A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

ltsalviolo 14/06/2021

Não tem nem o que eu resenhar, né gente? Obra consagrada. Uma das melhores fantasias que já li, sem sombra de dúvidas. A leitura é complexa pelo volume de personagens, mas além de já estar familiarizada com alguns dos nomes por causa da série, indico fazer uso do mapa e apêndice no fim do livro que ajudam (muito). Observação, ler no celular, até mesmo pelo kindle, é difícil. A linguagem é clara, mas tem que ir e vir as vezes pra se orientar, além de que a narrativa bonita é muito "destacável". Opte, se puder, pelo livro físico. É o relatório kkk
Rubens.Memari 15/06/2021minha estante
Toda hora eu estou recorrendo ao Mestre Google para me lembrar quem faz o quê na história... Se tivesse um capítulo para cada personagem, o livro teria dez mil páginas rs

ltsalviolo 15/06/2021minha estante
No apêndice amg, tem quem é de onde e faz o que kkkk Qualquer coisa imprime o apêndice pra consultas, se nao tiver ele fisico

Abramo 28/03/2013

Decepção...
Preciso confessar que não curto nem um pouco o gênero fantasia estilo medieval, mas Guerra dos Tronos aparentemente tinha tudo para me cativar: Uma abordagem adulta, personagens ricos e complexos, ausência de personagem principal, heróis ou bandidões, aparentemente não há maniqueísmo... Eu que adoro filmes/livros sem protagonistas, sem mocinhos ou vilões, centrados antes de tudo em um bom roteiro, tinha certeza que ia finalmente gostar de uma saga épica de fantasia.

Bem, como dizem, só os tolos tem certeza!

Na verdade foi uma tortura ler 200 e poucas páginas antes de desistir, pelo menos por enquanto. Achei tudo muito chato e desinteressante, não consegui "entrar" na história nem com reza braba. A minha sensação era estar assistindo uma novela da globo (onde tudo gira atrás da caça de amor e poder, sempre) ambientada na idade média só que toques mais pesados de traição, sexo e brutalidade.

Coisas que não tornavam pra mim a obra mais "adulta" pelo contrário, achei muita coisa ali meio caricata. Digo até que a própria ênfase em tornar a coisa mais "realista" é mal feita, forçada.

É o que acontece nesse livro: Tudo é sempre poder, sexo e intrigas, como em novelas. Mas a vida real é bem mais do que isso, buscamos e convivemos com muito mais coisas. Alguém pode dizer que estou sendo incoerente (afinal a obra é sobre a conquista do poder de um trono), mas quando estamos diante de dezenas de personagens, e absolutamente TODOS só são descritos unicamente sob esse prisma, como autômatos direcionados a uma só coisa o tempo todo, não fica nada realista para uma obra que se vende como mais realista e adulta.

O problema acho que é o gênero mesmo, que nunca me atraiu (lembro que tentei ler Senhor dos Anéis há bastante tempo e também não aguentei muita spáginas, bem como achei o filme chatíssimo ao ponto de que nem terminá-lo).

Achei que desta vez, pela temática mais adulta, ia ser diferente. Não foi.

Douglas 01/04/2013minha estante
Faz parte. Comecei a ler Guerra dos Tronos hoje, e realmente esse tema medieval sempre cai pesado pra mim e maçante as vezes, mas confesso que curto o tema e tenho boas esperanças de gostar do livro. Quando é um tema que vc nãogosta, é igual comida e música, livro não pode ser forçado. Mas é comoc vc disse, só os tolos tem certeza.

Kelly 19/07/2013minha estante
Olha eu não tenho nem um pingo de interesse de ler esse livro justamente pelo mesmo motivo que vc .
Acho que vou ficar morrendo de tédio , eu não gosto muito de fantasia , mas adoro livros longos desde de que não sejam massantes . Mas acho que vou acabar me rendendo e lendo esse livro

Leonardo 09/02/2013

Seria impossível que a obra que gerou uma série tão genial (em sua primeira temporada) fosse ruim, mas, independente das minhas expectativas, o livro mostrou-se ainda melhor do que poderia eu imaginar.
Martin cria um mundo tão profundo, mítico e, ao mesmo tempo, real.
Apesar de já saber o que aconteceria no fim, isso não aliviou minha curiosidade em saber como a polêmica cena da execução foi concebida pelo autor. E é, de fato, um momento que divide a série em dois momentos.
O que mais me intrigou no livro foi a importância destinada às crianças. Na série, foram eles envelhecidos, mas pensar que Robb, com dezesseis anos, já trazia consigo uma responsabilidade tão grande; que Jon era apenas um adolescente quando percebe que seu lugar é a muralha; e é ainda mais interessante perceber que Arya e Bran, crianças que poderiam muito bem servir de plano de fundo para a história, são personagens carismáticos e fundamentais à narrativa.
Enfim, George Martin é um gênio por criar um livro que te dá um calafrio a cada "winter is coming" dito.
E esse é apenas o começo.
Jucy 10/09/2012minha estante
assisti a série ,mas me animei pra ler qd li seu comentario .....

walter edson 09/10/2012minha estante
o livro é um mundo magico todas as vezes que pego um pra ler é uma viagem eslumbrante.

Amandinha 20/11/2020

Game of Thrones é aquela saga que todos devem ler! Impressionante a narrativa, construção de personagens, tudo.
Vinicius.Marques 21/11/2020minha estante
AI

Vinicius.Marques 21/11/2020minha estante
JÁ VAMO DE SEGUNDO

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
Antes de qualquer coisa, eu gostaria de dizer que esse não é um livro fácil de ser lido. Não só por causa do famigerado número de páginas, mas também por causa da escrita altamente detalhista de Martin. Além, é claro, de inúmeras subtramas que emergem no decorrer da história. Não posso deixar de dizer, também, que essa edição com letras miúdas não ajuda em nada. Acabei de ler o livro no Kindle para não ficar cega.

Para por aqui minhas críticas à essa obra, porque de agora em diante eu só tenho a dizer O QUANTO ESSE LIVRO É BOM PRA BARALHO! É sério! Eu já amava a trama por causa da série, mas ler esta obra me deu uma dimensão muito mais ampliada das coisas, o que já é esperado de um livro. Por mais que ele seja detalhista ao extremo, George Martin é sedutor com seu enredo. Constrói uma trama tão bem articulada e intrincada que não resta outra opção além de amar todo esse universo.

Fazendo um pequeno resumo da trama, aqui temos Eddard Stark, lorde de Winterfell, sendo convocado para o prestigiado cargo de Mão do Rei, já que o cavaleiro que assumia esse posto morreu. Ned desconfia que ele pode ter sido assassinado por ninguém menos do que a própria rainha, uma senhora da casa Lannister, tão ambiciosa quanto o próprio diabo. Tendo que deixar seu castelo e ir para Porto Real para assumir sua nova posição, Ned manda seu filho bastardo, Jon Snow, para a muralha. E deixa seu filho Bran, que acabou de sofrer uma queda e está inconsciente, aos cuidados da mãe, Catelyn Stark.

Acontece que o senhor de Winterfell jamais imaginaria que deste dia em diante sua vida se tornaria uma verdadeira sucessão de tragédias e que o rei, e velho amigo, Robert Baratheon pode estar correndo perigo. Assim como ele e toda a sua família Stark.

Os capítulos são narrados na perspectiva de vários personagens, e os meus favoritos foram os do Tyrion, do Jon e do Eddard. Adorei os da Arya, também. Ela é maravilhosa! Os capítulos da Sansa e da Catelyn exigiram mais paciência de minha parte, eu me irritei facilmente com elas. Rs

Enfim, aqui temos uma obra poderosa, com um enredo vigoroso e emocionante e personagens que realmente te cativam. Eu amei, Martin! ♥
Babi 04/11/2020minha estante
Eu achei incrível como o Martin é extremamente detalhista, com uma escrita de certa forma mais rebuscada mas ainda assim ele é brilhante! Eu amei esse livro TB e sua resenha conseguiu passar tudo que eu senti lendo ele também

Gabriel 08/11/2020minha estante
Que bom que não fui o único estava me sentindo mau por n ter gostado da catlyn e da Sansa KKKKK

Douglas 06/06/2013

O Inverno está chegando...

Essa é a frase que mais irá te assombrar por todo o percurso do livro. Mas afinal, que inverno é este que pode durar dez anos e ser o mais longo inverno que Westeros já viu? Dizem que quando o verão é longo demais, os homens tiveram maior bondade no coração, e os Deuses lhe recompensaram com um verão mais longo, mas há quem diga também, que todo verão longo indica um inverno longo. Afinal é recompensa ou reciprocidade?

Lorde Eddard Stark, mais conhecido como Ned, é o Senhor das Terras de Winterfell, ao norte de Westeros, e tem por sua esposa a senhora Catelyn, filha do senhor de Correrio, irmã de Edmure de Correrio e de Lysa Arryn do Ninho da Águia. Tem como filhos, Robb de quatorze anos, o herdeiro de Winterfell. Sansa a prometida logo cedo para o Príncipe Joffrey de Porto Real. Arya, a filha mais nova e pouco interessada na nobreza, tem como visão ser uma guerreira e gosta da natureza. Rickon de três ano. E não menos importante para mim é claro, Jon Snow, o seu filho bastardo, um garoto de quatorze anos que não conhece a mãe, tem como pai um Eddard que sempre lhe oculta a verdade e a madrasta Catelyn, mãe verdadeira de seus meio irmãos, uma mulher que nunca lhe aceitou na fortaleza, por ser fruto de uma aventura de Ned.

O início da história se desenrola logo cedo, um livro que você acaba pegando o ritmo a partir da página cinquenta,e se você realmente gosta de livros desse gênero você não irá mais conseguir parar. Porém se você é do tipo que gosta de um herói, torce por ele, vira fã de carteirinha, assim como muitos livros conhecidos por aí (não quero citar nomes) pode deixar o livro de lado, porque no livro de Martin não existe isso. Tudo, simplesmente tudo pode acontecer, além de não existir um protagonista fixo, eu lhe aconselho a não se apegar a nenhum personagem, nem ao menos provável, nenhum deles, mesmo.

Bom, não considerando isso como spoiler, afinal é a engrenagem do turbilhão de acontecimentos. Eddard Stark recebe uma proposta de Robert Baratheon o rei de Porto Real para ser o seu conselheiro na corte ou como é chamado Mão do Rei. Após uma visita, com quase toda a corte nas fortalezas de Winterfell. Após um belo jantar para todos, com a companhia desagradável para Ned da presença dos Lannister, como a rainha Cersei, senhora esposa de Robert e seus filhos, além de seus irmãos Jaime e Tyrion Lannister.
Bom, mesmo com toda essa visita não tão agradável assim, Eddard decide aceitar a proposta de Robert e partir para Porto Real. Eddard com a incômoda sensação que isso não iria prestar, não volta atrás, e acaba tomando decisões definitivas em Winterfell, como por exemplo, levar Sansa e Arya com ele. E deixar Robb, Rickon e Jon Snow.
Porém Catelyn não aceita ter o bastardo na fortaleza, e acabam enviando Jon para A Patrulha da Noite. Lá é onde ficam os que embaraçam, aqueles que mendigam ou que não tem mais para onde ir, acaba sendo um patrulheiro. Um lugar onde você faz um juramento de vida, e a partir desse juramento você deve defender o extremo norte de Westeros para toda a sua vida.

"Poxa mas que interessante, então é uma história de tempos medievais com reis e príncipes, esperava algo mais O Senhor dos Anéis"

Não é bem assim meu caro, é uma época de Dragões "há mas eles foram extintos" ou talvez pensam que foram extintos... (vish falei demais)

Mas só deixa eu te dizer que a Patrulha da Noite não defende a Muralha de avalanches, porque além da Muralha, existe os Outros, e eles meu amigo, não possuem nada de humano. São conhecidos como lendas históricas, um exército de seres tão poderosos que nenhum homem pode ser capaz de derrotá-los, surgem no inverno e se escondem no verão. Mas o verão já dura tantos anos, uma geração, que os Outros já foram considerados lendas, histórias de dormir. Mas não, e esses Reis e Vassalos, achando que já viram de tudo, talvez ainda tenham uma surpresa. E o inverno meu amigo...

O Inverno está chegando...

~

"Diz-se que o diabo está nos detalhes. Um livro deste tamanho tem muitos diabos, e cada um deles morderá o autor se ele não tiver cuidado. Felizmente, conheço muitos anjos."

~ George R.R. Martin.

Emidiana 20/06/2013minha estante
Essa foi a primeira vez que eu vi alguém lembrar do Rickon e esquecer o Bran. hehe. ;)

Douglas 21/04/2016minha estante
Kkkk fui rever minhas resenhas aqui e vi que realmente esqueci do Bran, kkkk. Nossa faz tanto tempo, tava aqui lembrando como foi bom o início dessa saga. Tomando um café quente e lendo as primeiras páginas, curtindo cada momento. Agora to eu aqui, esperando pelo sexto livro que nunca chega.

Lorena 01/05/2013

Gênero
O livro é ótimo, e muito bem escrito. A história é muito bacana. Só abandonei por causa do gênero mesmo, é muito sangrento pro meu gosto... Mas só por isso. Estou vendo a série agora, pelo menos dá pra virar o rosto nas cenas fortes... rsrsrs! Mas ainda quero tentar ler mais uma vez. Tô criando coragem aqui. =P
Douglas 06/05/2013minha estante
O que é isso mulher... rsrs

Pablo 01/03/2023minha estante
Recomendo que um dia volte ao livro, vai que numa próxima vez você curta mais. O universo criado por George R. R. Martin é muito rico.

Douglas 11/12/2013

A Guerra dos Tronos
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

E é assim que começa UMA DAS sagas mais comentadas e famigeradas dos últimos tempos.
Começamos, então, pelo primeiro livro: A GUERRA DOS TRONOS.
Um livro bom, mas que têm seus pontos positivos e negativos.
Eu não conseguiria expressar-me por completo, sem citar esses pontos individualmente, separando os comentários entre bons e ruins. Portanto:

PARTES RUINS:

[Sim, ser chato é um dom e eu vou começar pelas partes ruins. Fãs da série, sem chateação, é apenas a minha opinião.]

1) A primeira crítica não é para o livro, mas sim para a editora.
O meu livro, que NÃO é a versão econômica conhecida como Pocket, ou de bolso, se você preferir, tem uma letra bastante pequena. Eu comprei todos os livros em uma promoção no "submarino" e percebi que os livros 1 e 2 tem uma fonte bem pequena. Nos outros livros isto foi corrigido, ficando o problema restrito aos 2 primeiros livros.
Como este comentário é para o primeiro livro, obviamente, o problema precisa ser citado.
Além disso, a folha é um pouco transparente e muitas vezes as letras transpassam de uma folha para outra, dificultando a leitura.
Por último, em algumas (poucas) folhas, as letras são um pouco tremidas, ou seja, temos um pequeno problema na impressão.
Pode ser que seja somente no meu livro, mas como a resenha é minha, cabe mencionar este problema para que, caso o pessoal da editora veja isso (eu duvido), possam evitar o problema para as próximas impressões.
Porque, poxa, uma editora como a Leya, que se orgulha de ser uma referência em muitos países não pode fazer um trabalho como este.
Fonte pequena. Folha fina. Pessoal da Leya, o que é isso? Contenção de custos? Por favor, né.
Fica a dica para a editora.

2) Agora sim vamos falar do livro.
Me incomodou no começo da leitura o excesso de personagens que o autor usa. São vários nomes, todos sendo apresentados logo e isso me deixou um pouco confuso. Precisei ler duas a três vezes algumas páginas para entender "quem é quem" na história. E alguns personagens nem se quer ganharam destaque.
É claro que isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

3) O George R.R. Martin muitas vezes exagera nas descrições. Muitas vezes ele fica descrevendo, descrevendo, e eu pensei "anda, cara, agiliza esta história!".
Não que a descrição seja ruim, mas muitas vezes ela "arrasta" a história. Eu estava lendo e querendo saber o que ia acontecer e o autor parava e começa a descrever, descrever, isso acabou me deixando um pouco nervoso. Novamente: isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

4) Capítulos com personagens diferentes.
Não que isto seja ruim. Eu gostei. Só que nas primeiras páginas, quando o POV muda, eu precisei de um tempo para me adaptar. É claro que eu já li outros livros contados por várias pessoas, mas demorei um pouco para me adaptar neste aqui. Parecia que as histórias não teriam ligações entre si. Depois, quando você estiver familiarizado com os personagens a história flui bem, mas no começo essa mudança de POV é estranha.

5) Eu costumo comentar com meus amigos que chegar até a página 100 foi difícil. Não que a história seja ruim, mas excluindo o "prólogo" que é legal, eu achei as primeiras páginas meio paradas. Eu acredito que muita gente gostou, mas eu confesso que achei as primeiras 100 páginas um pouco chatas, o que também é absolutamente normal para uma série deste tamanho. Mas resolvi citar para os leitores deste comentário para que eles tenham paciência com as primeiras 100 páginas, caso achem elas chatas, assim como eu achei.

6) O livro é muito bom, mas a história em muitas partes me cansou. Eu fiz, inclusive, uma pausa de alguns dias quando cheguei à página 280. Não sei exatamente o motivo, mas neste ponto perdi a vontade de continuar a leitura. Fiz uma pausa de alguns dias, li outro livro e depois voltei à leitura, ai não parei mais.

7) O George R.R. Martins dá uma sacaneada no leitor com estes nomes.
Alguns são extremamente parecidos e outros são iguais. Têm vários, mas vou destacar somente alguns:

Eddard Stark (casa Stark)
Eddard Karstark (casa Karstark)

Baratheon
Barristan

Mallister
Lannister

Mormont (Protetor Daenerys)
Mormont (Patrulha da noite)
Mormont (vassalo Stark)

Haggo
Aggo

Drogo
Ogo
Jhogo
Qotto

Caramba, R.R. Martins, você podia ter dado uma facilitada, né!

8) Eu esperava que o livro tivesse as batalhas mais bem detalhadas. Mas o autor, simplesmente, deu uma pincelada nelas. Não houve muitas descrições dos confrontos, a história fica restrita as intrigas e maquinações. O autor poderia ter dado uma atenção melhor para os confrontos. Uma pena.

PARTE BOAS

[Pronto fás da série, vamos para as partes boas]

1) Justiça seja feita.
Eu falei que até a história até a página 100 é chata. Sim, eu achei.
Mas depois até que ela flui bem.
Algum que outro POV de alguns personagens é chato, mas não vou citar aqui para não atrair a ira dos "fanáticos-malas", mas a história como um todo flui muito bem.

2) Temos que reconhecer a criatividade de George R.R. Martin.
Criar um mundo tão fantástico, como ele criou, é para poucos. Difícil imaginar quanto tempo ele precisou para pensar tudo isso.

3) A forma como os personagens estão humanizados é bem interessante. A história das crianças com os lobos (que você vai saber quando ler) foi uma sacada genial.

4) Blockbuster da HBO!
Caramba, como é bom ler um livro e acompanhar a história na TV.
Enquanto eu lia este livro, assisti alguns capítulos da série. Fantástico!
Você imagina as cenas no livro e depois as assiste na TV.
É uma pena que não podemos fazer isso com todos os livros.

5) Justiça seja feita (de novo)
Eu falei que a mudança de POV era ruim... mas é só no começo.
Quando você está familiarizado com os personagens você nem percebe quando muda o POV.
Quer dizer, percebe, mas o autor sempre deixa um gostinho de quero mais no final de cada POV e aí você fica ansioso para chegar o POV daquele personagem novamente para ver o desfecho de alguma situação que o autor deixa em aberto no POV anterior.

6) A complexidade do mundo criado é interessante.
E saber que depois de 592 páginas o autor ainda tem muito mais história pela frente.
Devemos parabenizar George R.R. Martins pela criatividade!

CONCLUSÃO.
Puxa, você teve paciência de ler até aqui!
Sim, vamos terminar..

Concluindo, o livro é bom, tem partes positivas e negativas, mas como um todo é bacana.

Para fechar, eu comprei todos os livros da série (os 5 lançados até aqui). Conclui apenas o primeiro. Enquanto escrevo dei uma olhada para os demais livros na minha estante. Mas não vou ler o 2º livro de imediato. Farei uma longa pausa até o segundo. Motivo: Sei lá, não tenho vontade de ler. O 1º livro até deixa um gostinho de "quero mais" no final, mas não estou com pressa. Até porque a série só deve terminar em 2019 mesmo. Então, tenho tempo.
Vou ler outros livros até que um dia tenha vontade de ler "A Fúrias dos Reis", 2º volume da série.

A você que teve paciência de chegar até aqui e que não é um Lannister, desejo a você uma vida longa e próspera! hehehe..

Um abraço e meu respeito a todos.
Tainá 16/12/2013minha estante
Estava com esse pensamento sobre o POV, valeu vou continuar lendo agora. Estou na página 28 e vou falar, com exceção da família STARK, George deixou as outras apagadas e me perdi diversas vezes e dormi tantas outras rs

Douglas 16/12/2013minha estante
Olá Tainá.
Na página 28 eu estava exatamente como você agora.
Eu te confesso que até a página 100 (excluindo o prólogo), eu também fiquei perdido.
Mas eu acho que isso é normal para uma série deste tamanho. Demora-se um pouco para que o leitor fique familiarizado com todos os personagens.
A partir da página 100 (pelo menos comigo), eu consegui entender "quem-era-quem" na história e ai o livro fluiu.
Também fiquei com sono até a página 100 e fiz uma pausa, de alguns dias, para descanso na página 280.
Mas você pode ficar tranquila, o livro é bom, só o leitor precisa de um período de adaptação.
Um abraço.

Thay Moreira 05/07/2013

Se o inverno está chegando, para mim ainda vai demorar.
Às vezes eu viajo nos títulos, mas quis dizer, no caso, de que eu vou demorar um pouco para descobrir o inverno de Westeros. Talvez demore bastante. Vou postar aqui duas opiniões, pois pode parecer estranho eu abandonar um livro e dar quatro estrelas. E principalmente para ninguém vir dizendo "Ah, você não gostou de GOT, deve ser uma criança que curte historinhas de vampiros bobos" como eu já vi por aí. Mas um passo de cada vez.

- Por que eu dei 4 estrelas?

O livro é absurdamente bom. É, como todos dizem, uma obra prima. Aquele livro que eu te indico com todas as letras possíveis, você vai gostar de Guerra dos Tronos. Tem uma espécie de mitologia, se posso dizer assim, muito singular que não pode ser comparado a nada. A criatividade de Martin me impressionava a cada página, simplesmente. Eu pretendo fazer faculdade de Letras, focando mais em literatura, e sei que esse é o tipo de livro que logo as faculdades vão querer falar e analisar. Sei que esses elogios fazem com que o livro merecesse cinco estrelas, mas como abandonei eu decidi parecer menos puxa-saco. Por isso o livro tem 4 estrelas. Se quer uma recomendação, eu recomendo. É um livro que vale a pena.

- Por que eu abandonei?

Apesar de valer a pena, pense bem no motivo para estar lendo o livro. Um amigo indicou e ficou insistindo muito? Você viu a série e ficou curioso? Ou todo mundo está comentando tanto que você decidiu ir também? Seja qual for, pense bem se esse faz seu tipo de livro. O livro não é grande apenas no número de páginas, não se engane; as letras na edição que eu peguei, por exemplo, eram minúsculas, então o livro podia facilmente ter o dobro do tamanho se as letras tivessem o tamanho comum. Além disso, até agora não sei bem o verdadeiro foco da história. A morte de Jon, a antiga Mão de Robert? Os segredos da família Lannister? A tentativa de Viserys em voltar a ser rei dos Sete Reinos? Era tanto fio se ligando que eu me perdia totalmente.

Além disso, eu ainda me irritava um pouco sobre como as coisas aconteciam. Começava lento, aí acelerava, acelerava, tinha o ápice que eu engolia várias páginas rapidamente e aí - lento de novo. Não sei se eu é que sou impaciente ou se todos perceberam isso. Considerando as notas do livro, eu devo ser impaciente. Mas eu realmente prefiro livros que, quando seguem várias linhas na história, com vários acontecimentos, eu prefiro que eles mantenham um ritmo constante, não que acelere e pare o tempo todo como estava acontecendo comigo.

Portanto, o que achei do livro: ele é digno de cinco estrelas como vinha dando no histórico de leitura, mas como abandonei, dei quatro. Não sei se vou voltar a lê-lo, talvez quando estiver com mais calma. Por favor, não disse que não gostei do livro. Ou talvez não tenha gostado, o tipo de fantasia que o livro trás é meio frustrante para mim. Sei lá, fiquei confusa.
Andressa 19/07/2013minha estante
Tb acho q seja digno de 5 estrelas, mas quando terminei de ler o livro eu só conseguir atribuir 4 estrelas. =/ Tive o mesmo problema que vc. Fora a minha imensa vontade de jogar o livro pela janela em uma certa parte e certos trechos que esperava mais do autor... Eu demorei bastante pra terminar por causa de tempo, aconselho vc a terminá-lo. =)

Thay Moreira 26/07/2013minha estante
Peguei o livro outra vez com minha professora, vou tentar terminar dessa vez; deve ser meio sem graça porque acabei vendo o seriado e já sei um monte de coisas, mas vou tentar de novo. Obrigada pelo comentário! (vontade de jogar o livro pela janela: também senti)

Gustavo494 31/07/2020

Perfeito
Cara, esse livro foi uma das melhores experiências que já tive. A história é incrível, o modo como o George escreve mais ainda, sem contar que é me espelho muito agora quando vou escrever minhas próprias histórias. Cara, se tu viu a série e curtiu, leitura obrigatória ok!
Polyana.Sousa 01/08/2020minha estante
Uauuu parabens dudula!!! Quero ler tbm

Gustavo494 01/08/2020minha estante
Leiaaa eh mt bommm

Bianca 22/06/2021

O inverno está chegando
"Se tirar a vida de um homem, deve olhá-lo nos olhos e ouvir suas últimas palavras. E se não conseguir suportar fazê-lo, então talvez o homem não mereça morrer... Quando esse dia chegar, não deve ter nenhum prazer na tarefa, mas tampouco deverá desviar os olhos. Um governante que se esconde atrás de executores pagos depressa se esquece do que é a morte." - Ned Stark

A narrativa desse livro intercala os capítulos seguindo o ponto de vista de alguns personagens, nos apresentando a diversos personagens das famílias mais importantes. Conhecemos, então, os Sete Reinos, atualmente liderado pelo rei Robert Baratheon, após a queda do Rei Aerys II. Após a morte inesperada de Jon Arryn a, até então, mão do rei, o rei Robert anuncia uma visita a Winterfell, onde moram os Stark, onde, então, convida Eddard (Ned) Stark para assumir a posição de mão do rei. Apesar de, inicialmente, estar pensando em não aceitar, certos acontecimentos motivam Ned a ir com Robert para, principalmente, investigar a morte de Jon Arryn e outros acontecimentos envolvendo sua família.

Além da trama de Ned, acompanhamos sua esposa, Catelyn Stark, seus filhos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e o filho bastardo de Ned, Jon Snow que, apesar de ter uma boa convivência com os irmãos, é repudiado por Catelyn e vê na Patrulha da Noite uma oportunidade de conseguir reconhecimento. Sansa e Arya vão para o Sul juntamente com Ned, enquanto Robb, Bran e Rickon ficam em Winterfell com Catelyn e, pessoalmente, o mais interessante do livro é ver como esses personagens, cada um de sua forma, vão amadurecendo rápido enquanto os acontecimentos ameaçam a estabilidade e a vida de toda a família. Além disso, os lobos das crianças e o papel deles durante a história são totalmente incríveis .

Além da família Stark, a narrativa segue Tyrion, o anão e irmão de Cersei (casada com Robert Baratheon) e Jaime Lannister. Tyrion, desprezado por praticamente toda a família, consegue se mostrar uma pessoa muito inteligente e o mais sensato dos Lannister. É bem interessante ver como, apesar das dificuldades, Tyrion consegue usar a situação do momento de forma a agir em seus próprios meios.

E, por último, temos Daenerys Targaryen, uma das únicas sobreviventes da família, juntamente com seu irmão, Viserys, que praticamente a vende a Khal Drogo, líder dos dothrakis, com o intuito de obter forças para enfrentar o rei e conseguir de volta o Trono de Ferro. Para mim, os capítulos narrados por Daenerys são os mais duros e difíceis de ler, porém, com o passar do livro, ela se mostra uma personagem com uma força imensurável.

Logo nesse primeiro livro, a quantidade de histórias, nomes, características, detalhes e informações apresentadas é enorme, o que deixa a história ainda mais complexa e incrível, mas que, muitas vezes, pode atrasar um pouco o fluxo de leitura e torná-la um pouco arrastada.

Os personagens, ao decorrer do livro, vão crescendo e amadurecendo a medida que a história e os acontecimentos vão se desenrolando, apesar de que, muitas vezes, é meio difícil imaginar esses personagens, alguns deles ainda praticamente crianças, fazendo o que fazem. Esses mesmos personagens, podem ser amados ou odiados de uma página para outra e é muito interessante notar que algumas decisões, apesar de parecerem erradas, são feitas pensando na família.

Até metade do livro, mais ou menos, as coisas parecem bem "calmas" (apesar de algumas cenas bem difíceis de ler), mas, aos poucos, os problemas vão sendo apresentados e culminam em catástrofes que tornam o final do livro bem mais empolgante, deixando o leitor com aquela sensação de "quero mais". É um livro impecável, muito bem escrito e totalmente imprevisível.
João Guilherme 22/06/2021minha estante
????????

Camilli.Baggio 22/06/2021minha estante
perfeita, maravilhosa

joo.fernandz 02/08/2021

Comprei o box com todos os livros pra assistir a última temporada com estilo dps da decepção que foi desisti quando acabei ol 1ro kkakakakakak mas mto bom de fato
lana 02/08/2021minha estante
eita dinheiro fora

joo.fernandz 02/08/2021minha estante
pelo menos fica bonito na estante

Luan Felipe 05/01/2014

A guerra dos Tronos
É no primeiro livro da aclamada série "as crônicas de gelo e fogo", intitulado "Guerra dos Tronos", que conhecemos toda a genialidade de George R.R. Martin.

Ele nos presenteia com uma das melhores séries de fantasia da atualidade, não devendo nada, diga-se de passagem, a Tolkien (com o Senhor dos Anéis) ou a J. K. Rowlling (com Harry Potter). É impressionante a riqueza de detalhes que Martin emprega em sua narrativa. E o melhor, detalha sem tornar a leitura enfadonha - cada detalhe, por menor que seja, tem lugar de honra e razão de ser na sua monumental obra.

Outro ponto que me encantou no livro, foi a própria construção da narrativa. Apesar de ser escrito na terceira pessoal, Martin escreve cada capitulo a partir da perspectiva de um determinado personagem. Com isso, consegue dar ao leitor uma visão da obra multifacetada sem perder de vista o todo. Quando estamos na pele de um determinado personagem, enxergamos apenas seu campo de ação, ou seja, a visão que tem do espaço e das pessoas que com ele interagem. E isso acaba nos dando maior riqueza no entendimento, tanto dos personagens, quanto da história, uma vez que esta última pode ser acompanhada a partir de diferentes ângulos. Seus personagens são outro achado. Carregam em si a complexidade humana. E como tal, fogem do clichê vilão/mocinho. Não são nem totalmente bons, nem totalmente maus.

Em “Guerra dos Tronos” você é transportado para um continente fantástico chamado de “Westeros”, onde as estações podem durar anos, ou toda uma vida – lembrando que a leste de Westeros há outra extensa terra, onde se desenvolve uma história paralela, chamada de “Essos”. A obra é ambientada no período medieval. E, temos que dizer, George Martin faz bem o dever de casa. Lendo Guerra dos tronos, o leitor se sente em tal período.

Nesse primeiro livro da série, que se passa num pós-guerra, o reino atravessa um período de relativa paz. O livro inicia contando a história da família/Casa Stark, localizada no Norte em Winterfell, cujo líder é Ned. Este último recebe ao mesmo tempo duas notícias, a do falecimento de Jon Arryn, “Mão do Rei”, e a de que a corte do Rei Robert, senhor dos sete reinos, viaja para o Norte. Chegando a Winterfell, Robert propõe a Ned que assuma o cargo, agora vago, de Jon Arryn. E Ned, apesar de relutante, aceita ser a nova “Mão do Rei” objetivando, com isso, investigar as causas da Morte “precoce” de Arryn. Paralelo a essa história, em Essos, os dois irmãos Targaryen – Daenerys e Viserys – únicos sobreviventes dessa linhagem, aspiram reconquistar o trono que Rei Robert usurpou de seus familiares. A Norte de Winterffel se localiza a Muralha, uma gigantesca parede de gelo, que separa e protege de todo os sete reinos os Selvagens do extremo Norte, os “Outros” e o que mais por lá estiver. Os habitantes e responsáveis por tal proteção são homens de vestimenta negra, que abdicam de todos os prazeres (nem sempre espontaneamente), por uma vida de servidão na Muralha. Esse é o esqueleto da história. As intrigas, amores, traições, e caminhos percorridos por cada personagem, fica a critério de vocês buscar, a partir da leitura dessa “fantástica obra” – nos dois sentidos, diga-se de passagem.

Ah, já ia esquecendo as 592 páginas.... Sim, são muitas, mas esqueçam o tamanho, ou a quantidade delas.. vocês às devorarão rapidamente sem ver o tempo passar.

Ithalo 05/01/2014minha estante
Muito massa, agora sim é que vou devorar, parabens pela resenha.

Luan Felipe 06/01/2014minha estante
Brigadão Ithalo.. Leia mesmo, pq vale a pena..

Mandark 30/06/2011

Viciante!
Depois de um bom tempo sem encontrar uma história verdadeiramente envolvente, que me mantivesse acordado até altas horas da madrugada, virando verozmente as páginas... Finalmente me deparei com "A Guerra dos Tronos", o primeiro volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martin.
Eu tinha muita relutância em comprá-lo, com medo de que ele não fosse tudo o que as pessoas tanto alardeavam... Mas, graças ao meu amigo Erick, que o emprestou para mim, pude finalmente comprovar a qualidade da história, da narrativa e principalmente pude me identificar com personagens tão incríveis como Jon, Arya, Daenerys e até mesmo o anão Tyrion.
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre!"
Terminei o livro há alguns minutos, mas já estou desesperado pelo próximo volume.
Não posso deixar de expressar minha angustia diante de alguns fatos relacionados a série e em como a história pode de encaminhar daqui para frente: um dos grandes pontos fortes da história é o desenrolar ágil dos acontecimentos, e considerando que a sérié é composta por sete volumes e que o terceiro volume tem quase 1000 págimas, temo que a tendência da história seja ficar mais atravancada, perdendo essa característica tão positiva. Outro ponto muito pessoal, é o fato de que o terceiro livro da série só será lançado em Setembro, o que significa que ficarei algum bom tempo sem ler o terceiro volume (considerando que compre o segundo hoje... rs) e muito mais tempo ainda sem acesso ao quarto volume da série.
Mas, limitando-se ao primeiro livro apenas, é uma leitura fascinante, cheia de suspense e que te prende do início ao fim. O estilo de narrativa utilizando de multipla perspectivas (coisa que o Tolkien fez tão com "O Senhor dos Anéis", só quem em proporções bem maiores, considerando a diferença do tamanho dos capítulos) é outro ponto forte do livro, tornando-o bastante agradável de ler, com aquela constante espectativa sobre quando teremos notícias sobre este ou aquele personagem que tanto gostamos.
Enfim, para os fãs inveterados de grandes séries, não preciso nem dizer que está mais que recomendado, né?
ErickFernandes 30/06/2011minha estante
Era de se esperar que vc amasse o livro. Em todos os históricos de leitura vc deu 5 estrelas.... que bom que gostou.. ;)

letícia 19/07/2011minha estante
Vi a série todinha e depois fui começar a ler o livro, só que não passei do início, com todos aqueles nomes etc. Creio que não dei continuidade porque a história estava fresquinha na minha cabeça (por causa da série), então irei esperar uns meses, até eu esquecer um pouco e poder voltar a ler.

readsmor 07/06/2021

Ah quem critica o Tolkien por detalhar demais, deve ser porque nunca leu nada do George porque MEU DEUS, teve hora que pensei em desistir, mas sigo firme e forte para ler todos os livros... e espero que até terminar o George finalmente libere o próximo livro. 6,5 de 10.
ps: a última foto tirei no evento que teve em 2013 aqui em São Paulo. Um dia incrivel.
Dinha 07/06/2021minha estante
como que cabe tanta coisa, personagem, nome, cidade, enredo naquela cabeça, meu Deus! muito bom escritor, intenso demais

readsmor 08/06/2021minha estante
Kkkk nossa sim, se fosse eu ia esquecer 90% das coisas que ele escreveu ?