As Aventuras de Tom Sawyer

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Alle_Marques 21/10/2021

Tudo acontece com Tom Sawyer
...
[...] Com bastante diligência e muita atenção, Tom logo pegou o jeito e seguiu caminhando rua abaixo, com a boca cheia de harmonia e a alma cheia de gratidão. Sentia-se bem do jeito que um astrônomo que acabou de descobrir um planeta novo sente. E se pensarmos simplesmente em um prazer forte, profundo e completo, a vantagem estava com o menino, e não com o astrônomo. [...]
...
É tudo muito conveniente, Tom parece sempre está no lugar certo e na hora certa (mesmo para as desventuras, já que até elas terminam em coisas boas), e mesmo ele sendo o protagonista, fica difícil de acreditar que tudo sempre acontece com ele ou perto dele.
Além disso, para gostar realmente da obra, é necessário uma boa vontade e uma suspensão da descrença gigantescas para os absurdos que a trama conduz, entre eles o de três CRIANÇAS cruzarem um rio sozinhas e no meio da noite, passarem uma semana se divertindo em uma ilha deserta, preocuparem uma cidade inteira e voltarem apenas para assistirem seus próprios funerais como se a vida fosse uma grande brincadeira, e mesmo depois disso tudo, depois dos vários perigos que eles correram, das várias tragedias que poderiam ter de fato acontecido aos meninos, ainda assim, não receberam nenhum castigo, nenhuma bronca e nenhuma repreensão por parte dos adultos, isso por si só já exigiu mais boa vontade do que eu estava disposta a dar.
Em certo momento da leitura cheguei até a pensar se o Tom não tinha certo grau de psicopatia, isso pelo egoísmo dele em alguns momentos, pelo seu impulso, pela sua aparente dificuldade em distinguir o ‘bem’ e o ‘mal’ e pelas diversas travessuras que ele apronta que, como fica claro na obra, ele mal sente arrependimento por elas e quando sente, é sempre após ser repreendido. Mas claro, foi apenas uma impressão, um pensamento rápido.
Não duvido que na época tenha sido uma ótima leitura, tem algumas passagens legais, engraçadas e marcantes, quem sabe até consiga agradar algumas crianças de hoje, mas acredito que não tenha envelhecido tão bem, é problemático, por vezes monótono e repetitivo e, como já disse no início, ‘é tudo muito conveniente’, isso quebra o encanto do livro, ele exige muito e entrega pouco. Ainda assim, ainda pretendo ler “As Aventuras de Huckleberry Finn”, imagino que será igual, mas pelo menos já saberei pelo que esperar.
25° de 2021
Desafio Skoob 2021
z..... 21/10/2021minha estante
Acredito que a obra reproduz e instiga conceito de superioridade cultuado na identidade norte americana. Fiquei com essa sensação na leitura. Tom é como conquistador que impõem suas vontades sem limites.

Alle_Marques 21/10/2021minha estante
Não tinha pensado nisso, mas agora que você falou fica claro, Tom é quase um exemplo estereotipado do 'menino branco norte-americano': criados para pensarem que são os donos do mundo. Por isso pode ser que o livro ainda seja muito cultuado em seu país de origem, mas fora dele já não funciona tão bem.

Matheus 08/06/2023

Nostálgico!
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, mas a imaginação envolve o mundo."

Esse foi meu primeiro contato com Mark Twain e que livro divertidíssimo. Uma história cativante, cheia de acontecimentos e reviravoltas. O livro tem um sabor nostálgico de infância. Que personagem magnífico é Tom Sawyer, não é atoa que essa obra é um dos grandes clássicos da literatura norte americana. Depois de uma experiência maravilhosa com As Aventuras de Tom Sawyer iniciarei imediatamente a leitura de Aventuras de Huckleberry Finn do mesmo autor e que contará a história do inseparável amigo de Tom Sawyer.

Publicado em 1876, o livro se passa na fictícia cidade de St. Petersburg, às margens do rio Mississippi, na década de 1840, e narra as travessuras e aventuras de Tom Sawyer, um jovem garoto cheio de imaginação e curiosidade.

Uma das principais características da obra é a sua abordagem do ponto de vista de uma criança, retratando as experiências, pensamentos e emoções de Tom Sawyer de maneira autêntica. Mark Twain captura com maestria a mentalidade e a inocência infantil, proporcionando ao leitor uma visão nostálgica e encantadora da infância.

O enredo é construído em torno das diversas peripécias de Tom e seus amigos, como Huckleberry Finn e Joe Harper. Eles se envolvem em aventuras como explorar uma caverna, fingir serem piratas em uma ilha deserta, testemunhar um assassinato e até mesmo encontrar um tesouro escondido. Essas situações envolventes e cheias de suspense mantêm o leitor entretido ao longo do livro.

Além das aventuras emocionantes, "As Aventuras de Tom Sawyer" também aborda temas importantes, como a amizade, a moralidade e a justiça. Tom aprende lições valiosas ao longo da história, como a importância de fazer a coisa certa, mesmo quando é difícil, e como suas ações podem ter consequências tanto positivas quanto negativas. A obra também oferece uma crítica sutil à sociedade da época, com suas regras e restrições que muitas vezes sufocavam a liberdade e a criatividade das crianças.

"As Aventuras de Tom Sawyer" é uma obra atemporal. Ela retrata a infância de forma vívida e nostálgica, enquanto também aborda questões universais de moralidade e crescimento pessoal.

20/04/2022

Já abandonei em uma primeira tentativa de ler esse livro. Tô feliz de ter insistido!

Não é das leituras mais fáceis, e em alguns momentos chega a ser arrastado demais. Talvez pela linguagem, se tratando de um livro que tem mais de 100 anos. Ou pela narrativa em si.

O início do livro parece ser feita por histórias soltas, contos sobre as travessuras de Tom Sawyer, sem muita relação umas com as outras. Mas quando finalmente a trama principal se desenvolve o livro fica bem interessante!

Gabi 26/01/2022

PERFEITO
Esse livro é incrível, leve e muito gostoso de ler. Eu recomendo a todos de qualquer idade, te ensina humildade e te leva pra um tempo histórico.

Paulo Ricardo 15/10/2021

Um estímulo à minha imaginação
Alguns livros têm esse poder de nos fazer viajar, nos perder nas suas páginas. 'As aventuras de Tom Sawyer' fez isso comigo. Embarquei junto de Tom Sawyer em suas empolgantes e, muitas vezes, emocionantes aventuras. Aventuras cheias de imaginação, criatividade e, até mesmo, inocência. Uma ótima leitura. Vale ressaltar que, pelo fato de o livro ter sido escrito no século de 1800, algumas passagens têm um tom discriminatório, ao se referir a pessoas negras. Mas isso se deve ao tempo em que o livro foi escrito. Tendo sido feita essa observação, eu recomendo a leitura!

Jufê 14/09/2022

Olha? é um clássico, né? ?
Para mim foi mais para passar o tempo que eu li (e porque a escola pediu também kkkk) mas até que foi bonzinho, recomendo levemente.

Kauan.Kojima 06/11/2023

Eu fiz o skoob Angelica ! as aventuras de tom sawyer
Eu achei o livro muito legal porem um pouco difícil a literatura e tambem não e muito interesante o livro, dou um 5 de 10...

Gabriela1276 07/11/2023

As aventuras de Tom Sowyer
Eu confesso que não gostei muito desse livro.

Ele é interessante mas são muitos acontecimentos juntos e fica meio confuso.

Mas ele não é difícil de ler , mas eu não leria de novo.

Para quem gosta de ler coisas de bastante aventura eu indico.

Iago 05/04/2020

Boys will be boys.
O título do livro é bem descritivo: nosso garoto Thomas Sawyer se metendo em altas confusões e aventuras da pesada com uma turminha muito corajosa. Tem cheiro de infância e de brincadeira, guardando, contudo, espaço para situações sérias e perigos que não estão apenas na imaginação de Tom e seus amigos. Alguns diálogos revelam o tempo em que o livro foi concebido e a forma de pensar de uma época, não sendo o menino Tom nenhum modelo de bom comportamento. Apesar disso, suas aventuras geram entusiasmo e são um ótimo ponto de partida à literatura norte-americana.

anadupui 13/04/2020

Rory Gilmore Reading Challenge: livro 01
"As aventuras de Tom Sawyer" conta a história de um menino mais que aventureiro, conta a história de pequeno grande herói de uma cidadezinha norte americana do final do século XIX. Um garoto que começo do livro foi apático, mas com o decorrer da história foi ficando cada vez mais apaixonante. Este livro é porta de entrada para a obra-prima de Mark Twain: "As Aventuras de Huckblerry Finn". Recomendado!

Daniel 19/05/2022

O desenrolar de uma amizade genuína
Quando eu iria pensar que ia favoritar um livro que fala sobre aventuras de uma criança? Mais uma vez um livro me surpreendendo. É simplesmente impossível não se apegar e se divertir com as aventuras do Tom e seus amigos, principalmente o Huck. A ingênuidade misturada com a falta de noção levam esses dois para cada coisa que a gente nem acredita. O que mais me surpreendeu no livro foi quando começaram a acontecer situações mais sérias, fiquei preocupado do autor se perder e ficar meio sem sentido mas simplesmente deixa tudo ainda melhor. Algumas partes te deixam tão apreensivo pelos personagens que parece que você também é amigo deles. Na minha opinião, a forma como a amizade entre o Huck e o Tom é tratada nesse livro é um dos pontos mais fortes. Você consegue sentir o apreço que um tem pelo outro. Recomendo demais essa leitura!

Miguel.Queiroz 06/06/2020

É bom. Legal pra quem tá iniciando na leitura. Tem fácil linguagem e tamanho pequeno.

Denise.Marreiros 20/01/2024

Leitura gostosinha para quem quer passar o tempo se entretendo, mas sem pensar em nada.
Tom é esperto e cativante, valeu a pena conhecê -lo assim como ao seu autor que teve muita importância na literatura americana.

docinhocababa 09/01/2021

Inocência e travessuras
Todo mundo já foi um pouco Tom Sawer, ou ao menos conheceu alguém assim. Uma criança ativa, sonhadora e aventureira. Não poderia ser diferente, afinal é um clássico. Mark Twain tem uma narrativa única, traz personagem com características bem marcantes, que nos encanta e nos envolve. Assuntos como preconceito social, racismo e xenofobia são abordados com muita sutileza.