem que a gente ama odiar.

Em resumo, o livro é muito impressionante (e intimidador, eu admito), e tem a história mais complexa e bem desenvolvida que eu já vi. Mesmo que houvesse alguma falha nela, eu não seria capaz de perceber. Eu particularmente fiquei mais interessada do meio para o final, porque o fato de a narrativa ser extremamente detalhista deixa a leitura um pouco cansativa.

Eu recomendo para quem gosta de fantasias, não tem preguiça de ler livros enormes e não se incomoda com violência. Ah, e de preferência para quem não se apega aos personagens. Sim, você se apega na página 100 e na 101 ele morre. #chateada hahaha. Gostei muito de A Guerra dos Tronos e estou me preparando psicologicamente para ler A Fúria dos Reis!

site: vidaaosvinte.com.br
Rafa 16/06/2015minha estante
Muito boa resenha!

Karina Matos 01/08/2015minha estante
Obrigada Rafael! :)

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
Antes de qualquer coisa, eu gostaria de dizer que esse não é um livro fácil de ser lido. Não só por causa do famigerado número de páginas, mas também por causa da escrita altamente detalhista de Martin. Além, é claro, de inúmeras subtramas que emergem no decorrer da história. Não posso deixar de dizer, também, que essa edição com letras miúdas não ajuda em nada. Acabei de ler o livro no Kindle para não ficar cega.

Para por aqui minhas críticas à essa obra, porque de agora em diante eu só tenho a dizer O QUANTO ESSE LIVRO É BOM PRA BARALHO! É sério! Eu já amava a trama por causa da série, mas ler esta obra me deu uma dimensão muito mais ampliada das coisas, o que já é esperado de um livro. Por mais que ele seja detalhista ao extremo, George Martin é sedutor com seu enredo. Constrói uma trama tão bem articulada e intrincada que não resta outra opção além de amar todo esse universo.

Fazendo um pequeno resumo da trama, aqui temos Eddard Stark, lorde de Winterfell, sendo convocado para o prestigiado cargo de Mão do Rei, já que o cavaleiro que assumia esse posto morreu. Ned desconfia que ele pode ter sido assassinado por ninguém menos do que a própria rainha, uma senhora da casa Lannister, tão ambiciosa quanto o próprio diabo. Tendo que deixar seu castelo e ir para Porto Real para assumir sua nova posição, Ned manda seu filho bastardo, Jon Snow, para a muralha. E deixa seu filho Bran, que acabou de sofrer uma queda e está inconsciente, aos cuidados da mãe, Catelyn Stark.

Acontece que o senhor de Winterfell jamais imaginaria que deste dia em diante sua vida se tornaria uma verdadeira sucessão de tragédias e que o rei, e velho amigo, Robert Baratheon pode estar correndo perigo. Assim como ele e toda a sua família Stark.

Os capítulos são narrados na perspectiva de vários personagens, e os meus favoritos foram os do Tyrion, do Jon e do Eddard. Adorei os da Arya, também. Ela é maravilhosa! Os capítulos da Sansa e da Catelyn exigiram mais paciência de minha parte, eu me irritei facilmente com elas. Rs

Enfim, aqui temos uma obra poderosa, com um enredo vigoroso e emocionante e personagens que realmente te cativam. Eu amei, Martin! ♥
Babi 04/11/2020minha estante
Eu achei incrível como o Martin é extremamente detalhista, com uma escrita de certa forma mais rebuscada mas ainda assim ele é brilhante! Eu amei esse livro TB e sua resenha conseguiu passar tudo que eu senti lendo ele também

Gabriel 08/11/2020minha estante
Que bom que não fui o único estava me sentindo mau por n ter gostado da catlyn e da Sansa KKKKK

Lilly 28/11/2013

Divino!
Já tinha comprado o livro desde o Natal passado. Entretanto, não tinha planos de ler tão cedo porque eu só queria ler quando estivesse com todos os volumes em mãos. O problema é que a série tem me deixado em comichões. Sério... esperar pelos episódios tem sido uma tortura. Daí, resolvi encarar o volume Um. O único que tinha por conta da falta de grana, mas o livro é tão divinamente maravilhoso que já comprei o volume Dois e creia, ainda esta semana comprarei o volume Três porque não me aguento de curiosidade... Enfim, livro lido... livro resenhado.

Vamos lá...

O livro é incrível! Tão bem escrito. A forma como o George R. R. Martin apresenta os personagens é suave e ao mesmo tempo estimulante. Os capítulos levam os nomes dos personagens centrais naquele momento da trama. Isso é muito legal porque não nos tira o norte da história mas, ao mesmo tempo, nos dá um pouco da ótica do personagem sobre o que está vivendo. Os personagens são muito bem construídos e de uma complexidade apaixonante. Todos os detalhes criados pelo autor, todos os pormenores nos encantam e nos levam a amar o "bom velhinho" George. Sinceramente, é um autor que não peca por excesso. Tudo tem o seu porquê e o emaranhado dos seus trocentos personagens é perfeitamente lúcido e consistente. *-* Amando loucamente!

Estou muitíssimo feliz por ver que a série está sendo 99% fiel aos livros. Só constatei uma diferença em relação à idade dos personagens, o que não atrapalha o desenrolar da história. E, obviamente, mais informações sobre a personalidade e caráter dos personagens; detalhes fornecidos pelos pensamentos dos mesmos, disponíveis apenas no livro. Evidentemente, saber o que levou o personagem a agir de determinada maneira, é bastante elucidativo na hora de entender o porquê de algumas situações. Eu, por exemplo, finalmente passei a suportar a Sansa. Era a única personagem da série que eu de fato não suportava.

É isso que muita gente não entende nas minhas pontuações sobre livros, filmes e séries... O que me faz não gostar de um personagem não é o fato dele ser "do mal", ser vilão, ser feio ou chato... é ser inexpressivo, "sem liga", sem charme... ****

Para quem já viu a série não tem muitas surpresas. Para quem não viu... A história se desenrola em uma terra chamada de Westeros - composta por 7 reinos. Em função de situações diversas, os representantes dos 7 reinos se veem envolvidos em um conflito, agravado pela morte "repentina" de um dos personagens, levando-os a uma verdadeira guerra.

Basicamente, a luta pelo trono é o que move a história. Porém, o caminho para o trono é tortuoso... Envolve política, casamentos, traições, mortes... É preciso desconstruir um mundo para se fazer o novo... Muita dor e muito sofrimento é o rastro que fica...

Personagens preferidos até o momento...

Os 6 lobinhos *-*
Jaime e Tyrion Lannister...
Jon Snow...
Arya e Robb Stark
Khal Drogo
Daenerys Targaryen
Shae

PERFEITO! Recomendo e recomendo...
Nota? MIL!!!!
"Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos." ( pg. 589 - O autor)

site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2013/05/resenha-guerra-dos-tronos-as-cronicas.html
Patrícia 29/05/2014minha estante
Jaime um dos seus favoritos? Dele só senti ódio! hahaha :D

Lilly 30/05/2014minha estante
Patrícia, entendo o porquê do seu ódio mas acredito que se você se concentrar nas nuances, verá o verdadeiro Jaime. ;D

Luan Felipe 05/01/2014

A guerra dos Tronos
É no primeiro livro da aclamada série "as crônicas de gelo e fogo", intitulado "Guerra dos Tronos", que conhecemos toda a genialidade de George R.R. Martin.

Ele nos presenteia com uma das melhores séries de fantasia da atualidade, não devendo nada, diga-se de passagem, a Tolkien (com o Senhor dos Anéis) ou a J. K. Rowlling (com Harry Potter). É impressionante a riqueza de detalhes que Martin emprega em sua narrativa. E o melhor, detalha sem tornar a leitura enfadonha - cada detalhe, por menor que seja, tem lugar de honra e razão de ser na sua monumental obra.

Outro ponto que me encantou no livro, foi a própria construção da narrativa. Apesar de ser escrito na terceira pessoal, Martin escreve cada capitulo a partir da perspectiva de um determinado personagem. Com isso, consegue dar ao leitor uma visão da obra multifacetada sem perder de vista o todo. Quando estamos na pele de um determinado personagem, enxergamos apenas seu campo de ação, ou seja, a visão que tem do espaço e das pessoas que com ele interagem. E isso acaba nos dando maior riqueza no entendimento, tanto dos personagens, quanto da história, uma vez que esta última pode ser acompanhada a partir de diferentes ângulos. Seus personagens são outro achado. Carregam em si a complexidade humana. E como tal, fogem do clichê vilão/mocinho. Não são nem totalmente bons, nem totalmente maus.

Em “Guerra dos Tronos” você é transportado para um continente fantástico chamado de “Westeros”, onde as estações podem durar anos, ou toda uma vida – lembrando que a leste de Westeros há outra extensa terra, onde se desenvolve uma história paralela, chamada de “Essos”. A obra é ambientada no período medieval. E, temos que dizer, George Martin faz bem o dever de casa. Lendo Guerra dos tronos, o leitor se sente em tal período.

Nesse primeiro livro da série, que se passa num pós-guerra, o reino atravessa um período de relativa paz. O livro inicia contando a história da família/Casa Stark, localizada no Norte em Winterfell, cujo líder é Ned. Este último recebe ao mesmo tempo duas notícias, a do falecimento de Jon Arryn, “Mão do Rei”, e a de que a corte do Rei Robert, senhor dos sete reinos, viaja para o Norte. Chegando a Winterfell, Robert propõe a Ned que assuma o cargo, agora vago, de Jon Arryn. E Ned, apesar de relutante, aceita ser a nova “Mão do Rei” objetivando, com isso, investigar as causas da Morte “precoce” de Arryn. Paralelo a essa história, em Essos, os dois irmãos Targaryen – Daenerys e Viserys – únicos sobreviventes dessa linhagem, aspiram reconquistar o trono que Rei Robert usurpou de seus familiares. A Norte de Winterffel se localiza a Muralha, uma gigantesca parede de gelo, que separa e protege de todo os sete reinos os Selvagens do extremo Norte, os “Outros” e o que mais por lá estiver. Os habitantes e responsáveis por tal proteção são homens de vestimenta negra, que abdicam de todos os prazeres (nem sempre espontaneamente), por uma vida de servidão na Muralha. Esse é o esqueleto da história. As intrigas, amores, traições, e caminhos percorridos por cada personagem, fica a critério de vocês buscar, a partir da leitura dessa “fantástica obra” – nos dois sentidos, diga-se de passagem.

Ah, já ia esquecendo as 592 páginas.... Sim, são muitas, mas esqueçam o tamanho, ou a quantidade delas.. vocês às devorarão rapidamente sem ver o tempo passar.

Ithalo 05/01/2014minha estante
Muito massa, agora sim é que vou devorar, parabens pela resenha.

Luan Felipe 06/01/2014minha estante
Brigadão Ithalo.. Leia mesmo, pq vale a pena..

Thay 27/04/2014

A Guerra dos Tronos
Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.

A Guerra dos Tronos é o livro que inicia contando a história e as tradições de uma das famílias mais antigas do reino de Westeros, a casa Stark residia ao extremo norte, onde o inverno era rigoroso até mesmo no verão, no castelo de Winterfell que era liderado por Eddard (Ned), casado com a senhora Cately, mãe de seus filhos: Rob, Bran, Rickon, Arya e Sansa, ela também ajudou a criar o filho bastardo de Ned, Jon Snow.

Viviam distantes das demais famílias nobres até a inesperada visita do Rei Robert Baratheon, Rainha Cersey Lannister e sua comitiva, incluindo seus irmãos Jaime e Tyrion Lannister. O rei era um velho amigo de Ned que vem notificar que o velho Jon Arryn que ocupava o cargo de Mão do Rei, a pessoa que o rei mais confia e aceita conselhos, havia falecido e o oferece a Ned o cargo. Robert tinha também a ideia de unir as casas Stark e Baratheon a partir do casamento de Sansa Stark com seu filho mais velho Joffrey.

Eddard decide aceitar a proposta, com a intenção de ir até Porto Real para descobrir a verdadeira causa da morte de seu amigo Jon Arryn, levando com sigo suas filhas Arya e Sansa, deixando para trás seus demais filhos, deixando assim Rob seu primogênito assumir o comando de Winterfell e seu bastardo Jon Snow se oferece para servir a Patrulha da Noite, uma organização de protege todo o reino de Westeros Tais acontecimentos que mudariam a vida da família nortenha para sempre.

Quando se joga a Guerra dos Tronos, você vence ou morre.

Do outro lado do mar vive uma garota Deanerys e seu irmão Viserys, os últimos sobreviventes da casa Targaryan que outrora comandava todo o reino de Westeros, mas foram dizimados após uma grande batalha com a família Baratheon que atualmente reinava. Ambos têm o sonho de retomar o que é deles por direito.

Ao longo da trama ocorre muitas aventuras paralelas com diversas famílias e seus integrantes, mas o livro tem foco maior nos acontecimentos ligados as famílias Stark, Lannister, Baratheon, Targaryan e Arryn.

O livro é de toda maneira, fantástico. Ao longo da história ele pode deixar a desejar e ficar cansativo, devido a complexidade existente nele, mas com certeza vale muito a pena, particularmente ele trata assuntos que eu adoro por ser uma história que relata a época medieval com cavalheiros, reis, rainhas, guerras e mortes, muitas mortes aliás, além de existir magia. Ele é contado em terceira pessoa, porém a cada capítulo relata uma situação de diferentes personagens.

O cenário é impressionante, fantástico a maneira que Martin nos faz viajar e imaginar o mundo perante suas palavras. Westeros é divido por reinos, entre esses existem sete de maior importância, seguindo em um esquema bem medieval, cada um desses reinos possui um líder que jura fidelidade a um rei, este que por sua vez vem de uma linhagem nobre e possui vassalos,que são outras casas menores. A quantidade de personagens, casas e vassalos é muito rica, impossível decorar todos, embora existam algumas famílias que são importantes ao decorrer da aventura.

Casa Stark tem com seu lema O inverno está chegando e seu símbolo é um lobo gigante, liderada por Eddard, orgulhoso e cheio de honra, um dos personagens principais de toda a trama, juntamente com sua filha Arya, uma menina que se comporta como se fosse um menino. Catelyn a esposa de Ned é uma mãe atenciosa que só pensa em seus filhos e nada mais importa, excelente conselheira. Bran um jovem rapaz que não possui muitas habilidades mas adora escalar, podendo vir a prejudicar o jovem lobo ao longo de sua trajetória. Sansa é uma garota que foi criada para ser uma rainha, não gosto dela. Rickon é apenas um bebê que sofrerá perdas. Jon Snow, o bastardo que não sabe ao certo sua verdadeira origem e se aventura a ir para a Patrulha buscar um espaço ou um propósito, definitivamente meu personagem preferido tanto no livro como na série televisiva Game Of Thrones.

Casa Lannister tem como seu lema Ouça-me rugir e seu símbolo é um leão, uma das casas mais ricas de Westeros, liderada por Tywin, pai dos gêmeos Cersey e James, e do duende Tyrion. Cersey é a rainha, ela é realmente perigosa, porém como toda leoa se preocupa com sua cria. Seu irmão James é um cavaleiro da Guarda Real e considerado um dos mais belos de todos no reino. Porém dessa família quem mais me impressiona é Tyrion, o anão que é um excelente estrategista, vive sendo caçoado por todos e ele gosta de ler. Aos o duende ocupa um papel importantíssimo ao longo da história.

Casa Targaryen tem como seu lema Fogo e Sangue e seu símbolo é um dragão de três cabeças. Ao longo da história, peguei um ódio mortal por Viserys irmão mais velho de Daenerys (Dany ou Khalessi), que é a minha preferida em todos os aspectos, tanto pela razão dela, como por simplesmente transmitir em mim uma confiança que as mulheres são sim capazes de fazer a diferença e lutar por seus objetivos.

A Guerra dos Tronos é o primeiro volume de uma série de cinco, por enquanto, sou completamente apaixonada por esses detalhes e recomendo a quem procura se encantar com a fantasia que George R.R Martin é capaz de transmitir.

site: http://www.pepperlipstick.com/2014/04/resenha-guerra-dos-tronos
Crisinha 04/07/2014minha estante
excelente resenha!

Adriano 20/11/2014minha estante
Muito boa sua resenha, me fez relembrar essa magnifica história. Ainda não tive tempo de começar a ler os outros livros, mais sinceramente não aguento mais esperar... hehe'.

Douglas 06/06/2013

O Inverno está chegando...

Essa é a frase que mais irá te assombrar por todo o percurso do livro. Mas afinal, que inverno é este que pode durar dez anos e ser o mais longo inverno que Westeros já viu? Dizem que quando o verão é longo demais, os homens tiveram maior bondade no coração, e os Deuses lhe recompensaram com um verão mais longo, mas há quem diga também, que todo verão longo indica um inverno longo. Afinal é recompensa ou reciprocidade?

Lorde Eddard Stark, mais conhecido como Ned, é o Senhor das Terras de Winterfell, ao norte de Westeros, e tem por sua esposa a senhora Catelyn, filha do senhor de Correrio, irmã de Edmure de Correrio e de Lysa Arryn do Ninho da Águia. Tem como filhos, Robb de quatorze anos, o herdeiro de Winterfell. Sansa a prometida logo cedo para o Príncipe Joffrey de Porto Real. Arya, a filha mais nova e pouco interessada na nobreza, tem como visão ser uma guerreira e gosta da natureza. Rickon de três ano. E não menos importante para mim é claro, Jon Snow, o seu filho bastardo, um garoto de quatorze anos que não conhece a mãe, tem como pai um Eddard que sempre lhe oculta a verdade e a madrasta Catelyn, mãe verdadeira de seus meio irmãos, uma mulher que nunca lhe aceitou na fortaleza, por ser fruto de uma aventura de Ned.

O início da história se desenrola logo cedo, um livro que você acaba pegando o ritmo a partir da página cinquenta,e se você realmente gosta de livros desse gênero você não irá mais conseguir parar. Porém se você é do tipo que gosta de um herói, torce por ele, vira fã de carteirinha, assim como muitos livros conhecidos por aí (não quero citar nomes) pode deixar o livro de lado, porque no livro de Martin não existe isso. Tudo, simplesmente tudo pode acontecer, além de não existir um protagonista fixo, eu lhe aconselho a não se apegar a nenhum personagem, nem ao menos provável, nenhum deles, mesmo.

Bom, não considerando isso como spoiler, afinal é a engrenagem do turbilhão de acontecimentos. Eddard Stark recebe uma proposta de Robert Baratheon o rei de Porto Real para ser o seu conselheiro na corte ou como é chamado Mão do Rei. Após uma visita, com quase toda a corte nas fortalezas de Winterfell. Após um belo jantar para todos, com a companhia desagradável para Ned da presença dos Lannister, como a rainha Cersei, senhora esposa de Robert e seus filhos, além de seus irmãos Jaime e Tyrion Lannister.
Bom, mesmo com toda essa visita não tão agradável assim, Eddard decide aceitar a proposta de Robert e partir para Porto Real. Eddard com a incômoda sensação que isso não iria prestar, não volta atrás, e acaba tomando decisões definitivas em Winterfell, como por exemplo, levar Sansa e Arya com ele. E deixar Robb, Rickon e Jon Snow.
Porém Catelyn não aceita ter o bastardo na fortaleza, e acabam enviando Jon para A Patrulha da Noite. Lá é onde ficam os que embaraçam, aqueles que mendigam ou que não tem mais para onde ir, acaba sendo um patrulheiro. Um lugar onde você faz um juramento de vida, e a partir desse juramento você deve defender o extremo norte de Westeros para toda a sua vida.

"Poxa mas que interessante, então é uma história de tempos medievais com reis e príncipes, esperava algo mais O Senhor dos Anéis"

Não é bem assim meu caro, é uma época de Dragões "há mas eles foram extintos" ou talvez pensam que foram extintos... (vish falei demais)

Mas só deixa eu te dizer que a Patrulha da Noite não defende a Muralha de avalanches, porque além da Muralha, existe os Outros, e eles meu amigo, não possuem nada de humano. São conhecidos como lendas históricas, um exército de seres tão poderosos que nenhum homem pode ser capaz de derrotá-los, surgem no inverno e se escondem no verão. Mas o verão já dura tantos anos, uma geração, que os Outros já foram considerados lendas, histórias de dormir. Mas não, e esses Reis e Vassalos, achando que já viram de tudo, talvez ainda tenham uma surpresa. E o inverno meu amigo...

O Inverno está chegando...

~

"Diz-se que o diabo está nos detalhes. Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos."

~ George R.R. Martin.

Emidiana 20/06/2013minha estante
Essa foi a primeira vez que eu vi alguém lembrar do Rickon e esquecer o Bran. hehe. ;)

Douglas 21/04/2016minha estante
Kkkk fui rever minhas resenhas aqui e vi que realmente esqueci do Bran, kkkk. Nossa faz tanto tempo, tava aqui lembrando como foi bom o início dessa saga. Tomando um café quente e lendo as primeiras páginas, curtindo cada momento. Agora to eu aqui, esperando pelo sexto livro que nunca chega.

Maari.Ruffoni 26/12/2020

Ler este livro foi a melhor coisa que fiz esse ano. Tenho vontade de ler as crônicas desde que comecei a assistir a série, só me arrependo de não ter começado antes.
Já gostava muito da série, agora estou apaixonada pelo livro. Assim que terminar essa resenha pretendo começar o próximo livro.
Marina 26/12/2020minha estante
Sou muito apaixonada pela série. Já comprei o primeiro livro e vai ser o próximo que vou ler

Maari.Ruffoni 27/12/2020minha estante
Recomendo muito! No momento que terminei esse já comecei o segundo

readsmor 07/06/2021

Ah quem critica o Tolkien por detalhar demais, deve ser porque nunca leu nada do George porque MEU DEUS, teve hora que pensei em desistir, mas sigo firme e forte para ler todos os livros... e espero que até terminar o George finalmente libere o próximo livro. 6,5 de 10.
ps: a última foto tirei no evento que teve em 2013 aqui em São Paulo. Um dia incrivel.
Dinha 07/06/2021minha estante
como que cabe tanta coisa, personagem, nome, cidade, enredo naquela cabeça, meu Deus! muito bom escritor, intenso demais

readsmor 08/06/2021minha estante
Kkkk nossa sim, se fosse eu ia esquecer 90% das coisas que ele escreveu ?

Duda Garcia 25/02/2015

MUITO BOM !!!! (dei quatro pq acho que os outros serao tipo o máximo !)
Laura 25/02/2015minha estante
AHAM

Natalia1831 25/02/2015minha estante
Pode ter certeza que são!

Nathi 05/06/2015

Surpreendente
Conheci esses livros por meio de uma revista que divulgava o lançamento de Games of Thrones na HBO. Mas, enrolada como sou, demorei certo tempo para começar a ler os livros, e quando o fiz, me apaixonei.

O primeiro livro, Guerra dos Tronos, nos introduz ao mundo de Westeros, que é uma idade média misturada com a Terra Média de Senhor dos Anéis. No começo é tudo muito complexo, são vários personagens e vários núcleos, porém ao longo de algumas páginas você se acostuma.

A história da série é sobre um reino que está instável após a morte do braço direito (a mão do rei), lorde Jon Arryn, pois era ele quem governava no lugar do rei, Robert Baratheon, que é na verdade um beberrão mulherengo.

O reino de Robert é dividido territorialmente entre famílias poderosíssimas, e ele vai a procura de um desses patriarcas, seu amigo Ned Stark, para que ele assuma a função de mão do rei.

Mesmo não querendo deixar seu lar para ir a capital tomar posse desse cargo, Ned acaba indo, pois há suspeitas de traição envolvendo a morte de Jon Arryn, que comprometem a integridade do reino. Já na capital, há traições, uma rainha descontente, e muita gente querendo tirar proveitos do caos.

Ao mesmo tempo em que o cenário político de Westeros está incerto, ao norte do reino, forças selvagens ameaçam a segurança da população. Conhecemos um pouco desse conflito entre ‘civilizados e selvagens’ com Jon Snow, bastardo de Ned Stark, que se junta ao grupo denominado Patrulha da Noite, responsáveis por defender a fronteira norte.

Fora de Westeros, há ainda dois filhos do antigo rei louco, Aerys II, que teve seu poder usurpado por Robert Baratheon, buscando uma forma de voltarem a Westeros para retomar o poder para sua família, Targaryen, famosos por seus supostos extintos dragões.

Neste livro ainda há os núcleos dos filhos de Ned Stark, da casa Lannister e dos subalternos fofoqueiros da capital, que vão ganhando importância enquanto a série caminha.

Guerra dos Tronos é um livro excelente, muito bem construído e com certeza, surpreendente. A série é muito instigante e talvez uma das minhas preferidas da vida

site: feitico-literario.blogspot.com
Ana Carolina 05/06/2015minha estante
Westeros é um mundo surreal, alianças, guerras, traições, mortes....não existe monotonia com esse povo...rsrsrs

Nathi 05/06/2015minha estante
Siim, bom demais!

ltsalviolo 14/06/2021

Não tem nem o que eu resenhar, né gente? Obra consagrada. Uma das melhores fantasias que já li, sem sombra de dúvidas. A leitura é complexa pelo volume de personagens, mas além de já estar familiarizada com alguns dos nomes por causa da série, indico fazer uso do mapa e apêndice no fim do livro que ajudam (muito). Observação, ler no celular, até mesmo pelo kindle, é difícil. A linguagem é clara, mas tem que ir e vir as vezes pra se orientar, além de que a narrativa bonita é muito "destacável". Opte, se puder, pelo livro físico. É o relatório kkk
Rubens.Memari 15/06/2021minha estante
Toda hora eu estou recorrendo ao Mestre Google para me lembrar quem faz o quê na história... Se tivesse um capítulo para cada personagem, o livro teria dez mil páginas rs

ltsalviolo 15/06/2021minha estante
No apêndice amg, tem quem é de onde e faz o que kkkk Qualquer coisa imprime o apêndice pra consultas, se nao tiver ele fisico

Mitsuo 16/06/2014

Comecei a leitura ano passado (2013), quando cheguei na metade do livro fiz uma pausa. Ao meu ver, não estava compreendendo o desenrolar da estória, nem apreciando a leitura pois estava assistindo a primeira temporada da série e buscava ler o que eu via na série da tv.

Eu esperava o desenrolar dos fatos com a velocidade equivalente ao que eu assistia. Obviamente nunca iria acontecer, no livro, a descrição dos acontecimentos é mais detalhada, rica em particularidades que fazem grande diferença antes de assistir a série. Contudo, só é possível apreciar isso depois de compreender o contexto da estória e visualizar os personagens e suas respectivas casas.

Retomei a leitura este ano (2014) depois de assistir as 3 temporadas da série e revisar os personagens no apêndice ao final do livro. Assim pude apreciar esta obra como deve ser e compreender suas peculiaridades.

A trama é espetacular!!

Rumo ao próximo volume da série!!
Mitsuo 23/06/2014minha estante
Imagino sua dificuldade. Só tomei conhecimento dos livros a partir da série da HBO, isso ajudou bastante a compreender a trama.

Bianca 22/06/2021

O inverno está chegando
"Se tirar a vida de um homem, deve olhá-lo nos olhos e ouvir suas últimas palavras. E se não conseguir suportar fazê-lo, então talvez o homem não mereça morrer... Quando esse dia chegar, não deve ter nenhum prazer na tarefa, mas tampouco deverá desviar os olhos. Um governante que se esconde atrás de executores pagos depressa se esquece do que é a morte." - Ned Stark

A narrativa desse livro intercala os capítulos seguindo o ponto de vista de alguns personagens, nos apresentando a diversos personagens das famílias mais importantes. Conhecemos, então, os Sete Reinos, atualmente liderado pelo rei Robert Baratheon, após a queda do Rei Aerys II. Após a morte inesperada de Jon Arryn a, até então, mão do rei, o rei Robert anuncia uma visita a Winterfell, onde moram os Stark, onde, então, convida Eddard (Ned) Stark para assumir a posição de mão do rei. Apesar de, inicialmente, estar pensando em não aceitar, certos acontecimentos motivam Ned a ir com Robert para, principalmente, investigar a morte de Jon Arryn e outros acontecimentos envolvendo sua família.

Além da trama de Ned, acompanhamos sua esposa, Catelyn Stark, seus filhos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e o filho bastardo de Ned, Jon Snow que, apesar de ter uma boa convivência com os irmãos, é repudiado por Catelyn e vê na Patrulha da Noite uma oportunidade de conseguir reconhecimento. Sansa e Arya vão para o Sul juntamente com Ned, enquanto Robb, Bran e Rickon ficam em Winterfell com Catelyn e, pessoalmente, o mais interessante do livro é ver como esses personagens, cada um de sua forma, vão amadurecendo rápido enquanto os acontecimentos ameaçam a estabilidade e a vida de toda a família. Além disso, os lobos das crianças e o papel deles durante a história são totalmente incríveis .

Além da família Stark, a narrativa segue Tyrion, o anão e irmão de Cersei (casada com Robert Baratheon) e Jaime Lannister. Tyrion, desprezado por praticamente toda a família, consegue se mostrar uma pessoa muito inteligente e o mais sensato dos Lannister. É bem interessante ver como, apesar das dificuldades, Tyrion consegue usar a situação do momento de forma a agir em seus próprios meios.

E, por último, temos Daenerys Targaryen, uma das únicas sobreviventes da família, juntamente com seu irmão, Viserys, que praticamente a vende a Khal Drogo, líder dos dothrakis, com o intuito de obter forças para enfrentar o rei e conseguir de volta o Trono de Ferro. Para mim, os capítulos narrados por Daenerys são os mais duros e difíceis de ler, porém, com o passar do livro, ela se mostra uma personagem com uma força imensurável.

Logo nesse primeiro livro, a quantidade de histórias, nomes, características, detalhes e informações apresentadas é enorme, o que deixa a história ainda mais complexa e incrível, mas que, muitas vezes, pode atrasar um pouco o fluxo de leitura e torná-la um pouco arrastada.

Os personagens, ao decorrer do livro, vão crescendo e amadurecendo a medida que a história e os acontecimentos vão se desenrolando, apesar de que, muitas vezes, é meio difícil imaginar esses personagens, alguns deles ainda praticamente crianças, fazendo o que fazem. Esses mesmos personagens, podem ser amados ou odiados de uma página para outra e é muito interessante notar que algumas decisões, apesar de parecerem erradas, são feitas pensando na família.

Até metade do livro, mais ou menos, as coisas parecem bem "calmas" (apesar de algumas cenas bem difíceis de ler), mas, aos poucos, os problemas vão sendo apresentados e culminam em catástrofes que tornam o final do livro bem mais empolgante, deixando o leitor com aquela sensação de "quero mais". É um livro impecável, muito bem escrito e totalmente imprevisível.
João Guilherme 22/06/2021minha estante
????????

Camilli.Baggio 22/06/2021minha estante
perfeita, maravilhosa

Sanny 10/01/2021

Gostei
Eu demorei muito com o livro mesmo, achei ele arrastado, mas isso não significa que ele seja ruim.
Primeiro é pq ele tem muita trama política, e eu precisei ler ele devagar para entender tudo, e mesmo assim algumas coisa me escaparam, o próprio autor confessa que "o diabo está escondida em detalhes, e um livro desse tamanho tem muitos diabos". Não só pro autor, como para o leitor também. E sinceramente, eu tava esperando porrada, tiro e bomba, e essa não é a preocupação do Martin.

Agora, quando penso que tem mais uns 4 livros pela frente maiores e/ou do mesmo tamanho que este, eu prefiro cortar meus pulso.
Matheus.Sena 10/01/2021minha estante
Eu parei de ler o primeiro por causa disso aí.

Em algum momento da minha vida retorno a leitura, mas vou ler só um por ano kk kkk. Existem outros livros para serem lidos.

Sanny 10/01/2021minha estante
Eu só conseguir mesmo pq estipulei pequenas metas durante a leitura, e encontrei pessoas que me explicassem o universo de uma maneira mais clara kkkkk senão tinha desistido

Abramo 28/03/2013

Decepção...
Preciso confessar que não curto nem um pouco o gênero fantasia estilo medieval, mas Guerra dos Tronos aparentemente tinha tudo para me cativar: Uma abordagem adulta, personagens ricos e complexos, ausência de personagem principal, heróis ou bandidões, aparentemente não há maniqueísmo... Eu que adoro filmes/livros sem protagonistas, sem mocinhos ou vilões, centrados antes de tudo em um bom roteiro, tinha certeza que ia finalmente gostar de uma saga épica de fantasia.

Bem, como dizem, só os tolos tem certeza!

Na verdade foi uma tortura ler 200 e poucas páginas antes de desistir, pelo menos por enquanto. Achei tudo muito chato e desinteressante, não consegui "entrar" na história nem com reza braba. A minha sensação era estar assistindo uma novela da globo (onde tudo gira atrás da caça de amor e poder, sempre) ambientada na idade média só que toques mais pesados de traição, sexo e brutalidade.

Coisas que não tornavam pra mim a obra mais "adulta" pelo contrário, achei muita coisa ali meio caricata. Digo até que a própria ênfase em tornar a coisa mais "realista" é mal feita, forçada.

É o que acontece nesse livro: Tudo é sempre poder, sexo e intrigas, como em novelas. Mas a vida real é bem mais do que isso, buscamos e convivemos com muito mais coisas. Alguém pode dizer que estou sendo incoerente (afinal a obra é sobre a conquista do poder de um trono), mas quando estamos diante de dezenas de personagens, e absolutamente TODOS só são descritos unicamente sob esse prisma, como autômatos direcionados a uma só coisa o tempo todo, não fica nada realista para uma obra que se vende como mais realista e adulta.

O problema acho que é o gênero mesmo, que nunca me atraiu (lembro que tentei ler Senhor dos Anéis há bastante tempo e também não aguentei muita spáginas, bem como achei o filme chatíssimo ao ponto de que nem terminá-lo).

Achei que desta vez, pela temática mais adulta, ia ser diferente. Não foi.

Douglas 01/04/2013minha estante
Faz parte. Comecei a ler Guerra dos Tronos hoje, e realmente esse tema medieval sempre cai pesado pra mim e maçante as vezes, mas confesso que curto o tema e tenho boas esperanças de gostar do livro. Quando é um tema que vc nãogosta, é igual comida e música, livro não pode ser forçado. Mas é comoc vc disse, só os tolos tem certeza.

Kelly 19/07/2013minha estante
Olha eu não tenho nem um pingo de interesse de ler esse livro justamente pelo mesmo motivo que vc .
Acho que vou ficar morrendo de tédio , eu não gosto muito de fantasia , mas adoro livros longos desde de que não sejam massantes . Mas acho que vou acabar me rendendo e lendo esse livro