A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

Sollyns 19/05/2024

Efeito série

Vi a série antes de ler o livro e acho que isso ocorreu com muita gente. Também não vi a série na época que estava passando. Se não me engano, assisti na época da pandemia. Dito isto, o livro veio pouco tempo depois.

A sensação que eu tinha é que estava bebendo de uma fonte que bebia da fonte do Senhor dos Anéis. E isso não é ruim e nem quero dizer que era uma cópia. Significa apenas que eu estava mergulhando em uma jornada épica e grandiosa.

Sim, a influência da TV foi muito grande, até porque a HBO é conhecida por fazer produções excelentes e a série é realmente de uma qualidade absurda. Mas, nada disso seria possível se a história não fosse envolvente.

Fiz a ligação com o Senhor dos Anéis porque a minha base de histórias de fantasia divide-se em duas categorias: Harry Potter (meu conforto) e Senhor dos Anéis. Desse gênero literário, são as duas obras que mais me marcaram e são minha referência, uma vez que nenhuma outra história conseguiu bater de frente com elas. Assim, todo livro que leio vou colocando nessas categorias. Por exemplo: Percy Jackson (que adoro!) está mais pra Harry Potter, assim como Guerra dos Tronos está mais para o Senhor dos Anéis. Para mim faz sentido quando identifico o tipo de escrita e universo criado.

George Martin criou um mundo muito rico, com fantasia cativante mas também com disputa política interessante (ao contrário do que ocorre no mundo real). Os núcleos vão sendo apresentados aos poucos mas de forma bem satisfatória e a história vai fluindo naturalmente, te deixando curioso. Um pouco dessa magia eu perdi pois vi a série primeiro, mas por outro lado foi interessante porque achei a 1ª temporada muito fiel ao livro. Lembro de ler várias passagens e lembrar das cenas assistidas.

Até o momento só li esse 1º livro, mas baseado nele é um épico que vale a pena. Você vai se afeiçoando a alguns personagens, não gostando de outros, fica incrédulo com alguns acontecimentos e acha outros incríveis... É o tipo de livro que você quer ler tudo. Se tiver 10 livros, você quer ler os 10 e não é necessário nenhum esforço absurdo para que isso aconteça, você lê porque é prazeroso.
Só não li todos em sequência porque sei que o autor ainda não lançou o último, então estou mais devagar, mas estão todos na minha lista de leitura.

Glenda70 18/05/2024

Bastante difícil de entender os personagens. A leitura demora a engrenar, mas o fim deixa o gostinho de quero mais.

Italo Oliveira 16/05/2024

Gente, leiam o Mundo de Gelo e Fogo: Uma história não contada de westeros antes, La voces vão entender um pouco do mundo de Westeros e lá fala sobre a conquista de aegon, e como o mundo mudou. É a historia de uma pessoa lendo e coletando os fatos e passando pra gente o que ele lê, é um livro descritivo. Voce ja chega no A Guerra dos tronos sabendo muita coisa do mundo. Anotem os nome dos pensonagems pra não se perder. o Rei louco era bem louco mesmo. Pelo menos leiam até Aerys II (o Rei Louco) antes desse, vão se amarrar.

maria21691 16/05/2024

?Diga-me, lorde Stark, por que são sempre os inocentes que mais sofrem quando vocês, os grandes senhores, entram na Guerra dos Tronos??

Não tenho muito o que adicionar na minha resenha, apenas o que todo mundo sabe. O universo criado pelo George é incrível e extenso, a cada página você se sente mais transportado para o universo de Westeros e tudo que o cerca. Gostando ou não dos personagens, é impossível não se interessar por eles e pelo fim incerto de cada um, visto que As Crônicas de Fogo e Gelo é uma obra que você DEVE esperar reviravoltas (recomendo muito ler sem saber nada sobre, inclusive.). Eu amo muito esse universo e espero que o George lance logo ?Winds of Winter?.

Matheus656 15/05/2024

Repleto de magia, e uma disputa pelo poder extraordinária, isso é explícito na série, mas no livro aborda os pensamentos mais íntimos de cada personagem, isso deixa mais claro que a briga pelo trono é quase universal, esse livro me fez gostar ainda mais de alguns personagens em específico... Enfim, o livro é muito foda, e o trono ? amaldiçoado ! Rs

Carolina.Umel 12/05/2024

M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O
Ahh, que história!!!
Ahh, que escrita fluida e apaixonante!!
Martin fez-me sentir parte da história e em alguns diálogos era como se eu estivesse à mesa, participando.
Um mundo de fantasia mas, faz-me viajar como se existisse, pois eu fechava os olhos e via os lugares e as pessoas descritas.
Estou apaixonada por esses personagens e por esse universo que George R.R. Martin criou!!!

Abelha_literaria_ 08/05/2024

O QUE???
Achei o inicio bem lento, mas acho válido em livros de fantasia. Depois de cerca de 300 páginas a coisa vai fluindo, fluindo, e quando você vai ver, você só consegue pensar: O QUE????

Gente, foi mirabolante, foi bem construído, foi uma escrita GOSTOSA, foi bom demais
sherontoni 08/05/2024minha estante
eu li 80 páginas e desisti não conseguia entender nada? Vale a pena tentar ler dnvo?

Abelha_literaria_ 08/05/2024minha estante
VALE SIM!! Também fiquei perdida, me dava muito sono, mas persisti e to apaixonada. O final desse livro é completamente bombástico

sherontoni 08/05/2024minha estante
Vou tentar reler então, obrigadaa

Erick.Constantino 08/05/2024

Que livro delícia
A série foi incrível (menos aquele final), ela quem me motivou a ler guerra dos tronos, até que minha espectativa estava alta, pois pela serie ser foda, esperava a mesma coisa do livro, graças a deus eu amei. Pensem num livro bom, é muito interessante ver o ponto de vista de um personagem, o que ele está pensando diretamente e também suas emoções. Recomendo muito a leitura, não vão se arrepender!!!!

Mat 07/05/2024

Excelente. Tudo muito bem construído, sobretudo no que diz respeito a ambientação dos 7 reino e as ligações genealógicas entre as famílias, fiquei surpreso (positivamente) com tamanha complexidade. Espero que o autor explore mais intensamente os elementos da fantasia clássica nos próximos livros e desenvolva com mais afinco acerca da gênese do mundo, principalmente sobre os filhos da floresta e os primeiros homens.

macla14 06/05/2024

APENAS LEIAM
Não tenho muito o que dizer, apenas o que todo mundo sabe. o universo é incrível e extenso; é simplesmente impossível você ler esse livro sem se transportar para o universo de Westeros e tudo que o cerca. uma gama de personagens que, quer que você o ame ou os odeie, é impossível não se interessar por eles. reviravoltas que explodem sua cabeça completamente (recomendo muito ler sem saber sobre nada do que se trata). enfim, george r r martin eu te amo e preciso que você termine logo de escrever os ?ventos do inverno?.