As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

@vidaliterata 20/05/2023

O livro foi escrito em 1876 pelo autor norte-americano, Mark Twain, inspirado em sua própria infância.

A história se passa no vilarejo fictício de Saint Petersburg, localizado nos EUA. E o protagonista é Tom Sawyer, um garoto bem travesso e destemido, que adora se meter em encrencas, sendo esse o motivo de dor de cabeça para sua Tia Polly.

O vilarejo é um lugar tranquilo. No entanto, tudo muda quando Tom e um dos seus amigos, Huckleberry testemunham, sem querer, um assassinato no cemitério. Um homem inocente é preso no lugar do assassino e apenas eles sabem desse segredo. Essa trama, aliás, vai render bastante ao longo do livro.

É interessante que a narrativa é contada em terceira pessoa e os diálogos dos personagens têm uma variação linguística (ou seja, não seguem a norma-padrão) típica de pessoas que moram no interior brasileiro e/ou com baixa escolaridade. Tradução e adaptação excelente de José Roberto O?Shea.

Através de seus personagens carismáticos, Mark Twain retrata a inocência da infância, a amizade, as superstições, o fanatismo religioso, maus-tratos infantil e também a desigualdade social, por meio de Huckleberry, menino órfão e marginalizado.

No livro temos vários momentos divertidos e engraçados com os personagens, momentos tensos e de mistério. E de fato, tem muitas aventuras: Tom e os meninos fogem de casa e viram piratas numa ilha; forjam sua morte e descobrem um tesouro. Só para citar alguns exemplos.

Por se tratar de uma obra escrita no século XIX, é comum encontrar trechos problemáticos/ofensivos. Naquela época, a abolição da escravidão ainda não tinha ocorrido. Fora os temas sensíveis como assassinato e violência. Portanto, não é um livro apropriado para crianças pequenas.

Foi uma leitura agradável e gostosa, apesar de algumas vezes arrastada. Gostei bastante da experiência e fiquei curioso para ler a sequência dele, "As aventuras de Huckleberry Finn".

Lu 07/03/2023

Menino doido!
Sem sossego, muito, muito arteiro!
É tanta coisa que ele faz, que parece não ter fim! Mas num determinado momento da história tudo começa a ser costurado.
Achei que ia ser a narrativa eterna de bagunças, mas que nada! A história fica amarradinha no final.
Gostei.

André Azevedo Ferreira 21/01/2022

Aventura Boa!
O que falar desse livro que é um clássico retrato de uma época que já não existe mais!?

Focado na vida de garotos comuns de um pequeno vilarejo de interior, ele nos mostra com extrema simplicidade o dia a dia dessas pessoas.

Mark Twain é sempre direto ao ponto e não desperdiça nada do que está no livro, eu sou suspeito pra falar, pois sou fã dele de longa data.

Nossos amigos Tom e Huck se mostram tão sapecas e aventureiros como você já poderia esperar.
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

JAlia 18/11/2022

Amei
O livro fala sobre um garoto e seu amigo que passam por aventuras disafiadoras como as cavernas, cemitério,a casa mal assombrada e ilha deserta
resumindo eu amei o livro e recomendo muito??

Naty Alves 02/03/2023

Tom!!! Vêm cá moleque
Encatador, eu amei esse moleque, não têm quem não ria, e se divirta um bocado, Tom é tão espertinho aquele danado.. Esse é aquele clássico, que nos leva a recordar as doçuras, e medos da infância, é quase impossível, não se ver em algum momento, uma viagem aos velhos tempos, os tempos de criança.

Tom, é um garoto órfão criado pela tia Polly, uma criança sapeca, alegre, criativa, e muito MUITO arteira, caças ao tesouro, fantasmas, doenças imaginárias, (para não ir a escola), primeiro amor, fugas a noite, brigas de rua, não gostar das aulas de catecismo, ou de tomar banho, são muitas das peripécias do menino, até que um dia ele e o seu amigo Huckleberry Finn, presenciam um assassinato..!!! E muita confusão a solta..

Apesar de ser super divertido, com uma narrativa fluida, e escrita fácil, o texto merece uma atenção a mais, o livro de Mark Twain, é considerado um clássico da literatura infantojuvenil, porém entretanto tenha ciência que o livro é um escrito de sua época. O livro é marcado por diálogo racistas, ou pelo fato de Huckleberry fumar cachimbo.

Porém, falando de Huck o autor claramente o usa como o retrato de uma crítica social, o abando, e a negligência infantil, por falta de responsáveis. Os meninos veem Huck como um garoto livre afinal, ele não têm de seguir padrões, ou etiquetas sociais, ou têm qualquer obrigação, afinal o menino não tem que ir a igreja aos domingos, ou a escola, nem tomar banho, ou tenha quem mande nele, mas nós sabemos a verdade.

Huckleberry nunca foi livre, mas sim, está exposto, a pobreza, fome, e abandono, sem educação formal, ou qualquer chance de futuro, porque ele não tem ninguém que faça nada por ele, ou melhor ele tem, a rua, afinal se ele não for educado por um adulto responsável, será por uma dúzia de irresponsáveis. Isso é marcado por não falar direito, usar roupas que não são dele, morar em barris, fumar, passar fome etc..

Outro ponto é como o autor explora os sentimentos dos personagens, sentimentos que por muitas vezes nos adultos ignoramos por achar, bobo, ou menos importante, só porque crianças não pagam contas, não significa que não sintam dor, medo, incerteza, ou angústia.

E claro a conexão da criança com a natureza e a criatividade do imaginário, afinal aqui as crianças saem para brincar, afinal a diversão está fora de casa não no celular (risos), eu sei, que somos urbanos e tal, e que o contexto era outro, mas pense, como não seria se as crianças pudessem apenas brincar, correr, subir em árvores, pescar, sem tantas preocupações ou tantos horários. (Isso não é uma crítica). Porém, que elas pudessem criar mais.

Sem mais, amei, a aventura.

beleza 17/04/2020

Faz tempo
A vontade de ler esse livro veio com o seriado Lost, quando um dos personagens da série achou esse livro nos escombros do acidente e estava lendo
Finalmente li e gostei muito

Thais 25/12/2023

Tom é um menino levado e sagaz, desta história divertida, que nos remete a nossa infância, trazendo à tona lembranças das condutas e pensamentos mais contraditórios e inocentes.

Ele está sempre aprontando alguma coisa seja sozinho ou seja melhores amigos e nem assim deixamos de amá-lo. Possui um espírito livre de um menino comum e simples e é capaz de lembrar das histórias de Robin hood mas não sabe se quer quem foram os apóstolos hahaha.

Além de tudo este livro não pode ser considerado meramente infantil, a trama envolve violência (inclusive contra crianças), horror, sangue e morte; há assassinatos em cemitérios, cadáveres, embriaguez e superstições assustadoras.

Fabio.Nunes 23/05/2023

Curti e me diverti
As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain
Editora: Autêntica, 2017

Este é um livro para quem quer algo leve, sair de uma ressaca literária, se divertir um pouco com as aventuras dessa personagem marcante.
Mark Twain, ou Samuel Langhorne Clemens, não deixa de colocar aquela pitada de acidez e excelentes tiradas críticas ao longo da estória.
"Há cavaleiros ricos na Inglaterra que, no verão, conduzem todos os dias carruagens de quatro cavalos por 40 ou 50km, porque esse privilégio lhes custa uma quantia valiosa de dinheiro; no entanto, se lhes oferecessem um salário para fazerem isso, a mesma atividade se tornaria trabalho e, portanto, eles não aceitariam."

"Por um breve período de tempo, a esperança pareceu reviver... Não que houvesse um motivo para trazê-la de volta, mas simplesmente porque é de sua natureza renascer quando sua teimosia ainda não foi destruída pela idade e pela familiaridade com o fracasso."

Livro publicado em 1876, portanto, cuidado com os anacronismos.
Recomendo.
Max 24/05/2023minha estante
Boa dica!

Bianca.Moreira 12/11/2021minha estante
realmente muito boa a sua resenha

DevidH 13/04/2024

Uma história muito gostosa de ser lida, tem realmente um sabor de infância. Apesar de tudo, sentido falta de um aprofundamento dos elementos apresentados. Recomendo.

Folhadpapel 13/08/2020

Um clássico incrível.
Esse livro surgiu na minha vida por recomendação de um professor, li ele na maratona de inverno desse ano e me apaixonei. A escrita é bem mais fácil do que eu imaginei e a carga emocional que os personagens carregam é imensa.
De início não gostei muito do protagonista, mas acabei me apegando a ele. Huckleberry Finn, amigo de Tom Sawyer, se destaca nesse livro de uma forma natural e maravilhosa, e não é atoa que possui um livro próprio e que quero ler o mais rápido possível.
Eu fui muito surpreendido com os assuntos que são tratados aqui, quando me recomendaram apenas falaram que era "sobre a infância de uma criança em uma cidadezinha norte-americana", mas é bem mais que isso. Temas como depressão e o sentimento de abandono são tratados aqui.
Esse livro trata da infância de Tom Sawyer, um menino que não gosta muito de seguir regras (a não ser as que ele inventa), a história é basicamente uma série de aventuras e acontecimentos da sua vida, narrados por um narrador incrível e com um senso de humor muito bom!
Esse é um livro bem mais pesado do que aparenta, do meio pro final ele toma um tom mais dramático e sombrio, algo que eu não estava esperando de início.
Como eu já disse, o meu personagem favorito desse livro é Huckleberry, ele é um menino branco e pobre, então ele transita entre os escravos e empregados e os filhos dos patrões, mostrando uma parte da história que Tom Sawyer não se importa muito.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/

Richard 21/10/2022

Muito Parecido com "O sol é para todos"
Poderia ler mil livros como estes, que narram o cotidiano como ele é de verdade. A todo momento comparava Tom com Scout de "O sol é para todos", eles seriam melhores amigos.

Carol 11/05/2020

Bem fácil de ler, com momentos um pouco arrastados, mas de forma geral é bem divertido.