As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Belly 09/09/2021

Li pela escola mesmo.No começo para eia chato mais depois...fiquei presa nele, só que aí desisti não sei por que,outros livros??talvez

Nicole 05/08/2014

As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain.
Um dia eu terei que parar de suspirar quando se falar desse livro, mas no momento é um pouco complicado tanto que estou me desfazendo em elogios para tudo, absolutamente tudo dessa obra. Nunca um livro me surpreendeu tanto! É tudo tão impecavelmente mágico e com ares juvenis que a vontade de voltar a ser criança aflorou dentro de mim de forma incontestável. Agora estou nostálgica.

Mark Twain faz um trabalho maravilhoso instigando o leitor a se aventurar no universo infantil de Thomas Sawyer, um garotinho pimenta que mora em uma vila chamada São Petersburgo as margens do rio Mississipi ao termino do século XIX. Tom e seu irmão Sid moram com sua tia Polly e sua prima Mary desde o falecimento de seus pais. Sua pobre tia faz de tudo para domar o incontrolável menininho que falta a escola para ir pescar, odeia as aulas de religião, foge para viver suas proezas com seus amigos Huck Finn e Joe Harper e ainda arruma tempo para cortejar a nova garota dos arredores Becky Tatcher. E assim, metido em uma das costumeiras façanhas da vida cotidiana de garoto, ele e Huck acabam por ingressar na maior aventura de suas vidas: virarem testemunhas de um terrível assassinato.

De fato sempre achei as brincadeiras dos meninos bem mais legais que as das meninas e, depois de ver do que Tom Sawyer é capaz fiquei ainda mais convicta de que eu estava certa. Por favor, roubar barcos, fingir que é pirata, ir ao cemitério de madrugada e se imaginar como Robin Hood é bem mais legal que enfeitar bonecas. Honestamente fiquei com vontade de ser um garotinho e me misturar aos amigos de Tom para poder desbravar com ele todos os esconderijos da imaginação. A trama é narrada principalmente com o enfoque nele o que possibilita a todos perceber o quanto situações que para nós são mínimas se tornam enormes perante a perspectiva de um garoto que sofre bocados para galantear uma garotinha, que só quer trocar seus tesouros por outros e se tornar mais rico com um carrapato, cascas de laranja, ou o que for. Ele é o pestinha que todos conhecem por sempre andar sujo, levar broncas da tia e castigos na escola, mas a sua inocência é obvia em toda a história e me fez refletir como deve ser sido um livro prazeroso de ser escrito, mas também complexo por ter que saber metamorfosear em palavras a pureza de uma criança. E Twain é bem sucedido em sua tentativa, o universo de Sawyer é leve e extremamente habitável para aqueles que querem se divertir.

"A verdade é que não ando cumprindo o meu dever com este menino (…) Ele tem o demo no corpo, mas o que fazer? (…) Não tenho coragem de surrá-lo. Cada vez que o deixo escapar minha consciência dói; e se o agarro, o que dói é meu coração.”

"Um estante depois lá estava ele espinoteando como um índio selvagem, gritando, rindo, perseguindo os outros, jogando coisas, ficando de pés para o ar – fazendo todas as coisas heróicas que lhe vinham à cabeça, sempre com o olho alerta para ver se Becky Thatcher prestava atenção (…).”

Outro personagem que desperta afeições é Huckleberry Finn, uma garotinho que se veste como homem (até fuma!) e anda largado a própria sorte já que seu pai só vive bêbado e parece pouco se importar com ele. Todos os adultos da aldeia o temem e pensam que o coitadinho podem levar seus filhos para o mau caminhos, porém, o autor faz com que o personagem mostre seu valor com o desenrolar da trama e prove que o caráter nasce consigo independente de suas origens e sua forma de criação.

Depois da leitura desse livro o que penso tristemente é que não aproveitei a minha infância como deveria e que gostaria muito de ter sido apresentada a Mark Twain quando era mais nova. Ele teria me ensinado sem saber, intencionalmente ou não o que é ser criança. Como o próprio autor diz nas primeiras páginas do livro não é uma escrita somente infantil e hoje entendo isso. A história foi inspirada em suas próprias memórias.

Em pleno século XXI percebi que ver uma criança grudada a um celular ou um tablet como se fizesse parte do seu braço não é nada convencional e atualmente, quando noto uma cena dessas me surge o pensamento fúnebre de algo muito importante morrendo e a ideia de que elas estão deixando muito para trás.
Kaah 05/08/2014minha estante
É grande, mas leiam porque vale a pena.

Edu021 11/06/2023

Gostinho de infância
"Havia uma canção em cada coração, e se o coração era jovem, a música saía pelos lábios".

Que moleque atentado é esse Tom! Tadinha da tia Polly, sofreu na mão desse garoto. Livro bem tranquilo de ler, morri de rir em algumas partes. Tive uma crise de risos dentro do ônibus por causa do que ele fez com o gato, maior loucura. Rsrsrs.

(Não vai ter jeito, agora terei que ler As Aventuras de Huckleberry Finn.)

Thaysa41 24/08/2023

Amo os clássicos
Eu descreveria esse livro como um encontro entre Chico Bento e os Batutinhas escrito há dois séculos atrás. Pra mim é muito intrigante ter essa visão dos costumes da época sobre a perspectiva infantil dos personagens. Para os dias de hoje alguns desses costumes chega a chocar, como por exemplo ver crianças fumando!

Lilica 30/07/2022

Iniciei a leitura por ter me visto cercada de referências do livro, até porque é um clássico da literatura norte-americana.
Lendo a sinopse esperava algo mais interessante do que realmente foi.
É uma leitura simples, de situações quase cotidianas de um garoto travesso, entretanto é muito entediante e arrastada. A história começa a ficar mais instigante e atrativa no final do livro.
Recomendo a leitura para conhecimento apenas.

Débora 16/10/2023

Livro bom e leve, de modo que a leitura finda sem que se veja o tempo passar. Definitivamente não é o meu favorito do Mark Twain, mas é de inegável valor.

No mais, há só alguns apontamentos que eu gostaria de fazer: o livro foi escrito e publicado no mesmo século em que acabou a escravidão na America. Por isso, existem falas racistas, mas vai além: como é antigo, todo o cenário do livro, e não só a cenário em si, mas os hábitos, valores e até mesmo o valor do dinheiro não são os mesmos do que temos hoje.
Por isso é interessante ler e imaginar que essa paisagem rural e extremamente pobre chegou a existir nos Estados Unidos.

A infância sem internet, a autoridade dos professores - completamente diferente do que temos hoje -, a roupa do domingo, penas de morte, linchamentos e racismo: tudo isso faz parte do universo do Tom Sawyer.

Mas o que mais me admira na escrita do Mark Twain é o humor. Mais de uma vez, nessa e em outras obras, Twain me arrancou sinceras gargalhadas. Com tanta simplicidade que só posso pensar que a causa disso é talento, ou ao menos muita habilidade.
Fernando1412 16/10/2023minha estante
Esse livro tá na minha lista

Jufê 14/09/2022

Olha? é um clássico, né? ?
Para mim foi mais para passar o tempo que eu li (e porque a escola pediu também kkkk) mas até que foi bonzinho, recomendo levemente.

Clara TV 24/03/2023

"Quem escreve um romance sobre pessoas adultas sabe exatamente onde parar - ou seja, com um casamento, mas, quando se escreve sobre crianças, deve parar onde puder. "

Nas aventuras de Tom Sawyer encontramos a história de Tom, um menino que vive com sua tia Polly, seu irmão Sid e sua prima Mary no interior, Polly adotou Tom após a mãe do menino falecer, Tia Polly, uma senhora religiosa e que possui um carinho  muito grande por Tom ( mesmo não conseguindo brigar com o menino após suas bagunça)já Tom se aproveita dessa bondade de sua tia pra poder sair de casa e aproveitar com seus amigos. Mark consegue juntar paixão ( Tom está apaixonado por Becky filha de uma família influente da região) lealdade entre seus amigos, a bagunça de Tom pela vila, dramaticidade entre os personagens amizades em um livro cômico de com muitas coisas a ensinar. Bom mas nem toda aventura é divertida, na verdade Huck ( amigo de  Tom) é Tom acabaram caindo em uma situação bem delicada, em uma certa noite Tom e Huck acabaram presenciando um crime no cemitério, o que abrange pelo vilarejo inteiro, a partir desta "aventura " o livro conta a consequências  na vida dos garotos quanto também outras aventuras que Huck e Tom se envolvem.

Como todo clássico, As aventuras de Tom Sawyer não foi diferente, um começo parado chato e que não te dá vontade alguma de ler, porém conforme o decorrer da história, a leitura vai ficando cômica e curiosa, é engraçado pensar em uma criança tão inocente quase infartando todo mundo. Porém, é um livro antigos, e colocando nos parâmetros da época, metade das coisas não acontecem mais hoje, como : se você beijar alguém você não é obrigado a casar com ela, não existe mais a palmatória ( como tão citada no livro) . Isso são apenas 2 coisas que deixamos para trás, por isso muitas vezes achei um absurdo ser narrado com tanta normalidade. O livro em si é bom, mas algo não cativa, tirando as partes absurdas, tinha um potencial pra ser "O clássico" mas simplesmente não chamou minha atenção e muitas das vezes não tinha nem vontade de pegar o livro, outro ponto do livro foi: Tom querer ser como Huck, Huck era um menino "livre " segundo Tom, por poder domir a hora que quisesse não ia pra igreja, não tinha hora pra voltar, etc, mas é importante ressaltar a negligência paterna que Huck tinha por seu pai se um alcoolatra, e que seus trapos de roupa e sua " liberdade" era apenas mais uma prova de como Tom tinha seus privilégios.

Bom toda leitura deve ser bem aceita sendo ruim ou não cada livro traz alguma mensagem querendo ou não, mesmo que esse tivesse sido um livro ruim ainda sim recomendaria pela experiência de rir com as aventuras de Tom

Skravonski 02/06/2021

Uma pequena opinião
Acho que o início fica demasiadamente enfadonho, porém o mistério e aventuras posteriores seguem uma dinâmica bem eufórica!

Matheus 08/06/2023

Nostálgico!
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, mas a imaginação envolve o mundo."

Esse foi meu primeiro contato com Mark Twain e que livro divertidíssimo. Uma história cativante, cheia de acontecimentos e reviravoltas. O livro tem um sabor nostálgico de infância. Que personagem magnífico é Tom Sawyer, não é atoa que essa obra é um dos grandes clássicos da literatura norte americana. Depois de uma experiência maravilhosa com As Aventuras de Tom Sawyer iniciarei imediatamente a leitura de Aventuras de Huckleberry Finn do mesmo autor e que contará a história do inseparável amigo de Tom Sawyer.

Publicado em 1876, o livro se passa na fictícia cidade de St. Petersburg, às margens do rio Mississippi, na década de 1840, e narra as travessuras e aventuras de Tom Sawyer, um jovem garoto cheio de imaginação e curiosidade.

Uma das principais características da obra é a sua abordagem do ponto de vista de uma criança, retratando as experiências, pensamentos e emoções de Tom Sawyer de maneira autêntica. Mark Twain captura com maestria a mentalidade e a inocência infantil, proporcionando ao leitor uma visão nostálgica e encantadora da infância.

O enredo é construído em torno das diversas peripécias de Tom e seus amigos, como Huckleberry Finn e Joe Harper. Eles se envolvem em aventuras como explorar uma caverna, fingir serem piratas em uma ilha deserta, testemunhar um assassinato e até mesmo encontrar um tesouro escondido. Essas situações envolventes e cheias de suspense mantêm o leitor entretido ao longo do livro.

Além das aventuras emocionantes, "As Aventuras de Tom Sawyer" também aborda temas importantes, como a amizade, a moralidade e a justiça. Tom aprende lições valiosas ao longo da história, como a importância de fazer a coisa certa, mesmo quando é difícil, e como suas ações podem ter consequências tanto positivas quanto negativas. A obra também oferece uma crítica sutil à sociedade da época, com suas regras e restrições que muitas vezes sufocavam a liberdade e a criatividade das crianças.

"As Aventuras de Tom Sawyer" é uma obra atemporal. Ela retrata a infância de forma vívida e nostálgica, enquanto também aborda questões universais de moralidade e crescimento pessoal.

Daniel 19/05/2022

O desenrolar de uma amizade genuína
Quando eu iria pensar que ia favoritar um livro que fala sobre aventuras de uma criança? Mais uma vez um livro me surpreendendo. É simplesmente impossível não se apegar e se divertir com as aventuras do Tom e seus amigos, principalmente o Huck. A ingênuidade misturada com a falta de noção levam esses dois para cada coisa que a gente nem acredita. O que mais me surpreendeu no livro foi quando começaram a acontecer situações mais sérias, fiquei preocupado do autor se perder e ficar meio sem sentido mas simplesmente deixa tudo ainda melhor. Algumas partes te deixam tão apreensivo pelos personagens que parece que você também é amigo deles. Na minha opinião, a forma como a amizade entre o Huck e o Tom é tratada nesse livro é um dos pontos mais fortes. Você consegue sentir o apreço que um tem pelo outro. Recomendo demais essa leitura!

Iago 05/04/2020

Boys will be boys.
O título do livro é bem descritivo: nosso garoto Thomas Sawyer se metendo em altas confusões e aventuras da pesada com uma turminha muito corajosa. Tem cheiro de infância e de brincadeira, guardando, contudo, espaço para situações sérias e perigos que não estão apenas na imaginação de Tom e seus amigos. Alguns diálogos revelam o tempo em que o livro foi concebido e a forma de pensar de uma época, não sendo o menino Tom nenhum modelo de bom comportamento. Apesar disso, suas aventuras geram entusiasmo e são um ótimo ponto de partida à literatura norte-americana.

anadupui 13/04/2020

Rory Gilmore Reading Challenge: livro 01
"As aventuras de Tom Sawyer" conta a história de um menino mais que aventureiro, conta a história de pequeno grande herói de uma cidadezinha norte americana do final do século XIX. Um garoto que começo do livro foi apático, mas com o decorrer da história foi ficando cada vez mais apaixonante. Este livro é porta de entrada para a obra-prima de Mark Twain: "As Aventuras de Huckblerry Finn". Recomendado!

Miguel.Queiroz 06/06/2020

É bom. Legal pra quem tá iniciando na leitura. Tem fácil linguagem e tamanho pequeno.