As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

JuKirchhof 02/07/2023

A incrível história da criança sem limite
... mas que não é chata! Tom é uma figura que está vivendo uma infância livre, no século XIX, numa cidade de interior, com imaginação e aventura. Mark Twain dosa com mestria o suspense e o humor, sem ser pastelão ou forçado.

LuisfelipeBN 21/03/2023

As Diabruras de Tom e Huck Finn
As aventuras de Tom Sawyer é um clássico infantil delicioso. Com esse livro somos transportados pra um outro tempo de brincadeiras e travessuras de Tom e Huck Finn. É lindo ver a inocência e a honestidade de crianças que são tão mentirosas e ao mesmo tempo as mais sinceras em tudo que fazem.

Alessandra Coutinho 21/01/2023

Uma história simples e ingênua, o mundo visto pelos olhos de uma criança... muito interessante ler depois de adulto e lembrar de como era nossa visão do mundo, da família, da escola, das brincadeiras, da imaginação em nossa cabeça!!

Janaina Bessoni 13/04/2020

Haja fôlego!
É preciso fôlego para acompanhar tanta traquinagem desse personagem. Mas não quis descanso até terminar a última página!

Helena 21/08/2021

Não só para crianças
Com uma premissa muito simples - sobre crescimento, amadurecimento, peripécias, superstições e confusões de um menino travesso - "As Aventuras de Tom Sawyer" é um livro que encanta. Não é a toa um bom clássico da literatura infanto-juvenil há séculos, pois demonstra com leveza e bom humor passagens comuns sobre a infância. Me divertiu e, até mesmo, agora me sinto preparada para entender as referências a Tom Sawyer tão embutidas nos produtos nos entretenimento norte-americano - e no rock haha

Cada capítulo termina com um "gancho" que te leva ansiosamente para o próximo. Além disso, o nome dos capítulos é a antecipação do que vai acontecer ali - e é por isso que o livro se torna envolvente. Inspira certas reflexões que definitivamente não são direcionadas às crianças, mas sim aos adultos. É de um fato um livro que agrada aos adultos, e saímos de certa forma saudosistas em relação a infância.

Não posso deixar de comentar sobre a doçura e simplicidade de Huckleberry Finn, o melhor amigo de Tom. Huck é um garoto humilde, que vive nas ruas, e não consegue se adaptar "às rédeas" dos adultos polindo, moldando, forçando a ser um "menino respeitável e de bons modos". É colocada uma reflexão de como somos livres quando podemos ser quem realmente somos, e não o que a sociedade quer que a gente seja, agir como querem que a gente aja. Huck expressa nosso desejo interno de liberdade, de fugir, viver "nas ruas e na natureza".

Outro ponto que não posso deixar de passar. Não confunda livro racista, com livro que reproduz o racismo dos personagens, ou seja, personagens racistas de séculos atrás, reflexo de outra época e costume, expondo seu racismo. A diferença é tênue, mas existe. O livro foi inspirado na infância no autor, vivendo no interior dos EUA no século XIX. Portanto, há falas passageiras de alguns personagens sendo racistas - não significa que a obra como um todo é racista. É um estudo de comportamento e pensamento da comunidade norte-americana na época de infância do autor. Vamos lembrar que existe muita reprodução de racismo nos clássicos brasileiros também, aos montes, como produto daquela sociedade - inclusive livros estudados na escola. Já existem edições dessa obra no mercado, com editoras mais modernas, que apontam em "Notas" que o livro traz reproduções de falas racistas.

Natiele 03/08/2021

Amo a linguagem do Mark. Não podemos levar em conta as peculiaridades da época como se fossem ditas agora, temos que mergulhar no passado e aproveitar a aventura em sua plenitude. senão fica muito facil julgar. e essa historia é incrivel.
Gabi 03/08/2021minha estante
Eu li esse livro esse ano. A história me emocionou muito e tom era custoso demais hahahaha

Heloise.Cristina 11/11/2022

Oq eu achei?
O livro é bom em si, mas eu não achei a história emocionante, poderia finalizar com um plost. Eu acho q assim poderia favorecer para q as pessoas (eu no caso), ficassem mais presos para saber oq acontece.

Fabio Michelete 23/09/2011

Deliciosa visita à Infância
Mark Twain nos leva a viver um pouco da infância levada da personagem principal. Muito bacana, pois refere-se àquela infância dos tempos em que crianças podiam brincar livremente, e a maldade era algo muito raro.

Maiteee 27/10/2022

Muuuito bom! O título não estava mentindo, realmente tom sawyer presenciou muitas aventuras nesse livro, arriscando muitas vezes sua vida e de seus amigos! São histórias de aventura que realmente te prendem e excitam, esperando como irão resolver seus problemas.

Richard 21/10/2022

Muito Parecido com "O sol é para todos"
Poderia ler mil livros como estes, que narram o cotidiano como ele é de verdade. A todo momento comparava Tom com Scout de "O sol é para todos", eles seriam melhores amigos.

Fefê 10/07/2022

Texto adaptado
Essa edição comemorativa é adaptada, no que eu acredito que seja para o gosto dos jovens. Gostei, mas faltou algo, vou atrás de uma edição com o texto integral.

Lara797 07/11/2023

Surpreendente
No começo pensei que o livro seria extremamente chato, mas a história teve um bom desenvolvimento. Já imaginava que teria palavras e frases mais complexas (por ser um livro antigo), mas não imaginava que a história iria me interessar tanto. Eu indicaria apenas para pessoas que gostam de clássicos ou de livros mais antigos, senão, não.

Folhadpapel 13/08/2020

Um clássico incrível.
Esse livro surgiu na minha vida por recomendação de um professor, li ele na maratona de inverno desse ano e me apaixonei. A escrita é bem mais fácil do que eu imaginei e a carga emocional que os personagens carregam é imensa.
De início não gostei muito do protagonista, mas acabei me apegando a ele. Huckleberry Finn, amigo de Tom Sawyer, se destaca nesse livro de uma forma natural e maravilhosa, e não é atoa que possui um livro próprio e que quero ler o mais rápido possível.
Eu fui muito surpreendido com os assuntos que são tratados aqui, quando me recomendaram apenas falaram que era "sobre a infância de uma criança em uma cidadezinha norte-americana", mas é bem mais que isso. Temas como depressão e o sentimento de abandono são tratados aqui.
Esse livro trata da infância de Tom Sawyer, um menino que não gosta muito de seguir regras (a não ser as que ele inventa), a história é basicamente uma série de aventuras e acontecimentos da sua vida, narrados por um narrador incrível e com um senso de humor muito bom!
Esse é um livro bem mais pesado do que aparenta, do meio pro final ele toma um tom mais dramático e sombrio, algo que eu não estava esperando de início.
Como eu já disse, o meu personagem favorito desse livro é Huckleberry, ele é um menino branco e pobre, então ele transita entre os escravos e empregados e os filhos dos patrões, mostrando uma parte da história que Tom Sawyer não se importa muito.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/